Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos-SC
banner

Bem-vindo a Governador Celso Ramos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Governador Celso Ramos, fotos, informações, os principais hotéis de Governador Celso Ramos, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


Governador Celso Ramos - SC

Governador Celso Ramos é um paraíso na terra. Fica localizada na bela Santa Catarina, há aproximadamente 50 km da capital do estado, Florianópolis. Ocupa uma península com lindos recortes e sua costa abriga nada mais, nada a menos do que 40 praias paradisíacas de areia branca e fofa, que disputam a atenção de turistas vindos do mundo todo.

O que fazer em Governador Celso Ramos?

Se você procura conforto e infraestrutura, hospede-se na Praia de Palmas. Se busca um lugar especial e completamente deserto, não deixe de conhecer as mágicas praias de Ilhéus e Sicial. Cada uma das 40 praias da região possui características diferentes e que as fazem únicas: algumas são voltadas à prática de surf e outros esportes, outras são perfeitas para relaxar e ficar tranquilamente curtindo a paisagem com a família. Há ainda aquelas que são ideias para a prática do mergulho e há também aquelas somente para a paquera. Sem dúvida, Governador Celso Ramos possui uma praia que tem tudo a ver com você.

Se você gosta de conhecer a fauna e flora locais, Governador Celso Ramos também abriga a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é considerado um santuário de diversas espécies raras que vivem ali. A região também é moradia de centenas de golfinhos que são responsáveis por alegrar os diversos passeios de barcos disponíveis. Não deixe de fazer o seu!

Outra riqueza imperdível de Governador Celso Ramos é sua história. A ilha de Anhatomirim é um dos pontos mais visitados pelos turistas, pois é sede da Fortaleza de Santa Cruz, um dos muitos fortes construídos por portugueses há muitos anos na Ilha de Santa Catarina. Aproveite para tirar muitas fotos, o passeio é inesquecível!

Outro ponto interessante do passado da cidade está em Armação da Piedade. O local era ponto de partida dos arpoadores e seus escravos, que utilizavam embarcações precárias na caça as Baleias Francas, que visitam o litoral catarinense para procriar e cuidar de seus filhotes (atualmente protegidas por leis ambientais). Este local que já foi considerado a maior sede do núcleo baleeiro do estado, agora é disputado por cerca de 100 mil turistas ao ano que desejam desfrutar de suas belezas naturais.

Informações de Governador Celso Ramos

 Roteiros do Brasil

Região Grande Florianópolis

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Era 07 de Março de 1739, quando o Brigadeiro Silva Paes iniciou o seu governo na capitania Santa Catarina, ficando a frente do comando militar do Distrito.

Nessa época a pesca da baleia na Costa do Brasil constituía um grande monopólio que era entregue aos grandes comerciantes.

Entre 1740 e1742, bem próximo a Freguesia de São Miguel, na direção norte foi instalado um próspero e considerável núcleo de captura e industrialização de baleia, denominado Armação Grande ou de Nossa Senhora da Piedade. As instalações ali construídas numa área de 5.327 m², faziam daquela armação a maior e a mais importante do nosso litoral e a segunda mais importante do Brasil - Colônia.

O negro escravo trazido da África exercia ali o serviço braçal nas construções, bem como no trabalho de limpeza e conservação da baleia. Foram ali construídos: As senzalas, dois armazéns, hospital, botica, casa de tanques, a capela, casa de capelão, ferraria, casa dos feitores e a casa do administrador.

Por volta do ano de 1745 colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira, atraídos pela pesca da baleia, aqui se instalaram. Com a vindas de outros portugueses, instalaram-se novos povoados a partir de 1747, onde podemos destacar: Fazenda da Armação, Costeira da Armação, Palmas, Canto e Ganchos e outros no litoral catarinense.
 
Esses núcleos de açorianos e madeirenses que colonizaram o litoral catarinense concentravam-se de pescadores e de pequenos agricultores.

Entrando em decadência a pesca da baleia, Armação da Piedade sofre uma grande evasão de pessoas, tem em 1883 apenas 42 pessoas, enquanto em Ganchos nessa época, contava com 208 moradores. Com isso, Ganchos e os povoados vizinhos crescem com as unidades fazendeiras que contavam nessa época com aproximadamente 25 unidades.

Podemos citar algumas unidades que fortaleceram a vida nas vilas de nossa terra. Inácio Vieira da Cunha instalou-se em Canto dos ganchos, onde construiu casa-grande, senzala e engenho, fez pastagens á beira-mar, plantou dois cafezais, fez sua pequena chácara e criou gados.

Na localidade de Jordão também foram edificadas casas, senzalas e engenhos e uma grande plantação de diversos produtos, além de produzirem farinha de mandioca.

Em Ganchos, foi a vez de Manoel José Sabino, que além da construção de casas senzalas, lá construiu paióis para beneficiar a mandioca.

Em Palmas instalou-se o Cônsul Norte - Americano, Robert Sens Cathcart com diversas produções, onde construíra a casa grande, senzala, engenho e criação de animais.

A mão-de-obra vinha dos escravos ociosos na Armação, que foram alugados a estas pessoas pelo Estado Provincial através de Veríssimo Mendes Viana e Cia do serviço de escravos da Armação da Piedade.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

06 de novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS


Município Litorâneo do Norte do Estado, situado em uma península, na Costa da Esmeralda, Governador Celso Ramos possui terreno montanhoso e 23 praias,  algumas desertas e outras com infra-estrutura turística, cercadas por costões, pontas e ilhas. É o maior do Estado na captura de crustáceos, moluscos e peixes, prática que sustenta os gancheiros. Atualmente desenvolve programas de incentivo ao turismo.

Clima

Mesotérmico úmido.

Temperatura Média

18ºC.

hspace=0 COMO CHEGAR

Chega-se a Governador Celso Ramos pela BR-101/ SC-410. O aeroporto mais próximo é o Hercílio Luz, em Florianópolis.

Localização

Município da Região da Grande Florianópolis no Estado de Santa Catarina.

Limites

Porto Belo, Bombinhas, Florianópolis, Tijucas, Biguaçu e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR-101 / SC-410

Distâncias

41km de Florianópolis por via rodoviária. A distância marítima é de cerca de 15km

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos é o habitat de uma colônia de cerca de 80 golfinhos. São 37 espécies de golfinhos entre os de água salgada e água doce. Eles tem em média 35 anos de vida. Medem desde um metro e meio (golfinho de commerson) até 3 metros e meio (o grande golfinho). Os mais conhecidos, de focinho longo, tem cerca de 2 metros de comprimento. Geralmente são afáveis e brincalhões, os golfinhos parecem gostar de companhia humana. Alguns são mais arredios. Há casos raros de agressividade. Embora sejam gorduchos, os golfinhos conseguem nadar a velocidades de até 40 Km/h, graças a um efeito aerodinâmico que eles alcançam contraindo a pele e formando dobras que diminuem as turbulências.
 
Capela de Nossa Senhora da Piedade

A Capela construída durante a colonização do município, sua construção iniciou-se em 1738 terminando em 1745, em estilo colonial português no vilarejo de Armação da Piedade, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e é tida como a primeira igreja edificada no estado, esta capela faz parte da história do vilarejo da Armação da Piedade. No local ainda à ruínas do que teriam sido, segundo os mais antigos, as construções utilizadas nas atividades de extração de óleo de Baleias e da antiga casa do Vigário.  Em 1839 a Armação da Piedade foi incorporada à Marinha. Atualmente a Armação da Piedade é um núcleo de pescadores, que conserva principalmente aspectos tradicionais da pesca artesanal. A Igreja talvez seja a mais antiga com as características regional das igrejas setecentistas com frontão triangular.

Ilha de Anhatomirim - Fortaleza de Santa Cruz

A maior das antigas Fortalezas, tombada pelo Património Histórico, sob jurisdição do município de Governador Celso Ramos, e mantida pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui traços da arquitetura portuguesa de influência renascentistas, onde seus edifícios distribuem-se em diversos níveis de maneira esparsa formando um panorama magnífico. Dali avistam-se as Ilhas do Arvoredo, de Ratones e de Santa Catarina (Florianópolis), além das duas outras importantes fortalezas.
As Lendas
Corre uma lenda popular que afirma que as nossas fortificações militares, equipadas com diversos canhões, nunca soltaram sequer um tiro. Não é verdade, esclarece o arquiteto Roberto Tonera que, acompanhado de sua equipe de 12 profissionais, estudou profundamente a história desta parte de nosso patrimônio. Ele explicou que os fortes realmente nunca foram utilizados em combate, mas seus canhões frequentemente eram utilizados para fins menos violentos, como salvas de tiros. Outra coisa que se conta e que não condiz com a realidade é o fato de que estes canhões não tinham capacidade de tiro suficiente para atingir os navios inimigos que por ventura tentassem atacar a ilha. Acontece que estas fortificações não tinham como objetivo final o combate, mas funcionavam como espécie de quartéis generais que concentravam os soldados.
Massacre de Anhatomirim
O episódio mais importante ocorreu no desfecho da Revolução Federalista, em abril de 1894, quando dezenas de revoltosos foram levados para a Fortaleza e de lá jamais retomaram. Não se sabe ao certo o número de fuzilamentos sumários e enforcamentos, comandados pelo poderoso coronel Moreira César, podendo chegar a centenas. Entre os executados, estavam personalidades como o Barão de Batovi e o Presidente da República Provisória de Desterro, Frederico Guilherme de Lorena.
Os Fantasmas
Diz que a ilha de Anhatomirim é até hoje refúgio de fantasmas daqueles condenados, que ainda vagariam pelos amplos corredores da imponente edificação lamentando a injustiça. Entre lendas e verdades com ou sem fantasmas, a história está preservada para que os moradores da região e turistas possam fazer este maravilhoso roteiro turístico em autênticas escunas, observando golfinhos em seu habitat natural e revivendo pouco do nosso passado e seus belíssimos monumentos. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim dispõe de restaurante, lanchonete, loja de souvenirs e guias Universitários. 

Ilha do Arvoredo

A Reserva do Arvoredo fica a cerca de 11km, tanto de Governador Celso Ramos quanto do norte da ilha de Santa Catarina. Existe em Governador Celso Ramos uma operadora que oferece saídas para o Arvoredo. A única forma de ficar na Ilha do Arvoredo é numa embarcação. Pode-se alugar um veleiro nas operadoras de mergulho da região. A época mais calma é de Janeiro à Maio e a água tem temperatura média entre 24ºC e 26ºC. A visibilidade gira em torno dos 10 metros, mas pode chegar a 18 metros. No inverno, a temperatura da água fica na faixa dos 17ºC e a visibilidade média passa para 5 metros. O Arquipélago do Arvoredo, situado na costa catarinense, é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro. A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.800 hectares. Não são permitidas atividades de utilização, caça e pesca. A reserva constitui-se num importante sítio arqueológico, histórico e ecológico. Desenhos de figuras humanas e até antigos sepultamentos são vestígios da ocupação de 4000 a 2000 anos atrás. As águas da reserva também guardam a história de naufrágios, como o ocorrido em 1958, com o cargueiro Lili na Ilha Galé. Devido ao encontro das Correntes do Brasil e das Malvinas a reserva está situada em uma região de grande diversidade marinha. A Ilha do Arvoredo é recoberta em quase toda sua totalidade pela Mata Atlântica, abrigando uma enorme diversidade de flora e fauna terrestres. Vale lembrar também que a Ilha do Arvoredo é o melhor point de mergulho do litoral sul, sua rica fauna e flora marinha estão a uma profundidade de 5m à 40m. Para aqueles que gostam da macro fotografia a ilha tem um micro-fauna muito rica também.

As Praias

Governador Celso Ramos conta com 23 praias cercadas pelas belezas naturais, algumas desertas outras com infra-estrutura necessária para receber visitantes o ano todo, a cidade se projeta pela beleza dos costões, pela areia fina, pelas ilhas pelos morros.
São destaques, já urbanizadas, as praias de Palmas, Grande, Calheiro, Fazenda da Armação, Costeira da Armação, das Cordas, do Antenor, da Caieira e do Tinguá; e as enseadas da Armação da Piedade e dos Ganchos. Entre as praias praticamente desabitadas, se destacam as praias do Simão, Fora, Baleote, Ilhéus, Sisal, Bananeiras, Figueira, Antônio Corrêa, Zé André, Magalhães, Porto, Sinal e do Chico Serafim. Fazem parte ainda das atrações da natureza, a Baía dos Golfinhos e 10 belas ilhas, entre elas a Ilha de Anhatomirim ( localiza-se a Fortaleza de Santa Cruz ) e a Ilha do Arvoredo ( reserva biológica ), as outras também maravilhosas todas cercadas pelas belezas da natureza, Ilha do Trinta Réis, Ilhota das Palmas, Ilha Maximiliano, Ilhota dos Ganchos, Ilha do Macuco, Calhal de São Pedro, Deserta e Ilha Grande.

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

- Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Procissão Marítima

- Triathlon

Maio

- Festival de Artes Plásticas - Palmas Parque Hotel

Junho

- Festa do Divino Espírito Santo

24 - Festa de São João - Fazenda da Armação

29 - Festa de São Pedro - Procissão Marítima - Canto dos Ganchos

Agosto

5 e 6 - Festa do Senhor Bom Jesus - Areias do Meio

Setembro

2 e 3 - Festa de Nossa Senhora da Piedade - Armação da Piedade

Outubro

- Festa de São Francisco de Assis - Ganchos de Fora

Novembro

06 - Aniversário do Município

- Mar e Festa - Fazenda da Armação

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos

hspace=0 [email protected]  

hspace=0  (48) 262-0141  e  (48) 262-0333 (fax).

hspace=0

hspace=0 CENTRAL DE CORREIOS

Av. Ganchos - Praça VI de Novembro N.º 01 - Ganchos do Meio - Gov. Celso Ramos - SC - Fone: (0xx48) 3262-0221

 

 

 

 

hspace=0  Posto de Saúde Areias de Baixo
Av. Papemborg s/n - Areias de Baixo - Gov. Celso Ramos - SC

- Posto de Saúde Calheiros
Rua Geral Calheiros s/n - Calheiros - Gov. Celso Ramos - SC - Fone: (0xx48) 3262-0301
 
- Posto de Saúde Fazenda da Armação
Rua Maria Luiza dos Santos s/n - Faz. da Armação - Gov. Celso Ramos - SC - Fone: (0xx48) 3262-9005

hspace=0 AGÊNCIA BESC

Av. Ganchos s/n - Ganchos do Meio - Gov. Celso Ramos - SC - Fone: (0xx48) 3262-0137

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.govcelsoramos.com.br

          www.sc.gov.br

Comentários de Governador Celso Ramos

linda lindas praias tenho uma encosta paradisiaca frente mar com praia particular e tenho interesse em vender....fazer contato
Por: denise

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Governador Celso Ramos

Envie seu comentário sobre Governador Celso Ramos

banner