Garuva

Garuva-SC
banner

Bem-vindo a Garuva!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Garuva, informações atualizadas sobre a cidade Garuva, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Garuva.

A cidade de Garuva, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 25m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.304 habitantes. A área total de Garuva é de 499,7km², e sua densidade demográfica é de 22,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Garuva-SC é 89248-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Garuva

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Príncipes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da primeira colonização de Garuva nos mostra mais uma história de luta, entre tantas outras, por parte dos imigrantes, que buscavam fugir dos problemas sociais econômicos da Europa e encontrar na América- seja ela do Sul ou do Norte - a liberdade e a justiça.
Para verificar a origem dos primeiros imigrantes que foram responsáveis pela primeira colonização no território que hoje constitui o município, será necessário voltarmos ao tempo e analisarmos os fatos ocorridos na Península do Say em 1841.
Nessa época, Garuva não existia como distrito ou município. A região onde hoje se encontra este município se constituiu de parte do Distrito do Saí e de Palmital que, pertenciam à Península do Say.
A Primeira Colonização em Garuva no período de 1841 a 1847, levará então, a uma análise da colonização que ocorreu no Say e no Palmital, por serem estas as regiões que formaram o atual município de Garuva.
Através da análise de documentos e de obras de alguns historiadores buscou-se verificar se realmente a primeira colonização teria acontecido em 1841 pelos imigrantes franceses, quando este sentiram necessidade de abandonar a França (devido às intensas crises) e buscaram um novo mundo que lhes desse melhores condições de vida.
Em 1841, o médico homeopata francês, Dr. Francois Jules de Mure, atualmente considerado o pai da homeopatia no Brasil, iniciou uma campanha através do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, onde afirmou que desejava instalar, no Brasil, uma colônia baseada no consumo comum, seguindo as idéias do Utopista, seu compatriota, Charles Fourier. Após conquistar a simpatia do Imperador o Dr. Mure conseguiu a concessão de duas léguas quadradas de terras devolutas na Península do Say.
Os imigrantes franceses chegaram no Say em 1842, ali encontraram muitas dificuldades de adaptação ao clima e ao próprio modo de vida que teriam que levar.
Os desentendimentos entre os colonos e o Dr. Mure também contribuíram para o fracasso da Colônia Industrial do Say. Com a chegada de Jamain e Derrion, a situação agravou-se ainda mais, o que culminou com formação de duas colônias uma no Say e outra no Palmital.
Com a Península do Say abrigando duas colônias, a rivalidade entre os seus líderes aumentou ainda mais. Os colonos perceberam então, que o melhor a fazer era abandonar as colônias e partir em busca de novas terras no Brasil.Em 1847 a Colônia do Say estava praticamente desabitada.Mesmo com o fracasso da primeira Tentativa de Colonização no território que hoje compõe Garuva, a importância desta não pode ser negada.
No Brasil, a mesma é considerada, até o momento, como a única experiência fourieista de que se tem notícia.
Os franceses deixaram no atual município de Garuva, rastros de sua rápida passagem por esta região. A estrada de Três Barras, hoje também parte do município de Garuva, foi uma importante via de comunicação da colônia iniciada em 1842. Era através dela que os imigrantes franceses conseguiram se comunicar, durante um ano, com o litoral para obter alimentos a preços menores.
Um dos fatores determinantes no fracasso do empreendimento realizado na Península do Say foi porque a estrada, após um ano, teve o seu acesso inutilizado.
O objetivo central deste estudo era mostrar que a primeira colonização de Garuva ocorreu através dos franceses em 1841.
A documentação encontrada no Arquivo Histórico de Joinville, no Arquivo Público do estado de Santa catarina e na Câmara de Vereadores permitiu a análise das questões em torno dos problemas administrativos, religiosos e culturais das colônias que se instalaram na Península do Say entre 1841 1847.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

20 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um colonizador francês planejava a implantação de uma comunidade baseada no socialismo utópico na área do município.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

20,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela rodovia BR-101

Localização

Nordeste, na microrregião de Joinville no Estado de Santa Catarina

Limites

Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul.

Acesso Rodoviário

Br 101 

Distâncias

226 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Garuva localiza-se na base da Serra do Mar e tem a maior parte de seus 432km2 de área ocupados por extensas florestas da Mata Atlântica. Em seu parque ecológico há rios de águas cristalinas e cachoeiras que formam piscinas naturais. Grutas, cavernas, nascentes e cascatas, além da exuberante vegetação, formam o cenário que abriga as ruínas da Capela Jesuíta de Santo Inácio – um conjunto histórico inexplorado, cercado de lendas que aguçam a curiosidade e o espírito de aventura. O Morro do Monte Cristo, cujo único acesso é uma escadaria construída no Século XVIII, com 03km de extensão, é um dos principais pontos turísticos do lugar.

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Corredeiras do Rio São João, Parque Aquático Recanto das Bromélias, Cascatas do Quiriri, Escadarias do Monte Cristo e Sierra Nevada – a fazenda com a maior criação de trutas do País.

hspace=0 EVENTOS

 Junho

- Festa do Padroeiro

 Julho

- Festa do Colono

 Outubro

- Festa da Banana 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Garuva.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (47) 445-3116/3447

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (47) 3445-3104

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.garuva.sc.gov.br

Comentários de Garuva

eu morrei em garuva é muito legal porcausa das pousadas e tambem por causa dos rios de aguas cristalina..
Por: ivar

Morei em Matinhos ano/03aproximadamente por quase 6 anos e aprecio demais esta região toda,desde Matinhos,Guaratuba e Garuva.Pensando algum dia retornar para algum destes lindos lugares.Estou hà quase 6 anos em São Paulo.Aprecio Garuva e região,por suas exuberantes paisagens naturais e a receptividade e povo de forte simpatia. Tenho acompanhado o desenvolvimento politico,social de Garuva e Parabenizo às autoridades e a toda comunidade pelo desempenho e esforcos. Que Deus os ilumine sempre em suas vidas!Feliz Pàscoa para todos. Um abraco.
Por: Rosa dos Reis

Uma cidade legal as coisas que mais precisamos logo chega tudo bem perto, gosto bastante de garuva mais vou deixar dela daqui alguns dias.Então o que mais gosto em garuva é a praça e as igrejas tudo perto.Esse é o meu comentário.BjUsS S2
Por: Karine de Ramos Cardoso

morei 5 anos em garuva é uma cidade muito boa pr mora e boa pr trabalhar .a minha mulher eu conheci em garuva o meu sogro a os meus cunhados moram ainda o nome do meu sogro é aronildo furtado um forte abç garuva jesus te ama ...osni ,marciane ,alan ,ruan ,nicolas ,rayssa ...
Por: osni roberto

ja morei em garuva por 3 anos uma cidade tranquila e de um povo muito acolhedor.
Por: jéssica

Morei 2 anos en Garuva éum lugar maravilhoso 1 cidade pequena envolvida por vales é linda de 1 crima maravilhoso sou encantada por essa cidadesinha,espero volta o mais rapido possível.
Por: Rosianhe Quadros

eu morei lá é muito bom........................................adoro garuva amo meus avos moram lá
Por: maricleia

eu já morei em garuva é muito show morar lá porcausa da natureza e dos rios tbm...
Por: ivar

Nasci e me criei nesta cidade maravilhosa ; as pessoas sao maravilhosas o lugar e lindo. Sai da cidade c/ 25 anos e volto la sempre que posso . Meus parentes moram la Os lugares que eu gosto sao o rio sao joao a serra do mar e a cidade em geral. Sou garuvense de coraçao e faço o maior comercial desta cidade Um abraço a todos os GARUVENSES
Por: Alfredo Holz

a cidade naum é tãooo grande mais tem muitas lojas(tipo de marca),tem uma casa noturna super frequentada(CORSARIUS)tem escolas bem descoladas tipo(vicente vieira,carmem ceara,tancredo neves,tem rios como são joão e tres barras,tem um restaurante de comida caseira MARAVILHOSO:laço piquet,enfim vale a pena conhecer e pesquisAR MAISSSS E Maisss.
Por: leticia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Garuva
Fundação:
1963
Altitude:
25m
População:
11.304 habitantes
Área:
499,7km²
Densidade Demográfica:
22,62hab/km²
CEP:
89248-000

Envie seu comentário sobre Garuva

banner