Enseada de Brito

Enseada de Brito-SC
banner

Bem-vindo a Enseada de Brito!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Enseada de Brito, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Enseada de Brito.

Informações de Enseada de Brito

                        Roteiros do Brasil 

Região Grande Florianópolis

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE  

Enseada de Brito teve o auge de sua evolução em 1800 quando a cidade era rota obrigatoria no comercio para o sul. O Major barbosa um oficial da coroa portuguesa era proprietario de grande extensão de terras que iam até a pinheira passando por Maciambu senhor muito rico dono de escravos teve todo seu patrimonio lapidado apos casar-se com uma moça 40 anos mais jovem. O major pouco antes de falecer na cidade do Rio de Janeiro deixou para os filhos do primeiro casamento apenas alguns ectares de terra para o cultivo e sustento de suas familias. hoje alguns descendentes lutam na justiça para reaver algumas terras que foram invadidas por pessoas que ali se instalaram construindo belas casas de campo.
Enseada de Brito é um bairro simples que conserva suas origens e costumes. Muitos vivem da pesca, cultivo de marisco, ostra, berbigão e camarão. Ao caminhar á beira praia pode-se ver moradores na varanda de suas casas jogando seu tradicional Dominó ou cartas, mulheres fazendo tricô, crochê, ponto cruz e/ou fazendo apenas trabalho de casa. Por ser um vilarejo calmo é normal encontrar crianças brincando de pega pega, bolinha de gude, pé na lata, pic esconde, jogando voley e futebol na beira da praia e se banhando nas aguas doces da cachoeira ou então no mar calmo e de aguas calmas e claras. Enseada de Brito tambem pode ser conhecida como um pedacinho de terra formado por grandes paraísos naturais que se adaptam para qualquer e todos os gostos, ou melhor dizendo, somente para quem gosta de ar puro e estar em harmonia com com o espirito natural.

Significado do Nome

Nossa Senhora do Rosário de Enseada de Brito era o nome original da atual localidade de Enseada do Brito, no municipio de Palhoça, no Brasil. Foi uma das 3 primeiras freguesias criadas no Estado de Santa Catarina, em 1750, juntamente com as freguesias da Lagoa da Conceição (1750), na Ilha de Santa Catarina e São Miguel da Terra Firme (1750).

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

A praia é repleta de barcos de pescadores e sítios de cultivo de ostras e mariscos - características marcantes da cultura açoriana.
Além de desfrutar de sua beleza, tranquilidade e cultura local, é possível percorrer as trilhas que recortam os morros da região com várias cachoeiras e riachos, numa natureza em grande parte entocada.
A Enseada de Brito é uma das 3 mais antigas comunidades de origem açoriana do litoral catarinense.
O único distrito do municipio onde predomina a cultura açoriana, com uma comunidade de mais de 250 anos, foi tombado pelo Patrimonio Histórico, por seus casarios coloniais.
Foi fundada em 1750 pelo navegador portugues Domingos de Brito Peixoto, época em que também surgiram as freguesias de São Miguel da Terra Firme e Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.
No local há várias casas de estilo colonial portugues, algumas com mais de 200 anos e igreja centenária.

Clima 

Temperado

Temperatura Média

22,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso se dá pela BR 101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção do sul do Estado. A entrada para a Enseada está localizada no Km 232 da BR 101.

Localização

Litoral, na Grande Florianópolis.

Limites 

Florianópolis, Tijucas, Antônio Carlos, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

15 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos 

Atrativo Natural

Do alto do morro, as margens da BR 101, é possível ter uma vista geral da localidade. Uma vista fantástica da enseada, onde pode-se observar o quanto a natureza foi generosa com o nosso litoral.

Pedras Altas
 
Localizada na ponta direita da Enseada de Brito, Pedras Altas é a segunda praia reconhecida como reduto naturista em Santa Catarina. Cercada por formações rochosas, que fazem com que a área fique mais isolada, oferece um mar tranqüilo e seguro. Um lado da praia é reservado para casais e famílias e o outro para solteiros. Entre as opções de lazer estão os passeios de barcos pelas ilhas, caminhadas que levam a riachos com piscinas naturais, além de locais para fazer pic-nic. O código de ética é fiscalizado pelo Clube Naturista local.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

- Enseada de Brito - distrito do município de Palhoça.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (48) 3279-1700

hspace=0 220 Volts

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:   www.palhoca.sc.gov.br

           www.guialitoralsul.com.br

           www.wikipedia.com.br

Foto colaboração:Luis Carlos Medeiros <[email protected]>

Comentários de Enseada de Brito

estou ha tempos um lugar para morrar em Santa Catarian, por acaso encontrei o site e adorei a enseada quem sabe serei mas feliz moradora. Fatima
Por: FATIMA BRAGA

NO CARNAVAL DE 86 EU TIVE O PRAZER DE CONHECER A ENSEADA DE BRITO FIQUEI APAIXONADO PELO O LUGAR
Por: JOSE ROBERTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Enseada de Brito

Envie seu comentário sobre Enseada de Brito

banner