Correia Pinto

Correia Pinto-SC
banner

Bem-vindo a Correia Pinto!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Correia Pinto e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Correia Pinto.

A cidade de Correia Pinto, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 847m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.664 habitantes. A área total de Correia Pinto é de 623,7km², e sua densidade demográfica é de 20,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Correia Pinto-SC é 88535-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Correia Pinto

 Roteiros do Brasil

Região Serra Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1766, Antônio Correia Pinto de Macedo chegou à região dos Campos de Lages e estabeleceu-se nas proximidades do Rio Canoas. Desse povoado surgiriam mais tarde Lages e o distrito de Correia Pinto. Alguns anos depois, tudo o que tinha sido construído por Pinto de Macedo foi destruído por uma enchente, fazendo com que o desbravador partisse. O arraial, porém, não foi abandonado – Correia Pinto deixou ali famílias de sua confiança, com o objetivo de povoar e desenvolver as terras. Em 1920, Antonio Laureano Ramos decretou que a vila passaria a constituir um distrito, com a denominação de Correia Pinto, tendo como sede o povoado de Bom Jesus de Canoas, atual localidade de Correia Pinto Velho.

Significado do Nome:

Homenagem ao fundador Antônio correia Pinto de Macedo

Aniversário da Cidade:

10 de Maio

Gentílico:

correia-pintense

População:

16.795 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município, que nasceu em 1766, tem como principal fonte de riqueza a madeira, com extensa área reflorestada.Cidade bonita e pacata, de gente feliz, tranquila e hospitaleira.

Clima:

Mesotérmico úmido, com verão fresco.

Temperatura Média:

16ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

O principal acesso é a BR-116. Correia Pinto fica a 25km de Lages,  via BR-282.

Localização:

Planalto Serrano, na Microrregião dos Campos de Lages.

Limites:

Lages, Ponte Alta, Otacílio Costa.

Acesso Rodoviário:

Seu acesso principal é pela BR 116.

Distâncias

225 Km da capital

hspace=0 TURISMO

Localizado às margens da BR-116, entre Lages e Curitiba, o município tem como principal fonte de riqueza a madeira, com extensa área reflorestada. Em Correia Pinto está localizada a Klabin, uma das maiores fábricas de papel e celulose do Estado e a principal empresa da região. Na agricultura, destaca-se a produção de feijão, maçã, alho e pimentão. Outra fonte de riqueza é o mel, com uma produção de 40 toneladas anuais, fruto de mais de 1.200 colméias. Também na pecuária o município marca presença com um grande rebanho de gado de corte e de leite. Correia Pinto possui belas paisagens, com rios, cascatas, águas termais e sulfurosas. Com uma localização geográfica privilegiada, a cidade abrigará o futuro aeroporto regional.

Destaque:

Principais Pontos Turísticos:

-Águas Sulfurosas

  -Às margens da BR 116, na altura do Km 226, fica esta localidade, onde os turistas param para recolher esta água e observá-la correr entre os rochedos;

-Águas Termais

  -Lençol térmico numa profundidade de 1.500 metros, com propriedades medicinais, tem uma temperatura de 42ºC e vazão de 600 litros por hora;

-Barragem do Rio Tributo

  -Onde se realizam periodicamente torneios de laço;

-Cascata do Cerro Pelado

  -Com queda de 35 m. e paredão de 85 m. Ideal para prática de esportes radicais;

-Morro da Cruz

  -De onde se avista boa parte da região;

-Quedas do Rio Ribeirão

  -Na localidade de Avencal.

hspace=0 EVENTOS

Maio

-Dia 10 - festa de aniversário da cidade

-Festa do Peão Laçador - com shows, danças típicas, gastronomia e competições.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Correia Pinto

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49)- 243-1150

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Correia Pinto 
End: Rua Getulio Vargas, 292
Fone: (49) 3243-1410

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

         www.weblages.com

         www.serracatarinense.com.br

         www.portallageano.com.br

         www.portalchapeco.com.br

Comentários de Correia Pinto

MOREI EM CORREIA PINTO POR 14 ANOS. HOJE MORO EM CURITIBA,MAS TENHO SAUDADES DESSA CIDADE PACATA,DO SUSSEGO QUE CORREIA PINTO NOS OFERECE. GOSTO MUITO DO POVO DAI,POIS SAO HOSPITALEIROS.SEMPRE QUE EU POSSO SEMPRE VOU VISITAR PARENTES,E AMIGOS QUERIDOS QUE FICARAM.
Por: Eide daiane dos santos

Faz 5 anos que moro em Sao Jose dos Pinhais PR mais parece uma eternidade pois sinto muitas saudades dos correiapintenses ate um dia
Por: Vanderlei Edmar de Andrade

Moro em Correia Pinto a 19 anos. Sou gaúcha de nascimento e catarinense de coração. Correia Pinto, cidade pacata,porém hospitaleira onde vive gente feliz e tranquila. Conhecida nacional e internacional pela fábrica de papel (neve e scott).Invernos muuuito frio, mas muuuito calor humano.
Por: Roze Manica

Morei 16 anos em Correia PInto hoje estou a 14 anos fora mais sinto saudade da calmaria, dos toreneios de laço que ali acontecia , saudades de amigos que deixei e que pouco tenho contato é uma cidade pacata mais com atrativos rurais, culturais. Recomendo a todos.
Por: Mariluci Madruga Jacintho

correia pinto e uma bela cidade pra morra,eu morrei ai 18 anos hoje eu morro em curitiba,quando eu posso eu sempre vo visita meus parentes e rever os amigos que ficaram.
Por: alex borges de liz

Sempre passo por Correia Pinto quando vou ao Rio Grande nas feiras calçadistas.Faço minhas refeições na Churrascaria Tertulia,ótima comida.Vizinho fica o Recanto Corinthiano,chalé cujo telhado é o distintivo do Corinthians.Uma beleza.A turma da Churrascaria é nota 10,igual ao churrasco.
Por: Pedro Bianco Netto (Corinthiano)

eu amo correia pinto, ai é a terra onde nasci, e me criei, onde mora meus pais ea minha familia.
Por: mauricio de jesus godoi

Sou paranaense e morei 3 anos em Correia Pinto 71 a 73, periodo que me deixou muitas saudades, do povo, do lugar tranquilo, das pescarias, da minha turminha, do futebol enfim um lugar muito agradável que morei, onde com certeza guardo com muito carinho em minhas recordações.... Um abraço a todos Aureo
Por: Aureo Ramos Mendonça

Além da natureza, o que essa cidade tem de melhor são seus habitantes.
Por: Shirlei Aparecida Alves

Tenho 47 anos.Morei em Correia Pinto/SC até maio de 1993. Tenho saudades da cidade, pois passei minha infância, adolescência e um pouco de minha juventude ali. Sempre me recordo das pessoas com que convivi (familiares, amigos, colegas de escola, professores, da igreja, etc..). Saí de lá para crescimento profissional, pois trabalho nos Correios (desde 1986). Peço que as autoridades políticas ajudem no crescimento da cidade. Um grande abraço à todos aqueles que moram/moraram em Correia Pinto.
Por: ADEMAR ALVES COELHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Correia Pinto
Fundação:
1982
Altitude:
847m
População:
12.664 habitantes
Área:
623,7km²
Densidade Demográfica:
20,30hab/km²
CEP:
88535-000

Envie seu comentário sobre Correia Pinto

banner