Cerro Negro

Cerro Negro-SC
banner

Bem-vindo a Cerro Negro!

banner

As melhores pousadas em Cerro Negro podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Cerro Negro

Roteiros do Brasil

Região Serra Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município foi colonizado a partir de 1880, quando os primeiros imigrantes italianos fundaram a localidade de Freguesia de São Francisco do Cerro Negro. O distrito de Cerro Negro foi criado em 06 de julho de 1916 e instalado em 16 de janeiro de 1919. Em 26 de setembro de 1991 obteve sua emancipação política.  

Significado do Nome:

Cerro Negro distrito de Campo Belo do sul, era chamado antigamente de São Francisco de Cerro negro.

A origem do nome se dava pelo motivo de que, na localidade de Nove de Maio das Águas, onde nessa comunidade existe uma fonte d"agua que brota no meio das pedras de um despenhadeiro ao lado de um riacho que dizem ser água milagrosa, inclusive abençoada pelo profeta João Maria de Agostinho. Nas proximidades de 9 de Maio, não distante a uns dois kilometros, existem dois montes uo morros gêmeos, mais ou menos uniformes, que ao redor dos morros se situam uma grande mata formada por muitas espécies de madeiras nativas juntamente com os majestosos pinheiros araucária, que projetavam sobre os morros gêmeos uma sombra escura, vista à distância, cuja sombra significava o preto, que também significava o negro. Resultando nos dois morros as sombras dos pinheiros, como morro escuro que na linguagem popular dos nossos antepassados subistitui-se por CERRO NEGRO.

Aniversário da Cidade:

26 de setembro

Gentílico:

serronegrense

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma bela cidade serrana, com cachoeiras que é um convite ao lazer.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco  

Temperatura Média

Entre 5°C e 18°C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso deve ser feito inicialmente pela BR-116: na altura do km 268, segue-se em direção a Capão Alto e Anita Garibaldi, pela SC-458. Dista de Lages 72km e, da BR-116, mais 53km.

Localização

Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, Estado de Santa Catarina 

Limites

Capão Alto, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Abdon Batista.  

Acesso Rodoviário

BR-116 

Distâncias

278 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

Cerro Negro é grande produtor de kiwi, fruta rica em vitamina C. É destaque também a produção de feijão, milho, cebola e soja. A pecuária está representada na criação de bovinos, suínos e ovinos. O município oferece belas atrações turísticas, entre elas o Nove de Maio das Águas e a Gruta de Linda Vista. O Nove de Maio das Águas, segundo a lenda, ficou conhecido por ter sido abençoado pelo profeta São João Maria de Agostinho. Nessa localidade existe uma nascente no meio das pedras de um despenhadeiro, ao lado de um riacho, que dizem ser milagrosa e que é ponto de encontro dos fiéis na sexta-feira santa. A gruta, situada na localidade de Linda Vista, foi construída em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Ali, no dia 12 de outubro, é realizada anualmente a festa em homenagem à Padroeira.

Principais Pontos Turísticos

Araçá (santuário ecológico), Nove de Maio das Águas, Gruta de Linda Vista, Morrinhos e Vale do Rio Canoas.  

hspace=0 EVENTOS

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Cerro Negro

Telefone: (49) 258-0000

Sites de Fotos e Informações:

-www.sc.gov.br

Pessoas Ilustres Nascidas na Localidade:

Outras Informações Úteis da Localidade:

Comentários de Cerro Negro

Uma Bela cidade para se morar e curtir as belezas da Serra.
Por: Mailson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cerro Negro

Envie seu comentário sobre Cerro Negro