

Bem-vindo a Braço do Trombudo!
Informações de Braço do Trombudo
Roteiros do Brasil
Região Vale Europeu
HISTÓRIA DA CIDADE
Imigrantes alemães chegaram às terras onde hoje está Braço do Trombudo em 1920 e 1921. Eram oriundos de Blumenau e subiram o Rio Itajaí-Açu através de trilhas abertas na mata. Até 1991, o distrito de Braço do Trombudo era responsável por boa parte dos impostos arrecadados pelo município de Trombudo Central, sem receber o retorno dos recursos em obras que possibilitassem seu desenvolvimento. Assim, em novembro de 1989, um grupo de moradores formou uma comissão pró-emancipação encarregada de conscientizar a comunidade da importância da independência político-administrativa da localidade. Após um plebiscito, em 29 de setembro de 1991, Braço do Trombudo finalmente conquistou a emancipação.
Significado do Nome
Há três versões para a origem do nome do município. A primeira faz referência às tempestades que atingiam a região – devido às “trombas d’água”, os imigrantes batizaram os rios e suas comunidades de Trombudo Central e Braço do Trombudo. A outra versão garante que o nome vem do grande número de antas na região – esses mamíferos possuem uma tromba característica. A terceira versão é a mais aceita pela população: a junção dos rios tem o formato de uma tromba.
Aniversário da Cidade
26 de setembro
CARACTERÍSTICAS
Cachoeiras com 30m de altura e o hotel com águas sulfurosas são as atrações turísticas do município.
Clima
Mesotérmico úmido, com verão quente
Temperatura Média
18,4 °C
COMO CHEGAR
Pela rodovia BR-470 até o acesso para Trombudo Central, onde se deve seguir pela SC-426.
Localização
Vale do Itajaí, na microrregião de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina
Limites
Trombudo Central, Agrolândia, Atalanta, Pouso Redondo.
Acesso Rodoviário
SC-426
Distâncias
216km de Florianópolis
TURISMO
Braço do Trombudo é um município que nasceu forte: 16 indústrias, agropecuária expressiva e arrecadação suficiente para o desenvolvimento de infra-estrutura. Os parafusos e porcas fabricados na cidade são vendidos para todo o Brasil e também exportados. Complementam o setor industrial a fecularia, serrarias, olarias e marcenarias que abastecem os mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Uma granja produz cerca de 50.000 ovos/dia e há criação de gado leiteiro para fabricação de queijo. As principais culturas são milho, mandioca, feijão e hortifrutigranjeiros. O turismo em Braço do Trombudo é regional e restringe-se à temporada de verão. As principais atrações são cachoeiras com mais de 30m de altura e o hotel com águas sulfurosas, procurado o ano inteiro por pessoas que sofrem de doenças dermatológicas ou do aparelho digestivo. A cultura germânica é celebrada durante as comemorações da emancipação, com a escolha do Rei e Rainha do Tiro e do Rei e Rainha do Bolão.
Principais Pontos Turísticos
EVENTOS

Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo
(47) 547-0179
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.sc.gov.br
Comentários de Braço do Trombudo
eu amo morar em Braço do Trombudo...lugar tranquilo de morar
Por: Daniela
É UMA CIDADE TRANQUILA,COM POTENCIAL PARA TURISMO RURAL,E DE AVENTURA.POSSUI DIVERSAS CACHOEIRAS E PAISAGENS BELISSIMAS.
Por: anelita
Eu moro nessa cidade, e bem assim como vocês descreveram,,.,.,
Por: gabrielle