Benedito Novo

Benedito Novo-SC
banner

Bem-vindo a Benedito Novo!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Benedito Novo, fotos, informações, os principais hotéis de Benedito Novo, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Benedito Novo, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 130m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.929 habitantes. A área total de Benedito Novo é de 386,1km², e sua densidade demográfica é de 23,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Benedito Novo-SC é 89124-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Benedito Novo

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da cidade e do nome de Benedito Novo é a mesma: um casal bem conhecido na região de Timbó e Carijós (hoje Indaial) teria enviado seu filho, Benedito, em 1876, para estabelecer-se na localidade. Em 1923 aparecem novos moradores, imigrantes italianos. Dez anos mais tarde chega um grupo de alemães e de poloneses. Entre 1934 e 1961, ano da emancipação, Benedito Novo pertenceu a Blumenau, Timbó e Rodeio.

Significado do Nome

Versão documentada:

Segundo registros, do Professor Julius Scheidemantel e do Pastor Nelson Weingäertner, constam referências sobre “O Rio Benedito ou Benedicto” - Benedicto em latim significa “o abençoado”. Assim, devido a sua riqueza em peixes, esse seria o responsável pelo nome da cidade Benedito Novo.
No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890 esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo. Existe ainda uma outra formulação do nome, em lugar de “Beneditto Novo” também era corrente “Benedicto Novo”.

Versão popular:

Segundo a versão popular o nome do município de Benedito Novo originou-se da homenagem dos fundadores a um escravo foragido, de nome Benedito, uma pessoa muito generosa e prestativa. Benedito era filho do velho Benedito.
O casal Benedito, residente na localidade de Carijós (Indaial), tinha vários filhos, e um deles veio residir em Benedito Novo. Esta denominação surgiu pelo modo de designar a região onde residia Benedito. O pai Benedito tinha uma canoa com a qual servia a comunidade e navegava pelo Rio Benedito - dado esse nome justamente por ele conhecer muito bem o Rio.
Benedito, o novo, “filho” do velho Benedito, pode ter sido muito útil aos, considerados, pioneiros da fundação do Município: Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling. Exímio canoeiro, auxiliou os imigrantes, que, em agradecimento à ele, nomearam o local com seu nome.
Diz-se também que o velho Benedito subiu o Rio Benedito e ao chegar denominou a localidade, com o nome de Benedito Novo em homenagem a nova conquista realizada.

Aniversário da Cidade

29 de Dezembro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade aposta no turismo ecológico e tem em seus moradores os mais ferrenhos defensores da natureza.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

A partir da BR-470, acessar a SC-418 até Pomerode e seguir pela SC-417.

Localização

Médio Vale do Itajaí, na microrregião de Blumenau

Limites

Ao Norte com os municípios de Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros;
ao Sul com os municípios de Ascurra, Ibirama e Rodeio;
a Leste com os municípios de Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó e,
a Oeste com os municípios de Doutor Pedrinho e José Boiteux.

Acesso Rodoviário

BR-470, SC-418 e SC-417

Distâncias

178 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Benedito Novo situa-se ao longo da bacia do Rio Benedito, numa região de relevo acidentado. Seus belos recantos e atrativos naturais, como cachoeiras com mais de 100m de altura, possibilitam o desenvolvimento do turismo ecológico. Ciente do tesouro que possui, a população local protege o meio ambiente. Os moradores também contribuem para a melhoria do aspecto da cidade, plantando flores em seus jardins. Merecem visita a Gruta de Santo Antônio, que tem 150m de profundidade, e diversas quedas dágua: o Salto Ribeirão Zinco, 72m de altura; o Salto Ribeirão Liberdade, 65m de altura; o Salto Ribeirão Tigre, 35m de altura, ladeado pela Capela de Santo Estanislau, encravada na montanha; o Salto Ribeirão do Couro, 35m de altura, na Barra São João, que tem também uma antiga Igreja. No Rio Santa Maria, maior afluente do Rio Benedito, situado num vale de características européias, encontra-se o Salto Santa Maria, circundado por vegetação típica das montanhas. A cidade possui ainda a reserva biológica Sassafrás, na Serra São João.

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Igreja do Ribeirão da Liberdade

Construída em estilo enxaimel, esta igreja evangélica tem mais de 70 anos e localiza-se no Ribeirão da Liberdade.

Canoagem

Com rios bastante acidentados, Benedito Novo sedia vários campeonatos de canoagem.

Gruta de Santo Antônio

Localizada na Linha Santa Maria, possui 150 m de profundidade.

Serra São João

A serra de São João tem 900 metros de altura e abriga a Re-serva Biológica Sassafrás.

Quedas Dágua

As quedas d’água localizadas no município podem chegar até 70 metros de altura. São elas:
Salto Ribei-rão Zinco, Salto Alto Ribeirão Liberda-de, Salto Ribeirão Tigre, Salto Ribeirão do Couro, Salto Barra de São João e o Salto Santa Maria.

Serra São João

A serra de São João tem 900 metros de altura e abriga a Re-serva Biológica Sassafrás.

Capela de Santo Estanislau

Localizada a 3 Km do centro, fica encravada em uma montanha. 
 
Igreja do Ribeirão da Liberdade

Construída em estilo enxaimel, esta igreja evangélica tem mais de 70 anos e localiza-se no Ribeirão da Liberdade.

hspace=0 EVENTOS

 Agosto

- Festa da Paróquia São Roque e Campeonato Nacional de Canoagem.

 Novembro

- Festa das Tradições - Evidenciando as tradições do município, nesta festa encontra-se muita música, dança e gastronomia típica. O maior destaque musical fica por conta do Coral Italiano Poveretti ma Alegrettí.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Benedito Novo.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3385-0487

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

            www.beneditonovo.sc.gov.br

Comentários de Benedito Novo

este é un dos lugares mais bonito da terra ue re comendo atodos este lugar que eu amei so de ver.
Por: benedito antonio de araujo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Benedito Novo
Fundação:
1961
Altitude:
130m
População:
8.929 habitantes
Área:
386,1km²
Densidade Demográfica:
23,13hab/km²
CEP:
89124-000

Envie seu comentário sobre Benedito Novo