Anitápolis

Anitápolis-SC
banner

Bem-vindo a Anitápolis!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Anitápolis e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Anitápolis.

A cidade de Anitápolis, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 430m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.132 habitantes. A área total de Anitápolis é de 576,4km², e sua densidade demográfica é de 5,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Anitápolis-SC é 88475-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Anitápolis

Roteiros do Brasil

Região Grande Florianópolis

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Situada em uma região de topografia acidentada, formada por montanhas e florestas de difícil acesso, Anitápolis foi uma das últimas áreas da Grande Florianópolis a ser explorada. Apesar de ter sido descoberta pelos açorianos, foi somente em meados do século XX que se iniciou a colonização, por alemães e italianos. Em 1907, o governo do Estado decidiu criar um núcleo colonial na localidade, visando acolher os imigrantes recém-chegados da Europa. A cidade desmembrou-se de Santo Amaro da Imperatriz em 1961 e a falta de acessos, que retardou seu processo de colonização no início do século XX, ainda dificulta o desenvolvimento econômico local.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de dezembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Situada na região do Vale do Braço do Norte, na Grande Florianópolis, a cidade de Anitápolis é cercada por montanhas e matas. A economia de Anitápolis continua assentada na agricultura, atividade original desenvolvida pelos colonizadores alemães e que é responsável pela subsistência de 80% da população.

Clima

Mesotérmico úmido, com ocorrência de geadas no inverno  

Temperatura Média

Entre 15ºC e 25ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Anitápolis fica a 60km de Florianópolis pela BR-282 e a 35km de Rancho Queimado pela SC-407, num trecho ainda não pavimentado da rodovia.  

Localização

Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina 

Limites

Rancho Queimado, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Águas Mornas, Urubici.  

Acesso Rodoviário

BR-282  /  SC-407 

Distâncias

108km da capital 

hspace=0 TURISMO

Anitápolis situa-se entre vales e montanhas, numa região de cenários naturais de extrema beleza. Essa topografia acidentada, que dificultou o seu povoamento no passado, é hoje justamente seu maior atrativo. Aventureiros e amantes de esportes de natureza viajam até o lugar a fim de praticar rafting, rappel de cachoeira, trilhas em meio à Mata Atlântica, jeepcross, motocross, montanhismo e passeios ecológicos. A grande diversidade de culturas e a tranqüilidade da cidade completam o quadro de atrações.

Principais Pontos Turísticos

Natureza - Cercada por montanhas e matas, Anitápolis tem excelente clima no verão. Torna-se ainda mais atraente por causa dos muitos rios que cortam o seu território e das inúmeras cachoeiras que descem pelos vales. Destaque para as cachoeiras dos rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco e do Meio Serrinha, além das trilhas para jeepcross e motocross, especialmente em Bela Vista, Rio Perdido, Maracujá, São Domingos, Ladeia, Serrinha, Santo Antônio, Serra Garganta e Vermelho. Na Serra Geral, a 25km do centro, pode-se praticar montanhismo. A cachoeira mais conhecida da cidade é a Cachoeira da Usina, distante 500m da sede municipal, famosa por ficar próxima da antiga usina hidrelétrica. Transformada em área de lazer, a usina dispõe de lanchonete, com projeto para restaurante. Tem várias formações de piscinas naturais apropriadas para banho. 

História e Cultura
- Colonizada por alemães, Anitápolis guarda na arquitetura das casas a herança cultural dos antepassados. Muitos prédios e casas são em estilo germânico. Visite especialmente as localidades de Rio Branco e Rio Alfa, onde estão as grutas de Nossa Senhora de Aparecida e de São Benedito. A Serra da Garganta, a 18km do centro, é famosa pelo Combate da Garganta, que ocorreu durante a Revolução de 1930, quando os revolucionários gaúchos, de passagem por Anitápolis rumo a Florianópolis, entrincheiraram-se na Serra, cercando as Forças Armadas vindas do sul e os soldados da Força Pública de Santa Catarina. Muitos homens morreram no local. 

Infra-estrutura turística - A infra-estrutura de Anitápolis ainda é tímida, mas há como se hospedar na cidade. Também existem restaurantes, comércio e serviços, sempre com um atendimento de qualidade. 
 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Anitápolis

hspace=0 [email protected]

hspace=0  (48) 256-0131  /  256-0188 (fax)

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          Sra. Graziela Schlichting

Comentários de Anitápolis

ANITAPOLIS E UM OTIMO LUGAR PRA VIVER E PASSEAR APESAR DA FALTA DE ESTRUTURA MESMO ASSIM EU SEMPRE QUE VOU AO BRASIL MI HOSPEDO NA POUSADA CORACAO DE OURO DO NELSINHO BEPPLER ONDE ENCONTRO AMIZADE E MUITO CALOR HUMANO ATE BREVE.
Por: EDINAIDE BOAVENTURA FERREIRA

meus pais e toda a minha familia reside em anitapolis como tambem eu ja residi,porem agora estou em brusque no seminario.gostaria de dizer que anitapolis é um municipio muito rico em belezas naturais como orquideas e cachoeiras, por isso quem puder visitar a cidade aproveite pois sera um dos dias mais felizes de sua vida.
Por: leandro mauerwerk

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Anitápolis
Fundação:
1961
Altitude:
430m
População:
3.132 habitantes
Área:
576,4km²
Densidade Demográfica:
5,43hab/km²
CEP:
88475-000

Envie seu comentário sobre Anitápolis