Angelina

Angelina-SC
banner

Bem-vindo a Angelina!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Angelina, informações e fotos da maravilhosa Angelina. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Angelina, recomendadas por internautas.

A cidade de Angelina, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 450m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.951 habitantes. A área total de Angelina é de 524,5km², e sua densidade demográfica é de 11,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Angelina-SC é 88460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Angelina

Roteiros do Brasil

Região Grande Florianópolis

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Angelina começa em 1858, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias vizinhas de Sacramento e de São Pedro de Alcântara, que batizaram o lugar o nome de Vila Mundéus (armadilha rudimentar de caça usada na época). Em 1891, torna-se distrito de São José. Torna-se cidade 70 anos depois, em 1961.

Gentílico

Angelinense  

Significado do Nome

 

Recebe o nome de Angelina, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro, Ângelo Muniz da Silva Ferraz.

Aniversário da Cidade

10 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Angelina é parte importante do circuito religioso de Santa Catarina, sendo procurada pela presença do Santuário Mariano e da Gruta de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Clima

Temperado quente

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR

O caminho mais fácil até Angelina é feito pela BR-282, que vai para o oeste, seguindo pela SC-407 por mais 13 km a partir do trevo de Rancho Queimado. Apesar de uma volta de 20 km, o trecho é todo pavimentado e a estrada é bem-conservada.

Localização

Grande Florianópolis no Estado de Santa Catarina

Limites

Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara.

Acesso Rodoviário

BR-282 e SC-407

Distâncias

70 km da Capital

hspace=0 TURISMO 

 

 

Principais Pontos Turísticos

Santuário Mariano/N. Sra. de Angelina

O potencial turístico de Angelina está em desenvolvimento graças ao Santuário Mariano ou Santuário Nossa Senhora de Angelina, formado pela Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra. Vale conferir igualmente as belezas naturais da região.

Turismo Religioso

O principal local de peregrinação em Angelina é a Gruta Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Santuário Nossa Senhora de Angelina. Localizada no centro da cidade, a Gruta foi criada em 1899 pelo frei Zeno Wallbroehl, em cumprimento de uma promessa. Guarda uma imagem vinda da Alemanha, encomendada pelo frei, que morreu antes da sua chegada, em 1902. Em meio a quedas d’água e plantas nativas, o caminho até a gruta é um ziguezague, todo lajotado, de 740m, com passagens da Via Sacra produzidas em gesso por um artesão na Alemanha, em 1900.

Colina da Louvação

Anexa ao colégio e convento das Irmãs Franciscanas de São José, um dos mais belos cartões postais do município

Gruta Nossa Senhora Aparecida

A 08 km do centro, em Linha dos Chaves

Gruta Nossa Senhora da Graça

A 11 km da cidade, na localidade de Fortaleza, rica em belezas naturais, cascatas e vegetação.

Atrativos Naturais

A cidade é pródiga em belezas naturais, como a Cachoeira São Sebastião, situada a 30 km da sede do município, no distrito de Barra Clara, e o Lago Ribeirão Garcia, palco de competições náuticas e área de surpreendente beleza, própria para camping e pescaria de caniço. O lago foi formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Garcia, inaugurada em 1960 e responsável pelo fornecimento de energia para Florianópolis – a área alagada tem 500.000m2 e a capacidade de geração da usina é de 9.600Kw.

hspace=0 EVENTOS

 Abril
 
- O evento mais popular da cidade é a Festa do Queijo e do Mel, realizada anualmente.

 Dezembro

08 - Festa do Santuário 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Angelina.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3274-1212

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.angelina.sc.gov.br

          www.cnm.org.br

          www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Marcelo Aranovich, Flavio Renato Ramos, Helder Martinovsky, Silverio Luiz Soligo, Antônio Feliski, Walter Moecke, marcos Habit, Sebastião Campolino, Elias Pranger,  Sergio Trouillet.

Comentários de Angelina

angelina é uma cidade muito legal já fui ai algumas vezes beijos para todos de angelina.
Por: jessica schmitz

angelina é muito bom é uma cidade linda eu ja morei ai eu gostava muito mas eu tive que mudar-se para outra cidade mais eu não queria angelina e demais eu gosto muito gostava
Por: gustavo

costumo ir de bicicleta a angelina, a partir de Florianópolis, passando por São Pedro de Alcântara, seguindo pelas estradinhas de terra. È o jeito mais gostoso de sentir toda a beleza do caminho com seus riachos , vegetação e cheiros das flores. Geralmente fico no blumengarten haus, para completar a tranquilidade da viagem.
Por: Hilariana vieira da Rocha

Meus pais nasceram em Angelina, onde quando pequeno, adorava passar as férias na casa de minha falecida avó (Vó Tina, como a chamavamos, ainda tenho vários parentes morando lá, e não vejo a hora de voltar a estar perto dessa cidade maravilhosa, pois estou morando no Rio de Janeiro, que não tem nada de maravilhoso. (em memoria da vó tina e meu tio padrinho gato (ANTONIO ELI), Saudades de vcs. Um beijo e abraço a todos os moradores dessa cidade maravilhosa.
Por: MIGUEL PAULO BAUNGARTEN

Sou de Capinzal SC e fui a Cidadede angelina (dia 26/10/2010) achei muito aconchegante, limpa, bons restaurantes, pessoas muito prestativas tb, e com muitos lugares maravilhosos, principalmente A Gruta. Gostei muito de visita-la.
Por: Beloni

Angelina oferece ao turista a doçura do mel, a beleza de nuances nas cores da natureza dos verdes a vermelhos, do azul ao branco de suas aguas refletido nas sorrisos alegres e o coração refleto de fe ao Ser Maior em cada um de seus simpaticos habitantes
Por: Maristela

sim conheço ja morei em 1994 e 1995 ,estudando no convento muito bom ,foi uma experiencia encrivel....obrigada.....
Por: suzana perin

acho uma das cidades mais bonitas do estado, meus pais sao naturais dai, mãe do garcia e pai da betania, tenho muitos parentes em betania e vou ai sempre que posso, nao é minha cidade natal, mais amo de coração abraços a todos
Por: Jorge Roberto Hoffmann

Sim, ja fui duas vezes la, gostei muito, porque é muito legal.
Por: Alini Civinski

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Angelina
Fundação:
1961
Altitude:
450m
População:
5.951 habitantes
Área:
524,5km²
Densidade Demográfica:
11,35hab/km²
CEP:
88460-000

Envie seu comentário sobre Angelina

banner