Alfredo Wagner

Alfredo Wagner-SC
banner

Bem-vindo a Alfredo Wagner!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Alfredo Wagner, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Alfredo Wagner.

A cidade de Alfredo Wagner, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 480m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.592 habitantes. A área total de Alfredo Wagner é de 733,4km², e sua densidade demográfica é de 11,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alfredo Wagner-SC é 88450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alfredo Wagner

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira tentativa de explorar o sertão e planalto data de 1787. Os limites da freguesia de São José da terra firme iam até os confins de Lages, e estas terras deveriam ser cultivadas. Por ordem do Vice-rei Luiz de Vasconcelos e Souza, o então Governador da Província - José Pereira Pinto - convocara o alferes António José da Costa para empreender uma viagem de estudos e conhecimento da terra. Assim, a 1° de janeiro de 1787 partia o alferes levando consigo 12 homens armados, 12 escravos e 7 bestas cargueiras. Marginando o Rio Maruim até certa altura e daí em diante pela floresta hostil, cumpriu cabalmente a incumbência de que fora investido. A picada aberta foi o primeiro traço de união entre o litoral e a serra, comunicando-se com Lages, que o bandeirante paulista Correia Pinto havia fundado em 1766.
Passados 10 anos, o Governador João Alberto de Miranda tenta colonizar com portugueses esta picada, entretanto, fracassou. A desculpa dada foi que os descendentes de açorianos estavam mais inclinados a vida a beira-mar.
Em 1840 veio para esta região o Coronel Serafim Muniz de Moura e seus familiares (02 de agosto), logo após a Guerra dos Farrapos, estabelecendo-se às margens do Rio Itajaí do Sul, na picada aberta pelo alferes, provavelmente no lugar hoje denominado Vila Catuíra. Outros historiadores dizem que este Coronel, sua família e mais dezenove colonos (soldados) localizaram-se nas proximidades do atual Morro do Trombudo, perto do campo. Não lograram êxito devido à neve abundante e as chuvas que durante três anos consecutivos castigaram a região. Viram-se obrigados a sair, descendo a serra, estabeleceram-se no lugar denominado Barracão velho, um pouco abaixo da confluência dos Rios Caeté e Águas Frias, onde hoje se encontra a Igreja Evangélica, e em seguida retira-se para lugar desconhecido.
Entretanto, a efetiva colonização e em conseqüência a fundação do atual município de Alfredo Wagner data de 1853, quando o Imperador D. Pedro II pelo Decreto 1.255 de 08 de novembro cria a Colônia Militar de Santa Tereza (nome dado em homenagem a Imperatriz) a meio caminho entre a sede da província e os campos de Lages, as margens da antiga estrada. Esta Colônia além de ser um posto de colonização pela fundação agrícola era também um destacamento militar para servir de barreira às incursões dos índios.
Em 1890 veio a então colônia militar o Sr. Augusto Lima acompanhado de mais alguns colonos, os quais resolveram subir o Rio Itajaí do Sul à procura de local mais propício para a agricultura, estabeleceu-se na barra dos rios Adaga e Caeté armando suas barracas rústicas, onde hoje se encontra a Igreja Católica, lugar que passaram a chamar de Barracão, surgindo daí o primeiro nome da cidade e que por muitos munícipes ainda é chamada até os dias de hoje. Como o novo local era mais adequado à agricultura, seu desenvolvimento foi mais rápido fazendo com que muitos colonos abandonassem a colônia militar e viessem instalar-se aqui. A sorte estava lançada, cedo tinham seus próprios sapateiros, ferreiros, marceneiros e pedreiros, apareceram os primeiros moinhos, as primeiras tafonas, todos movidos a boi ou à água.
Embora a comunidade de Barracão, 20 anos depois de constituída, já possuísse quase tudo o que era necessário para o seu desenvolvimento, com um número considerável de artífices de toda espécie, depositava na agricultura sua definitiva força de sobrevivência: a exploração suada do milho, do feijão, da batata, além de vacas leiteiras necessárias para seu sustento.

Significado do Nome

O nome atual é uma homenagem a um dos homens que mais trabalhou pela emancipação político-administrativa do município, desmembrado de Bom Retiro.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As histórias sobre Alfredo Wagner são bastante curiosas. No início da década de 1990, professores da Universidade Federal de Santa Catarina descobriram ali fósseis de mesossauro, um réptil que viveu há 220.000.000 de anos. E a terra, marcada pela neve, tem um candidato a santo: o Soldadinho, que morreu em 1893, quando fugia, junto com um grupo de soldados, de possíveis vinganças da Revolução Federalista. Doente, ele se perdeu do grupo e foi encontrado dias mais tarde, congelado. O túmulo, construído no local, é muito visitado e os moradores mais antigos acreditam que o Soldadinho faz milagres...

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco

Temperatura Média

17,7° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Grande Florianópolis, na microrregião do Tabuleiro no Estado de Santa Catarina.

Limites

Bom Retiro, Rancho Queimado, Leoberto Leal.

Acesso Rodoviário

BR 282 

Distâncias

111 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Parque Municipal de Exposições e Serra dos Campos dos Padres.

hspace=0 EVENTOS

 Outubro

- Festa do Barracão - A Festa do Barracão recorda as primeiras tentativas de colonização da região, com 19 soldados.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3276-1211

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.alfredowagner.sc.gov.br

          www.sc.gov.br

Comentários de Alfredo Wagner

Cidade pequena do interior de Santa Catarina, Cortada pelos Rios Caeté, Águas Frias e Adaga. Localizada num vale e cercada de montanhas. Muito verde. Povo simples e acolhedor. Um passeio ideal para que adora a Natureza e gosta de aventuras.
Por: Odair

povo com boa hospitalidade boa gastronomia bastante pontos turisticos a unica coisa que e ruim e os mercados que fecham sabado a tarde so abre na segunda
Por: valdeci floriano

CONHEÇO UM POUCO DA CIDADE ,VOU A CADA 15DIAS OU MAIS , ATÉ O KM 110 NA CASA DE UNS AMIGOS , NA QUITANDA DA CHICA . ALI EU ANDO MTO PLO MATO AMO A NATUREZA,JÁ CONHECI UMA DAS TRES CAVERNAS K ALI SE ENCONTRAM ,FOI MTO EMOCIONANTE ,E PRETENDO CONHECER MAIS DE ALFREDO WAGNER ,TEM MTO P/ SE CONHECER .MORO EM SÃO JOSÉ ,MAS SEMPRE QUE POSSO ARRUMO A BAGAGEM E CORRO P/O MEIO DA NATUREZA.ESSA MATA TEM PASSAROS DE CORES LINDAS K SÓ ALI EU VI.
Por: ELAINE

Ainda nao conheco essa cidade, mas segundo sei e uma cidade muito tranquila de se morar. Sou de Curitiba logo irei fazer uma visita ai. Abracos Lazareno de Oliveira
Por: lazareno de oliveira

Tive o prazer de viver quatro anos, o qual fiz inesquecíveis amizades e severamente preservadas. Sempre que possível volta a esta amada terra. Sinto saudades. Amo Alfredo Wagner!
Por: Benilde Stolf

Pousada Campinho ideal para casais, familia e grupo de amigos. O legal é poder fazer as propsiras refeições no fogão a lenha.
Por: Juliana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alfredo Wagner
Fundação:
1961
Altitude:
480m
População:
8.592 habitantes
Área:
733,4km²
Densidade Demográfica:
11,72hab/km²
CEP:
88450-000

Envie seu comentário sobre Alfredo Wagner

banner