Vila Maria

Vila Maria-RS
banner

Bem-vindo a Vila Maria!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Vila Maria, informações atualizadas sobre a cidade Vila Maria, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Vila Maria.

Informações de Vila Maria

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XX, os imigrantes italianos e seus familiares foram se introduzindo no interior do município de Guaporé, vindos de Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha e outros municípios. Próximo ao rio Guaporé a uns setenta quilômetros da sede do município que tem o mesmo nome, morava um “posseiro” chamado Sebastião Nunes, que vivia da agricultura. Em 1904 o mesmo vendeu suas terras para o senhor Constante Lótici que se estabeleceu como comerciante com loja e “casa de pasto”.
Outros colonos foram comprando terras nas proximidades e aos poucos formou-se uma comunidade que prosperou rapidamente. Em 1917, Constante Lótici vendeu tudo o que possuía para a Sra. Maria Busato, viúva e mãe de muitos filhos que vinda da cidade de Casca se estabeleceu também com loja e pousada. Por se chamar Maria, a localidade passou a se chamar Vila Maria. Esta senhora, no início dos anos de 1930 ofertou um hectare de terra a Igreja Católica para construção de uma Capela que foi construída pelos moradores, que já eram em um bom número. Mais tarde, em 1933, a 13 de setembro, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, sendo seu primeiro vigário o Padre Dom Josué Bardim, imigrante italiano.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

09 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Marau, Camargo, Nova Alvorada, Montauri, Casca e Santo Antônio do Palma.

Acesso Rodoviário

RS 132 - RS 324

Distâncias

241 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Santuário Nossa Senhora da Salete: À 200 metros da RS 324, sobre um morro com espaço e ambiente acolhedor, encontra-se a maior imagem de Nossa Senhora da Salete do mundo, com 7 metros de altura. No local acontecem as romarias e peregrinação permanente.

Cascata do Porongo: Um camping localizado a 4 km da cidade com uma bela cascata de 31 metros de altura, campo de futebol, área para acampamento e quiosques com churrasqueiras.

Cascata das Bruxas: Na propriedade da família Roso, a 13Km da cidade, a Cascata das Bruxas, com 37 metros de queda de água, além de ter uma estória incrível, ainda oferece uma fantástica vista do cânion, formado por uma garganta com mais de 1Km de extensão e 80 metros de profundidade. No local ainda se pratica o Cascading (rapel de cachoeira) e o Canioning (caminhada dentro do cânion pelo leito do rio).

Refúgio Ecológico Colônia Paraíso: Localizada a 17 km do centro de Vila Maria, esta área de preservação permanente situa-se na parte inferior do Cânion da 18 Roso; oferece a trilha do paraíso com grau de dificuldade moderado a forte, pelo leito do arroio Lambedor e com passagens por piscinas naturais, xaxins centenários e cachoeiras de pequeno porte até a chegada na cascata das bruxas com 37 metros de altura. No local praticam-se atividades vivenciais (Programa vivencial de empresas ao ar livre), rapel, observação de aves, entre outros. Possui ainda, uma hospedagem rural com capacidade para 30 pessoas.

CASACATA DO MARINGÁ

Cascata com 54m de altura, conta com trilhas interpretativas e esportes de aventura.
Distante 10 Km da sede.

MORRO DO URUBU

Rocha de basalto, rodeada por mata nativa com trilhas e atividades de escalada e rappel.

CAMINHOS DA FÉ ITALIANA

Nos Caminhos da Fé Italiana, você fará um passeio pelos principais pontos da cultura religiosa do município, como o Santuário de Nossa Senhora da Salete (com a maior estátua do mundo construída em louvor a santa), Igreja Matriz (em estilo românico e pintura em afresco da Via Sacra), Igreja Santo Antônio (construída em 1928 e tombada pelo patrimônio histórico), Gruta Nossa Senhora de Lourdes, capitéis, entre outros.

REDESCOBRINDO A NATUREZA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Roteiro desenvolvido especialmente para grupos escolares, onde são desenvolvidas várias atividades de educação ambiental
Os participantes receberão informações sobre o ambiente e poderão desfrutar de toda a beleza natural com que Vila Maria foi presenteada.
O turismo ecológico é um dos principais produtos turísticos.

ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Vila Maria

hspace=0 E-mail [email protected] 

hspace=0 Fone: (54) 3359-1200 - Fax: (54) 3359-1043

Serviço de Informação ao Turista:  Fone/Fax:(54)3451-5587/3451-3555/3359-1877
E-mail:
[email protected]/
E-mail:
[email protected]
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3359-1122

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3359-1201

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.serragaucha.com.br

              www.vilamaria.famurs.com.br

              www.pmvilamaria.com.br

              http://flickr.com

Fotos colaboração: Fernando Ramos, Clube Trekking, Ferrony, Fábio Scussel, Claudio Marcon.

 

Comentários de Vila Maria

O C.M.P. esteve por duas vezes em Vila Maria quando conquistou uma via de escalada no Morro do Urubu ( em 2000) a primeira a ser conquistada, voce sabia disso ?
Por: clube dos montanhistas de Pelotas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vila Maria

Envie seu comentário sobre Vila Maria