Vila Flores

Vila Flores-RS
banner

Bem-vindo a Vila Flores!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Vila Flores e muitas outras opções de hospedagem na cidade Vila Flores. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Vila Flores.

Informações de Vila Flores

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho


"Capital Estadual do Filó Italiano"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início da colonização, era apenas uma vila do interior de Veranópolis, conhecida por Pinheiro Seco. Em 1920 passa a ser chamada de Vila Flores. Nesta época, era passagem obrigatória de tropeiros e carreteiros que ali faziam parada. Em 1951, foi elevada à categoria de Quarto Distrito de Veranópolis, emancipando-se em 12-05-1988.
Inicialmente, a sede do município constituía-se de um simples capitel dedicado a Santo Antônio de Pádua. O povoado formou-se a partir da Casa Fiori, onde no início do século passado funcionava o maior estabelecimento comercial da região. O local foi porto de pouso dos carreteiros que transportavam madeira para Porto Alegre. As toras eram levadas até o rio das Antas e amarradas na forma de balsas. Quando a água subia, as madeiras eram colocadas no rio para descerem flutuando até a capital gaúcha.
Hoje, a cidade de Vila Flores é ponto de referência de religiosos que vêm em busca do famoso vinho de missa, fabricado no Seminário dos Freis Capuchinhos.

Significado do Nome

Homenagem à Família Fiori, uma das primeiras a se estabelecerem na localidade.

 

Aniversário da Cidade

12 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

24°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-470

Localização

O município localiza-se na Encosta Superior do Nordeste. Com área de 127,34 km².

Limites

Nova Prata, Veranópolis, Fagundes Varela, Antonio Prado, Protásio Alves.

Acesso Rodoviário

BR/RS 470

Distâncias

Porto Alegre: 170 Km
Caxias do Sul: 100 Km
Veranópolis: 8 km
Nova Prata: 10 km
Passo Fundo: 120 Km  

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

CASA DO ARTESÃO

A casa foi construída por volta de 1886, pertencendo a um imigrante italiano. Após quatro gerações a casa transformou-se na Casa do Artesão, com a venda de artesanato da região e local de informações turísticas.Ali é possível encontrar o artesanato produzido em vila Flores: palha de trigo e milho, couro e tecelagem, bordados em vagonite, frivolê, macramê, tricô e crochê, aplicados em panos tingidos naturalmente com casca de cebola, macela, camomila, camélias, etc. Na casa, podemos encontrar, também, local para oficinas de artesanato e um auditório.

FILÓ ITALIANO

Sinta as emoções da convivência das famílias italianas através das rezas, cantorias e muita diversão, além da farta gastronomia.

IGREJA DE PEDRA SÃO JORGE

Igreja centenária, construída totalmente de rochas basálticas retiradas de uma pedreira local, pelos primeiros moradores da capela. Possui estátuas esculpidas em madeira.

SEMINÁRIO SANTO ANTÔNIO

Local onde residem os freis capuchinhos, abrigam não só a história da presença religiosa em Vila Flores, mas também a história do município. Próximo ao local há um prédio antigo construído de tijolos onde funcionava o moinho dos freis e a gruta Nossa Senhorora de Lurdes, construída também pelos freis e pelos seminaristas, com rochas cristalinas recolhidas no topo da encosta do Rio do Prata.

TRILHA DOS XAXINS

A trilha inicia na propriedade da Família Gabrielli e segue por um caminho de taipas feito em 1890. Durante a trilha, há uma diversidade de plantas nativas, exuberantes xaxins e cascatas com queda dágua em degraus. O retorno pode ser feito com o tuc-tuc (trator agrícola), um divertimento a mais no passeio.

ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 12 de Maio

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Vila Flores

hspace=0 E-mail: [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3447-1300 - Fax: (54) 3447-1313

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3447-1010 - Fax: (54) 3447-1313
E-mail:
[email protected]
Site: www.vilaflores.famurs.com.br

 

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Vila Flores 
End: Av.Das Flores, 816
Fone: (54) 3447-1417 

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3447-1622

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3447-1615

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.vilaflores.famurs.com.br

Colaboração:Sec. Turismo - Prefeitura de Vila Flores

Comentários de Vila Flores

pra quem procura sossego e um lugar calmo,acolhedor,pacato ,que se pode uvir o canto dos passaros vila flores é o lugar certo. com um clima de cidade de interior,povo aolhedor se consagrauma das melhores cidades turisticas do interior d rs
Por: fernando

Só lembro de Vila Flores, quando era 4º distrito de Veranópolis. Isso foi entre os anos de 1962 à 1964 e nunca mais tive a oportunidade de visitar Vila Flores. Quem sabe daqui a pouco a gente passa por aí. João D. Salvador Curitiba - Pr
Por: João D. Salvador

Dia 31/12/2010 estavamos viajando para São Domingos mas nosso carro quebrou em Vila Flores,tivemos o prazer de conhecer a hospitalidade daquele povo,nosso primeiro contato foi com Sr.Clovis do posto que forneceu o telefone do Sr.Claudio (mecanico)que nos socorreu,com muito empenho fez tudo o que pode junto com seu filho Flavio mas por falta de peças com as lojas fechadas não tiveram exito.Ficamos em Vila Flores das 6;00hs ate 15:45,fizemos varias amizades,caminhamos pela cidade,comemos uma exelente comida italiana não nos faltou nada,agora penso em voltar para rever os amigos e passar uns dias por la,recomendo a todos que gostam de sossego,boa comida e hospitalidade...obrigado e parabens ao povo de Vila Flores
Por: Carlos Henrique Schwarzbold

Meus parabens, pelo aniversário do municipio, a cidade é tão linda, que parece um pedacinho do céu, certamente tem a mão de DEUS, protegendo a cidade, que êle criou, amem.
Por: Mario Luis A. da Silveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vila Flores

Envie seu comentário sobre Vila Flores