Viamão

Viamão-RS
banner

Bem-vindo a Viamão!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Viamão, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Viamão, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1880. A localidade está em uma altitude de 111m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 207.557 habitantes. A área total de Viamão é de 1.494,2km², e sua densidade demográfica é de 138,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Viamão-RS é 94400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O Estado do Rio Grande do Sul tem vários destinos interessantes fora do circuito mais tradicional e popular de turismo, que inclui Gramado e Canela. Para fugir um pouco dos tradicionais roteiros existe a cidade de Viamão, um município que pode te encantar pela hospitalidade, estrutura e ótimos serviços para receber turistas de todos os cantos do país. Com as dicas que vamos oferecer para você conhecer melhor Viamão, sua viagem pode ser muito agradável, relaxante e surpreendente.

Se você não conhece ainda nada do Rio Grande do Sul, o primeiro passo é saber que você está indo para um lugar com uma cultura especial. No Brasil, o Rio Grande do Sul se confunde culturalmente com países vizinhos, como o Uruguai e Argentina, que ocupam também a Região dos Pampas e possuem hábitos peculiares e parecidos.

O que fazer em Viamão – RS

Um dos lugares mais interessantes para os turistas que estão em Viamão é o Farol de Itapuã, um lugar surpreendente que oferece um dos encontros mais bonitos da natureza do Estado, a união das águas da Laguna dos Patos com as águas do Rio Guaíba, um dos mais importantes do Estado.

Quem gosta de passeios históricos também pode aproveitar muito bem a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O templo católico foi levantado em 1771, tendo o status de segunda igreja mais antiga de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Ainda nos passeios históricos, é indispensável passar pelas Trincheiras de Tarumã, que são os restos de uma estrutura de combate da Revolução Farroupilha.

Viamão também possui um museu muito legal, chamado Museu do Papel. Por lá, é possível você conhecer toda a história desse artigo muito importante até os dias de hoje no cotidiano da humanidade.

Quem gosta de carros de corrida ou de fórmula Truck, pode conhecer o autódromo internacional de Tarumã, espaço dedicado a corridas de todos os tipos e, até mesmo, passeios de carros esportivos particulares.

Para conhecer um pouco de natureza, basta investir em um passeio na Floresta encantada Vô Rangel. O local serve para educação ambiental para as crianças e desenvolve atividades pedagógicas. Já a Quinta da Estância Grande é perfeita para passeios a cavalo e para quem gosta de fazendas.

Informações de Viamão

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

"Primeira Capital do RS"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No século XVIII o território do atual Rio Grande do Sul já deixara de ser apenas uma zona de passagem entre Laguna e Colônia do Sacramento. A riqueza de seus campos já fizera com que colonizadores aqui se fixassem. E entre esses, inclusive um dos integrantes da frota de João de Magalhães, Cosme da Silveira, que já em 1725 se teria localizado em terras do atual município de Viamão. Em 1741, Francisco Carvalho da Cunha estabelece-se nos campos de Viamão, no sítio chamado Estância Grande, onde ergueu a capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Com a vinda de elementos açorianos, a quem foram doadas várias sesmarias, o povoamento recebeu grande impulso. Elevada à categoria de freguesia em 1747, por ocasião da invasão castelhana (1766) se instalava nela a sede do governo da capitania. E em 1880 desmembra-se de Porto Alegre para tornar-se vila e sede do município. A importância histórica e social de Viamão iniciou quando foi sede das primeiras estâncias de criação de gado. Os grandes rebanhos de gado e cavalos, que existiam na campanha do Rio do Prata, transitavam por Viamão para serem comercializados em Laguna (SC). A partir de 1732, O Rio Grande de São Pedro - como era conhecido o Rio Grande do Sul - passou a atrair colonizadores que se radicaram na região de Viamão. O município, portanto, foi um dos primeiros núcleos de povoamento do Estado (formado por lagunenses, paulistas, escravos e portugueses). Só a apartir de 1752 chegaram os primeiros casais de imigrantes açorianos, que desembarcaram na região de Itapuã. Esses açorianos são os mesmos que colonizaram a região dos Porto dos Casais, atual capital do Estado. Além de Porto Alegre, a população de Viamão originou cidades como Santo Amaro, Triunfo, Rio Pardo, Taquari e as cidades do litoral norte. Os habitantes primitivos foram os índios mbyá-guaranis e kaingangs. Em 1763, a cidade recebeu o governo do RS, que tinha a sede na Vila do Rio Grande, e que transferiu devido à invasão do estado pelos espanhóis. Viamão se conservou sede do governo até 1773. Nesta época, a sede foi transferida para Porto dos Casais (atual Porto Alegre). Viamão também foi palco de operações militares na época farroupilha. Até hoje, restos de embarcações farrapas repousam no fundo das águas do Guaíba, em Itapuã, no canal a Ilha do Junco e o Morro da Fortaleza. 

SIGINIFICADO DO NOME:

A origem do nome Viamão é muito controversa. Uma das versões é a de que, a certa altura do Rio Guaíba, pode-se avistar cinco afluentes (rios Jacuí, Caí, Gravataí, Taquari e dos Sinos), que formam uma mão espalmada. Daí a frase: “Vi a mão”. Conforme alguns, seria originário do nome “ibiamon”, que significa “Terras de Ibias” (pássaros). Outros afirmam que seria uma passagem entre montes, o que chamavam de via-monte.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

14 de Setembro

GENTÍLICO:

viamonense

POPULAÇÃO:

250.028 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0CARACTERÍSTICAS:

Viamão, um belo lugar com uma linda história e cultura...é um lugar lindo bem arborizado e até mesmo tranquilo, chamado de cidade dormitório, onde as pessoas vão para a Capital trabalhar e voltam para suas casas e famílias...uma boa cidade e também muito bonita. Vale à pena conhecer!so

CLIMA:

Subtropical

TEMPERATURA MÉDIA:

máxima de 32ºC

 hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: RS-040 e RS-118

LOCALIZAÇÃO:

Metropolitana de Porto Alegre

LIMITES:

Capivari do Sul, Glorinha, Gravataí, Alvorada, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha.

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 1.320 km

-Aracaju/SE - 3.274 km

-Belo Horizonte/MG - 1.695 km

-Brasília/DF - 2.102 km

-Campinas/SP - 1.195 km

-Cotia/SP - 1.111 km

-Cuiabá/MT - 2.146 km

-Curitiba/PR - 730 km

-Fortaleza/CE - 4.023 km

-Foz do Iguaçu/PR - 924 km

-Guarujá/SP - 1.141 km

-Guarulhos/SP - 1.145 km

-Itu/SP - 1.125 km

-Maceió/AL - 3.533 km

-Manaus/AM - 4.450 km

-Mangaratiba/RJ - 1.503 km

-Mata de São João/BA - 3.072 km

-Mogi das Cruzes/SP - 1.186 km

-Natal/RN - 4.041 km

-Porto Alegre/RS - 24 km

-Porto Seguro/BA - 2.579 km

-Porto Feliz/SP - 1.125 km

-Praia do Forte/BA - 3.114 km

-Recife/PE - 3.758 km

-Ribeirão Preto/SP - 1.411 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.556 km

-Salvador/BA - 3.081 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 2.601 km

-Santos/SP - 1.111 km

-São Paulo/SP - 1.117 km

-Sete Lagoas/MG - 1.747 km

-Sorocaba/SP - 1.087 km

-Teresópolis/RJ - 1.616 km

-Vespasiano/MG - 1.723 km

-Vitória/ES - 1.998 km

hspace=0 TURISMO:

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

-Parque Saint Hilaire

  -Rodovia RS 040, Parada 38 - Parque e reserva com área total de 1.180 hectares, das quais 240 hectares são destinados ao lazer e prática esportiva, com infra-estrutura. Cruzam o Parque os arroios Taquara, Dilúvio e Pequeno Dilúvio, que, somados, formam a barragem da Lomba do Sabão. Visitação diariamente das 7h às 19h30.

-Parque Estadual de Itapuã

  -Localizado na rodovia RS 118 é uma reserva ecológica de mata atlântica com 5.556 hectares, junto ao Guaíba e Laguna dos Patos.
Aberto de quartas a domingos,no horário das 9h às 18h, com capacidade limitada para 350 pessoas para cada praia (poderão ser visitadas as praias da Pedreira e das Pombas). O Centro de Visitantes possui acervo de uma batalha da Revolução Farroupilha ocorrida no local.Os ingressos estão à venda em Itapuã, na entrada do Parque e, em Porto Alegre, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

-Farol de Itapuã

  -Localiza-se no morro Itapuã, no encontro das águas do Guaíba com a Laguna dos Patos, construído pela marinha no ano de 1868. O farol encontra-se a 17mts. acima do nível do mar e seu alcance é de 24km.
É considerado parte do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.
Acesso somente por via fluvial.

-Museu do Papel 

  -Em frente ao Lago Tarumã
Telefone: (51) 3485-1446 para agendar
Diariamente das 9h às 18h.

-Trincheiras de Tarumã

  -Lomba da Tarumã - acesso pela Rodovia - RS-118
Resquícios de trincheiras da Revolução Farroupilha.

-Autódromo e Cartódromo de Tarumã

  -Localizado na cidade de Viamão, na Grande Porto Alegre, Tarumã é o circuíto que detém a mais alta média de velocidade do Brasil, comparando-se às categorias que correm nos demais circuítos do país. Sua inauguração, no dia 08 de Novembro de 1970, veio atender aos anseios de um estado em que a velocidade sempre fez parte da história.

-Centro de Lazer - Campo Verde

  -Localizado a poucos minutos de Porto Alegre, em meio a muito verde, ar puro e animais exóticos, o Campo Verde - Centro de Lazer inicia suas atividades para oferecer diferentes programas voltados para a qualidade de vida. Espaços preparados para a melhor idade, dispõe de diversos ambientes para desfrutar. As principais atividades são: Passeio no campo, brilhar, bocha, jogos, acompanhamento psicológico individual e dinâmicas de grupo, terapia ocupacional*, cavalgada*, hidroginástica*, ginástica laboral*, pesca esportiva*, produção artesanal de queijo (você mesmo é o produtor).

-Vila Ventura

  -Local para realização de convenções, treinamentos e eventos. Ampla área de esporte, lazer e relaxamento. Restaurante, bares, quiosques e cyber café. Pista de caminhada integrada à natureza. Viveiros de aves aquáticas e psitacídeos. Atividades com monitores e recreacionistas. Happy-hour, videokê e sala de cinema. Pista de arvorismo com 360 de extensão sobre as copas das árvores.

-Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição 

  -Localizada na entre as ruas General Osório, Coronel Marcos de Andrade e Ramiro Barcelos. O primeiro templo da igreja foi erguido em 1771. É a segunda igreja mais antiga do Estado e tem altares e imagens de santos talhados em madeira. Em estilo barroco português, o templo é imponente e suas paredes grossas serviam de proteção.
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 19h30 diariamente.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Setembro

  -Dia 14 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Prefeitura Municipal de Viamão

Site:  www.viamao.rs.gov.br

E-Mail - [email protected]

Telefone:  (51) 3485-3987

Serviço de Informação ao Turista:

E-Mail: [email protected]

Telefone: (51)3492-7678

Hospital: (51) 3485.4233

Sites de Fotos e Informações:

-www.viamao.famurs.com.br

-www.viamao.rs.gov.br

-http://www.citybrazil.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

 


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

 

 

Comentários de Viamão

Viamão, um belo lugar com uma linda história e cultura...é um lugar lindo bem arborizado e digamos até mesmo tranquilo chamada de cidade dormitório (ou seja na qual as pessoas vão para a capital trabalhar e voltam para suas casas e famílias...uma boa de uma cidade e tmb mtu bonita vale apena conhecer!
Por: pamela more

EU Amo viamão apesar de nunca ter conhecido e apesar de ninguem ter falado eu amo mesmo e minha cidade
Por: Daiara

É considerada "cidade dormitorio". A maioria das pessoas trabalha e se diverte em Porto Alegre. Moram em Viamao por ser calma, clima otimo, facil acesso as praias e a capital. Os melhores restaurantes e teatros estao na capital.
Por: Loiva fadel

Olá pessoal, Nasci e vivo em Viamão. A data do aniversário de Viamão é 14 de setembro. Acho bem legal salientar que nesse dia é feriado em Viamão. Temos tb a Quinta da Estância que é um lugar super legal e muito lindo. obrigada. Abraços
Por: Clarice Severgini

BRASILEIROS AGUARDEM;;VIAMÃO ESTARÁ EM BREVE NO PRIMEIRO LUGAR A SER VISITADO NO RS;;SERÁ A CIDADE TURÍSTICA MAIS VISITADA DO SUL;;
Por: carla rosane barcelos da silva

eu moro aki é muito legal queria q outras pessoas morassem aki
Por: tatiane

EU TIVE A HONRA DE CONHECER A CIDADE DE VIAMAO JUNTAMENTE COM A SRA. SUZANA MARIA FRANÇA MORADORA DESTA SIMPATICA CIDADE COM ALGUNS PONTOS TURISTICOS MUITO BACANAS UM ABRAÇO A TODOS MORADORES...
Por: GERALDO ELIAS DO AMARAL PINTO

A minha rua aqui em viamão na parada 40 bairro Minuano tem um vizinho relachado ki coloca lixo em boa parte da rua e com isso impossibilita a passagem de carros até mesmo do caminhaõ de lixo eu gostaria que pedissem para ele retirar os lixos !
Por: Andreia Costa da Silva

Viamao é parte consideravel de minha vida. La estudei,amei,deixei amigos e tive liçoes de vida. Obrigado por tudo,ao povo,a ETA e a essa cidade que adoro.
Por: jarci Nielsen Santana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Viamão
Fundação:
1880
Altitude:
111m
População:
207.557 habitantes
Área:
1.494,2km²
Densidade Demográfica:
138,91hab/km²
CEP:
94400-000

Envie seu comentário sobre Viamão