Triunfo

Triunfo-RS
banner

Bem-vindo a Triunfo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Triunfo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Triunfo.

Informações de Triunfo

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Porto Alegre e Delta do Jacuí

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes foram os índios Patos. A Freguesia foi fundada em 11 de Março de 1754. O santo padroeiro foi trazido pelo primeiro Pároco Thomás Clark, de Portugal em 09 de janeiro de 1757. A partir de 1835, a região contribuiu decisivamente na Guerra dos Farrapos, chefiada pelo General Bento Gonçalves. Muito importante para o município foi a contribuição açoriana pois estes legaram seus costumes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Outubro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Indústrias petroquímicas, agropecuária com arroz, milho, mandioca, laranja.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Na confluência dos rios Taquari e Jacuí  

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 470, RS 244

Distâncias

75 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJA MATRIZ

A data de fundação é de 1754. Em 09 de janeiro de 1757 foi instalada a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, sendo a terceira Parórquia em fundação no estado. O ato foi presidido pelo primeiro pároco, Padre Thomás Clarque. Nesta igreja encontra-se a pia batismal onde foi batizado o General Bento Gonçalves da Silva. As imagens do Senhor Bom Jesus do Triunfo, Nossa Senhora do Rosário e o Esplendor (imagem do Divino Espírito Santo) vieram de Portugal.

MUSEU FARROUPILHA - CASA DE BENTO GONÇALVES DA SILVA

Nesta casa, em 23 de setembro de 1788, nasceu o General Bento Gonçalves da Silva, chefe supremo da Revolução Farroupilha. Da época Epopéia Farroupilha, que teve início dia 20 de setembro de 1835 e durou 10 anos, ele foi o líder máximo. Em 1956, no Congresso Tradicionalista de Ijuí ele foi considerado o protótipo do Gaúcho. Esta casa homenageia o Instituto Histórico do RS e nela realizou-se uma sessão solene em 23 de Setembro de 1944, quando recebeu como membro efetivo o historiador conterrâneo, Senhor Marino Josetti de Almeida.

CASA DO ARTESÃO

Instalada em prédio luso-açoriano, restaurado em 1995, construída no início do século XIX, pela família Kersting.Oferece artesanato local, oficinas de pintura e artes plásticas.

MONUMENTO AO COMBATE DA ILHA DO FANFA

Localizado no Porto da Pedreira, , 4º Distrito de Triunfo, homenagem ao grande e cruel combate da Ilha do Fanfa, que aconteceu em 1836, um dos combates mais sangrentos da revolução farroupilha. Com dois dias de combate deu como baixa duzentos mortos e cento e oitenta feridos, levando o General Bento Gonçalves da Silva a rendição, sendo preso pelo exército Legalista. Este monumento foi construído pela Associação dos Decendentes Farroupilhas, presidida pelo Sr. Riopardense de Macedo.Foram colocados dentro do monumento revistas, jornais e impressos da época.
Localizado no 4º Distrito de Triunfo, Porto da pedreira.

SOBRADO DE ANTÔNIO FERREIRA
 
Este prédio foi construído no início do século XIX. Nele viveu Antônio Canabarro (que mandou construir a 2ª torre da igreja sob a qual foi sepultado).
Restaurado o prédio, onde funciona atualmente a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social.

PRÉDIO DE ANTÔNIO DA CUNHA PACHECO (PREFEITURA)

Este prédio, adquirido em 1905 pela muncipalidade, na gestão administrativa do então Intendente Coronel João F. de Carvalho, foi construído por Antônio da Cunha Pacheco em 1821.
Durante o descênio da Revolução Farroupilha, redidiu neste prédio Sabino A. da Cunha Pacheco, líder comunitário e homem de grande recursos financeiros que promovia festas em seus salões e hospedava figuras proveninetes do Império.
Em sua esquina, durante o combate de Triunfo em 12 de agosto de 1837 caiu mortalmente ferido o bravo Cel. G. G. Lisboa, Comandante das Tropas Imperiais, que foram combatidas por forças revolucionárias pelo General A. de S. Neto.
Logo após o término da Revolução Farroupilha, este sobrado hospedou o Imperador Dom Pedro II e sua esposa, posteriormente o Conde Deu e Princesa Isabel.

CASA DO PADRE JULIANO DE FARIA LOBATO

Em 1972, nasceu o Padre Juliano de F. Lobato, e foi batizado em nossa Igreja Matriz. O padre era neto do fundador de Triunfo, o sesmeiro Manoel Gonçalves de Meirelles e primo do general Bento G. da Silva. Sacerdote por vocação, o padre foi um idealista, que abraçou a causa farroupilha, lutando e sofrendo.

CASA DO PADRE JOSÉ DAS NEVES

Casa em estilo colonial, construída em 1858. Foi, a partir de 1868, propriedade do Padre José Rodrigues das Neves. Atualmente funciona no prédio a Biblioteca Pública Coronel João Maia.

CÂMARA ANTIGA

No tempo da Vila do Triunfo, em 1832, a sede do Governo Municipal foi instalada no alteroso sobrado, que ficou como Paço Municipal exercido pela Câmara Municipal no tempo da monarquia. Hoje restaurado, o prédio abriga a Secretaria da Indústria e Comércio.

IMPÉRIO

Antiga Capela do Divino Espírito Santo, localiza-se ao lado da Igreja Matriz, porém o prédio ainda não foi restaurado.
 
CRUZ

Levantada em 13 de dezembro de 1954 no locoal onde, segundo a tradiçao oral, foi rezada uma missa ao ar livre, assistida pelos primeiros habitantes do futuro município de Triunfo.

CASA DE CORPO SANTO

Casa onde viveu José Joaquim de Campos Leão, criador do Teatro do Absurdo. A casa ainda não foi restaurada. 
 
TÚMULO DE LUIZ BARRETO

Neste local está sepultado Luiz José Ribeiro Barreto, líder da comunidade triunfense até 1888.

SOBRADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA

Conhecida como Caminho dos Plátanos, nesta casa nasceu Jacinto Guedes da Luz (Comandante farroupilha). Foi construída no início do século XIX, nela funciona a Sala Açoriana, que tem seu acervo composto por artesantao e livros, na sua maioria doados pelo Governo de Açores, além da indumentária típica da região.
 
SOLAR DA FAMÍLIA BARRETO

Uma das primeiras construções na sede da Freguesia de Triunfo. Erguida em meados do século XVIII, por Francisco Xavier Azambuja, genro de Jerônimo de Ornelas. Adquirida posteriormente por Luiz José Ribeiro Barreto.
Atualmente funciona a Secretaria Municipal de Educação.

TEATRO UNIÃO

O segundo teatro construído no estado, no ano de 1848. Prédio este que foi erguido pela comunidade local, liderada por Luiz José Ribeiro Barreto, deputado, guerrilheiro farroupilha, chefe político em Triunfo.
Restaurado pela empresa Petroflex (Pólo Petroquímico de Triunfo), no ano de de 2004, com parceria da
Prefeitura Municipal.

ILHA DAS PEDRAS

Pequena ilha no Rio Jacuí, ligada à margem por ponte de pedra. Muita sombra e lindo pôr-do-sol - Acesso pela Rua Flores da Cunha.

PLÁTANOS DA RUA FLORES DA CUNHA

À sombra de plátanos com mais de cem anos de idade.
Podem-se avistar os rios Jacuí e Taquari.

PARQUE ESTADUAL DELTA DO JACUÍ

Situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Das ilhas, destacam-se a dos Marinheiros, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta. O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja regulando a vazão dos rios em épocas de cheias e protegendo a população da grande Porto Alegre. A elaboração do novo plano de manejo começa a inserir a população das ilhas e as prefeituras nas decisões sobre a preservação e a melhoria da qualidade de vida. O Parque abrange áreas dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo.

Estação Ferroviária

Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARRETO
Município de Triunfo, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 787,007 (1960)   RS-2811
Inauguração: 10.05.1910
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1938 

Histórico da Linha: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A Estação: A estação de Barreto foi inaugurada em 1910, no dia em que se completou a ligação entre esse ponto e a estação de Montenegro, na antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. No ano seguinte, a linha Barreto-Ligação (General Câmara) seria aberta e a linha Porto Alegre-Uruguaiana finalmente chegaria a Porto Alegre. Acabariam então em 1911 as viagens por via fluvial no rio Jacuí. O nome da estação era uma homenagem a Luiz José Ribeiro Barreto, médico nascido em Santo Antonio da Patrulha (1808-1888). Viveu em Triunfo, próximo a Barreto, e de sua casa ainda existiam ruínas, próximas à linha férrea, em 1962. Em 1938, uma nova variante saindo de Barreto diminuiria o percurso dali para Porto Alegre em 50 km. Essa nova linha fez com que a estação original de Barreto fosse demolida nesse mesmo ano, dando lugar a uma nova, situada um pouco à frente da antiga. O trecho Barreto-Montenegro ainda teria trens de passageiros e ficaria aberto até pelo menos 1962. Em 1965, já não estava mais ativo. Outra abertura de variante, a Barreto-Ramiz Galvão, em 1962, eliminou várias estações da linha principal, mas mantiveram-se os trilhos entre Barreto e General Câmara, de forma que, pelo menos até 1978, havia um trem de passageiros que saía de Porto Alegre especialmente para essa estação, uma vez ao dia. Isso pode ser explicado provavelmente pela importância do Arsenal em General Câmara. Hoje esse ramal já não mais existe. Não sei o uso atual da estação de Barreto, mas o prédio ainda existe e não está bem conservado. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Triunfo.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3654-6000 /3654-1032 - Fax: (51) 3654-1299

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3654-3307 - Fax: (51) 3654-3059
E-mail: [email protected]
Site: www.triunfo.famurs.com.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3654-1210

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3654-1036

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.triunfo.famurs.com.br

               www.terragaucha.com.br

               www.terracams.com.br

               www.estacoesferroviarias.com.br

               www.copesul.com.br

Comentários de Triunfo

Sou suspeito, porque nasci nessa terrinha. Quem vai a triunfo, sempre volta! o melhor de Triunfo é o povo, e nele me incluo.
Por: Darlan da Rocha Lopes

Não conheço mas imagino que deve ser um lugar agradavel para morar, tranquilo.Gostaria de conhecer,apesar de morar tão proximo ainda não tive a satisfação de conhecer a cidade.
Por: clarice

cidade pacata, bonita, pequena e de boa colocação por ficar perto de POA. Muita natureza, rios, animais silvestres, fazendas e chácaras, e casas histórias da guerra dos farrapos, pois Triunfo é a cidade natal de bento Gonçalves. Triunfo é rica pela arrecadação do pólo petroquímico, por isso tem uma bela estrutura: Bem asfaltada e com belas obras em muitos setores; Resumindo: uma bela cidade para quem quer curtir sua aposentadoria tranquilamente e com qualidade.
Por: Jorge Luis

muito boa essa materia sobre triunfo,eu móro em trinfu e gosto da ki é muito bom de viver tem tradiçao e muita história tambem.
Por: daniel augusto de deus ziegler

Hoje, tenho 42 anos conheci aos 11 anos, é claro que teve mudanças sinais do progresso, mas o modo acolhedor de cidade pequena é o mesmo desde aquela época, estive no encontro de motos em março e fiquei apaixonado pela mesma arquitetura casas antigas ruas calçadas ainda com paralelepipedos, enfim uma nostalgia contagiante, que mostrarei para meus 3 filhos, a ilhas das pedras que pesquei quando guri continua linda!!
Por: Henrique de Sousa

Gostaria de conhecer melhor a cidade de triunfo terra natal de bento gonçalves.
Por: Fabricio CTG Rancho da Saudade AM

TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECER ESTA CIDADE TÃO QUERIDA ATRAVÉS DENOSSO INESQUECÍVEL REINALDO LEAL OQUAL CONHECI NA CIDADE DE SALVADOR. ARTISTAS COMO O XUXU DA GAITA NÃO PODEM SER ESQUECIDOS. AMO ESTE CHÃO E QUERO VOLTAR
Por: cibele furtado mendes

Quer um ótimo lugar para passar suas férias? Compre uma barraca e venha para o camping do areal, ótimo lugar para curtir com sua família, calmo, tranquilo, e se der sorte você ainda pode encontrar ciganos na região. Se quiser um evento calmo e social, frequente o SANTO PUB! venha já para Triunfo e aproveite você também.
Por: larissa, annita, ketlein, jordana

Conheço muito bem a cidade, meu lugar preferido são as taquareiras do Camboatá, com um vento ótimo, as Ilhas das Pedras próxima ao Bote, também muito tranquila perfeita para casais.
Por: Jéssica Lidiane

Vou trabalhar em Triunfo, na petroquimica e gostaria de ficar hospedado na cida e não em POA. Pelas fotos, vou gostar de Triunfo.
Por: Ricardo Sátiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Triunfo

Envie seu comentário sobre Triunfo