Tramandaí

Tramandaí-RS
banner

Bem-vindo a Tramandaí!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Tramandaí, fotos, informações, os principais hotéis de Tramandaí, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Tramandaí, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.902 habitantes. A área total de Tramandaí é de 143,7km², e sua densidade demográfica é de 208,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tramandaí-RS é 95590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Tramandaí é uma cidade litorânea do estado do Rio Grande do Sul que, além de suas belezas naturais, também é reconhecida pela excelente infraestrutura que oferece aos turistas que recebe de todo o Brasil e de outros países da América do Sul. Nos feriados e na temporada de verão, a cidade fica agitada e recebe muita gente jovem, que a deixa bastante movimentada.

Além de ser uma excelente opção de passeio, Tramandaí também é considerada ideal para quem pratica esportes náuticos, como o surfe, por exemplo. Se você adora aproveitar uma boa praia, não há dúvidas de que essa cidade vai ser do seu agrado.

A Praia de Tramandaí é a principal da cidade, que cresceu muito nos últimos anos e, hoje, oferece um bom conforto para os visitantes. No verão, é a que mais recebe turistas, principalmente os jovens, que fazem com que ela seja muito animada. É excelente para todos os que acham que praia deve ser sinônimo de diversão!

Mas, se você está no outro time e prefere ir à praia para descansar e relaxar enquanto admira uma bela paisagem, Tramandaí também é o seu lugar! Nesse caso, procure a Praia das Cabras, que é um pouco mais retirada, não tem muitos comércios e, por isso mesmo, não recebe muita gente. É a melhor para quem é adepto de uma bela pescaria.

A cidade conta com outras praias menos populares, mas igualmente lindas, como o Jardim Atlântico, Jardim do Éden, Oásis Sul, Tramandaí Sul e Nova Tramandaí. Todas elas valem uma visita e não decepcionam.

O Parque Histórico Marechal Osório é um dos grandes pontos turísticos dessa cidade, que conta com uma área de camping, churrasqueiras, bosque, lago, passeio a cavalo, além do Museu de Armas, que expõe carros de combate incríveis.

No centro da cidade, há um monumento em homenagem à Iemanjá, que é um dos cartões postais do município, assim como a plataforma marítima, construída 400 metros dentro do mar e que serve como centro de várias competições de pesca.

Se você quer ter uma boa demonstração de como é o litoral sul rio-grandense, visite Tramandaí.

Informações de Tramandaí

Roteiros do Brasil

Região Microrregião Litoral Norte Gaúcho

"CAPITAL DAS PRAIAS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a revisão do Tratado de Tordesilhas as terras do Sul do país passaram para os portugueses. Em l680, cria-se a Colônia do Sacramento para garantir o direito de posse destas terras. A sobrevivência do território dependia de Laguna e o direito entre estes dois pontos era feito através do litoral.
Começa o desenvolvimento do gado, das charqueadas e extração do ouro. Depois de 1700, intensifica-se o caminho dos tropeiros. Surgem os primeiros rincões e invernadas de tropas.
Tramandaí transforma-se em caminho de aventureiros em demanda das possessões espanholas, os bandeirantes que vinham aprisionar índios, jesuítas espanhóis e portugueses, soldados que passavampara a Colônia do Sacramento, etc.
O rio Tramandaí ficou conhecido porque oferecia obstáculo natural a todos que por aqui passavam. O povoado de Tramandaí, oficialmente inicia-se em 26 de outubro de 1732, quando Manoel Gonçalves Ribeiro recebe a 1ª Sesmaria do Estado no local chamado “Paragem das Conchas”.
Tramandaí inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio.
Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes. Melhorando a via de acesso ao Litoral com a construção da estrada em 1939, a cidade começa a se desenvolver, recebendo grande impulso quando a Petrobrás inaugura o TEDUT nesta região, em 1968. A emancipação político-administrativa de Tramandaí aconteceu em 24 de setembro de 1965. 

Significado do Nome

O nome do município deve-se ao rio, notável por sua piscosidade. Tramandaí, a origem do nome é tupi-guarani, aparece em documentos antigos com diversas grafias: Taraman, Tramandi, Termandi, Tramando, Taramandahy, Tamandatay – Tramandahy.Possíveis significados: Rio dos meandos (sinuoso); Rio roedor (havia muita capivara e ratão do banhado); lugar onde se cerca para colher (pescar com redes). 

Aniversário da Cidade:

24 de Setembro 

Gentílico:

tramandaiense

População:

41.655 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma das mais famosas e belas praias do sul do país, Tramandaí é sinônimo de diversão o ano inteiro. O esporte, as variadas opções de lazer, somados às suas belezas naturais e a um belíssimo horto florestal com trilha ecológica, fazem de Tramandaí a Capital das Praias e ponto de referência turística no Rio Grande do Sul. Além de tudo isso, Tramandaí oferece uma das mais agitadas vidas noturnas do Estado, com uma ampla agenda de shows e festas. Mesmo fora da temporada de veraneio, as opções são inúmeras para quem gosta de aproveitar o dia ou a noite. Tire um tempo para aproveitar a vida, Visite Tramandaí!

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

20º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situa-se no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul 

Limites:

Imbé, Cidreira, Osório e Oceano Atlântico 

Acesso Rodoviário:

BR-290
BR-101
RS-30
RS-786
Estrada do Mar 

Distâncias:

Da Capital:

105 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Plataforma Marítima

Concretada 400 metros mar a dentro, a plataforma de pesca de Tramandaí é palco de competições nacionais e internacionais de pesca.
 
Parcão da Beira Rio

São 17 mini plataformas de concreto a margem do Rio Tramandaí com toda a infra-estrutura de lazer voltada aos apreciadores da pesca com linha e tarrafa.
 
Pesca da Sardinha

Atividade de lazer o ano inteiro na ponte que liga Tramandaí ao município de Imbé. Um balcão foi construído na ponte principal e é cenário constante da pesca da sardinha que no simples brilhar do anzol se entrega à captura, sem necessidade de isca.
 
Ponta da Barra

Espetáculo diário onde os pescadores lançam suas redes no cardume de peixes a cada indicação dos botos.
 
Pôr-do-Sol no Rio Tramandaí

Espetáculo de rara beleza é o pôr-do-sol no Rio Tramandaí, emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar num contraste belíssimo de luzes e sombras.
 
Trilha do Horto

O Horto Florestal do Litoral Norte, localizado em Tramandaí é uma rara reservada à preservação, estudo multiplicação de espécimes florestais. É o caminho pelo qual os grupos podem entrar em comunhão com a natureza, acompanhados de guias que indicarão os pontos e suas particularidades.
 
Museu Histórico Municipal

O Museu Municipal Profª. Abrelina Hoffmeister, está localizado na Av. Fernandes Bastos, n.º 30. É aberto a visitação pública. Através de um acervo de mais de mil peças, conta um pouco da história de Tramandaí. Estão expostas fotografias da época de 1820, objetos de antigüidade, móveis e objetos da antiga capela, utensílios domésticos, ferramentas, etc... Horário de funcionamento: das 08h as 11h30mim e das 13h30mim as 17h30mim. 
 
Sala Açoriana

Funciona junto ao Museu Municipal. Valorizando a colonização açoriana do Litoral Norte do RS, Tramandaí coloca à disposição do público em geral, roupas típicas, fotos, objetos, posters e livros sobre a Ilha dos Açores.
 
Biblioteca Municipal Manoelito de Ornelas

Funciona junto ao Centro de Cultura e lazer, localizado na Av. da Igreja, possui um acervo de aproximadamente mil livros, tratando sobre os mais diversos assuntos. Conta com profissionais especializados em atender ao público em geral, emprestando livros para leitura.
 
Casa do Artesão

Localizada na Av. Fernandes Bastos, 30, funciona das 14 as 18h. Local que vende diretamente ao público o mais puro artesanato confeccionado pelos moradores de Tramandaí. Objetos em cerâmica, madeira, tecido, etc. Além das tradicionais palhas de tiririca e bananeira, características da região.  

Parque Histórico Marechal Osório

Localizado na RS 030, foi inaugurado em 1970 e ocupa 174hc. Preserva a casa onde nasceu Osório, a tafona, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório e o Museu de Armas. Aberto das 08 as 18hs, o Parque conta com camping, restaurante, área de lazer e recanto infantil.
 
Santuário de São Pedro

O Santuário de São Pedro esta localizado junto ao Horto Municipal na RS-030, KM-91, No local há uma estátua de 1,85m de altura, em homenagem a São Pedro, Santo Padroeiro da cidade de Tramandaí, dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul. Aberto à visitação diariamente, com acesso gratuito. Local de encontro, oração e reflexão.
 
Monumento de Iemanjá

Localizado na Av. Beira Mar próximo ao Farol o monumento em homenagem a Iemanjá, é aberto à visitação diariamente com acesso gratuito. Local de orações, oferendas e encontro de religiões afro brasileiras, com grande festa em homenagem a Iemanjá no dia 02 de Fevereiro. 
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Em fevereiro, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes;

Na Páscoa, o Pascomar;

Em abril a Festa de Produção na Estância;

Em maio, o Rodeio Crioulo;

Em junho, a Festa Nacional do Peixe e a Festa de São Pedro;

No Natal, o Natal Mar;

No reveillon, a queima de fogos a beira-mar; 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3684-9000

Sites: http://www.tramandai.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Av Fernandes Bastos 1885 - Centro
Tramandaí, RS | CEP: 95590-000
Telefone: (51) 3661-2611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

Av Fernandes Bastos 2201 s 03 - Centro
Tramandaí, RS | CEP: 95590-000
Telefone: (51) 3661-2114

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.tramandai.famurs.com.br

www.turismo.rs.gov.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Tramandaí

adoro essa praia ainda conpro un terreninho pra min nessa praia um abraço a todos dessa praia legal!!!!
Por: cesar silva

Sim eu conheço Tramandai,morei ai e minha filha mora com seu pai,é un lugar maravilhoso mas deve desenvolver mais o turismo,eu moro na italia e conheço um monte de italianos que adoram o brasil e o mar...se tramandai encontrasse uma forma de publicar os hoteis,as praias nas agencias de viagem tenho certeza que nosso litorar seria ponto de referencia pro turista estrangeiro...
Por: verusca

Queria dizer que sinto saudades da cidade de Tramandai..da festa do peixe..das noites do verao...caminhar nas ruas cheias de vida...tramandai è un pedacinho de vida...quem conhece tramandai non esquece mais..e sempre volta!
Por: verusca de seta

Fiquei encantada em conhecer Tramandaí!! linda, linda, linda!!! amei as dunas e os quiosques à beira-mar..No verão certamente irei para Tramandaí, quem não conhece, tá perdendo uma das praias mais bonitas de nosso estado!
Por: Simone

TRAMANDAÍ: Belissíma cidade , ainda em transcedencia com certeza.
Por: Juliane. M

sou de uruguaiana faz 3a q moro na gde poa meu sonho é morar en tramandai, acho q a cidade transmite uma energia pela sua beleza, espero um dia ter a oportunidade de ser chamado para trabalhar lá um dia viver minha vida, alessandro instrutor de auto escola, e educador físico, tenho fé q vou consequir
Por: alessandro

È realmente uma belissima cidade com pesssoas maravilhosas espero reencontrar elas em minha proxima viagem
Por: Milarka T R C Geraldo

Eu amo tramandai adoro tudo isso o clima o vento norte tao constante e tudo mais alem de ser otimo sem poluiçao,....
Por: kleber silveira da rosa

a cidade de tramandai e linda o ;clima e muito agradavel e as praias sao maravilhosas
Por: leila

a cidade de tramandai e linda o ;clima e muito agradavel e as praias sao maravilhosas
Por: leila

Tramandaí é a mais belas das praias,povo hospitaleiro,amigo.conheço Tramandaí desde que me comheço por gente,amo esse lugar,esse ar...E todas pessoas que levo lá,voltam depois...lojas maravilhosas,bares que nos fazem juntar os amigos e comemorar a vida...ruas lindas e bem cuidadas,onde gostamos de caminhar no final de cada dia,Em Tramandaí tudo é vida,tudo é maravilha...O museu de Tramandaí é show,pescar na lagoa é muito bom...é o lugar onde sou feliz,sempre que posso fujo de Porto Alegre e vou ser feliz em Tramandaí...Ainda vou ter uma casa em Tramanda...Esse é meu sonho...Viver naquele paraíso...Tramandaí é tudo de bom...
Por: Olivia Schultz Machado

Amo essa praia embora veraneio em imbé,mas sempre estou indo pra tramanda é um lugar incrivel ,a praia maravilhosa,tem um centro muito bom,boates,restaurantes,hoteis tudo de bom .; beijos
Por: gabriela

Nessa Pousada, nós clientes somos realmente tratados com carinho, e não simples clientes que são vistos até pagarmos e nada mais. Parabéns Tia Naná, me considerei em minha casa. Paulo Costa
Por: Paulo Costa

melhor praia do RS, muita animação a beira-mar e muito agito à noite.
Por: cassio

oi estou no acre mais tramandai é a melhor praia do litoral gaucho verão bomba ai ja to com saudades desta praia tchau.
Por: alex

Gosto muito de tramandaí,de passear,comer sorvete,visitar e fazer compras nas feiras... A beira da praia deve ser mais cuidada,com mais lixeiras...
Por: suzana ribeiro

Gosto muito de tramandaí,de passear,comer sorvete,visitar e fazer compras nas feiras... A beira da praia deve ser mais cuidada,com mais lixeiras...
Por: suzana ribeiro

ESTIVE EM 2001 A SERVIÇO, CIDADE BONITA DE CLIMA AGRADÁVEL. GOSTARIA DE UM DIA VOLTAR!
Por: FRANCISCO JOSE COSTA LIMA

nassi em tramandai em 1957 sai dai com 17 anos hoje moro na praia do cassino ao sul do rs tenho muitas saudades do tempo em que morei ai.
Por: jorge da silva costa

Conheci Tramandai no ano de 1975, quando ainda pequeno, passou os anos e no verão de 2010 retornei para passar férias la, e simplismente me encantei com a cidade, o mar é maravilhoso, no comercio tem de tudo e para todos os gostos os restaurantes servem muito bem, ja estive la no verão de 2011, pretendo a cada verão descansar naquela praia, pois vivo e trabalho no interior do RS na cidade de Formigueiro a 420km, e sempre digo, Tramandai é cidade que encanta seus visitantes.
Por: Evaldo Marin

nossa estas fotos nao tao bonitas naoo podia ter coisas melhor
Por: bianca

Amo tramandai,desde criança veraneio é a minha cidade onde encontro,a paz ,alegria e recarrego minhas energias,até breve.
Por: enia machado

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tramandaí
Fundação:
1962
Altitude:
8m
População:
29.902 habitantes
Área:
143,7km²
Densidade Demográfica:
208,09hab/km²
CEP:
95590-000

Envie seu comentário sobre Tramandaí

banner