Torres

Torres-RS
banner

Bem-vindo a Torres!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Torres, informações atualizadas sobre a cidade Torres, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Torres.

A cidade de Torres, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 16m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.403 habitantes. A área total de Torres é de 161,7km², e sua densidade demográfica é de 163,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Torres-RS é 95560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Torres é uma cidade gaúcha localizada a 197 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O município é repleto de belezas naturais que encantam os turistas, e é considerado um dos núcleos urbanos mais antigos do Estado.

O território onde fica a cidade de Torres já foi habitado por índios Carijós e Minuanos. A região tem uma natureza exuberante, que inclui parques, praias, dunas, trilhas, morros e lagoas. Para se ter uma ideia, Torres tem 23 quilômetros de orla de marítima. O acesso a esse paraíso gaúcho pode ser feito pelas rodovias BR 453 e RS 389.

Principais pontos turísticos

Torres tem vários pontos turísticos. O primeiro deles já pode ser visto logo no centro da cidade: a Lagoa do Violão. Essa lagoa é usada para a prática de esportes aquáticos em Torres. Ela recebeu esse nome por causa de seu formato parecido com o de um violão.

Outro ponto turístico importante e bastante frequentado na região de Torres é a Praia Molhes. Essa praia recebe muitos visitantes durante o verão, principalmente jovens que estão em busca de surf e banhos de mar. A Praia de Molhes tem uma ótima infraestrutura turística, e conta com vários bares e restaurantes em sua orla. Vale a pena conferir!

Os turistas que vão a Torres também não podem deixar de conhecer a Praia da Guarita, que fica entre falésias e próxima ao Morro das Furnas e ao Morro da Guarita. Essa praia faz parte de uma área de proteção ambiental chamada de Parque da Guarita.

Por fim, vale também uma visita à Ilha dos Lobos, uma bela formação de origem vulcânica, que fica perto da Preamar, uma unidade de conservação que abriga um verdadeiro refúgio de espécies silvestres. Nessa ilha, os turistas podem ver lobos e leões marinhos

Outra atração natural de Torres que faz sucesso entre os turistas é a visita das baleias francas, que passam pela região entre os meses de agosto e novembro. O local ideal para avistar as baleias é o Morro do Farol, um cenário ideal para contemplar o mar e a paisagem da região.

Informações de Torres

Roteiros do Brasil

Região Zona do Litoral Norte

Capital Brasileira de Balonismo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Torres, anteriormente, denominava-se São Domingos das Torres, nome esse ligado ao padroeiro do lugar, São Domingos. O início do povoamento de sede, verificou-se no ano de 1809.  A origem predominante de seus habitantes foi lusa.   Em 1836, devido a revolução Farropilha, iniciada em 1835, Torres sentiu as dificuldades da guerra civil, que deixou no mais completo abandono, prejudicando a recuando seu desenvolvimento.  

 

 

 

Significado do Nome

Significado do Nome

Significado do Nome

 

O nome atual da cidade é devido à existencia de Três grandes rochedos que se estendem a beira mar: Torre Norete (morro do Farol), Torre Centro (Morro das Furnas) e Torre Sul (Praia da Guarita).

Aniversário da Cidade

21 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município turístico e brasileiro, conhecido como a Capital Brasileira de Balonismo, Torres situa-se na divisa com o Estado de Santa Catarina. possui diversas belezas naturais e 23 Km de praias com areias brancas. Desenvolve o ecoturismo, o turismo cultural e o de aventura, o que atrai milhares de pessoas a cada ano na região principalmente nos meses de verão (Dezembro e Março). Possui uma infra-estrutura turística completa com bons hotéis e restaurantes.  

Clima

Temperado e seco com chuvas em Novembro e Dezembro

Temperatura Média

24 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município Litorâneo do Nordeste do Estado de Rio Grande do Sul

Limites

Dom Pedro de Alcântara, Arroio do Sal, Mampituba, Morrinhos do Sul, Passo de Torres (SC), São João do Sul (SC), Praia Grande (SC) e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR 101, BR 453 e RS 389

Distâncias

202 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

Igreja Matriz de São Domingos

Inaugurada em 25 de outubro de 1824. Sua construção é no estilo colonial, barroco simples e possui uma única torre, construída em 1898 pelo Padre Lamônaco.
Em seu interior existem imagens doadas por Dom Pedro I, de grande valor histórico. Foi tombada pelo Projeto Pró-Memória.

Praia Grande

Com 2.000 m de extensão, é a preferida para o banho e ocorrem os eventos esportivos de verão como: vôlei, futebol, tênis, surf e outros.

Prainha ou Praia do Meio

Tem 600m de extensão e é a praia mais tranqüila de Torres. Por possuir solo rochoso, não é muito procurada para o banho, mas possui grande beleza natural.É também um grande ponto de encontro dos jovens nas tardes de domingo.

Praia da Cal

Tem 800mts de extensão, sendo um dos mais belos e preferidos locais para a prática do surf. Possui este nome por que até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.
Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje os seus habitantes são a maioria de Caxias do Sul. Em frente à Praia da Cal, existe a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da Santa, padroeira dos pescadores e navegantes. Sua festa é tradicionalmente comemorada no dia 2 de fevereiro.

Praia da Guarita

Localizada no Parque da Guarita é rodeada pelas torres Centro, Sul e Guarita, a qual dá o nome a este complexo paisagístico. 

Praia da Itapeva

Tem 6.000 m de extensão e localiza-se após o Parque Estadual da Guarita. Tem este nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi-guarani significa pedra chata. Junto ao Morro estão localizadas as dunas da Itapeva, ótimo local para a prática de sandboard.

Rio Mampituba

Faz divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O nome Mampituba é de origem tupi-guarani e significa rio de muitas curvas. Destaque para a pesca do robalo.

Ilha dos  Lobos

Distante 1,8 Km da Praia Grande,é a única ilha marítima no Rio Grande do Sul. Leva esse nome por receber lobos marinhos todos os anos, entre os meses de julho e novembro, na temporada de acasalamento dos animais. Em 1983, foi declarada Reserva ecológica. É uma importante área de descanso e alimentação para leões e lobos marinhos; além de servir de ponto de passagem para golfinhos, baleias e botos; aves e tartarugas marinhas. O relevo da ilha dos lobos não ultrapassa dois metros. Já foi causa de muitos naufrágios em tempestades. Não é permitida a pesca e nem desembarque. Os leões e lobos-marinhos chegam ali para descanso.

Parque  da Guarita

O projeto de ajardinamento foi feito pelo paisagista Burle Marx com a ajuda do ecologista José Lutzemberg.
O restaurante existente no Parque é típico, construído em pedra e palha Santa Fé. Possui um anfiteatro natural circundado por um lago artificial.Apresenta trilhas com vegetação exuberante, lagos, praias e torres basálticas que dão, inclusive, nome ao município.

Morro do Farol

Conhecido primeiramente como Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, o Morro do farol foi assim denominado porque ali foi construído o primeiro farol de Torres, em 1912.
Naquele tempo, ele era feito de madeira, e caiu durante uma forte tempestade em 1935. O farol atual possui 18 metros de altura, acendendo de oito em oito segundos. Pode ser visto em noites claras a uma distância de oito milhas marítimas, ou 12 quilômetros. O Morro é o local perfeito para se avistar as belezas naturais da cidade: dali pode-se ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos. Ao pé do morro, virada para o mar, está a gruta de Nossa Senhora Aparecida e uma fonte de água puríssima.

Morro do Meio

A mais importante das três torres, por seu tamanho, é a do Meio - também conhecida por Morro das Furnas.
Fica a 600 metros do farol, separada de lá pela Praia da Cal. É um tabuleiro alongado, com 135m² de superfície superior. Seu ponto culminante fica a 66 metros de altitude. A enconsta oriental, que abriga as furnas, é repleta de falésias perpendiculares batidas no sopé pelas ondas do mar.

Lagoa do Violão

Está localizada no centro da cidade e tem esse nome por seu formato original assemelhar-se a um violão.
O local é aproveitado para a realização de esportes aquáticos e para caminhadas
 
Ponte Pênsil

Travessia divertida sobre o Rio Mampituba entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Rapel

Atividade segura de descida de paredões com auxílio de cordas fixas em pinos metálicos, fixados diretamente na rocha com auxílio de brocas. Técnica de descida utilizada após a escalada, pode ser positiva (com o apoio dos pés na parede), negativa (sem o apoio dos pés na parede) e tracionada (no caso de paredes grandes dividindo-nas em vários setores).

Paraglider

A torre norte ou Morro do Farol com 40m de altura e 100m de largura, com decolagem gramada em toda a extensão (quando o vento é do quadrante leste) proporciona uma condição ótima para quem quer aprender decolagem, aperfeiçoar o domínio da vela ou simplesmente curtir o “lift” (voar sobre o morro sem descer), e dispondo de um pouso gramado na praia.
Com total apoio da prefeitura, que oficializou o vôo, o número de voadores cresceu rapidamente, encantando por suas manobras e despertando o curiosidade e carisma de moradores e turistas.

Pedalinho na  Lagoa  do  Violão

Passeio de 20 minutos. Aberto diariamente, o ano todo
Crianças de até 3 anos não pagam. Saída: Av. José Maia Filho, 512 - Centro -
Fone: (51) 3626-2982

Monumento ao Surfista

Localizado junto à Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), é um dos únicos monumentos da América Latina que presta este tipo de homenagem. Construído em concreto, representa um atleta surfando. 

 

 

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

- Feira do Livro

Fevereiro

02 - Festa de Iemanjá

02 - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

- Triatlon Internacional

- Carnaval de Areia

Abril

- Festival de Balonismo

- Encenação da Paixão de Cristo

Maio

- Rodeio Crioulo do CTG Porteira Gaúcha

Setembro

- Festival de Intérpretes do Litoral Norte

- Semana Farroupilha

Outubro

12 à 15 - Criança Fest

Novembro

- Festival do Mar

- Festival de Gastronomia

- Moto Beach

Dezembro

31 - Reveillon Som e Luz

 

 

 

 

 

 

hspace=0  Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Torres

hspace=0  [email protected]

hspace=0  (51) 3664-1411

hspace=0 Hospital - 664-1100 

- Posto de Saúde - 664-2397 

hspace=0 Rodoviária - (51) 664-1787

- Brigada Militar  - 190 / (51) 664-1622

- Delegacia de Polícia - 194 / (51) 664-1282

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.turismo.rs.gov.br

 

          www.brasilchannel.com.br

 

 

 

 

 

       

          www.torres.com.br

          www.torres.rs.gov.br      

Comentários de Torres

É o melhor lugar do mundo. não há outro igual, já viajei muito, conheci lugares, mas como Torres não há igual
Por: lenisa

A praia é linda! Mar azul, água limpa... Muito bom de acampar, passear, conhecer os morros. Tem muita natureza e as pessoas q vivem lá são muito carinhosas e educadas. Torres é tudo d bom, já passei 2 verões lá!
Por: Vanessa Castro

A cidade de torres é linda ,tive o privilégio de conher, adorei se pudesse moraria ai,é uma cidade tranqüila,muito prestigiada por sua beleza natural e bem localizada perto do mar,gostaria de passar as férias novamente ai, já estou com saudades desta linda cidade.
Por: marcia aquino

Gente eu estou com muitas saudades ,estou morando em Paraty fica no estado do Rj ,mas nasci aí ,morro de saudades essa é terra maravilhosa não o Rio de janeiro ,eu amo Torres,tenho amigos aí até hoje estou maravilhada com as evoluções,já fazem 11 anos que me mudei mas voltarei,beijos pra todos gaúchos e que Deus ilumine sempre essa terra linda!!!!!
Por: Daiana dos Santos Sales

lindo o lugar,espero que gostamos,estamos anciosos
Por: angela marisa matter

galera de torrica que sauadades de voces está cidade é mesmo tudo de bom que beleza sem falar no ar puro,torres a mais bela praia gaúcha ainda vocês tem dúvida disso??????
Por: karen de mendonça terres

EU NASCI EM TORRES ,SAI DESTA CIDADE AINDA PEQUENA .MAS MEU PAI CONTINUA MORANDO AI NESTA LINDA CIDADE DE TORRES.
Por: EROTIDES GERMANN VIEIRA

A melhor praia do Rs ea mais linda amei,com certeza voltarei passar férias para curtir tudo de bom que torres oferece para os vizitantes.
Por: elisangela

Amo muito estou ai todo ano!! quem conhece nunca esquece!!
Por: Anelise

Eu nasci em Torres, aos 13 anos mudei par Poa, para trabalhar logo casei tive meus filhos, neste meio tempo perdi minha mãe, perdi contacto com meus parentes mas nunca esqueci minha terra, dos mariscos que a gente pegava nas pedras, das conchas que eu tinha coleção, e agora que me aposentei estou me preparando para ficar uns dias numa pousada e procurar meus parente e até voltar a morar nesta terra onde tenho minhas melhores lembranças onde curti minha infância, vou ligar para vocês e poderei pegar mais informação pois gostei muito de tudo que vi e li a respeito.
Por: MARIA DA GRAÇA MATOS BANDEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Torres
Fundação:
1890
Altitude:
16m
População:
26.403 habitantes
Área:
161,7km²
Densidade Demográfica:
163,28hab/km²
CEP:
95560-000

Envie seu comentário sobre Torres