Tenente Portela

Tenente Portela-RS
banner

Bem-vindo a Tenente Portela!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Tenente Portela, informações atualizadas sobre a cidade Tenente Portela, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Tenente Portela.

A cidade de Tenente Portela, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 390m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.916 habitantes. A área total de Tenente Portela é de 341,6km², e sua densidade demográfica é de 40,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tenente Portela-RS é 98500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tenente Portela

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota do Yucumã

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da exploração das terras do município aconteceu no ano de 1911. Tenente Portela, até 1940 denominou-se Pari, nome de origem indígena, que significa pequena rede de taquara que os índios usavam para pescar.
Nesta época viviam aproximadamente 90 famílias, vindas de diversos municípios como: Bento Gonçalves, Guaporé, Ibirubá, Caxias do Sul, Garibaldi, Palmeira das Missões e do Alto Uruguai.
Junto às famílias habitavam duas tribos de índios: Kaigangs e Guarani, atualmente moradores do Toldo Indígena do Guarita, sob jurisdição da Fundação nacional do índio.
Desde 1940, Pari passou a se chamar Miraguay. Em 1942, Miraguay passou a denominar-se Tenente Portela em homenagem ao primeiro Tenente de Engenharia Mário Portela Fagundes, morto em 1925 na Barra do Rio Pardo, como membro da Coluna Prestes.
O Tenente Mário Portella, era um jovem corajoso, militar e engenheiro que integrava a Coluna Prestes na Revolução que eclodiu no Rio Grande do Sul em 1924.
Em 1944 o então distrito de Três Passos, emancipou-se e Tenente Portela passou a integrar-se a este município, na condição de Distrito Administrativo.
Após 10 anos, Tenente Portela emancipa-se de Três Passos. Em 18 de agosto de 1955, pela Lei 2673, assinada pelo Governador do Estado Ildo Meneghetti, o distrito de Tenente Portela passou a município.
Sua instalação ocorreu em 31 de Dezembro de 1955, tomando posse como Prefeito o Senhor Arthur Ambros.

Significado do Nome

Homenagem ao  tenente de engenharia Márcio Portela Fagundes.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 472, RS 330

Distâncias

470 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

ÁREA INDÍGENA DO GUARITA

Devido ao conflito surgido entre brancos e índios da região, os últimos resolveram construir guaritas em áreas mais altas, de onde poderiam ter uma ótima visão para guardar e proteger o seu povo. Daí surge o nome de Área Indígena da Guarita. A visitação é aberta ao público, possibilitando a venda de artesanato indígena.
Localiza-se a 5km da sede do município, com acesso pela BR 472.
Funciona diariamente, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

ROTA YUCUMÃ

A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo. Municípios participantes da Rota: Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho da Serra, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Tenente Portela

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3551-1454 - Fax: (55) 3551-1333

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3551-1685  / 1261 - Fax: (55) 3551-1452
E-mail:
[email protected]
E-mail:
[email protected]
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital Santo Antônio - Fone: (55) 3551-1233

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3551-1590

 

Cartório Registro e Anexos
Rua Aracati,69
Fone: (55) 3551-2303
Tenente Portela-RS

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.yucuma.com.br

             www.tenenteportela.rs.gov.br

             www.tenenteportela.famurs.com.br

Comentários de Tenente Portela

a cidade tenente portela muito linda em dezembro irei visiá-la com minha familia
Por: valdirene

sou natural de tenente portela acho ela fantastica mas ja fas tempo que sai da cidade, ela é mara!!!!!!!
Por: roselei

OI,EU CONHEÇO TENENTE PORTELA E TENHO PAIXÃO POR ESSA CIDADE.MEU PAI É NATURAL DE LÁ E TODOS OS ANOS NÓS VAMOS PARA AÍ.UM DOS PONTOS MAIS BONITOS É A PRAÇA DO ÍNDIO!
Por: KAROLINE

tenho muitas saudades dessa cidade,me criei aí,saudades de quando ia tomar banho nas cachoeiras e jogar bola nos campinhos de terra.Esse anoquero ir passear ai,visitar meus pais e relembrar meutempo de criança.abraços á todos emportela
Por: gilberto dos santos garcia(filho do seu dorivaldo)

amo a cidade de tenente portela, pois é a melhor que existe passo quase todas as minhas férias lá, amo muuuuuito portela *-* aconselho visitarem :D
Por: tuca

nasci nesta cidade,agora moro no mato grosso quando puder irei visitar,adoro minha terra natal.beijos
Por: luciane regina de souza

nasci e vivi nesta bonita cidade até por volta dos 16 anos,agora resido em ijui cidade esta que adotei de coração mas tenhos parentes e amigos que residem em portela por isso quando posso vou até ai.parabéns pelo desenvolvimento da cidade
Por: maria salette turra dos santos

melhor lugar do interior pra se curtir as ferias,moro em foz do iguaçu pr apesar de ter nacido em tenente portela rs mas moro no pr por questão proficional e um lugar fantastico pra laser e descanso
Por: Valdir de almeida borges

SAI DAI A MOITO TEMPO MAIS AMO MUITO ESTA CIDADE MORO A 30ANOS EN CUIABA M.T
Por: CLEONICE SOARES

Mis ganas de conocer Tenente Portela, es que mi mama es de ese pueblo.
Por: Garcia gonzalo ariel

tenho 10 anos vou conhecer tenente portela este anoo
Por: vitoria

adoro tenente portela sou portelence de coracao sou de mato grosso mas todo ano visito esta linda cidade.gosto do povo do clima dos custumes do churrasco enfim parabens portelensses voces moram num cantinho do ceu.....
Por: junior

Sou filho dessa terra. Nasci em Tenente Portela, RS, e ainda não a conheço, pois ainda bebê, meus pais se mudaram para o Paraná. Ainda quero conhecê-la, em breve. Pela fotos, ela é muito bonita. Abraços...
Por: Nelson N Eich

eu nasci em tenente portela morei ate os 9 anos hoje ja tenho 35 e gostaria muito de conhecer a cidade d novom mais não vou viajar quero ver fotos
Por: Jandira Guntzel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tenente Portela
Fundação:
1955
Altitude:
390m
População:
13.916 habitantes
Área:
341,6km²
Densidade Demográfica:
40,74hab/km²
CEP:
98500-000

Envie seu comentário sobre Tenente Portela