Taim

Taim-RS
banner

Bem-vindo a Taim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Taim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Taim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Taim.

Informações de Taim

                            Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A sede da vila do Taim é conhecida popularmente por Capilha, que é simplesmente uma aldeia composta por algumas choupanas e pequeníssima capela. Quanto a lagoa Mirim, podemos destacar que é o segundo maior corpo de água do Brasil de características lacustres. Trata-se de uma lagoa barrada, interligada a laguna dos Patos pelo canal São Gonçalo, onde encontramos um grande terraço lagunar eólico. Na vila do Taim ainda encontramos, a única linha de falésia viva, na lagoa Mirim, onde se desenvolve um trabalho de erosão lacustre e a formação, por regressão da falésia, de um terraço de abrasão. A frente abrupta da falésia mostra diversos níveis de deposição. Nas últimas duas décadas, a abrasão lacustre e o escoamento pluvial provocaram a regresão da falésia do Taim em 25 metros, deixando no limite a referida igreja.

Significado do Nome

Nome originado da alteração da expressão Tai Moing, que tem versão cousa pequena em que penso.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Subtropical

Temperatura Média

22º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Rio-Grandense 

Limites

Capão do Leão, Arroio Grande (O), Pelotas (N) e Santa Vitória do Palmar (S) 

Acesso Rodoviário

De Porto Alegre, Br 116, no sentido sul, percorrendo 262 km até Pelotas. De Pelotas, BR 392, percorrendo 58 Km até Rio Grande. Do Chuí, Br 471, num trecho de 244 Km até Rio Grande
Localização: Planície Costeira sul do Estado A

Distâncias

309 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Estação Ecológica do Taim

É uma estação ecológica administrada pelo IBAMA, criada em 1978 e possuindo uma área de 33.815 hec, situando-se na estreita faixa de terra entre o oceano Atlântico e a lagoa Mirim. O acesso a ESEC Taim se faz através da BR-471, estrada que atravessa longitudinalmente a área da estação, ficando sediada no Km 65 dessa rodovia. O objetivo principal é de proteger um dos principais ecossistemas do país, bem como proporcionar meios para que as universidades e outras instituições possam fazer estudos ecológicos.

Banhado do Itaim

Protegidas na estação ecológica de 111.355 hectares, localizada no litoral sul do RS, mais a Ilha de Taquari, situada na Lagoa Mirim. O Banhado é o habitat provisório de uma infinidade de aves migratórias e morada de centenas de espécies nativas que aproveitam a diversidade de ecossistemas ali existente para acasalar e reproduzir.
Cercados pelo Oceano Atlântico e a lagoas Mirim e Mangueira, os bichos dão uma espetáculo de cor e movimento, emoldurados por dunas, matas de restinga, campos e muita, muita água.

Planície Costeira do Rio Grande do Sul

Apresenta áreas de grande expressão no contexto ambiental do extremo sul do Brasil, originada pelos avanços e recuos do mar. Na região salientamos o Banhado do Taim que apresenta diversificados ecossistemas estando representados pelos banhados, praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordão de dunas e campo de dunas. Diante dessa variedade ambiental poderemos apreciar várias espécies animais como: João de barro, tartarugas, tuco-tuco, capivaras, ratão do banhado, jacaré e abundante ave-fauna. A flora igualmente variada apresenta: figueiras, corticeiras, quaresmeiras, orquídeas, bromélias, cactos, juncos e aguapés. A cultura local está intimamente ligada com o ambiente, as comunidades buscam a sobrevivência através da pesca e no manuseio do campo (agricultura ou pecuária).

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

- Taim - distrito do município de Rio Grande.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (53) 3035-8400/8401 - Fax: (53) 3035-8418

Serviço de Informação ao Turista: Fones: (53) 3232-8444 / 3231-4753/3466/6858/7899
E-mail:
[email protected]

hspace=0 110 Volts

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Cartório:
Rua Carlos GOmes, 566 - Centro
RIo Grande-RS
Fone (53) 3232-9663

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:  www.riogrande.rs.gov.br

          www.riograndeturismo.com.br

          www.flickr.com.br

          www.wikipedia.org

Comentários de Taim

tenho orgulho do nosso taim e uma coisa muito linda de se ver nunca canso de olhar.Parabens para as pessoas que cuidam desse lugar tão maravilhoso;;;;;
Por: valquiria contreira

Ao transitar pela BR 471, por favor, vá devagar, pois além de não machucar algum animal, você poderá avistar várias espécies em habitat natural, como a capivara, o jacaré e o tachã...
Por: Mário

Nasci em Rio Grande, porem meus avos, Armando e Nely Corvo se criaram la. Passei boa parte das minhas ferias de infancia no Taim. Sempre amei este lugar que Deus preservou para nossa familia
Por: Fernanda Corvo Fernandez

Conheço o Taim e a Capilha, foi um evento inesquecivel e convido a todos a visita, para valorizar nossas potencialidades precisamos em primeiro lugar conhece-las e aprecia-las, vale a pena uma visita!
Por: jefferson dutra

Passei em viagem pela segunda vez no sentido de Uruguai e achei um lugar fantastico.gostaria de poder passear e poder conhecer melhor.
Por: lipercio fernandes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taim

Envie seu comentário sobre Taim