Soledade

Soledade-RS
banner

Bem-vindo a Soledade!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Soledade, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Soledade, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 29/03/1875. A localidade está em uma altitude de 726m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.388 habitantes. A área total de Soledade é de 1.209,0km², e sua densidade demográfica é de 23,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Soledade-RS é 99300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Soledade

                          

Roteiros do Brasil

Capital das Pedras Preciosas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros homens brancos a entrarem em contato com os indígenas da serra foram os missionários. Os discípulos de Santo Inácio de Loyola começaram o trabalho de catequese e aldeamento dos índios por volta de 1626. Nas cabeceiras do Rio Pardo, hoje Barros Cassal, os Jesuítas ergueram a Redução de São Joaquim que chegou a congregar mais de mil famílias catequizadas que dez anos após foram vítimas da ação devastadora dos Bandeirantes que chegavam com a poderosa bandeira de Antonio Raposo Tavares.
Desde o abandono e destruição da Redução de São Joaquim, em 1637, até o início do século seguinte, a região de Soledade permaneceu querência de índios selvagens.
No século XVIII, durante a fase áurea do desenvolvimento econômico e cultural dos Sete Povos das Missões, a região de Soledade voltaria a interessar às missões jesuítas. Da experiência anterior da Redução de São Joaquim, ficou guardada a memória dos ricos ervais existentes na serra que divide as águas do Jacuí e Taquari. A erva-mate era o sustentáculo econômico dos Sete Povos, o principal produto a que dispunham os jesuítas para comercializar em Buenos Aires. Pelos meados de 1716, os índios missioneiros começavam a freqüentar a Serra do Botucaraí para o fabrico da erva. Vinham em carretas e acampavam em locais definidos a cada povo e somente retornavam com seus carros carregados depois de muitos meses de trabalho.
Espalhou-se também a notícia de que na Serra do Botucaraí havia minas de ouro e prata exploradas pelos padres da Companhia de Jesus. Motivado por tal notícia, Francisco de Brito Peixoto, capitão-mor da laguna, organizou uma frota composta pelos melhores elementos que dispunha. Tudo inútil, pois o ouro e a prata a que se referiam eram os grandes ervais que os jesuítas exploravam junto à Serra do Botucaraí.
A exploração e cultivo de erva-mate prosseguiu mesmo após a expulsão dos jesuítas e passado um século, nada mais restando das rancharias e capelas dos índios, a velha estrada das carretas transportando erva continuou sendo a artéria das comunicações de Soledade com a região das Missões.
Em 1801 com o fim das reduções, cessam as longas viagens dos índios ervateiros e começa a povoação por pioneiros luso-brasileiros. Apesar dos campos de Soledade não oferecerem a mesma fertilidade e qualidade dos campos das Missões e os pastos da mesma natureza que os de Vacaria, assim mesmo despertaram o desejo de posse de alguns expedicionários. Foi o que sucedeu com o Alferes André Ferreira. Após ter participado da conquista ou destruição das Missões, procurou estabelecer-se nos campos de Soledade.
A abertura da Picada de Botucaraí, em 1801, facilitou a ocupação da região e possibilitou uma comunicação direta entre Rio Pardo e o Planalto. Estabeleceu também a possibilidade de um comércio direto entre Rio Pardo e as Missões, encurtando o caminho dos tropeiros e afugentando os bugres da encosta da serra.
Em 29 de março de 1875, pela Lei Provincial nº 962, a Freguesia de Nossa Senhora da Soledade foi elevada à categoria de Vila, emancipando-se de Passo Fundo, ato assinado pelo presidente José Antonio de Azevedo Castro. As providências para a instalação da nova comuna foram tomadas de imediato. E demorou o procedimento para tal. Na Igreja Matriz, foram realizadas as eleições para a constituição da Primeira Câmara que tomou posse em 9 de setembro de 1875. Após as Juntas Municipais, passou-se, em 1891, o município a ser dirigido pelos Intendentes Municipais, tendo o primeiro assumido em 1892 seguindo desta forma até 1931 quando passou a ser dirigida por um Prefeito Municipal.
1816 Segundo notícias, nesse ano, dá-se o início da efetiva ocupação branca do território de Soledade, as quais referem-se à época da concessão de sesmarias, pelo Governador e Capitão-General Marquês de Alegrete e, em 1823, pela Junta Governativa da Província, na região denominada Cima da Serra do Botucaraí.
Segundo documentos do Arquivo Histórico do Estado, os primeiros sesmeiros foram o Tenente André Ferreira de Andrade, o Furriel Vicente Ferreira de Andrade (pai e filho), a senhora Ana Angélica Ricarda, Antônio Francisco de Morais, Miguel Joaquim Borges e outros.
1832 Como demonstração de uma nascente consciência comunitária, é construída uma capela para o culto divino.O líder foi Lúcio Ferreira de Andrade e as terras foram adquiridas da senhora Francisca Maria da Silva, vulgo Chica Mineira.
A Capela ficou pronta em 1837, conforme registros da Diocese de Santa Maria.  

Significado do Nome

Segundo a tradição, o local onde está a capela, teria sido escolhido em função de um acidente que pareceu mensagens do céu: ... lá por volta de 1830 uns estancieiros, que pretendiam se estabelecer na zona, levando na carreta uma imagem de Nossa Senhora, ao passarem pelo topo de uma formosa colina, viram os bois parar e se negar a ir adiante. Repetido por diversas vezes o fato extraordinário, convenceram-se de que ali deviam deixar a referida imagem e, em breve, ergueram modesta capelinha, que foi chamada da Senhora da Soledade.  

Aniversário da Cidade:

29 de Março  

Gentílico:

soledadense

População:

30.065 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade característica do interior, onde se vive em harmonia com a natureza, onde se respira o cheiro da terra, é uma cidade maravilhosa e quem não à conhece, há de conhecê-la um dia.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

16º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Rio-Grandense 

Limites:

Norte: Ibirapuitã, Tio Hugo, Camargo, Victor Graeff e parte de Mormaço.
Sul: Barros Cassal, Tunas e Lagoão.
Leste: Fontoura Xavier, Itapuca, Nova Alvorada e Arvorezinha.
Oeste: Espumoso e parte de Mormaço. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia BR-386: Acesso ao Mercosul, a Porto Alegre e à região do Planalto (norte).
Rodovias BR-153 e RS-471: Soledade ao Porto de Rio Grande e ao sul do Estado.
Rodovia RS-332: Soledade à região das Missões e ao Vale do Taquari.  

Distâncias:

Da Capital:

280 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março 

- Aniversário do município

 Maio

- Exposição Feira de Soledade

 Setembro 

- Semana Farroupilha 

- Festa do Chico Bento
 
 Dezembro

- Natal Brilha Soledade 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE

E-mail: [email protected]   

Telefones: (54) 3381-1699

Sites: http://www.soledaders.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3381-1699

Terminal Rodoviário

Telefone: (54) 3381-1562

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3381-4060

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (54) 3381-1244

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.wikipedia.com.br 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Soledade

Cidade caracteristica do interior, onde vive-se em harmonia com a natureza, onde se respira o cheiro da terra, porem conclamamos investidores que queiram investir pois há uma certa carencia de industria
Por: Paulo Austria

é uma cidade maravilhosa quem ñ conheçe tem que conheçer é uma maravilha
Por: Maira

achei muito simpatica!! muito boas as fotos! abraços ao moradores da cidade!
Por: sonia maria gorla

soledade e uma cidaade maravilhosa , e uma cidade bem querida não e muito dificil de viver aqui. Não e uma cidade muito violenta.
Por: franciely

Eu morei um certo tempo ai,qdo me casei com Paulo Fernando Pancotte,e gostaria muito de saber da familia dele.Familia Pancotte
Por: Ana Paula do Nascimento

cidade mais linda do pais sudade da miha terra te amo soledade onde vivi minha infancia.
Por: angelina de fatima gobi

sou filho desta linda cidade mas estou longe como um filho prodigo esto longe mas prometo voltar um dia tenho muitas saudade do povo de soledade que e muito ospitaleiro e amavel obrigado a todos os soledadense por manter essa cidade linda e maravilhosa continuen divulgando nossa cidade abraço para todos ate um dia
Por: vilmar de moraes

SOLEDADE MINHA TERRA NATAL QUE EU AMO,SOLEDADE TEM TUDO D E BOM.GENTE HOSPITALEIRA,PONTOS TURITICOS MARAVILHOSOS,E´ A CAPITAL DAS PEDRAS PRECIOSFAÇA UAM VISITA A SOLEDADE VC VAI QUERE VOLTAR SEMPRE.
Por: IONE PEREIRA

Nasci no interior de Soledade. Estudei na Escola Técnica Frei Clemente. Sinto muita saudade dessa terra e desse povo maravilhoso. Assim que for possível estarei visitando Soledade. Aqui em Xanxerê, onde resido, não canso de elogiar e propagar os encantos da terra onde nasci. Gostaria que a Prefeitura fizesse constar nesta página o mapa do Município de Soledade. Agradeço se meu pedido for atendido.
Por: Pedro Waldir Gauer

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Soledade
Fundação:
29/03/1875
Altitude:
726m
População:
28.388 habitantes
Área:
1.209,0km²
Densidade Demográfica:
23,48hab/km²
CEP:
99300-000

Envie seu comentário sobre Soledade

banner