Silveira Martins

Silveira Martins-RS
banner

Bem-vindo a Silveira Martins!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Silveira Martins e muitas outras opções de hospedagem na cidade Silveira Martins. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Silveira Martins.

Informações de Silveira Martins

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Silveira Martins tem sua origem na década de 70 do século passado, quando o Governo Imperial requereu as terras devolutas existentes na região de Santa Maria da Boca do Monte e, nelas, instalou o Quarto Núcleo de Colonização do Estado. Os primeiros habitantes deste núcleo foram os eslavos (russos e alemães), que na sua grande maioria abandonaram a região por não se adaptarem às condições geográficas das encostas da Serra São Martinho. Este fato levou a direção da colônia desviar levas de imigrantes italianos para povoar aquela região. Com isto a Quarta Colônia Italiana foi denominada Silveira Martins. A cidade guarda em sua região atrações naturais que merecem ser conhecidas.

Silveira Martins é conhecida como Berço da Quarta Colônia por receber as primeiras levas de imigrantes italianos da região central do estado do RS, dando início ao 4º Núcleo de Imigração Italiana do RS, juntamente com os outros três primeiros núcleos: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Foi em 19 de maio de 1877 que na localidade de Val de Buia chegaram as primeiras famílias provenientes do norte da Itália, principalmente da região do Vêneto para “fazer a América”. Os primeiros imigrantes ficaram alojados no Barracão da Val de Buia, onde hoje se encontra o Monumento ao Imigrante, em comemoração ao centenário da imigração em Silveira Martins. As famílias tiveram que lidar com enormes dificuldades. Os primeiros tempos implicavam traçar caminhos e derrubar o mato, tornando habitável um espaço praticamente despovoado. O descaso do governo imperial e as saudades da terra natal faziam parte do cotidiano dos italianos, para piorar, os imigrantes tiveram ainda que lutar contra uma peste nas instalações improvisadas do Barracão. O barracão abrigou as primeiras famílias apenas do relento. Pois não havia higiene nem mesmo o mínimo de conforto nesse local, sendo que o que moviao italiano era a fé inquebrantável e a vontade de construir um futuro melhor para seus filhos.

Com a criação da Colônia de Silveira Martins, também originaram-se outros núcleos para receber o grande número de imigrantes que chegavam na região e que hoje formam os municípios da Quarta Colônia (Nova Palma , Faxinaldo Soturno, Ivorá, Dona Francisca, Pinhal Grande, São João do Polêsine, Agudo e Restinga Seca).

Emancipada de Santa Maria no dia 11 de Dezembro de 1987, Silveira Martins possui como base da economia o cultivo do feijão, soja, milho e batatinhae também da atividade turística, que atrai inúmeros visitantes para desfrutarem da saborosa gastronomia e dos belíssimos atrativos religiosos, naturais e históricos que só Silveira Martins, por ser o Berço da Colonização Italiana do Centro do estado pode oferecer.

Visitar Silveira Martins, hoje, é apreciar um pouco da beleza do passado e descobrir a pujança deste povo, fortalecido pelo trabalho e dedicação pessoal, característica dos italianos. È reviver também as tradições italianas,que sobrevivem há mais de um século de colonização.

Significado do Nome

 

Homenagem ao tribuno do império, senador gaúcho Gaspar de Silveira Martins.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 287, VRS 304

 

Distâncias

283 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

MUSEU CULTURAL SILVEIRA MARTINS

Localizado na Rua Francisco Guerino, 407 (antigo Colégio Bom Conselho). Horário de funcionamento: diariamente, das 13 às 17h. Informaçõe fone: (55) 3224-1242/1200.

IGREJA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Situada na rua Francisco Guerino, 575. Foi erguida por imigrantes italianos em 1890 e inaugurada em 1893, possui torre de 42 metros em estilo romântico-bizantino e formato cilíndrico, única no gênero na América Latina. Aberta diariamente em horário comercial, com informações pelo fone: (55) 3224-1033.

MONUMENTO AO IMIGRANTE

Inaugurado em 1977 em honra ao centenário da imigração italiana na Quarta Colônia. Localizado no Barracão de Val de Buia, local onde se instalaram os primeiros imigrantes da região, antes de serem destinados aos lotes coloniais. A grande cruz, principal componente arquitetônico do monumento, representa a fé e a religiosidade dos imigrantes e também homenageia aos muitos italianos que morreram no local em decorrência de uma peste. Localizada na subida da serra, na VRS 304, a 4 km da sede.

ANTIGO COLÉGIO BOM CONSELHO

Escola inaugurada em 1908, mantida até a década de 80 pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, quando passa a funcionar como Escola Estadual. O colégio funcionou durante a maior parte do tempo como internato de meninas. Hoje, a estrutura da escola funciona em novas instalações, e o prédio antigo abriga um Centro Cultural, com atividades como aulas de música, dança, biblioteca, museu, etc. O prédio, com belas características arquitetônicas, foi comprado pela Prefeitura Municipal e se prepara para restauração. Visitação: de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h. Informações fone: (55) 3224-1242.

MOINHO DO MORO

Moinho artesanal com moenda de cana-de-açucar e farinha de milho, construído pelos imigrantes italianos, um dos únicos na região ainda em funcionamento. Fica na propriedade do Sr. Etelvino Moro, na localidade de Val de Buia, a 5 km da sede. Ponto de venda de cachaça, licores artesanais e farinha de milho, tudo feito no próprio moinho. Visitas agendadas. Fone: (55) 3224-1175.
 
CONJUNTO DA POMPÉIA

Conjunto arquitetônico composto pela Capela Nossa Senhora da Pompéia, Olaria dos Guerra e Casarão dos Guerra. A Capela, em formato octogonal, foi construída no início do século 20, em cumprimento de promessa feita pelo imigrante italiano Vincenzo Guerra, cuja família povoou a Pompéia e até hoje zela pelo patrimônio histórico-arquitetônico do local. Pompéia fica 2 km da sede, e ainda preserva as características típicas do tempo da imigração. Capela abre em horário comercial.

CASCATA DO MEZZOMO

Espaço preservado dentro da mata virgem, com riacho repleto de pequenas quedas dágua que culmina na cascata maior que leva o nome do dono da família. 

PEDRA DO GUERINO

Belo mirante com vista para a cidade vizinha de Santa Maria. Acesso fácil a 2 km da sede. Informações fone: (55) 3224-1242 - Secretaria de Turismo.

CHÁCARA SANTA EULÁLIA

Chácara de lazer onde o turista pode usufruir de paisagens naturais, trilhas e um pequeno museu cuidado pelos proprietários, além de saborear o vinho da casa. A Chácara está situada na localidade de Vila Cattani, a 3 km da sede. Informações fone: (55) 3505-1880.

QUINTA DOM INÁCIO

Trilhas ecológicas, passeios de aranha (espécie de charrete) e muita natureza. Nas trilhas é possível apreciar belas cascatas, além da fauna e flora típicas da região, em passeios através das matas virgens.

ROTEIROS INTEGRADOS DA QUARTA COLÔNIA

Os Roteiros Integrados de Turismo Rural Cultural e Ecológico envolvem nove municípios da chamada Quarta Colônia. Os roteiros turísticos são programas dirigidos, contando, para isso, com guias treinados para orientar com eficiência o turista.
Municípios participantes: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine, Silveira Martins.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Silveira Martins

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3224-1200 - Fax: (55) 3224-1088

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3224-1200/42
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3224-1122

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3224-1019

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.silveiramartins.famurs.com.br

Comentários de Silveira Martins

uma cidade pequenina mas acolhedora ,onde os habitantes são muitos hospitaleiros .quem gosta d ar puro e natureza precisa vir a silveira martins .
Por: jouvana aozani de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Silveira Martins

Envie seu comentário sobre Silveira Martins

banner