Sapiranga

Sapiranga-RS
banner

Bem-vindo a Sapiranga!

banner

Comece planejando a sua viagem para Sapiranga utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Sapiranga e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Sapiranga.

A cidade de Sapiranga, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 57m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 67.386 habitantes. A área total de Sapiranga é de 133,5km², e sua densidade demográfica é de 504,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sapiranga-RS é 93800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sapiranga

 

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Vale do Rio dos Sinos

Cidade das Rosas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes da emancipação, Sapiranga era considerada o quinto distrito de São Leopoldo. Existia a denominação tradicional do mundo luso, oPadre Eterno. Na época, era comum dar nomes a lugares. Os primeiros imigrantes alemães desembarcaram no Porto das Telhas, em São Leopoldo, no dia 25 de julho de 1824. Desde então, iniciou-se a história dos municípios que rodeiam o Vale dos Sinos. Esses imigrantes receberam lotes de terra, onde puderam dar início à sua habitação.
A partir da colonização alemã, iniciaram-se as modificações na estrutura do Rio Grande do Sul e do Brasil. Além disso, os colonos alemães implantaram uma nova filosofia de vida, onde o homem compartilhava seu trabalho braçal com toda a família. Dessa maneira, havia uma grande união entre os imigrantes, pois os mesmos estavam expostos às atividades de subsistência. Então, os vizinhos ajudavam-se em determinadas funções.
A cultura alemã, na agricultura, indústria, comércio, entre outros, foi se desenvolvendo desde os primórdios da história do município e se mantém até os dias de hoje. 

Significado do Nome

A origem do nome é Araçá-Piranga, uma fruta muito comum na região conhecida como Kraemereck. A simplificação do nome se deu por conta dos primeiros colonos alemães da região, daí a palavra Sapiranga.

Aniversário da Cidade:

27 de Fevereiro 

Gentílico:

Sapiranguense

População:

73.979 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade agradável, habitada por um povo simpático e hospitaleiro, que se alegra em compartilhar suas paisagens com os visitantes do mundo inteiro.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de Porto Alegre 

Limites:

Novo Hamburgo, Campo Bom, Araricá, Dois Irmãos, Nova Hartz e Morro Reuter. 

Acesso Rodoviário:

RS 239 - BR 116

Distâncias:

Da Capital:

52 Km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Balneários

Roteiro Turísitico Caminhos de Jacobina

Sapiranga é um espaço atraente, procurado por muitas pessoas que desejam manter o contato com a natureza próximo dos centros urbanos e visitar o roteiro Caminhos de Jacobina. Este roteiro pode ajudar você a conhecer mais sobre o episódio dos Mucker.
 
Casa Tombada

A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johan Schmidt, permance até hoje, consituindo-se numa das casas mais antigas de Sapiranga. De estilo enxaimel, a casa foi erguida com paredes feitas com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado era feito de tabuinhas engatadas em ripas. Mais tarde, quando apodreciam, eram trocadas por telhas de folhas de zinco ou telhas de barro. (A casa tombada foi restaurada).
 
Cemitério Amaral Ribeiro

Mantém os túmulos de quatro moradores de Sapiranga, mortos no conflito com os Mucker, em 26 de julho de 1874. A arte funerária e as inscrições nas lápides do século XIX mostram traços culturais e religiosos da comunidade.
 
Estátua do Cel. Genuíno Sampaio

(Local do futuro memorial Mucker) - Estátua erguida por colonos próximo à residência de Jacobina. Em 1874, nesse local, travaram-se duas batalhas entre soldados do Coronel Genuíno Sampaio e o grupo de Jacobina.
 
Cruz de Jacobina

Neste local, Jacobina e alguns do seu grupo se abrigaram para fugir do confronto com seus perseguidores. A cruz foi colocada no início do século XX, depois da visita de um dos remanescentes do confronto. Acredita-se que neste local Jacobina tenha sido assassinada.
 
Pedra Branca de Jacobina

Neste local foi construída uma escadaria com 250 degraus, permitindo vizualizar a caverna que foi o último esconderijo de Jacobina.
 
Locação Paixão de Jacobina

A propriedade serviu como locação para o filme A Paixão de Jacobina. Possui uma casa em estilo enxaimel, com mais de cem anos e reproduções dos personagens do filme, uma cozinha em estilo enxaimel, um galpão onde foi filmada a cena final e a trilha das Três Quedas com acesso a cascatas onde se pode tomar banho.
Zona Rural - Picada Scneider
Fone: (51) 3599 - 2768 / 9671 - 9370 

Antiga Casa em Enxamel

Construída em 1845, detalha o estilo enxaimel.

Museu Municipal

Construído para sediar a Estação Ferroviária em 1903, é a sede do museu desde 1996. As peças contam a história da viação férrea e da colonização alemã.Partindo do slogan Museu é Vida, ele registra e resgata os vários aspectos da cultura. Arquivo fotográfico, museu itinerante, exposições de diversos temas. Av. 20 de Setembro, 3675 Informações: (51)3599-4751 das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
 
Monumento ao Imigrante

Construído para marcar a data do sesquicentenário da Imigração Alemã comemorado em 1974. É uma homenagem ao povo que fez do Brasil a sua nova pátria.

Centro de Cultura Lúcui Fleck

Inaugurado em 1988. Está aberto à comunidade e oferece espaço para exposições(494 lugares). Homenageia Lúcio Fleck professor e historiador da colonização alemã. Localiza-se na Rua 7 de Setembro, 766. Informações: (51) 3599-4058.

Escola Pública

A escola inaugurada em 1935, na Picada São Jacó, zona rural de Sapiranga, foi restaurada para garantir o resgate histórico-cultural do município. Móveis e objetos antigos da escola e outros objetos da lida da agricultura estão expostos, no local. Ainda, são realizadas oficinas de artesanato no local.
A escola localiza-se na Picada São Jacó.
Informações Fone: (51) 3599 - 1891

Cascata da Picada Verão

Morro Ferrabraz

Vôo Livre:A adrenalina que o Morro Ferrabraz proporciona aos inúmeros visitantes tem uma explicação. É que os 779 metros de altura garantem uma vista privilegiada da cidade e dos municípios vizinhos, podendo, inclusive, identificar no horizonte as construções e luzes de Porto Alegre. Como se não bastasse, o local é frequentado por pilotos de todo o Brasil, e até mesmo do exterior, em busca de boas térmicas para a prática do vôo livre. Inúmeras asa-deltas e paraglaiders decolam do pico do morro em busca do campeonatos de Down Hill (descida de bicleta do morro em cerca de 5 minutos), mountain bike e motocross que ocorrem no local. As trilhas ecológicas, cascatas escondidas e outros pontos a serem descobertos completam a divercidade de atividades a serem realizadas no morro. Muitos ainda acreditam que o Morro Ferrabras é considerado um dos principais atrativos de Sapiranga.
Como prática do vôo livre, o morro é tradicionalmente o ponto onde se consagram os melhores pilotos de asa-delta.
No sopé do morro, está localizado o sítio histórico dos Mucker, o monumento à Genuíno Sampaio, a sede da AGVL, o lar da juventude e àrea de alimentação.
Localizado à 5km da sede do município. 

Reseva Ecológica Família Lima Schoelles

Área de lazer cujo diferencial é a fauna e a flora preservada. O local é coberto por mata nativa onde se pode observar animais silvestres. O visitante poderá desfrutar das trilhas e passeios ecológicos que levam a cinco cachoeiras que são o principal atrativo do empreendimento e que formam piscinas naturais próprias para banho, sendo que a quinta cascata é a maior de todas, com 35 metros de queda de água. O empreendimento oferece quadras para a prática de esportes, além de toda a infra estrutura para camping e lazer.
 
Rota Caminhos do Vale

Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga.

Praça das Rosas

Sapiranga foi denominada Cidades das Rosas na década de 60, devido à grande quantidade de jardins e praças com canteiros de rosas.

Sítio das Águas Dotta

Área de lazer com estrutura de piscina (com água tratada) rampa e toboágua, açude para pesca, lancheria, churrasqueiras, banheiros, praça de brinquedos, estacionamento. Encontra-se também, um mini museu com acervo de peças antigas e ferramentas utilizadas no meio rural.
Área com mata nativa para passeios e trilhas ecológica.

Monte Belo

Monte Bello é um parque voltado à diversão, lazer, aventura e realização de eventos. O visitante pode participar de atividades em contato direto com a natureza.  

Transporte Ferroviário

Em 15/08/1903, foi concluída a construção da estrada de ferro que ia de Novo Hamburgo a Taquara. Foi a primeira estrada de ferro do Estado, tendo sua obra iniciada em 26/11/1871. Novo Hamburgo e Taquara eram as duas estações principais, com sete estações secundárias e três paradas.
Uma das intenções da criação da estrada era a ligação da capital aos principais centros econômicos do Estado (considerando que sua extensão vinha de Porto Alegre até Taquara). Um desses centros era São Leopoldo e entre as áreas pertencentes a esse município e colonizada por alemães constava Sapiranga.
A segunda intenção da criação da estrada era a questão militar, devido à preocupação em relação à defesa do território que dependia da rápida movimentação das tropas do exército.
Vale ressaltar que a urbanização desencadeou-se devido à estrada de ferro. Porém, na década de 1960, quando foi inaugurada a estrada de rodagem estadual, o local, que tinha como principal meio de deslocamento a estrada de ferro, passava a usar também a RS-239. Em 1964, a estrada de ferro foi desativada.

Vôo Livre

O voo livre iniciou sua história no município de Sapiranga no ano de 1977. no início, o esporte era considerado de alto risco, devido ao grande número de acidentes.
Com o passar do tempo, a segurança dos equipamentos foi sendo aprimorada e hoje dificilmente os pilotos correm riscos de vida. Basta o voador ter consciência da necessidade de uma boa preparação física, psíquica e um bom equipamento de voo. Além disso, é importante um bom clima para o voo ser tranqüilo.
Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) - foi fundada em 28/08/1978 e é responsável pelo recebimento de pilotos de vários estados do país e de outros países.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário de Sarapiranga - 2011

Data:21/02/2011 a 28/02/2011

Local: Parque do Imigrante

Horário: 10h
Valor: Entrada franca.

O que vai acontecer:

Neste ano de 2011 Sapiranga comemora 56 anos de emancipação.
Para comemorar esta data, a Administração Popular programou uma semana de atrações e uma grande festa no Parque do Imigrante, no dia 27/02.

PROGRAMAÇÃO 56 anos Sapiranga:

2ª FEIRA – 21/02

17h - Ato do início das obras nos arroios na Rua Antão de Farias

3ª FEIRA – 22/02

9h30 – Minha Casa Minha Vida - apto
16h – Visita nas obras do Loteamento Vida Nova
17h – Visita nas obras da Travessa Majé- Bairro Santa Fé

4ª FEIRA – 23/02

15h -  Centro de Referência da Mulher
20h – Jantar de Homenagens no Clube 19 julho

5ª FEIRA – 24/02

08h - Café da manhã

*  Assinatura de Convênio com empresários
*  Instalação de novas empresas no município
*  Fala do secretário Estadual da Agência do Fomento
18h – Ginásio e ampliação da Escola Rubaldo Emílio Saenger

6ª FEIRA – 25/02

17h -  Inauguração da Pavimentação da Monte Castelo

SABADO – 26/02 

9h – Inauguração do Campo da Vila Irma
14h – Volta Ciclística de Emancipação - etapa gaúcha e brasileira
15h – Desafio Ferrabraz – provas de Corrida, Voo Livre e Ciclismo

DOMINGO – 27/02

Palco Popular

13h - Recepção com a Banda Imigrante
15h - Abertura Oficial
15h30 - Corte do Bolo de Aniversário – com 56 metros
16h30 - Banda Nova Fase
20h - Show Sertanejo Universitário de Cairon & Gustavo
21h30 - Banda Céu e Cantos Palco Arena

Palco Arena de Shows

19h30 - Landau Rock Band
20h30 - Banda Alcaholy
22h - Show Especial com Chimarruts

SEGUNDA – 28/02

Retorno da Associação

 Novembro

- Festa das Rosas - realizada no terceiro domingo dos anos ímpares.  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPIRANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3599-4499

Sites: http://www.sapiranga.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones/Fax: (51) 3599-1127

Terminal Rodoviário:

Fone: (51) 3599-2093

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS: 
 
Av. João Corrêa, 1260 salas 26/27/28/218/219 - Bairro: Centro    
Sapiranga-SP - CEP: 93800-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (51) 3599-1015 e 3529-7033 Fax: (051) 3599-1015

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
 
Área Abrangência: Municípios de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz.
 
Atribuições: Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:  (51) 3599-1499  / 1014

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.sapiranga.famurs.com.br

www.wikipedia.com.br

www.sapiranga.rs.gov.br

www.360graus.terra.com.br

www.cnm.org.br

www.digiforum.com.br

http://nutep.adm.ufrgs.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

 

 

 

Comentários de Sapiranga

Hoje tenho 49 anos e quase todos meus momento maravilhosos foram nesta terra encantadora. Meu pai trabalhou no BB.Moramos no primeiro edifício en tre as Igrejas. Fui até rainha da Comunidade Católica. Prometo para minha filha de mostrar e quem sabe voltar a morar neste lugar maravilhoso! Penso em abril uma casa de Terceira Idade neste lugar onde fui tão feliz. Mas será Que ainda é assim? Muito amor a este lugar que já foi tão lindo e nunca faltou emprego. Ainda Lembro do Prefeito Gilberto e D Terezinha, Dº Candemil e Família. Que saudade!
Por: Fatima de Vargas

PARABÉNS SPOLAOR POR CUIDAR E MANTER ESSA CIDADE TÃO LINDA SOU MORADORA DO BAIRRO AMARAL E TENHO ORGULHO DE PODER COMPARTILHAR MINHA FELICIDADE COM VOCÊS TODOS PARABÉNS...AGRADEÇO DESDE JÁH SEU TEMPO PARA LER MEU COMENTÁRIO...♥
Por: quelen

naci no rio grande do sul, mais vivo em são paulo a 30 anos. vo a sapiranga uma aduas vezes por ano, a minha familha toda móra ai. sapiranga é tudo de bom. obs spolaor vc é bom de bola. abraço
Por: clarice bonella

sapiranga ea cidade das festas para mim e meus amigos adoramos essa cidade maravilhosaaaaaaaa!
Por: thais de souza

Esta cidade muito linda eu amo esta cidade. Muito vizinta porque e mais linda.
Por: Elisabete

Essa cidade é linda.parece uma cidade do interior,mas tem coisas de cidade grande!Gostei muito de mrar em Sapiranga!
Por: filipe joseph maciel

eu morro em sapiranga,e uma ben bonita, eu estudo no colejo Waldemar Carlos Jaeger.
Por: luiz antonio lichs

Eu moro na cidade de Sapiranga. O que tem de melhor é a época das festas das rosas é muito lido com show de artistas, o voo livre que é tambem uma de nossas marcar e varias outras culturas.
Por: Tainara

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sapiranga
Fundação:
1954
Altitude:
57m
População:
67.386 habitantes
Área:
133,5km²
Densidade Demográfica:
504,76hab/km²
CEP:
93800-000

Envie seu comentário sobre Sapiranga

banner