São Nicolau

São Nicolau-RS
banner

Bem-vindo a São Nicolau!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Nicolau e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Nicolau. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Nicolau.

Informações de São Nicolau

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Nicolau foi fundada em 1626 pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, sendo a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus, localizada na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai, em terras do Rio Grande do Sul.
Os primeiros habitantes da região foram índios tupi-guaranis, povo dócil por natureza, favorecendo o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.
No início de 1683 a Bandeira de Francisco Bueno investe contra as Reduções. Os portugueses levam consigo 2.000 índios, compondo então o primeiro ciclo de evangelização jesuítica. Em 2 de fevereiro de 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3.000 índios, todos provenientes da Planície Argentina.
Em 1854 São Nicolau foi incorporado ao município de Cruz Alta e, posteriormente, aos municípios de São Borja, Santo Ângelo e São Luiz Conzaga, respectivamente. Em 1938 é elevado à condição de Vila e, em 23 de novembro de 1965, conforme a Lei Estadual nº 5.104, é oficializado município.

Significado do Nome

Foi escolhido o nome de São Nicolau, santo da Igreja Católica ao qual se atribui a figura do Papai Noel.

Aniversário da Cidade

23 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense

Limites

Pirapó, Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões e Garruchos.

Acesso Rodoviário

RS 561

Distâncias

526 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

RUÍNAS DA REDUÇÃO JESUÍTICA DE SÃO NICOLAU

Restos da construção da Igreja Jesuítica voltada para o norte, com parte de suas colunas de sustentação, alicerce, altar-mor e parte do piso em ruínas, mas que podem ser identificados. Encontram-se também as paredes do prédio onde funcionava o cabildo, o sistema de esgoto da redução e a adega jesuítica. Localiza-se na Praça Padre Roque Gonzales.

RUÍNAS DO CABILDO

Único Sítio Arqueológico Missioneiro que conserva as Ruínas do Centro Administrativo da Redução Jesuítica. Onde uma árvore centenária – gênero Ficus, Nome popular: Figueira – se enraizou em uma parede e suas raízes se estenderam até a outra parede ficando uma porta de entrada pelo meio da árvore.

SOBRADO DA FAMÍLIA SILVA

Construído no início do século XX, com pedras oriundas das Reduções. Neste sobrado nasceu o CTG 1º Querência do Rio Grande, fundado pelo Capitão João Silva. Por ocasião da Revolução dos Pinheiros em 1919, possui ainda marcas de balas mosquetes. Localiza-se na esquina das ruas Ademar Silva e Salvador Pinheiro Machado. Informações pelo fone: (55) 3363-1133.

IGREJA MATRIZ CATÓLICA

Construída em 1985, conta com exposições de Imagens Sacras Barrocas esculpidas por índios guaranis. Local onde estão expostas três imagens sacras da estatuária jesuítica: Santo Antônio, Santo Izidro e Senhor dos Passos.

PASSO SANTO IZIDRO

Local onde pela primeira vez passaram os Jesuítas, há um projeto para formação de trilhas.

CAMINHO DAS MISSÕES

O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. No percurso estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

MUSEU HISTÓRICO MISSIONEIRO

Fragmentos de uma civilização, exposição composta de 3 vitrinas com cerâmica guaranítica, uma com materiais de ferro da fundição jesuítica e uma com amostras de piso e lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito são duas pias batismais esculpidas por indígenas. Há fotos das escavações feitas pelo IPHAN em 1979. Praça Padre Roque Gonzales (55) 3363-1110 das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira.

ADEGA JESUÍTA
 
O ÚNICO dos Sete Povos da Missões que conserva a estrutura original de uma adega Jesuítica.

PASSO DO PADRE

Local onde Pe. Roque Gonzales de Santa Cruz e Miguel Ampuero à 3 de maio de 1626, rezou a PRIMEIRA MISSA EM SOLO GAÚCHO! Onde, em 1634, Pe. Cristóvão de Mendonça entrou com a primeira tropa de gado em solo Riograndense, sendo que antes disso não havia gado no RS.
Rio Uruguai - Próximo ao Porto de Santo Izidro, Distrito de Santo Izidro.

PRAÇA ROQUE GONZALES DE SANTA CRUZ
 
Localizada no centro da Redução Jesuítica de São Nicolau.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens.
Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

ROTA CAMINHO DAS MISSÕES

O Caminho das Missões ém um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuíto-Guarani. No percurso, estão três patrimônios nacionais: sítios arqueólogos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um patrimônio da humanidade, São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a catedral Angelopolitana.
Muito mais que um passeio turístico, o Caminho das Missões é um roteiro interativo, onde a superação dos desafios pessoais proporcionam uma experiência inigualável de liberdade e auto-conhecimente, abrindo nova dimensão na busca do crescimento interior, da realização profissional, do conhecimento histórico, da interação com o meio e com o outro. A rota foi concebida pela agência Caminho das Missões e algumas empresas comercializam o pacote.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Nicolau.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3363-1133 - Fax: (55) 3363-1125

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3363-1441 - Fax: (55) 3363-1133
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3363-1280

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.snicolau.famurs.com.br

             www.flickr.com.br

             www.saonicolau.rs.gov.br

Comentários de São Nicolau

Buena terra missioneira. local para descançar e gozar férias longe de todo e stress. vale a pena passar uma temporada nesta terra abençoada pescando nas barrancas do rio uruguai.
Por: Alexandro

Conheço sim a cidade...sou natural dessa cidade maravilhosa,mas hoje vivo em Caxias do Sul. Adoro essa cidade tranquila.povo bacana... Que saudades daí..
Por: Rozana de Melo Verneque

sai de sao nicolau aos 10 anos de idade, nunca mais voltei, mas um dia ainda volto e levo meus filhos para ver a velha figueira.
Por: jorge vargas

mas claro que conheço e vivo aqui.Não há lugar melhor do mundo, principalmente seu ar puro, água muito límpida e a natureza ainda existe por aqui.E há resquicios dos Jesuitas, pois aqui foi fundada a 1ª Querencia do Rio Grande. Visitem São Nicolau- terra de povo hospitaleiro!!! um abraço a todos.
Por: joao candido da silva

nasci e amo minha terra,gente amiga hospitaleira. tem a natureza mais bela,matas verdes,rios limpos. lugares maravilhosos para turismo,lugar para acampamentos .lugar para passar ferias inesquecivel. pesca no uruguai,andar a cavalo,nadar nos nossos rios.
Por: NELI SILVA

cidade muto boa para morar eu já morei ai é uma ciade tramquila e o povo hospitalerio ok.
Por: celso derio

tenho orgulho deste cantinho missioneiro pois nasci e me crie nesta terra hospitaleira. Moro em porto alegre a 14 anos,mas minha família vive na 1° Querência e sempre que posso vo visita-los.vamos respirar um ar puro minha gente!!!!!!!!!!
Por: noeli barbosa da luz

s ou cria de sao nicolau,missionei ro por na tureza. amo este chao q m criou.primeira querencia do rio grande.
Por: antonio marcos o. nunes

Em são Nicolau o que tem de melhoe é as pessoas a hospitalidade. Tenho muitas saudades do colegas da época de escola e ficou muito feliz em saber que muitos deles são hoje intelectuais bem sucedidos. Terra de gente bacana.
Por: elizabeh

cidade acolhedora de um povo hospitalero.digo isso por que morei 16 anos nessa cidade e agora to um pouco distante dela ,acho que não vou encontrar lugar melhor pra se viver.
Por: geolima

Amei conhecer São Nicolau!! Pois minha mãe mora nesta cidade tão aconchegante...hummmm que saudades. Amei o café de cambona, e a cidade é limpa, muito verde, ar puro com pessoas maravilhosas. Pretendo sair do Rio de Janeiro e morar no paraíso "São Nicolau".
Por: Alzira Portel Fernandes

nasci nesta cidade tao linda eamada por mim ,muitos viram eu me criar e crescer ai,mas ainda tenho sonho de voltar,os estudo otrabalho me distanciaro .mas ela vai comigo onde eu vou.um abraço bem chinchado,marcos stamariars
Por: marcos camargo martins

conheci são nicolau e gostei da estadia e hospedagem que tive na vila jauri, vale a pena horas de viagem para chegar ai!saudades em breve estou de volta!
Por: JESSICA PERINE

alem das ruinas que é patrimonio histórico de são nicolau temos pontos de gastronomia otimos para toda a familia sou de dois irmãos e fui em 2010 passei a virada de ano ai e gostei muito!
Por: jessica perine

quando estive em são nicolau e fui ver as ruinas passou-me pela cabeça varias idéias de arrecadação de fundos e divulgação para a cidade um dsfile histórico em frente as ruinas e ao vivo passando na rbs tv ia bomba o turismo na praça,mesmo com a figueira quebrada isso não importa pois temos outras figueiras lindas na praça venham para são nicolau e vejam suas belezas!
Por: jessica perine

os rios passo do bill e jogador são um convite a se refrescar no verão pois o calor é bem intenso por ai,temos a hipica para socios!nesse calor é necessario muita agua!
Por: jessica e josue

Nasci em são nicolau,morei ate os 8 anos,por isso adoro muito este lugar,é calmo,tranquilo,e tem lugares ótimos pra visitar,vou passear ai todos os fins de ano.moro em ivoti/rs
Por: franciele silva mieres

ola povo misineiro adoro minha cidade natal nasci e creci ai faz 15 anosque mora na capital assim que tenho uma opurtunidade estou por ai revendo a minha familha eos amigos que deixei ai
Por: ritaribeiro da silva

amo são nicolau é minha cidade natal.....tudooooo de bom
Por: debora batista

Nasci e moro em São Nicolau, e me orgulho de ser daqui! Pois aqui o pessoal é hospitaleiro,comunicativo...além da hospitalidade temos também os vários pontos turisticos que encontram-se espalhados por toda cidade entre eles temos a Praça Roque Gonzales (que concentra a maior parte da história de São Nicolau)entre outros. Lugar calmo, tranquilo enfim tudo de bom para quem quer descançar e desfrutar das férias sem stress. Visite São Nicolau e confira o que ele tem de melhor à oferecer! Abraço!!!
Por: Dianequeti da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Nicolau

Envie seu comentário sobre São Nicolau

banner