São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga-RS
banner

Bem-vindo a São Luiz Gonzaga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São Luiz Gonzaga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São Luiz Gonzaga.

Informações de São Luiz Gonzaga

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Luiz Gonzaga pertenceu no passado ao municípios de Rio Pardo, Cruz Alta, São Borja e Santo Ângelo. No final do século passado (1880), por Lei Provincial, elevada à categoria de Vila e, em 1902, recebeu sua outorga de Cidade. Fundada pelo padre Miguel Fernandes em 1686, a cidade fazia parte da República Guarani, dominada pelos jesuítas e índios até a expulsão desencadeada pelos exércitos de Portugal e Espanha, que se estabeleceram na região após o Tratado de Madri, em 1750. Entre seus atrativos culturais destacam-se o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado e as Ruínas de São Lourenço.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 285, RS 168

Distâncias

505 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO LOURENÇO

Localiza-se aproximadamente a 30 km da sede, pela BR 285, constitui-se numa das nais significativas heranças históricas da região. Possui uma exposição de objetos líticos e cerâmicos coletados no próprio sítio, com painéis explicativos. Aberto diariamente das 8h à 18h.
 
ESTATUÁRIA JESUÍTICA

Estão alojadas na Igreja Matriz as doze estátuas em madeira que constituem o acervo missioneiro preservado há mais de 300 anos. Aberta diariamente das 8h às 12h e das 14 às 18h, informações fone: (55) 3353-1515.
 
CAMINHO DAS MISSÕES
 
O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. No percurso estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

MUSEU ARQUEOLÓGICO

Rua Senador Pinheiro Machado, s/nº (55) 3352-4040 das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira

MUSEU SENADOR PINHEIRO MACHADO

O Museu funciona no prédio que pertenceu ao Patrono, o Senador Pinheiro Machado; possuidocumentos do período republicano, com destaque para o Senador, objetos pessoais, utensílios domésticos, coleção de armas. Rua São João, 1634 (55) 3352-1321 segunda a sexta das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min; terça, quinta e sexta das 18h às 21h30min; sábado das 9h às 12h ou mediante agendamento.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Envolta em misticismo, pois foi erguida em 1926 como pagamento de uma promessa. Localizada na rua Senador Pinheiro, informações pelo fone: (55) 3352-4040.

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens.
Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga

hspace=0 pmslg.gabinete@@san.psi.br

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3352-4040

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3352-2699 - Fax: (55) 3352-4040
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3352-4031/4020

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3352-4377

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.saoluizrs.cjb.net

Comentários de São Luiz Gonzaga

Sao luis éuma das cidades mais hospitaleiras q conheço.Tem uma linda praça,igreja lindíssima,pontos turísticos,barzinhos,clubes,ótimas lojas(comércio variados).Venha conhecer nossa cidade missioneira.
Por: clair trindade

nasci nessa cidade mas fiquei muito tampo longe dela saudades
Por: jane isabel ortaça soares

GOSTEI MUITO DE SAO LUIZ GONZAGA A CIDADE E BONITA E AS PESSOAS MUITO ATENCIOSA EU TIVE COTATO COM UM PEDREIRO DE LA MUITO QUERIDO O NOME DELE E ANTONIO FRAGOSSO MUITO QUERIDO ELE TRABALHO UM ANO COMIGO EM CANOAS BEIJO SAO LUIZ GONZAGA
Por: ANTONINHA JTZMARAFON

esta cidade e muito linda poer que ja morei ai e quero morar de novo
Por: jose danaiel freitas de andrades

seria mais legal se tivesse mais informaçôes sobre a gruta, mas e uma cidade muito agradavel.....
Por: patricia

ainda nao conheço sao luiz gonzaga mas no final do ano se der realizarei meu sonho de ir ai conheçer essa linda cidade ok
Por: renata cabral

cidade linda ja morei ai hoje moro em sapiranga gostaria de retornar mas me estabeleci aqui
Por: gisa mariaheineck

cidade maravilhosa não é o rio e sim são luiz gonzaga cidade abençoada por deus...
Por: cleide

eu moro a 10 anos desque nasci cidade linda como esssa nao a de esistir rica em saude e felicidade de todo o meu coraçao eu digo nao e atoa chumisco que sou de sao luiz gonzaga
Por: rafaela fidelis da silva

em janeiro passarei minhas ferias em sao luiz gonzaga to contando os dias as horas e os minutos para chegar ai nesta linda cidade bjs
Por: renata

Nasci em Sao Luiz Gonzaga,morei lá até meus 13 anos,no bairro da Gruta,lugar muito bonito,ótimo de viver.Hoje moro em Santigo,mas sinto saudades da minha terra natal.
Por: Núbia G.Souza Stolz

Já conhece São Luiz Gonzaga ??? ainda não ??? não perca tempo, esta cidade é a mais hospitaleira e acolhedor a da região. Não deixa de visitarmos e conhecer nossa cultura.
Por: LENISE AQUINO LITTER

Velha São Luiz Gonzaga, terra querida, cidade hospitaleira, dos artistas missioneiros, morei 2 anos nsta bela cidade, gostei demais, deixei muitos amigos lá. Quem sabe um dia volte para morar novamente. Um grande abraço a todos os São Luizenses.
Por: Voltaire Portela Carneiro

nossa amei essa cidade espero um dia poder voltar amei tudo as pessoas a praça as casas o sutaque dos gauchos tudo mesmo me apaixonei por esse lugar foi inesqueçivel.até um dia sao luiz
Por: dayse

cidade muito aolhedora é muito bom morar nesse recanto gaucho
Por: cintia paiva martins

Terra quente esta SLG, mas adorei viver por 6 anos, enquanto servia no 4RCB, (1983/1989) Nasceram dois filhos meus nesta querida e hospitaleira cidade. Abraços aos amigos da época. LLR
Por: Lauro L Rodrigues

não conheço adoraría conhecer gostaría de ver mais fotos sobre slg. e gostaría de passar uns dias por aí. pelas poucas fotos que ví é um lugar muito bonito .
Por: marcio melo

Sou da terrinha, sinto saudades desse povo hospitaleiro. Lugar muito bonito.
Por: Cinara Barbosa Weiler

Lugar p conhecer : A Gruta , a Praça da Matriz sempre bem cuidada, O Museu, e as pessoas que são muito legais. Saudades..
Por: Cinara Barbosa Weiler

Adoro São Luiz gonzaga nasci em Santo Antonio das Missões mas me criei em são Luiz ate os 9 anos é muito bom rever o passado onde se foi feliz a cidade ñ muda....Legal
Por: carla cunha

minha cidade depois de 40 anos,merece melhorias na malha rodoviaria,eu tenho carinho por todos.desde o Parana.
Por: jorge luiz dorneles

no momento resido em Jaraguá do Sul e logo estarei ai para passar as festas de final de ano com minha família que reside nesta cidade festeira.
Por: letiane

sou natural dai oje moro em porto alegre mas sempre que entro de ferias levo toda minha familha para são luiz conheço varios estado poque sou musico e viajo muito mas igual minha terra missionera não tem igual
Por: luiz ferraz machado

SLG é a terra da minha mãe. Quem tem raízes no chão missioneiro nunca mais consegue se desvincular daquele barro vermelho. O que tem de melhor? a igreja e a praça matriz, lindas e iluminas à noite, parecem que contam os mais de 300 anos da história da cidade. A estátua em homenagem a Jaime Caetano Braun, fotograda ao nascer do sol, tudo de bom! A estátua em homenagem a Sepé, o sorriso de Tupã protege o povo missioneiro.
Por: Marly Andrade Gomes

nasci nessa cidade nao conheço, mas tenho saudades, espero um dia poder conhecer
Por: sandra

adorei as fotos eu amei se de serto um dia vou pra ai blz ate mais adorei issso meu sonho e morar ai pois entao me espere um dia vou tar ai blz iayahoo que diboua rsrsrs!
Por: ricardo azarias oliveira

sou natural dai dessa cidade amda mas atualmente moro em parobé beijos.....
Por: cintia paiva martins

Amo a minha SAO luis ;meu Pai ainda mora ai ..eu agora moro em parobe ..municipio proximo a porto alegre ..mas tenho muitas saudades de sao luis...bjoo!
Por: Elise simeli dos santos durao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Luiz Gonzaga

Envie seu comentário sobre São Luiz Gonzaga