São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul-RS
banner

Bem-vindo a São Lourenço do Sul!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Lourenço do Sul e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Lourenço do Sul.


Uma cidade com muita história para contar e com paisagens belíssimas às margens da Lagoa dos Patos. É assim que muitos dos moradores da cidade de São Lourenço do Sul costumam se referir à sua terra natal. O município, que possui pouco mais de 47 mil habitantes e uma qualidade de vida invejável, é um reduto de turistas que vão à busca de descanso e relaxamento num cenário de belas praias, mas de belos roteiros históricos.

São Lourenço do Sul está distante em aproximadamente 200 quilômetros de Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul. É um dos municípios mais ao sul do Brasil e, por isso, registra temperaturas baixas durante o ano. O clima é ameno devido ao fato de ser uma cidade praticamente litorânea, o que torna as temperaturas agradáveis no verão, quando as praias lotam e a cidade respira turismo.

Os atrativos

As praias de Ondinas, das Mães, da Barrinha, das Nereidas e das Crianças são as praias da cidade e reúnem a maior parte dos turistas que chegam até São Lourenço do Sul. No entanto, as praias não são os únicos atrativos que o município oferece aos seus visitantes.

Por ter tido um importante papel durante a Revolução Farroupilha, São Lourenço do Sul ainda possui alguns traços deste importante acontecimento na história do Rio Grande do Sul. Importante para a cidade, recompensa aos turistas: há vários tours guiados pela cidade explicando a função de alguns monumentos e sua importância durante a revolução. O roteiro mais conhecido é o Caminho Farroupilha, onde o turista ainda irá conhecer a Fazenda do Sobrado, importante quartel-general da revolução.

Como chegar

São Lourenço do Sul fica próximo a Pelotas, o que facilita a vida de quem chega de avião até a cidade. Após chegar até a cidade vizinha, pegue a BR-116 e siga até chegar a São Lourenço do Sul. As belas paisagens e as construções com estilo alemão, referência da colonização maciça deste povo na região, são atrativos suficientes para você querer passar alguns dias na maior tranquilidade de uma cidade pequena com o ar do interior.

Informações de São Lourenço do Sul

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Lourenço do Sul está ligada à história da Revolução Farroupilha, quando na localidade chamada Boqueirão aconteceu uma importante batalha entre os farrapos e as forças monarquistas, com a vitória das tropas farrapos de Manoel Lucas de Oliveira sobre o exército militar de Francisco Pedro de Abreu. Os colonizadores alemães que foram para a região privilegiaram as terras do interior do município, dedicando-se à agricultura enquanto os portugueses permaneceram no povoado desenvolvendo as atividades de comércio. A localidade tem várias praias de água doce destacadas pela beleza da paisagem.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Lagoa dos Patos

Limites

Cristal, Canguçu, Pelotas e Turuçu. 

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 265

Distâncias

191 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

O SOBRADO

Alameda Mano Serpa, 555 - Fone: (53) 3251-2141 - Prédio em estilo português, datado do século XIX. Atualmente é sede da Fazenda São Lourenço, que originou a formação da vila de mesmo nome.
 
TÚMULO DE JACOB REIGANTZ

Após vários anos sem saber sobre os restos mortais do fundador da colônia de São Lourenço, foi encontrada uma passagem por debaixo do altar da Capela da Coxilha do Barão. Hoje, permanece a passagem por debaixo da Capela Evangélica, onde pode ser visto o túmulo.

MONUMENTO AO COLONO

Localizado no 6º Distrito, na Coxilha do Barão. Distante 35 Km da sede, pela RS 265.
 
LARGO DE EVENTOS LAURA ABREU

Monumento em homenagem a primeira Missa,com 12m de altura e pesando 3 toneladas.

VILA DE BOQUEIRÃO

Berço histórico de São Lourenço do Sul. Foi nesse Distrito que no século XVIII surgiram as primeiras estâncias oriundas de sesmarias doadas pela Coroa Portuguesa. Distante 15 Km da sede.

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS

Mostra permanente de trabalho nas mais diversas expressões das artes plásticas. Rua General Osório, 1658. Horário: das 13h às 17h30, segunda a sexta-feira. Fone: (53) 3251-3002.
 
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS LAURENCIANOS

Trabalhos realizados manualmente por artistas da terra. Horário: das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, segunda a sexta-feira. Fone: (53) 3251-3002.

CAMINHO FARROUPILHA

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil.

ARROIO SÃO LOURENÇO

Praticamente atravessa a cidade. Realiza contornos sinuosos ao longo do percurso.

ARROIO CARAHÁ

Próximo à Praia da Barrinha, desemboca suas águas na Laguna dos Patos.
 
PEDRAS MOLE

Localizada às margens da Laguna dos Patos no sentido norte. É uma estranha formação geológica, lembrando extensas crateras existentes na superfície lunar.
 
PRAIAS

De águas calmas e areias finas. Fone: (53) 3251-3002

CALÇADÃO

Local ideal para caminhadas, com 980m de extensão.

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL

Visita orientada soba agendamento, através do fone (53) 3251-1344/9981-9583
 
CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (53) 3251-3102 - Fax: (53) 3251-2131

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 3251-3002/5979 - Fax: (53) 3251-2131
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3251-3188/7355

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3251-5998

 

Créditos

Informações e fotos: Sra. Gislaine Sandri

Sites:     www.saolourenco.net

             www.flickr.com.br

             www.techforce.com.br

             www.caroneiro.com 

             www.fotolog.terra.com.br

Comentários de São Lourenço do Sul

cidade linda... amei as fotos .... cidade maravilhosa!!!!
Por: Marina Mendes

A praia de São Lourenço do Sul é tudo de bom, especialmente quando a lagoa salga!!! e parabéns administração pelo calçadão!
Por: Elenice Theves da Costa

Vivo fora do Brasil ha muito tempo mas sempre lembro da minha terre. Sou lourenciano com muito orgulho...
Por: Everaldo

linda cidade é maravilhoso a tranquilidade e a beleza das praias.A simpatia de seus habitantes. Se pudesse me mudaria para lá. Quem sabe quando me aposentar!
Por: angelica specht

morei muito tempo em sao louren;o olhando as fotos me deu mais saudades estao lindas moro emsanta catarina itajai
Por: sandra helena iuppen

Comento com meus amigos que São Lourenço é "Floripa de água doce". As praias são lindas, recortadas e cheias de pedras. Você pode caminhar muito pela orla e tem a vantagem de poder se refrescar com um banho de água da lagoa.
Por: ione goulart

Eu nasci em Sao Lourenço,nao moro,mas adoro esta cidade,minha vo Marcia,trabalhou no hotel do comercio,sinto muita saudade,adoro a colonizaçao alema,contribuiu muito para o crescimento desta linda cidade,um povo trabalhador,parabens lorencianos,amo Sao Lourenço
Por: Marcia Ramos

eu ja morei ai desde os meus 4 anos ate os 15 anos cidade muita boa
Por: FERNANDA

são lourenço do sul é o paraíso do sul, lugar que escolhi para morar. terra do personagem alemão pão com schimia que sou eu, hehehe! abraços a todos!
Por: alemão pão com schimia

Sou grande admiradora de Arambaré, mas neste verão estamos querendo conhecer São Lorenço. Gostaria de saber mais sobre hospedagem. Abraço; Maria Assunção
Por: Maria Assunção Ribeiro

a melhor cidade q esiste são lourenço do sul a doro minha cidade natal
Por: deise candia soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Lourenço do Sul

Envie seu comentário sobre São Lourenço do Sul