São Francisco de Paula

São Francisco de Paula-RS
banner

Bem-vindo a São Francisco de Paula!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Francisco de Paula, fotos, informações, os principais hotéis de São Francisco de Paula, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


O município de São Francisco de Paula está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a, aproximadamente, 112 quilômetros de distância da capital Porto Alegre. São Chico (como é chamada pelos habitantes) é uma cidade que recebe os turistas que chegam em busca do frio e do aconchego da serra gaúcha, principalmente no inverno, quando as temperaturas podem ser negativas. Nevar não é comum na cidade, mas o frio acolhedor que faz durante o inverno atrai milhares de turistas todos os anos.

Alternativa econômica

São Francisco de Paula faz divisa com Canela e fica próxima a Gramado, duas cidades conhecidas internacionalmente por suas construções icônicas e pelo glamour que emanam. São Chico é uma alternativa para quem quer apreciar o frio e o clima de montanha, mas não tem tantas condições de se hospedar e se manter em cidades mais caras, como Gramado e Canela.

Mas mesmo sem o glamour das vizinhas, São Chico recebe muito bem os visitantes e proporciona momentos incríveis por meio de seus atrativos turísticos. Há várias ótimas opções de hospedagem. Pousadas comuns e sistemas de cabanas em alguns estabelecimentos dão um charme a mais ao município. A culinária é arrebatadora e oferece desde comidas típicas italianas até o tradicional churrasco gaúcho.

Atrativos naturais

Como está localizada numa região de serra, São Francisco de Paula oferece alguns roteiros de ecoturismo, como a trilha que leva até as oito cachoeiras (com opção de fazer uma trila curta ou uma mais longa, que dá acesso às gêmeas gigantes) ou a visita ao Parque das Cascatas, que fica há aproximadamente 70 quilômetros da cidade e dá direito a muita diversão nas piscinas naturais, nas churrasqueiras e nas quadras poliesportivas.

Há boas opções de compras no centro da cidade, onde há bastante artesanato de qualidade e lembranças do estado e da cidade, tudo feito por artesãos da própria cidade de São Chico. Opções para turismo não faltam e você poderá se sentir acolhido por uma cidade que está acostumada com o frio, mas apenas do lado de fora das casas, já que do lado de dentro, o calor humano e uma boa conversa em volta da lareira são suficientes para aquecer a todos e maravilhar os visitantes.

Informações de São Francisco de Paula

 

Roteiros do Brasil

Microrregião Hortênsias

“Cidade mais gaúcha da Serra Gaúcha”

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes de São Francisco de Paula foram os índios CAAGUARAS, que estendiam suas aldeias pelas Serras Geral e do Mar. Faziam parte da tribo dos Coroados. Usavam pelegos para se aquecer no rigoroso inverno serrano. Caçavam, pescavam e comiam frutos e sementes. Moravam em cavernas cavadas ou naturais. Eram pacíficos e respeitavam a natureza.
É importante frisar alguns dados que em todos os documentos publicados deixaram de constar:
1- O nome exato é CAAGUARAS, só, pois CAÁGUA- designava a região onde moravam os caaguaras que compreendiam os campos de cima da serra (uma parte de Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana (onde temos alguns fósseis)e grande parte de São Chico.
2- Os caaguaras não falavam, comunicavam-se entre si através de grunhidos e gritos, eram muito pacíficos.
3- Eram conhecidos também por COROADOS, porque revestiam a parte de suas cabeças com uma mistura de cera e mel silvestre.
4- Eram os últimos remanescentes dos sambaquis da América do Sul (Pré-história).
5- Foram dizimados pelos bandeirantes e pelos Caiangangues, habitantes das matas da região de Caxias do Sul, muito ferozes, tribo esta que matou o Jesuíta D. Cristóbal de Mendoza, no local da Água Azul, em Sta. Lúcia do Piaí, Caxias do Sul.
6- Os CAAGUARAS que não foram mortos, foram levados pelos Jesuítas para as Missões e lá foram a extinção.
Com as incursões bandeirantes rumo ao Sul do Brasil, terminaram como presas fáceis dos paulistas de Sorocaba que fizeram destes índios mão-de-obra escrava. 
Por volta de 1700, estavam praticamente dizimados pelos bandeirantes e por doenças.
No final do século XVIII, com a expansão da mineração na zona das Gerais, paulistas, lagunistas e outros desceram para o Rio Grande do Sul, para buscar mulas para a zona mineradora, já que nosso Estado passou a ser o grande fornecedor de animais de tração, próprios para a atividade extrativa.
Neste contexto, entra São Francisco de Paula, pois o caminho das tropas partia da altura de Palmares do Sul, atravessava o atual território de Santo Antônio da Patrulha, alcançava o planalto pelos Campos de Cima da Serra, indo na direção de Lages, avançando para Sorocaba. Foi com o transitar dos tropeiros por este caminho que teve início o processo de ocupação dos Campos de Cima da Serra, recebendo os primeiros sesmeiros.
O capitão Pedro da Silva Chaves, um português estabelecido em Itu (SP), foi um dos pioneiros. Assim escreve o historiador e professor Ruy Ruben Ruschel: Andei estudando um texto do antigo historiador Manuel Duarte e cheguei a interessantes conclusões. A atual área urbana franciscana pertenceu, desde antes de 1742, ao famoso Francisco Pinto Bandeira, que a legalizou em 1752, com o nome de FAZENDA DA CRIA, topônimo que ainda se conserva nos arredores dessa cidade. Conforme constatei, pela análise de outro documento um roteiro de 1745, o dito fazendeiro desloco-se uns 10 km mais para leste, fixando-se nas cabeceiras do Arroio do Pinto, afluente superior esquerdo do Rio Santa Cruz. Do nome do célebre fazendeiro teria surgido a denominação do rio - Rio do Pinto.
É então que o capitão Pedro da Silva Chaves lhe compra a área em que hoje está inserida a cidade. Mas onde estaria a sede dessa nova fazenda? Seria na mesma zona da Fazenda da Cria anterior? O certo é que o capitão Pedro da Silva Chaves já possuía outros campos a leste, vindo a adquirir, depois, também, a Fazenda do Cerrito, ao Norte, e outras mais, tornando-se um dos latifundiários mais importantes da região. Ele ou seus herdeiros é que doaram à comunidade a área que hoje contém o centro urbano.
A cidade de São Francisco de Paula, portanto, teve seu início com Pedro da Silva Chaves, militar português, natural de Lisboa, casado com Gertudres de Godoy, descendente de ilustre família paulista, natural de Itu. Como se depara, ele teria doado uma porção de terra, juntamente com algumas vacas, para o patrimônio de uma capela que ele mesmo construira e que seu filho, o padre José da Silva Leal Lemos, viria a ser o primeiro capelão, ali rezando suas missas.
A esta igreja, Pedro, falecido em 1777, lhe dera o nome de São Francisco de Paula, por ser o santo de sua devoção.
Em 1809, a Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul, hoje estado do Rio Grande do Sul, era dividida em quatro grandes municípios: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha. 
Santo Antônio da Patrulha era constituída da Vila de Santo Antônio da Patrulha, que era a sede do Município das freguesias de Nossa Senhora da conceição do Arroio ( hoje Osório) e Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria ( hoje Vacaria ) e do povoado de Cima da Serra ( hoje São Francisco de Paula ). 
De Santo Antônio da Patrulha, que foi nosso município mãe fizeram parte as freguesias de Nossa Senhora das Oliveiras da Vacaria e de Nossa Senhora da Conceição do Arroio e as Capelas de Santa Cristina do Pinhal, São Domingos das Torres e Povoados de Cima da Serra. 
Assim, em 1835, São Francisco de Paula tinha a denominação de Capela, desconhecendo-se a data de elevação a essa categoria, sabendo-se, entretanto, que já existia uma igreja.
Pela Lei Provincial n.º 266, de 30 de novembro de 1852, a capela de Cima da Serra, foi elevada à categoria de FREGUESIA DE CIMA DA SERRA, cujo território continuou pertencendo a Santo Antônio da Patrulha.
Em 24 de maio de 1878, pela Lei n.º 1.152, passou à categoria de Vila, ficando assim, com a denominação de SÃO FRANCISCO DE PAULA DE CIMA DA SERRA. Sua instalação verificou-se em 15 de outubro de 1878.
Pela Lei n.º 1.750, de 15 de março de 1889, foi extinto o Município de São Francisco, anexando-o ao de Taquara do Mundo Novo ( hoje Taquara ). Entretanto, a 06 de dezembro do mesmo ano, o Governo do Estado, por Ato n.º 26, revogou a referida lei.
Em 1º de setembro de 1892, face ao Ato n.º 302, o município de São Francisco de Paula era extinto e anexado ao vizinho município de Taquara do Mundo Novo, novamente.
Pelo Decreto n.º 563, de 23 de dezembro de 1902, foi restabelecido, definitivamente, o município de SÃO FRANCISCO DE CIMA DA SERRA, sendo essa sua data de Criação.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

21 de Maio 

Gentílico:

serrano ou franciscano

População:

20.540 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade agradável, habitada por um povo simpático e hospitaleiro, que se alegra em compartilhar suas paisagens com os visitantes do mundo inteiro se destacando o Lago São Bernardo, localizado a menos de 800 metros do centro da cidade.
Proporciona aos visitantes de “São Chico”, um ótimo local para repouso e ótimo para um chimarrão com os amigos. A cidade investe e divulga a cada ano uma das nossas maiores atrações como a Festa do Pinhão e Odisséia das Águas, e outros eventos menores.

Clima:

Frio e úmido, com possibilidades de neve no Inverno 

Temperatura Média:

14,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul 

Limites:

Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Caxias do Sul, Mampetuba, Três Forquilhas, Terra de Areia, Maquiné, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas Canela e Praia Grande (SC). 

Acesso Rodoviário:

RS 020, RS 110, RS 235

Distâncias:

Da Capital:

117 Km  

Outras:

Porto Alegre 112 km
 
Cachoeirinha 118 Km

Novo Hambrugo – 77 km

Canela - 43 km

Caxias do Sul – 115 km
 
Gramado – 49 km

Cambara do Sul – 70 km

Jaquirana – 80 km

Bom Jesus –113 km, sendo que 9 km de estrada de chão São José do Ausentes – 117 km

Bento Gonçalves – 158 km Farroupinha – 135 km

Torres – 137 km

Arroio do Sal – 119 km

Tramandai – 130 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Auditório Nossas Raízes 

Local para eventos populares com arquibancadas para 1.500 pessoas e palco com 150 m² ao ar livre com camarins e sanitários.
Localização: Av. Getúlio Vargas, na Praça Farroupilha 

Praça Capitão Pedro da Silva Chaves

Em frente à Igreja Matriz, onde está o busto de José Bonifácio e uma estátua do Padroeiro da cidade, o Santo São Francisco de Paula, feita com material reciclado.
Localização: Rua Frederico Tedesco, 94

Igreja Matriz

Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, retrata, no seu interior, a devoção do povo serrano, com um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado.As Portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para conclusão da obra. 
Aberta diariamente à visitação, das 8h às 18h.
Localização: Rua Frederico Tedesco, 93 - Fone: (54) 3244-1335

Barragem da CORSAN
 
É uma área de 43 hectares da CORSAN cedida à Prefeitura de São Francisco de Paula para implantação de um parque turístico e ecológico. A Prefeitura preservará a área contra qualquer tipo de degradação ambiental e de invasões predatórias, disciplinando sua visitação e o uso para fins educacionais, ecológicos e turísticos.Atualmente a Prefeitura desenvolve projetos de aproveitamento da área que se constituirá no primeiro Parque Municipal de São Francisco de Paula.
Localização: Situada no acesso Sul da cidade junto ao Centro de Informações Turísticas

Recanto dos Escoteiros da SOGIPA

A Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) dispõe, de uma Sede dotada de toda infra-estrutura, com pavilhão central com churrasqueira, cozinha, fogo de chão, alojamento, quadras para jogos e cantina. Esta área serve como campo de treinamento dos escoteiros, (grupo George Black). Fica no Bairro Rondinha, é privativa dos associados e escoteiros do clube.
Localização: Próximo ao centro da cidade, na saída para Cambará do Sul, RS 020

Monumentos à Cuia e ao Negrinho do Pastoreio

Situados ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade, os dois monumentos destacam aspectos e lendas do folclore gaúcho.
A Cuia simboliza a tradição e a hospitalidade do povo gaúcho.
O Negrinho do Pastoreio é um dos mais famosos personagens do Folclore Gauchesco, o monumento (que veio da Vila Aratinga em 1964) erguido pela iniciativa do CTG Rodeio Serrano, foi concebido pelo artista plástico Vasco Prado. Havendo-se convertido em local de pagamento de promessas, marcado por velas, doces, balas e cigarros pagos pelos crentes ao negrinho.
Visitação permanente e gratuita.
Localização: Av. Júlio de Castilhos, s/ nº

Lago São Bernardo

Cartão postal de São Francisco de Paula. Localizado na sede do Município, próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5m e despoluído. As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros, tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita.
Localização: Praça Tiradentes, s/nº

Gruta do Lago São Bernardo

Local onde as pessoas cultivam sua fé e espiritualidade com missas e orações. Nas paredes da Gruta aà esculturas que representam o nascimento de Jesus e a fuga para o Egito, também encontram-se vários santos como: São Francisco de Paula, Nossa Senhora de Lurdes, etc... O autor das obras é Carlos Fernando Jesus. No interior da gruta encontra-se uma água pura e cristalina com 5 metros de profundidade, que para os mais devotos esta água pode ter poder de cura. Na frente há uma estrela de 5 pontas representando o Mercosul e uma pia batismal para pessoas que acreditam em batizados em lago e água corrente.
Uma curiosidade: na época dos indígenas, segundo os mais antigos, foi um oratório onde se reuniam para cultuar suas crenças religiosas. Hoje aos cuidados do senhor Idris Guashi.
Localização: Praça Tiradentes, s/nº

CTG Rodeio Serrano

Galpão que abriga um Centro de Tradições Gaúchas e um restaurante; exposição de mamíferos e aves empalhadas; coleção de objetos de uso campeiro. Visitação diária, das 10h às 15h.
Localização: Rua Benjamin Constant, 582 - Fone: (54) 3244.1011

Cascata da Ronda

Conjunto de 5 quedas dágua, em uma extensão de 4,5 quilômetros, possui uma altura de aproximadamente 100m. formada por diversos patamares, alguns, observados somente a partir do topo e o último, observado a partir da base.
O acesso a este local é feito por uma trilha que atravessa uma mata nativa de grande porte.
Visitação permanente e gratuita.
Localização: RS 020 - Saída para Cambará do Sul, a 2 km do Centro

Biblioteca e Arquivo Histórico Municipal

Localização: Rua Gaspar Martins, 220 - Fone: (54) 3244.1175

Capelinha Nossa Senhora da Imaculada Conceição 

Do local, tem-se uma bela vista da cidade.
Localização: Rua Tiradentes

Busto e Carta - Testamento de Getúlio Vargas

Local onde fica a 1º Carta Testamento de Getúlio Vargas
Localização: Av. Júlio de Castilhos, 745

Monumento ao Carreteiro

Localizado na Av. Júlio de Castilhos. É uma homenagem aos desbravadores da nossa região. Projetado e Realizado pelo artista plástico uruguaio Sérgio Centurion. Inaugurado em 2000 na administração de Odilo Andrade Vieira. Visitação gratuita e permanente.

Veraneio Hampel

Inaugurado no início do século, em 1901, o Hotel Veraneio Hampel era procurado por pessoas que vinham de várias partes do estado, de lugares muito longe, que levavam dias de viagem numa carreta de bois, mas quando aqui chegavam diziam que o sacrifício tinha valido a pena, pois o nosso clima agradável, o convívio com a natureza e belas paisagens era a esperança de cura para muitos dos que aqui procuravam um alento para seus males.
Localização: Rua Boca da Serra - RS 020 (mais ou menos 5 Km do centro da cidade) - Fone: (54) 3244.1363

Camping Fazenda dos Bosques

Instalado em uma área de 5 hectares, conta com água, luz, banheiros, churrasqueiras, pomar, vacas para ordenha e cavalos para montaria. Tem capacidade para 350 barracas. Fica próximo à Cascata da Ronda e possui belíssima paisagem.
Localização: RS 020 ao Lado do DAER, Km 01 - Fone: (54) 3244.1099

Camping Rio Santa Cruz

Pescaria e Camping com toda a infra-estrutura.
Localização: RS 110, a 10 Km da cidade

Flona - Floresta Nacional do IBAMA

Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. A reserva é mantida pelo governo federal, desde a década de 50. Possui cascatas, trilhas ecológicas em meio a uma mata nativa de 901,9 hectares, milhares de araucárias, inclusive uma com mais 500 anos. Com uma área de 1.606,6 hectares. 
A Floresta Nacional tem a finalidade de manter a diversidade biológica, proteção das áreas contra erosão e sedimentação, recuperação das áreas degradadas, proteção dos recursos genéticos, desenvolvimento da educação ambiental, proteção das belezas cênicas, sítios históricos e arqueológicos, conservação dos recursos hídricos, etc.
Localização: Serra do Umbu - RS 020 e RS 484

Passeio de Barco na Barragem do Salto (Barco Black Bass)

Fones: (54) 9967.5489 com Vladimir ou (54) 9995.7813 com Eva
Passeio de 45min. até as três ilhas ou passeio de 1h e 15min. em toda a extensão da barragem. Diversão com segurança para todas as idades.

Monumento a São Francisco de Paulo

Localiza-se na Rua Santos Dumondt, s/n.º, na sede do município. Aberto permanentemente à visitação.

Museu do Automóvel-Anos Dourados

Museu científico/tecnológico, apresenta veículos automotores de procedência americana, européia e brasileira, do período entre 1928 e 1978, normalmente em número de 40, todos acompanhados de profusa contextualização de época (publicidade, testes de lançamento e documentação original, quando possível). Há uma área de motores e uma sala de documentação fotográfica e reportagens de época, tratando de competições automobilísticas, figuras famosas e seus automóveis e documentação das fábricas. Visitas monitoradas por pessoal capacitado.

Lago São Bernardo

Localiza-se na Rua Alziro Torres Filho, s/n.º, no Bairro São Bernardo.É despoluído com as margens ajardinadas. Aberto ao público permanentemente.

Cascata da Ronda

Localizada na RS 020, a 2 km da sede.

Flona- Floresta Nacional Ibama

Localizado na RS 020 e RS 484. Distante 25 km da cidade, com uma área de 1606,6 ha. Possui 2 trilhas ecológicas, com 5,3 km e 3,6 km em meio a uma mata nativa de 901,9 ha.

Barragens-Divisa, Blang e Salto

São represas com grandes volumes de acumulação de água, as três bastante piscosas. Servem como alimentadoras do sistema energético Canastra - Bugres (CEEE) Localizadas a 14, 16 e 21 km da sede respectivamente.

Belvedere da Pera

Localiza-se na RS 020, a 8km da sede. Funciona permanentemente.

Belvedere da Serra do Umbú

Localizado na RS 484, a 35 km da sede.

Parque das Cachoeiras

Situado a 2 km do Lago São Bernardo, na estrada que liga São Francisco a Rolante. É cercado por oito cerros e formado por seis cascatas grandes e várias menores.

Gastronomia

O destaque no sabor da comida serrana é a simplicidade e o tempero caseiro da culinária, onde é marcante a presença do pinhão, do charque, do queijo produzido na região e do churrasco preparado na sua forma mais autêntica. Tudo é preparado com muito carinho e na maioria das vezes no fogão à lenha que acrescenta um sabor inigualável aos pratos.

Artesanato

Entre tantos produtos artesanais produzidos no município, destacam-se a produção de botas artesanais, a condecção de ponchos, artigos com lã fiados no tear e as gamelas e utensílios domésticos entalhados em madeira.

Rota dos Campos de CIma da Serra

As sete cidades que compõe este fabuloso roteiro são o destino ideal para quem procura uma viagem diferente dentro do brasil, com natureza exuberante, cercada de fazendas e pousadas rurais onde os turistas descansam tranqüilos e com uma deliciosa gastronomia campeira que só a culinária gaúcha serrana tem.
Neste roteiro você encontrará atividades variadas como ecoturismo, cavalgada e turismo rural, prática de esportes radicais, bucólicos Hotéis para sua lua-de-mel e programas para famílias com crianças e pra grupos de terceira idade.
Em cada recanto você encontra características únicas: cascatas de água límpida, festas típicas e as delícias da comida regional. A arquitetura e a cultura refletem a predominante colonização portuguesa, espanhola e italiana e o comércio é repleto de produtos locais.
Municípios Participantes: Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Rota Romântica

É um caminho de 273 Km, composto por 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul. Podemos desfrutar da rica arquitetura germânica, da gastronomia, com seus deliciosos cafés coloniais, da alegria dos Kerbs e festas típicas, além das belezas naturais da região da serra.
Municípios participantes:Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Ivoti, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo.
Informações sobre a rota: Associação dos Municípios da Rota Romântica.

Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol

A Área tem como objetivo preservar os recursos hídricos existentes na região, principalmente as nascentes dos rios Tainhas e Três Forquilhas, além de conservar as áreas ocupadas pelos campos caracterizados como savana gramíneo-lenhosa e florestas da encosta da mata atlântica. A proteção da área permite a recuperação de zonas com floresta ombrófila mista e floresta ombrófila densa, proporcionando a preservação e conservação da fauna silvestre, além de garantir a conservação da paisagem e da cultura regional. A fauna é variada, estando presentes a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), o papagaio-charão (Amazona pretei), o puma (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis). A flora está representada por diversas espécies de gramíneas, orquídeas e bromélias, além de palmito (Euterpe edulis), canela-sassafrás (Ocotea pretiosa) e araucária (Araucaria angustifolia). A área é constituída de terras públicas e privadas, sendo assim, permitida a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais. A Área de Proteção Ambiental está localizada nos municípios de São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Três Forquilhas, Itati e Maquiné.

Estação Ecológica Estadual Aratinga

Preserva os recursos hídricos da região, principalmente as nascentes do rio Três Forquilhas, além de conservar as áreas ocupadas pelos campos caracterizados como savana gramíneo-lenhosa. Também tem o objetivo de proteger áreas com floresta ombrófila mista e ombrófila densa, propiciando, assim, a preservação da fauna silvestre. A Estação está nos municípios de São Francisco de Paula e Itati.
Parque Estadual de Tainhas

Situado nos municípios de Jaquirana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, região nordeste do Estado, o Parque protege recursos naturais existentes na mata atlântica no RS, incluindo o ecossistema dos Campos de Cima da Serra e as matas do vale do rio Tainhas. Abriga uma vegetação composta por mata com araucárias, campos de altitude e banhados, distribuídos em regiões que apresentam desde terrenos proporcionalmente planos até vales com inclinação acentuada.

P.N. Serra Geral

Parque Nacional da Serra Geral possui belezas visuais raras, como o Canyon da Fortaleza, cachoeiras e espécies raras de fauna e flora. Coexistem na área do parque a floresta de araucárias, campos e a floresta pluvial atlântica. A fauna possui espécies como o lobo-guará, a suçuarana e o veado-campeiro. Entre as aves destacam-se o gavião-pato e a águia-cinzenta. Está localizado nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nos municípios de Cambará do Sul e São Francisco de Paula (no RS) e Jacinto Machado e Praia Grande (em SC). O relevo é acentuado com montanhas e vales profundos, que recortam as bordas do planalto, no sul catarinense; e é caracterizado por coxilhas suaves e vales rasos na parte rio-grandense. A atividade de caça é proibida no parque.
Bioma: Mata Atlântica. 

Pesca Esportiva
    
-Barragem do Blang: 14 km do centro da cidade   
-Barragem da Divisa: 21 km do centro da cidade   
-Barragem do Salto: 23 km do centro da cidade   
-Pesque Pague SZDM Macedo: Distr. Lajeado Grande   (54) 99795324 
-Camping Santa Cruz: 10 Km estrada Bom Jesus (54) 99485865   
-Fazenda São Jorge – Cerrito – 32 Km – RS 020 >  Km 116 ( 054) 99961206

Esportes e Aventuras
 
-Passeios Turísticos : (54) 91011854 
-Condutores Locais: (54) 91628827  (54) 99414044
-Parque das Cascatas: RS 453 Laj. Grande (54) 3504 2641   
-Parque das 8 Cachoeiras: Estrada Roça Nova (54)99657526   
-Parque da Cachoeira: RS 476 (54) 3504 1446 32822051   
-Trilha das Águas: Bar. do Salto (51) 99130208 Sábado e Domingo 
-Model Circus: RS 235 junto ao pedágio São Fco de Paula à Canela   
-Passeio de Barco Black Bass: B. Salto (54) 99675489 / 99957813   

Passeios a Cavalo       
     
-RB Hotelaria: Estrada Barragem Blang nº 1079 (54) 91461137 
-Fazenda Capão do Ipê: RS 476 Km 45 Lajeado Grande (54) 35042547 
-Hotel Fazenda Boa Vista: Estr. da Samambaia (54) 35042618 
-Hotel Fazenda Invernadinha: RS 235 Km 58,2 (54) 99847256   
-Hotel Fazenda Rio do Pinto: RS110 (54) 99779351 32442350   
-Parque da Cachoeira: RS 476 (54) 35041446 32822051   
-Pomar Cisne Branco: Estrada Roça Nova (54) 32441204   
-Parque das Cascatas: RS 453 Lajeado Grande (54) 3504 2641   
-Fazenda Passo Alegre: Localizada entre Canela e SFP - RS 235 Km 54  (Acesso próximo ao pedágio)Fone/Fax: (54) 3504.1800 - www.cavalgadapassoalegre.com.br
 
PASSEIOS A CAVALO de 3 horas em trilhas ecológicas dentro da fazendo, por grande área de matas e campos nativos e vistas de tirar o fôlego. Parada no rio Santa Cruz para pescaria, banho e lanche feito em fogo de chão. Instruções no picadeiro para iniciantes de TODAS AS IDADES, e acompanhamento por gaúchos experientes. Outras opções: Passeio ao Luar, Cavalgada de 1 dia, Passa-dia na Fazenda para grupos a partir de 25 pessoas.

Passo da Ilha
 
RS 110 - localizado a 53 quilômetros da cidade, em direção a Bom Jesus
Fone: (54) 504.9771
Local para camping selvagem, dispõe de cantina, banheiros, água e luz. Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas, no qual forma a ilha, tem mais de 150m de largura onde se formam pequenas cachoeiras. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel, necessitando, porém, cautela com as enxurradas, que elevam, rapidamente, o nível das águas. Visitação permanente e gratuita.

Serra do Umbu - RS 020 e RS 484

Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. A reserva é mantida pelo governo federal, desde a década de 50. Possui cascatas, trilhas ecológicas em meio a uma mata nativa de 901,9 hectares, milhares de araucárias, inclusive uma com mais 500 anos. Com uma área de 1.606,6 hectares. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março

4,5 e 6 - Torneio P.L. Sinuelo São Chico
Local: Cerrito
Promoção: P.L. Sinuelo São Chico
Contato: Fábio (54) 3504-9327

06 - 1ª Cavalgada das Prendas do Salto
Promoção: Cavaleiros do Salto e Piquetes
Local: Salto
Contato: Francisco (54) 9611-2933

04 - Carnaval de Rua
Local: Av. Júlio de Castilhos
Promoção: Sec. Turismo e
Liga Carnavalesca
Contato: (54) 3244-1602

13 - Baile Melhor Idade
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Local: Sociedade Cruzeiro
Contato: Helena (54) 3244-1678

Contato: Helena (54) 3244-1678
13 - 2ª Cavalgada das Prenas
Promoção: Raízes Serrana
Contato- Joel (54) 9961-4021

19 - 3ª Reunião Conselho. Distrital
Local: Soc. Cruzeiro
Promoção: Lions
Contato: Paulo N. Alves (54) 9984-7256

19 - Jantar Escola Olímpio Soares Pinto
Contato: Silvana (54) 9642-9899

19 e 20 - 1ª Festa Campeira
do P.L. Estância do Ribeirão
Local: Parque Davenir Peixoto Gomes
Promoção: P.L. Estância do Ribeirão
Contato: Fernando L. (54) 9604-0059

26 e 27 - Seleção Municipal de Laço
Contato: Ana ( 54) 96486518
Darío: (54) 9961-6009

Início do Campeonato
Série Ouro e Série Prata
Local: Ginásio Municipal Esportes
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Abril

02 – 5º Jantar Baile P.L. Raízes Serrana
Local: CTG Rodeio Serrano
Promoção: P.L. Raízes Serrana
Contato: Joel (54) 9961-4021

02 e 09 - Festa em Honra
a São Francisco de Paula
Promoção: Paróquia de São Fco. De Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

09 - Jantar 50° Aniversário de
Fundação do Lions
Local: Salão Paroquial
Promoção: Lions
Contato: Paulo N. Alves (54) 9984-7256

09 e 10- Campeonato Municipal de Laço
Local: Pq. de Rodeio Mário Borguetto
Promoção: P.L. de São Fco. de Paula
Contato: Mário Borguetto (54) 8111-9362

10 – Baile Melhor Idade
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção:Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

11 a 18 – SEMANA DO LIVRO INFANTIL
Promoção: SMEC/Biblioteca P. Mun.
Contato: Clara (54) 3244-1175 (54) 3244-3858

16 e 17- Rodeio CTG Prazer de Gaúcho
Local: Pq. de Rodeio Mário Borguetto
Promoção: Ctg Prazer de Gaúcho
Contato: Mário Borguetto (54) 8111-9362

20 - Festa da Páscoa
Local: Igreja Matriz
Promoção: E. E. Antônio Fco. C. L.
Contato: (54) 3244-1088

21 a 24- COLHEITA DA MACELA
Local: Av. Júlio de Castilhos
Promoção: Sec. de Turismo
Contato: (54) 3244-1602
www.colheitadamacela.com.br

21 - Feira do Peixe
Local: Praça Podalyrio Alves
Início às 9h.
Promoção: Sec. Agricultura
Contato: (54) 3244-1175

21 – Trilha Noturna de Motos
Local: Saída Posto Quality
Promoção: Grupo 100% Trilhas
Contato: Valterez (54) 3244-3029

30 - 11ª Feira Terneiros e Novilhos
Local: Pq. Davenir Peixoto Gomes
Promoção: Associação Rural
Contato: (54) 3244-1182

Torneio Aberto de Futsal Feminino
e Rola Bola Show
Torneio Infantil e Mirim Fem. e Masc.
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Maio

De 27 a 29 - 20º Ronco do Bugio
Promoção: Sec. de Turismo
Contato: (54) 3244-1602

05- Festa das Mães
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: E.E.Antônio Fco. C. L.
Contato: (54) 3244-1088

07 - Baile Aniversário CTG R. Serrano
Local: CTG Rodeio Serrano
Promoção: CTG Rodeio Serrano
Contato: Paulo (54) 9975-3166

07 - São Chico Extreme
Local: Ginásio Mun. Esportes
Promoção: Audax 4 Eventos Esportivos
Contato: Ricardo (51) 9913-5323

14 - Jantar de Casais
Local: Salão Paroquial Britadeira
Promoção: Paróquia de São Fco.
Contato: Jair (54) 9161-3194

15 - Baile Melhor Idade
Local: Sociedade. Cruzeiro
Promoção:Grupo Lazer dos Sábios.
Contato: Helena (54) 3244-1678

16 e 17- Rodeio CTG Prazer de Gaúcho
Local: Pq. de Rodeio Mário Borguetto
Promoção: Ctg Prazer de Gaúcho
Contato: Mário Borguetto (54) 8111-9362

20 - Jantar de 1º Aniversário Galpão T.Velho
Local: Galpão Tropeiro Velho
Promoção: Galpão Tropeiro Velho
Contato: Francisco (54) 3244-2036

22 - Festa em Honra Sta. Rita de Cássia
Local: Campo do Meio
Promoção: Par. de São Fco. de Paula
Contato: (54) 3244-1335

25 a 27 – A HISTÓRIA DE SÃO CHICO
RECONTADA PELO ALUNO
Promoção: SMEC/Biblioteca P. Mun
Contato: Clara (54) 3244-1175

Festa em Honra de Sta. Tereza
Local: Rincão dos Kroeff
Promoção: Par. de São Fco. de Paula
Contato: (54) 3244-1335
GrenaLiga
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Liga Fem. Comb.Câncer
Contato: Mª Luiza (54) 3244-1781

Chá Desfile
Local: Sociedade. Cruzeiro
Promoção: Lions Club
Contato: Paulo N. Alves (54) 9984-7256

Baile Aniv.Piq.Cavaleiros. do Salto
Promoção: Cavaleiros do Salto
Local: Salto
Contato: Francisco (54) 9611-2933

Torneio de Integração da
Indústria e Comércio- SFP
Torneio Infantil e Mirim Fem. e Masc.
Promoção: C. M. Esportes, Rec. e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Junho

De 02 a 12 – 15ª Festa do Pinhão
www.festadopinhaosaochico.com.br

3 - Trilha de Motos
Contato - (54) 32444-1602

11 - 6ª Trilha Pinhão Só Jipes
Contato: (54) 3244-1602

11 - Baile Festa do Pinhão
Local: CTG Rodeio Serrano
Promoção: AEUSFP
Contato: Gilmar (54) 9169-8849

19 - Baile Melhor Idade Junino
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

23 Corpus Christ

24 - Arraial Industrial
Promoção: E. E. Antônio Fco. C. L.
Local: E. E. Antônio Fco. C. L.
Contato: (54) 3244-1088

Guri Bom de Bola
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903
 
Julho

01 a 03 – Cavalgada de Integração
Promoção: P.L. Raízes Serrana
Contato: Joel Bertuol ( 54) 9951-8140

01 – Arraial Expressão
Local: Salão Paroquial
Promoção: Colégio Expresão
Contato: Mª Isabel (54) 3244-1232

09 – Jantar Comunidade Nª Srª Aparecida
Local: Bairro Rincão
Promoção: Paróquia São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

17 – Baile Melhor Idade
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Grupo Laser dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

Agosto

06 - Festa das Máscaras
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: AEUSFP
Contato: Gilmar (54) 9169-8849

06 - Coquetel Bingo
Promoção:P.L. Raízes Serrana
Contato: Joel (54) 9961-4021

07 - Baile Melhor Idade
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

10 e 11- Feira do Livro
Local: Aud. Padre Rui Barbosa
Promoção: E.E.Antônio Fco. C.L.
Contato: (54) 3244-1088

13,14 e 15 - Festa em Honra a
Nª Srª das Graças de São Roque
Local: Rincão dos Kroeff
Promoção: Festeiros
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

Festa do Salto
Local: Salto
Promoção: Festeiros
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

Encontro de Carros Antigos
Contato: Luiz Azevedo (51) 3018-7764 

Setembro

01 - Jogo de Vôlei comemorativo
ao Dia do Profissional de
Educação Física
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

04 - Festa em Honra a Nª. Srª. das Dores
Local: Bairro Cipó
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

01 a 07 - Semana da Pátria

04 - Baile do Gaúcho Melhor Idade
Local: Soc. Cruzeiro
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

07 - Desfile Comemorativo
ao dia da Pátria
Local: Av. Júlio de Castilhos
Promoção:SMEC
Contato:Marcia Carvalho (54) 3244-1175

10 - Almoço da Cavalgada
(Chama Crioula)
Local: Tainhas
Contato: Silvana (54) 9642-9899

10 - Festa do Ridículo
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: AEUSFP
Contato: Gilmar (54) 9169-8849

20 - Desfile Farroupilha
Local: Av. Júlio de Castilhos
Promoção:CTG R. Serrano/SMEC
Contato:Márcia Carvalho (54) 3244-1175

13 a 20 - Semana Farroupilha
Cavalgada Farroupilha
Cavalgada das Prendas
Local: CTG Rodeio Serrano
Promoção: CTG R. Serrano
Contato: (54) 3244-2785

16 - Jantar da Lingüiça
Local: Galpão Tropeiro Velho
Promoção: G. Tropeiro Velho
Contato: Francisco (54) 3244-2036

Início dos Campeonatos Municipais
de Futsal Master e Feminino e de
Futebol de Campo
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Outubro

01 - 3º São Chico Eco Running
Local: Hotel das Araucárias
Promoção: Audax 4 Eventos Esportivos
Contato: Ricardo (51) 9913-5323

09 - Festa em Honra a Nª. Srª. Aparecida
Local: Bairro Rincão
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

09 - Almoço Aniversário Lazer dos Sábios
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1678

15 - 5º Jantar de Integração
APAE, ACI, Hospital, Sec.Turismo, Lions
Contato: ACI (54) 3244-1991

20 a 23 - 25ª Exposição Feira
Agropecuária e 6ª Feira de Rústicos
Local: Parque Dav. Peixoto Gomes
Promoção: Associação Rural
Contato: Assoc. Rural (54) 3244-1207

28 - Comemoração Alusiva ao
Dia Nacional do Livro
Promoção: SMEC/Biblioteca P. Mun.
Contato: Clara (54) 3244-1175

Sarau de Prendas
Local:CTG Rodeio Serrano
Promoção: CTG R. Serrano
Contato: (54) 3244-2785

Festa das Tribus
Contato: Besson (54) 9922-0490

Baile de Candieiro
Local: Salto
Promoção: Cavaleiros do Salto
Contato: Francisco (54) 9611-2933

Olimpíadas Escolares
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Novembro

04,05 e 06 - Seleção Munic.de Laço
Ana (54) 3244-1716

05 - 24º Baile dos Estudantes
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Colégio Expressão
Contato: Mª Izabel (54) 3244-1232

11,12 e 13 - 8ª Cavalgada do Salto
Local: Salto
Promoção: Cruzando Coxilhas
Contato: Marino (54) 9966-5275

12 - Festa do Sinal
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: AEUSFP
Contato:Gilmar (54) 9169-8849

13 - Festa em Honra a Nª.Srª de Fátima
e São Brás
Local: Rincão dos Kroeff – Cravina
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

13 - Festa em Honra a Stº.Ant. e Stª Catarina
Local: Salto
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

18 - Expressão em Cena
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Colégio Expressão
Contato: Mª Izabel (54) 3244-1232

20 - Festa em Honra a Nª. Srª da Saúde
Local: Samambaia - Promoção: Festeiros
Contato: Sidi (54) 9619-4256

20 - 5º Baile de Integração da Serra
Gaúcha escolha da Rainha da Melhor
Idade - Promoção: Sec. de Turismo
Contato: (54) 3244-1602

Festival de Coros
Promoção: SMEC/FECORS/
Coro Municipal
Contato: Clara (54) 3244-1175

Loto corrida
Local: Ginásio Mun. de Esportes
Promoção: ACI/Lions
Contato: (54) 3244-1991

Torneio Aberto de Futsal Feminino
Rola Bola Show Juvenil e Infantil

Torneio de Vôlei de quadra misto 6X6
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

Torneios de Laço:
Festa Campeira da 27ª RT
Contato: Everaldo (54) 9971-5779

P.L. Presilha da Amizade - Laj.Grande
Contato: Leopoldino (54) 9971-3818

P.L. Juca da Rata - Dizimeiro
Contato: (54) 9982-9362 (54) 9959-9159

Presilha da Querência - Lomba Chata
Contato: Clésio (54) 9912-0787

De 23 a 25 XVI Feira do Livro
Promoção: SMEC/Biblioteca P. Mun.
Contato: Clara (54) 3244-1175 / 3244-3858

Dezembro

De 01/12/2011 a 06/01/2012
“ Final de Ano em São Chico,
Viva essa grande emoção.”
Festa das Hortênsias
Escolha das Soberanas da 16ª Festa do Pinhão
Programação de Natal
Odisséia das Águas
Festa de Revellion

02, 03 e 04 - XVII Rodeio Crioulo
Interestadual
Local: Parque Dav. Peixoto Gomes
Promoção:CTG Rodeio Serrano
Contato: (54) 3244-2785

03 - Festa Pagoeletrofunk
Promoção: B. Mui Locos
Contato: Fabinho (54) 3244-1113

08 - Festa de Natal
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: E.E. Antônio Fco. C. L.
Contato: (54) 3244-1088

10 - Festa em Honra a Nª. Srª.
Imaculada Conceição
Local: Caconde
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

10 - Festa a Fantasia D'us Buxa
Local: Sociedade Cruzeiro
Contato: Cocada (54) 9144-5878

11 - Festa em Honra a São José
Local: Recosta
Promoção: Paróquia de São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

12 a 14 - 1º Enduro de São Chico Etapa
do Campeonato Gaúcho e Metropolitano
Promoção: Sec. Mun. Turismo
Contato: (54) 3244-1602

18 - Baile Beneficente
Local: Sociedade Cruzeiro
Promoção: Grupo Lazer dos Sábios
Contato: Helena (54) 3244-1675

18 - Mutirão de Natal
Promoção: ADRA
Contato: Ervino (54) 9985-6361

18 Festa em Honra a Sta. Luiza
e Menino Jesus de Praga
Local: Salão Paroquial Britaqdeira
Promoção: Paróquia São Fco. de Paula
Contato: Casa Canônica (54) 3244-1335

Torneio P.L. Herança Gaúcha
Local: Juá
Promoção: P.L. Herança Gaúcha
Contato: Jarbas Mendes (54) 3504-2550

Torneio de duplas F/M de Vôlei de areia
Promoção: C. M. Esportes,
Recreação e Lazer
Contato: Itamar: (54) 3244-2903

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3244-1175 - Fax: (54) 3244-1111

Sites: http://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

No Trevo da RS 235 com a RS 020 - Fone: (54) 3244-1602

E-mail: [email protected]

Terminal Rodoviário:

Telefone: (54) 3244-2278

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO SAO FRANCISCO DE PAULA:

R Pinheiro Machado 40
São Francisco de Paula, RS | CEP: 95400-000
Telefone: (54) 3244-1629 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.saofranciscodepaulagestur.com.br

www.saochico.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.festadopinhaosaochico.com.br/siteturismo/ecentos.htm

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

Comentários de São Francisco de Paula

È a cidade mais linda que conheço.Povo hospitaleiro,clima maravilhoso,paisagens deslumbrantes.Tudo de bom tem lá.Amo São fco. de \Paula
Por: maria irene carvalhaes klein

eu morei nesta cidade maravilhosa tdas as ferias vou p sao chico amo todos ai é a melhor cidade do mundo quando puder quero voltar a morar ai bjus a tdos os serranos
Por: silvana

São Chico,eh Uma das Sete Maravilhas do Mundo,com certeza!Estou morrendo de saudades da cidade e dos amigos que lá deixei.
Por: Laura abreu

O minha terra querida , nasci ai em São Chico e espero um dia ir ai nem que seja só de visita. Amo vc minha terrinha.
Por: ninon scherer

ola...eu e meu marido conhecemos sao chico,a algums meses e nos encantemos com tamaha beleza e requinte. e uma cidade muito acolhedora,eo friozinho e demais...
Por: aline

Trabalhei nesta maravilhosa terra de 1967 a 1972. Fiz muitas amizades, não esqueci de nenhum amigo da época. A minha terra mãe é Gravatai e minha adotiva é São Francisco de Paula. Abraço a todos que se lembrarem de mim.
Por: Zenon Manoel Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco de Paula

Envie seu comentário sobre São Francisco de Paula