Santo Antnio da Patrulha

Santo Antnio da Patrulha-RS
banner

Bem-vindo a Santo Antnio da Patrulha!

banner

Inmeras opes de hotis em Santo Antnio da Patrulha e pousadas so uma das atraes desta seo do Portal Frias. Alm dessas e outras opes de hospedagem, voc ter acesso a informaes atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Santo Antnio da Patrulha.

Informaes de Santo Antnio da Patrulha

Roteiros do Brasil

Região Litoral Norte Gaúcho

Microrregião Litoral Norte Gaúcho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.
Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia para em 1809, passar a Vila e, em 03 de abril de 1811 foi instalado o Município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa.
O município de Santo Antônio da Patrulha em 1809, foi elevado a condição de Vila. Simultaneamente, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição e formam assim os quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul.

As origens deste povoado remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento em 1680, cresce o interesse dos colonizadores portugueses em povoar e defender o território meridional do Brasil. Por volta de 1736 é aberta por Cristóvão Pereira de Abreu a Estrada dos Tropeiros. Devido ao contrabando de gado que passava por essa estrada, surgiu um Registro ou Guarda, mais tarde chamada patrulha, esta fiscalizava e cobrava impostos dos rebanhos que passavam por ali e seguiam para Sorocaba e Minas Gerais.

Esse aquartelamento, é responsável por parte do nome do município, que antes chamava-se Guarda Velha de Viamão.
No início de 1743, se estabelece efetivamente na atual sede do município com roças e casas, o Sr. Inácio José de Mendonça e Silva, que servia como soldado nessa Guarda. Ele e sua esposa, Margarida Exaltação da Cruz são considerados os fundadores do município, pois resolveram construir em suas terras uma Capela onde hoje localiza-se a Pira, na Av. Borges de Medeiros. A Capela levara o nome de Santo Antônio, e, em volta dessa começa a surgir um povoado.

Em 1760, foi inaugurada a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão, e entorno desta, passou a organizar-se uma vida administrativa e social. Esse núcleo que atendia todo o Litoral Norte e parte da Serra aos poucos foi crescendo e em 1809 participou da divisão do estado em quatro municípios.

A presença de casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha deu-se por volta de 1760, sendo alguns fugidos de Rio Grande devido a invasão de espanhóis e outros avulsos. Mas só em 1771 que oficialmente o Governador da Capitania recebeu ordens de assentar casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha. Recebiam - DATAS - pedaços de terra de tamanho variável. Segundo o Monsenhor Ruben Neis, foram 28 casais que se localizaram entre a sede do povoado (hoje a Vila de Santo Antônio da Patrulha) e as terras da Lagoa dos Barros. Alguns imigrantes abandonaram suas datas buscando terras em outras localidades, enquanto outros ilhéus ou descendentes os sucediam. A partir daí torna-se morfologicamente definido o primeiro núcleo de povoamento, que é hoje um núcleo histórico localizado na Cidade Alta.

Os Campos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul favorecem a criação de rebanhos bovinos e eqüinos e, a partir de 1743, são distribuídas as primeiras sesmarias, geralmente à paulistas e lagunistas, nos Campos de Tramandaí*.

Índios: Além disso, nestes campos, os índios já haviam sido capturados ou fugido para oeste. Mas têm-se notícia que nesses campos houveram indígenas das tribos Carijó (oriundos de Laguna), Arachãs e no início da Serra, próximo a São Francisco de Paula, os Caáguas, todos membros da grande Nação Guarani.

Os povoadores, gradativamente, foram solidificando uma agricultura forte para a subsistência (trigo, mandioca, e outros), mas o que impulsionou a economia do povoado que se formava, foi a produção de cana-de-açúcar e seus derivados como a aguardente. Existem registros de engenhos por volta de 1800.

Significado do Nome

Homenagem ao Padroeiro Santo Antonio

Aniversário da Cidade

07 de Outubro

Gentílico

patrulhense

População

39.679 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Esse lugar é realmente incrível, com pessoas hospitaleiras e felizes!

Clima

Subtropical 

 

Temperatura Média

24°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Algre: RS-030

Localização

Município da Microrregião Litoral Norte Gaucho do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-290, RS-030, RS-474

Distâncias

Da capital

 

73 Km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Sala Açorianos

Exposição da indumentária açoriana, bem como de fotografias e artesanato. Av. Borges de Medeiros, 471. Fone; (51) 3662-2451

Fonte Imperial

Monumento construído sob ordem de Dom Pedro I, aproveitando fonte natural dágua. Rua Senador Pinheiro Machado. Fone: (51) 3662-2451

Casario Açoriano

Conjunto de casas com estilo arquitetônico açoriano, com média de 150 anos de construção. Av. Borges de Medeiros.
 
Fundação Museu Anttropológico Caldas Júnior

Documentos, fotografias e jornais relçacionados à história do município. Av. Borges de Medeiros, 427 - Cidade Alta (51) 3662-2738.

Ora Tório de Santo Antônio

Local de oração, reflexão e fé, permite aos devotos de Santo Antônio maior contato com o sagrado. Próximo à Igreja Matriz e aos Caminhos da Fé, é parada obrigatória para quem deseja ter suas graças atendidas.

Caminhos da Fé

Viela que liga a igreja matriz ao Casario Açoriano, possui altares em homenagem a 20 santos. Local tranqüilo, perfeito para refletir, orar e pedir a ajuda divina.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Inaugurada em 1928, levou um século para ser construída. Em estilo Renascentista, abriga uma estátua do padroeiro quase em tamanho natural e uma via-sacra de esmerada confecção artística.

Rota Monjolo

Trilhas ecológicas, lidas rurais, degustação de produtos coloniais e frutas da época. Estrada do Monjolo, distante 07K da sede. Fone: (51) 6362-2451

Lagoa dos Barros

Balneário, ideal para prática de esportes náuticos, com área de lazer.

Gruta Nossa Senhora da Saúde

Gruta natural, de fácil acesso, localizada nas proximidades da Capela São Paulo, na localidade de Monjolo. É visitada por centenas de devotos, principalmente em 29 de novembro, dia da festa de Nossa Sra. da Saúde.

Parque da Guarda

Localizado na Rua Ângelo Tedesco, 910 - Lomba da Páscoa.Complexo de lazer construído para envolver o visitante num ambiente moderno, amplo e agradável. Possui uma área de 42 ha com infra-estrutura, oferecendo quadras esportivas, piscinas térmicas, academia de ginástica, danceteria, tudo isto junto à natureza, cercado por canaviais, parreirais e mata nativa. Informações fone: (51) 3662-7337.
 
Gastronomia

Delicie-se com o sonho, a cachaça (chamada de marisqueira ou azulzinha) e a rapadura.

Rota da Cachaça e da Rapadura

Rota formatada através de parceria entre o SEBRAE através do PRESTO (Programa Regional de Turismo Organizado), a Prefeitura Municipal, empreendedores locais e a comunidade.
A Rota Turística envolve 9 (nove) alambiques e 4 (quatro) indústrias de rapaduras, localizadas no interior do município, nas localidades de Montenegro e Palmeira do Sertão (entrada RS 030, no trecho Santo Antônio/ Osório) e Costa da Miraguaia (mesma RS 030, no trecho Gravataí/ Santo Antônio).
A Rota resgata a história de Santo Antônio da Patrulha, um dos 4 (quatro) municípios mais antigos do Estado e que teve seu desenvolvimento ligado a cultura da cana-de-açúcar, trazida pelos primeiros povoadores.
Todos os empreendimentos foram especialmente preparados para o recebimento de turistas e seus proprietários contam sua própria história, desde a abertura do negócio, quase sempre iniciado pelo pai ou avô, formas de fazer uma boa cachaça e rapadura, segredos, lendas e supertições, além de mostrarem a forma simples de vida de toda a comunidade local.
Informações sobre a Rota: Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de Santo Antônio da Patrulha
Fone:(51) 3662-1451 - Fax:(51) 3662-4000

Rota Caminh das Águas

Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.
Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Novembro

29 - Festa de Nossa Senhora da Saúde

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3662-4000

Sites: www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Santo Antônio da Patrulha

Telefone: (51) 3662-2739

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, ESPECIAIS E TABELIONATO DE PROTESTOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3662-6930

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentrios de Santo Antnio da Patrulha

O brisa fresca que sopra do mar em direoa cidade. Muito gostoso, anemiza o calor.
Por: Jair Wathier

Cidade apaixonante, enriquece qualquer gaucho com a sua histria,.... vale a pena conhecer!!!
Por: Alex Luis

Eu adoro essa cidade e a festa, sempre levo excuroes para a festa da cachaa sonho e rapadura, o clube de mes sempre unidas de Mariluz imb esta sempre presente, um grande abrao a comio que organisa a festa. Claudete.
Por: Claudete

Santo Antonio um paraso...ja morei por muitos anos, mas qdo terminar minha faculdade voltarei com certeza... linda perto de Poa do litoral....quer melhor? Q saudades!!!!Bj tia B, tiamoooo
Por: Sandra Gonalves da Conceio

maravilhoso,principalmente os parques com area de lazer.Tudo de bom!!!!
Por: maria

Achei lindo o lugar, com certeza quero voltar la de novo. BJSSSSSSSSSSS
Por: Daniela Soares da Silva

moro em porto alegre conheo pq eu e meu esposo fizemos um concurso na cidade voltei mas vai ficar sempre em minha memoria. a igreja achei linda demais.
Por: iolanda de lima bunilha

adoro sta ant da patrulha seu povo hospitaleiro seus lugares sua culinaria tudo aqi e muito bom.... demais muito amigos tenho a ki...
Por: gerson gurjel de amorim

Achei lindas as fotos.Sou natural e moro em So Leopoldo rs.A minha linhagem genealgica toda de S.Antonio da Patrulha.Soube por intermedio de parentes que um Tio Av meu. O mesmo foi prefeito deste municipio ",Dr.MORAIS" em pocas passadas. Atualmente sei que tenho parentes que moram no bairro Lomba da Pascoa.Oportunamente espero ir a esta importante cidade,conhec-la e procurar meus tios e tias deste lindo lugar.Caso queiram fazer algum contato meu tel:51-35687645 ou 51-93384486
Por: JOAO REUS DE MORAIS

meu tataravo morou ai,bisavo, e avo eu amo esta cidade!
Por: everton

Visitem Santo Antnio da Patrulha e o Parque da Guarda. Conhea sua histria, assistindo o lindo teatro ao ar livre ,sobre a Margarida e a imagem de Sto Antnio, a mais alta do Brasil.E provem a guarapa.
Por: Wanda M.S.Pires

Conheo bastante essa regio,meus pais so de Cara,adoro,tenho parentes q moram l ainda.Sempre q posso vou pr l,geralmente passo pelo camping dos fernandes a famosa prainha. um lugar muito bom.
Por: val

Ola pessoal, estive no domingo conhecendo Santo Antonio e fiquei apaixonada pelo lugar. As estradas, as casas antigas, a Fonte Imperial, o Parque da Guarda, pena e que estava chovendo e nao deu tempo para visitar mais lugares.Mas com certeza e um lugar onde voltarei.
Por: LOURDES FARIAS

A MINHA TERRA NATAL ON DE PASSEI TODA INFNCIA E ADOLESCNCIA. HOJE RESIDO EM CAPA DA CANOA MAS TENHO LEMBRANAS MARAVILHOSAS DA QUERIDA SANTO ANTNIO.EU MORAVA NO BAIRRO DA VRZEA. ABRAOS A TODOS OS PATRULHENSES.
Por: JUDITH BERNADETE SINHORELI

Oi..! nunca visitei Santo Antnio, pois moro l ! L na minha cidade muito bonito ! pontos turisticos: fonte, museu, caminhos da f, casa da Colonia !!! Vale a pena ir ! abrao
Por: lais

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Santo Antnio da Patrulha

Envie seu comentrio sobre Santo Antnio da Patrulha

banner