Santiago

Santiago-RS
banner

Bem-vindo a Santiago!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santiago, informações atualizadas sobre a cidade Santiago, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santiago.

A cidade de Santiago, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1884. A localidade está em uma altitude de 409m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 52.301 habitantes. A área total de Santiago é de 3.264,3km², e sua densidade demográfica é de 16,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santiago-RS é 97700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santiago

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santiago, à época de sua colonização, recebeu os jesuítas, que ergueram uma capela com a imagem de São Thiago, originando o nome da cidade. Entre outros atrativos, os visitantes poderão conhecer o Perau do Macaco Branco, e também a Gruta Pilão DÁgua. A partir de 1938, Santiago foi elevada à categoria de cidade. O município ao longo dos anos tem se chamado de Boqueirão de São Thiago, Povinho do Boqueirão, São Thiago do Boqueirão e, por último, simplesmente Santiago.

Significado do Nome

 

Homenagem ao São Thiago

Aniversário da Cidade

04 de Janeiro

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 287, BR/RS 377

Distâncias

450 Km daCapital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

SANTUÁRIO À PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Foi construído por ocasião do centenário da Vila de Santiago do Boqueirão, baseado num desenho de Oracy Dorneleles, a pedido do seu idealizador, Cônego Assis Pinheiro Dias. Localiza-se na Praça Manoel Viana. Informações pelo fone: (55) 3251-2844 ramal 209.
 
MONUMENTO AO CENTENÁRIO DE SANTIAGO

É uma pirâmide representando o número um (1) com dois elos de corrente simbolizando dois zeros (00), formando assim o número 100, homenageando o centenário da cidade. Localiza-se no Largo da Prefeitura Municipal. Informações pelo fone: (55) 3251-2844 ramal 209.

GRUTA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A gruta possui aproximadamente 60 metros de extensão por 40 metros de altura, abrigando um santuário com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, acompanhada de três estátuas menores. Localizada na margem direita do rio Rosário, no distrito de Ernesto Alves, com acesso pela BR 287, Km 270. Recebe visitação de novembro a março. Maiores informações pelo fone: (55) 3251-2844 ramal: 209.

MUSEU MUNICIPAL PEDRO PALMEIRO

Acervo de aproximadamente 2.000 peças, com destaque para Estátuas Missioneiras e o Florete de 1500. Há também minerais, pedras e fósseis, espadas e armarias, documentos históricos, moedas, etc. Pedro Palmeiro era colecionador de antigüidades e obras de arte que foram doadas para a comunidade. Conta ainda com a sala Túlio Piva em memória ao famoso compositor santiaguense. Rua Pinheiro Machado, 2291 - 3º andar das 8h às 12h e das 13h30min às 17h; a noite e aos sábados, pela manhã, através do agendamento pelo fone 0xx 55 3251-1651, no horário comercial.

BALNEÁRIO DE ERNESTO ALVES

O distrito de Ernesto Alves é uma das áreas mais ricas em belezas naturais da região, sua vegetação, clima e localização, agregados à colonização italiana, torna-se semelhante à Serra Gaúcha. Este balneário é explorado no verão e dispõe de restaurante, sanitários, churrasqueiras e ampla área verde. Localiza-se na BR 287, recebendo visitação de novembro a março. Agendamento de visitas pelo fone: (55) 3251-5563, com Maria Inês. O local oferece almoço típico italiano, trilhas ecológicas, visita à Chácara Ecológica, passeio a cavalo e de carreta. Maiores informações pelo fone: (55) 3251-2844 ramal: 209.

MINI-ZOOLÓGICO DE AVES

Possui aves nativas, silvestres, ornamentais e exóticas. O aviário encontra-se numa área de 450 metros quadrados e as aves são separadas por espécies. Rua Pinheiro Machado, 1161. É aberta à visitação, informações pelo fone: (55) 3251-2844 ramal 209.

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Santiago

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3251-2844 - Fax: (55) 3251-1128

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3251-2844 - Fax: (55) 3251-1128
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3251-2770

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3251-2730

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.pmsantiago.com.br

              www.santiago.famurs.com.br

Comentários de Santiago

Santiago é a minha cidade do coração. Conhecida por alguns como Santiago do Boqueirão. Por outras, como "A Terra dos Poetas". Aqui é a cidade onde nasceu o escritor Caio Fernando Abreu. Aqui é a cidade de gente hospitaleira. Aqui é a cidade da melhor água para se beber. É a cidade da gente amiga, do chimarrão ao final de tarde, dos churrascos em família ao final de semana. Aqui é a terra de "dormir de janela aberta". Terra pacífica, um recanto de muita beleza. Santiago, das paisagens budistas. Amo minha cidade, portanto, só posso recomendá-la da melhor maneira. Visite Santiago e veja com seus próprios olhos. O melhor lugar do mundo é aqui...
Por: Márcio Brasil

santiago terra dos poetas,mais conhecida como a capital do churrasco e olha e gostoso mesmo, tenho orgulho de ter nascido nesse chao,saniago do boqueirao terra dos bonitao,ra,ra,ra
Por: guilhermegenro

Santiago é o máximo,morei quando criança.SINTO MUITA SAUDADE..
Por: carla

Santiago é a melhor cidade de se viver!!! venha logo conhecer a terra dos poetas!!
Por: Margoni

cidade do coraçao...cada vez que vou visita-la venho adimirada com sua beleza .
Por: luciana lemos palmeiro cardoso

Amo muito Santiago,pois é a minha tera natal mesmo estando longeá 35anos morando em Anápolis GOsinto muita saudade de minha infancia, estudei no colegio Medianeira ha quanta saudade que mefaz doer o peito.SANTIAGO daria minha vida se lá pudesse voltar sou um pouco GARCIA E OUTRO schimtz Sntiago cidade que mora no meu coração enquanto viver falarei de você a meus filhos netos e quem mais eu conhecer
Por: Maria Rita Pereira De Oliveira

Amo muito Santiago,pois é a minha tera natal mesmo estando longeá 35anos morando em Anápolis GOsinto muita saudade de minha infancia, estudei no colegio Medianeira ha quanta saudade que mefaz doer o peito.SANTIAGO daria minha vida se lá pudesse voltar sou um pouco GARCIA E OUTRO schimtz Sntiago cidade que mora no meu coração enquanto viver falarei de você a meus filhos netos e quem mais eu conhecer
Por: Maria Rita Pereira De Oliveira

sou de stg,mas agora vivo no litoral,mas todo ano vou ai ,amo essa cidade,cresci ai,até meus 30 anos.saudades!!!!
Por: paulo vilmar

Sim conheço Santiago,ela é minha cidade natal,fazem ete anos que sai dela para morar em Campo Grande MS, mas amo minha terra e sinto muitas saudades dela,saudades de vc Santiago......
Por: Lia Regina Bueno

Saudade de Santiago,a cinco anos moro na serra gaúcha,mas sinto falta dos festivais,semana farroupilha,feira no ginasião,sai da toca,das mateadas na praça,espero que no mês de fevereiro que estou de férias,possa me divertir por aí e matar a saudade de tudo que deixei... Um abraço
Por: Liomara dos Santos

Terra com bom clima e um verde ezuberante. Onde pode ver o horizonte bem longe, até que a visão consiga ver. Onde se encontra pessoas hospitaleiras e se cultiva a tradição gaúcha com muito orgulho, o mate amargo e indispensável nas rodas de fim de tarde, tenho orgulho de ter nascido em santiago.
Por: marco brasil

sou santiaguense e amo essa terra,sugiro que façamos nos trevos de entrada um monumento,simbolizando umpapiro antigo e nele um verso de alguns de nossos poetas,algo grandioso como os filhos desta terra;abraçoos . para detalhes desta ideia,contato via email.
Por: euribiades flores sampaio

Cidade otima para se viver, povo hopitaleiro onde dexei muitos amigos.
Por: Ramão Thadeu Santos Silveira

Muito bonita,nunca conheci,mas sou natural de Santiago.
Por: Sheila Mendes

Nasci em Santiago e moro em São Paulo mas Amo esta Cidade e minha terra. Abraços a todos
Por: maria otilia cogo botta

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santiago
Fundação:
1884
Altitude:
409m
População:
52.301 habitantes
Área:
3.264,3km²
Densidade Demográfica:
16,02hab/km²
CEP:
97700-000

Envie seu comentário sobre Santiago