Santana do Livramento

Santana do Livramento-RS
banner

Bem-vindo a Santana do Livramento!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Santana do Livramento, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Santana do Livramento.


Santana do Livramento é uma cidade do Rio Grande do Sul que tem área de 6.950 quilômetros quadrados e uma população de mais de 84 mil moradores. Localizada a 498 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre, a cidade faz fronteira com Quarai, Rivera, Rosário do Sul e Dom Pedrito. Além disso, tem uma faixa extensa, mais de 100 quilômetros, de fronteira com o Uruguai e é importante para o País nas atividades agropecuárias e comerciais.

Colonizada a princípio por jesuítas espanhóis, a área recebe apenas mais tarde os imigrantes portugueses e italianos, principalmente depois que as colônias portuguesas se tornaram independentes e coube, então, aos portugueses querer reivindicar seu lugar como “dono da terra”.

A cidade tem também uma grande importância história, já que foi nela que foi construída a primeira estação de trem do Brasil, ligando as cidades de Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a linha está desativada.

Turismo

Os amantes de vinho tem na cidade um belo lugar a ser conhecido, com uma região, solo e climas propícios para a plantação de frutas, principalmente uva, Santana do Livramento e uma importante área vinícola do País.

As três principais vinícolas do país estão situadas na região, são elas: Santa Colina, Almadén e Sant’Ana. Elas produzem vinhos de alta qualidade que são importados para outros países e que, também, são muito consumidos em todo o País.

Para os amantes da natureza, a cidade tem o parque Municipal do Lago do Batuva, que possui um grande lago artificial no qual a flora da região pode ser apreciada. Além disso, é possível praticar uma série de esportes ao ar livre a até mesmo uma caminhada pelo local.

Na vizinha Rivera, os turistas podem comprar em freeshops ou, ainda, desfrutar do Parque Internacional, que situa-se no centro da cidade brasileira, mas que simboliza a integração dos municípios limítrofes.

Os amantes de história podem conhecer museus, estâncias e charqueadas e conhecem o local onde a Revolução Farroupilha aconteceu, além de visitar e conhecer e linha férrea já desativada, mas que foi de uma importância sem tamanho para o comércio internacional da América do Sul.

Informações de Santana do Livramento

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Santana do Livramento se confunde com a dos índios Minuano e Charrua, que com a sua cultura e luta traçaram as primeiras fronteiras e formaram os primeiros primitivos. A povoação iniciou com as doações de sesmarias feitas pelo Marquês de Alegrete. Em 30 de julho de 1823 o lugar passou a se chamar Nossa Senhora do Livramento, e em 1857, elevando a categoria de vila se desmembrou da cidade de Alegrete.
Santana do Livramento faz fronteira com Rivera (Uruguai) unidas por uma linha imaginária, dão uma demonstração ao mundo de que a paz é possível, por isso são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Mas Hermana de Todas Las Fronteras Del Mundo.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

30 de Julho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

17,4°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-654

Localização

Município da Microrregião Fronteira Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-158, BR-293, RS-654

 

Distâncias

489 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Casa de José Hernandez

Escritor do Poema El Gaúcho Martin Fierro. Localiza-se na rua Rivadávia Correa, esquina rua Uruguai.

Gare da Viação Férrea

Localiza-se na Rua Tenente Benevolo, esquina Rua Juvêncio Lemos.
 
Casa do Poeta Santanense

Sarau poético musical, informações pelo fone: (55) 3243-1370.

Parque Internacional

Na divisa do Brasil com o Uruguai, é símbolo de integração entre as duas cidades

Museu de Arte Urcamp/ASPES

Acervo de arte predominantemente brasileiro, que pertenceu a Maluh de Ouro Preto, doado em 1978 à ASPES. A Coleção é formada por 150 unidades, entre quadros, esculturas, cerâmica, vasos e assemblage. Constam ainda objetos como condecorações, comendas, jogo de chá, coberta de mesa, fotos e porta-retratos. Na pinacoteca há, entre outras, obras de Rodolfo Amoendo, Castagnetto, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Lasar Segall, Portinari, Djanira e Tarsila do Amaral. Foram usadas técnicas como: óleo, técnica mista, acrílico, gravura, desenho, água-forte, têmpera, aquarela, serigrafia, xilogravura e guache. Universidade da Região da Campanha - Campus de SantAna do Livramento. Rua Daltro Filho, 2557 Fones: (55) 243-1080 /1093 Marque com antecedência sua visita!

Museu Municipal David Canabarro

Seu acervo abriga objetos, fotografias, documentos, mesas, livros, revistas, armas, revólveres, cédulas, moedas, lenços e objetos de uso pessoal de personagens da história da cidade, assim como também material indígena e arqueológico da região. Rua dos Andradas, 660 - 2º andar - 97573-000 (55) 3242-3505 das 7h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira Direção: Jocasta Vandes Pedroso

Museu Folha Popular

Rua Irmão Lino de Azevedo, s/nº (55) 3242-1383 das 15h às 19h

Ibirapuitã

BR 293 - A 10 km da sede - Zona de preservação ecológica.

Cerro de Palomas

A 20 km da cidade, entrando pela BR 158.

Parque Municipal Lago do Batuva

Na descida da Vila Planalto, distante 3km da sede.

Praça General Osório

Em frente a Prefeitura Municipal.

 

 

Caminho Farroupilha, Cultura e Tradição Gaúcha

 

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha.
No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.
Municípios envolvidos: Alegrete, bagé, Caçapava do Sul, Camaquã, Guaíba, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São José do Norte e são Lourenço do Sul. 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 30 de Julho

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Santana do Livramento

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 32420-2920

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3242-1970 - Fax: (55) 3242-3500
E-mail:
[email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3242-3766/2063

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3242-5322

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.santanalivramento.famurs.com.br

          www.santanadolivramento.rs.gov.br

Comentários de Santana do Livramento

Preciso do site das imobiliarias de santana do livramento não consigo acessar as que encontro na web.Obrigada
Por: marina

Cidade aconchegante de pessoas encantadoras e receptivas .. adorei .. confesso que fiquei apaixonada !!
Por: Jô

SAUDADE DA CIDADE ONDE NASCI,ESTUDEI E PASSEI TODA A MINHA INFANCIA E JUVENTUDE. SINTO MUITA SAUDADE DA MINHA TERRA NATAL E DOS AMIGOS DE ESCOLA QUE AI DEIXEI. PROSPERIDADE PARA ESSA CIDADE LINDA E ESSE POVO TRABALHADOR. ABRAÇOS NOEMI COSTA MASSENZ CAXIAS DO SUL-RS
Por: NOEMI COSTA MASSENZ

eu amo muito esta cidade tudo e muito acochegante ,suas paisagens sao lindas ,sem contar da unica fronteira da paz,e muito mais.
Por: vera lucia soares

Livramento faz divisa com Rivera(ROU),a fronteira mais irmã do mundo,a cidade é a mais amiga, todos que a visitam voltarão sempre,a melhor agua do universo só tem aqui.
Por: Edilson de lima Gomes

eu sou filha de livramento com muito orgulho.eu amo esta terra linda e abênçoada por deus..livramento é tudo de bom...
Por: rosenar de menezes figueira

visito,ás vezes,tenho familiares aí ´já pensei até mesmo em morar aí,pois acho uma cidade tranquila,ares do campo eo meu marido nasceu e viveu a infância aí, ele adora essa cidade.talvez more aí algum dia.
Por: sonia

muito legal mi emocioneiii com essas imagens um lugar muito lindo e contragedor muito lindo mesmo muito legal
Por: diego

O lugar no mundo que eu mais queria conhecer.Não me enganei,voltarei com certeza!!
Por: Jaison Borba

meus pais são de livramento, mas moramos em minas sempre q da vamos ai. pena q é muito longe de minas ai são 3000 kilometros mas no fim do ano estaremos ai. abraço!
Por: junior vargas

Meu Pai do céu eu te agradeço pela pampa, as noites frescas, o perfume de alecrim, a água pura e o sorriso dessa gente, doces lembranças do momento em que parti. É tudo de bom. Muita saudade.
Por: Gilberto Maia de Vargas

ogue eu posso falar desta cidade fazem 40 anos gue eu sai da gui hoje estou vemdo as fotos no portal com muita emocao evomtade de voltar para amihna terra natal eu morava atras do cimiterio da saudade na rua aurelio dargelio 281 antigamente tihna 02 cinema na cidade colombo e o internacional eu morava na baia edepois fui morar em sao paulo hoje eu moro em chapeco sc eu ohlo as fotos de paremtes na net e fico com muitas saudades
Por: carlos eduardo oliver deigues

adorei o site
Por: Maria Eduarda

estive nessa cidade em janeiro e adorei o povo e sua hospitalidade ,ainda voltarei lá,se Deus quizer.
Por: eloiza

Estive nesta cidade em janeiro deste ano e adorei a cidade o o povo ,é uma gente hospitaleira e simpática.Ainda voltarei aí se Deus quizer,beijos a todos habitantes daí,sou nordestina ,mas gosto muito dos gaúchos.
Por: eloiza

nasci e morei em santana ate meus 18 anos depois vim morar na serra gaucha ao ladinho de gramado mas amo santana do livramento de coraçao!
Por: marta solange da costa silva

é uma cidade muito simpatica e tranquila..gostei muito
Por: gabriel

cidade amais irma do brasil berso gaucho de grandes nomes un dia ainda vou voltar para meu chao nativo saudades saudades saudaes felis sao os que comse gue fircar comtigo viver eser felis
Por: jesus correa

livramento é a cidade mais linda do rs.pois é a cidade q eu nasci, eu meu pai, thadeu luiz severo,minha irmã eo meu irmão mais velho.amo livramento.hoje moramos em sp. um abraço a todos os santanenses.
Por: flavio soares severo

dever ser linda esse cidaes esse final de semana vou fazer uma visithinha bjo
Por: giovanna

eu adora a cidade q nasci e me criei oq têm de melhor a cidade é a cultura gaúcha e descendência o povo santanense é muito hospedeiro as lojas são maravilhosas sem falar no atendimento a culinária gaúcha lugar é de muitas praças bonitas a cidade é maravilhosa pra se conhecer venha conhecer esta cidade expendo-rosa tchau tenho saudade da minha cidade bela
Por: mari estela ferreira deiques

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana do Livramento

Envie seu comentário sobre Santana do Livramento