Salto do Jacuí

Salto do Jacuí-RS
banner

Bem-vindo a Salto do Jacuí!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Salto do Jacuí, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Salto do Jacuí, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 322m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.346 habitantes. A área total de Salto do Jacuí é de 827,6km², e sua densidade demográfica é de 16,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Salto do Jacuí-RS é 99440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Salto do Jacuí

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Rota das Terras

Capital Gaúcha da Energia Elétrica 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A formação da cidade está ligada ao nome de um proprietário de aproximadamente 40 colônias de terras chamado Capitão Joanes Guerreiro do Amaral, desde de 1870. O local era chamado Potreirinho ou então vulgarmente Saco da Raposa, pois só havia uma via de acesso para se chegar até lá. Consequentemente, as pessoas que aqui entravam eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho.
Por volta de 1951, teve uma nova fase na história, com as construções das barragens Eng. José Maia Filho, Passo Real e Itaúba, respectivamente dando impulso ao desenvolvimento sócio-econômico da cidade, consequentemente o povoamento da região.
Os primeiros habitantes se estabeleceram no então distrito de Jacuizinho. Eram famílias descendentes de açorianos, que vieram de localidades vizinhas, por volta de 1877.
O nome Salto de Jacuí relaciona-se com o rio que leva o mesmo nome, e atravessa o município de norte a sul. Antes da emancipação era chamado de Salto Grande do Jacuí.
O município foi criado com a Lei nº 7657, no dia 12 de maio de 1982.

Significado do Nome

 

Sua origem é devido a uma cascata circundada por floresta nativa nominada de Quedas do Salto Grande.

Aniversário da Cidade

12 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical úmido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Estrela Velha e Júlio de Castilhos.

Acesso Rodoviário

BR /RS 481, VRS 318

Distâncias

284 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

RESERVA INDÍGENA

Parque resevada através da Lei Federal, onde os índios preservam seus hábitos e costumes, na comunidade. Para visitar é necessário agendar, pelo fone: (55) 3327-1400. Há comercialização de artesanato.

PAREDÕES E CÂNIONS

Locais para prática de rapel em paredões formados devido as obras das barragens e usinas. Informações fone: (55) 3327-1400.

BARRAGEM DO PASSO REAL

É o maior lago artificial do Estado, onde localiza-se a Prainha do Passo Real, com completa infra-estrutura para camping e prática de esportes. Informações fone: (55) 3327-1400, para visitação.

USINA HIDRÉLETRICA DO PASSO REAL

Foi a primeira obra de grande vulto realizado no esquema de aproveitamento do potencial hidrelétrico do Estado, represa água para movimentação de suas turbinas, forma um reservatório com 23 milhões de metros cúbicos de água que são transportadas através de um túnel de 9m de diâmetro e 182m de comprimento. O espelho dágua tem 5,3 km², 500m de largura e 10 km de comprimento, formando um reservatório de 5.300 ha.. Aberto diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações fone: (55) 3327-1300.

USINA HIDRELÉTRICA JACUÍ

Localizada nas margens do Rio Jacuí, possui 6 unidades geradoras de 30 mw cada, com adução realizada por túneis de 1.200m de comprimento e 9m de diâmetro. Projetada e construída pela CEEE, esta usina foi o segundo aproveitamento do rio, com potência instalada de 150 mil kw. Aberta diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações fone: (55) 3327 1300.
 
ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA

O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato. 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.

hspace=0 [email protected]  

hspace=0 Fone: (55) 3327-1400 - Fax: (55) 3327-1085

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (55) 3327-1400
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3327-1314/1520

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3327-1466

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.saltodojacui.famurs.com.br

             http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração:  Lucas Lima, Crocco Alberton.

Comentários de Salto do Jacuí

é muito massa salto do jacui pq ele tem varias belezas naturais
Por: maria

conheço salto do Jacuí,morei no município por quatro anos,adoro a cidade de vez em quando vou visitar.
Por: Sandra Souza da Silva

Nasci em salto do jacui,terra muito bonita e com lugares ,muito bonitos para passear ,pescar e bater muitas fotos,um dia voltarei a em minha terra natal eu e meus irmaos fihos e familia, se Deus quizer um abraco a todos dessa comunidade tao legall....
Por: Arleu B.Bianchi

nasci nesta cidade ,a amo muito.Hoje moro no Tocantins,mas em janeiro de 2011,vou visitá-la.
Por: Marina Ilizete Terras Cesconetto

oi pessoal nasci ai no salto e fui para novo hamburgo com 13 anos hoje eu estou na india fico muito feliz quando tenho noticias da ninha terra natal
Por: Volnei Rodrigues

Salto Do Jacui é uma cidade muito bonita alegre e legal, gosto muito, aloka, bjbj
Por: Matheus

eu amo salto do jacui,pois e minha cidade natal.atualmente estou morando em sapucaia do sul mas sempre q tenho um tempinho estou ai nessa cidade maravilhosa.recomendo a todos a conhecerem salto do jacui.bjs a todos os saltos jacuienses.
Por: simone oliveira

sou dssa cidade maravilhosa,mas atualmente moro em sapucaia do sul.bjs para tds os salto jacuienses.
Por: simone oliveira

salto do jacui cidade em que morei por mais de 30 anos adoro minha cidade natal
Por: jose mateus ferreira da silva

ESSA CIDADE E A MELHOR CIDADE DO MUNDO E ELA FAZ 12 ANOS QUE EU MORRO LA NO SALTO DO JACUI
Por: ademilson amaral de lima

morei em saltodojacui muitos anos, meu pai trabalhou na idreletrica era funcionario da ceee. sai dai eu tinha anos, eu gostava muito de morar ai já fui visitar muitas vez a cidade espero ir mas vez abraço a todos saltinense.
Por: ivete salete motter

eu morei em salto do jacui por muito tempo, sai dai tinha 10 anos vim morar em caxias do sul, porque meu pai foi transferido da ceee ele trabalhava na edeletrica eu gostava muito dai já fui muitas vez visitar a cidade espero ir mais seguido a braço a todos dai
Por: ivete salete motter

moro no ceara mais nao esqueco minha terra saudade dos meus costumes e da minha cultura abraco gauchada
Por: mariano da costa

QUERO CONHECER AGORA APARTIR DO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2011 MAS GOATARIA DE FIC AR NUMA POUSADA OU HOTEL LEGAL SABES ME INFORMAR OU FOTOS OU MANDAR FOTOS PARA RESERVA OBRIGADO
Por: IRIS

Nasci praticamente nesse local, tenho vários parentes que ainda moram lá, gostaria muito de retornar para morar definitivo, mas não posso, moro atualmente em Bom Retiro do Sul quando saio daqui para ir ao Salto do Jacui paresse que saio de dentro de uma toca quando chego ai vejo esses campos plantados de trigo ou soja o horizonte que se some nas vistas da gente o rio jacui para se banhar. O pessoal dai é muito hospitaleiro e festeiro, os daqui não chegam aos pés de voces. "tudo de bom"
Por: Jose Carlos dos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Salto do Jacuí
Fundação:
1982
Altitude:
322m
População:
13.346 habitantes
Área:
827,6km²
Densidade Demográfica:
16,13hab/km²
CEP:
99440-000

Envie seu comentário sobre Salto do Jacuí

banner