Porto Xavier

Porto Xavier-RS
banner

Bem-vindo a Porto Xavier!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Porto Xavier e muitas outras opções de hospedagem na cidade Porto Xavier. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Porto Xavier.

Informações de Porto Xavier

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Porto Xavier teve origem com a fundação das reduções jesuíticas, quando seu território ainda integrava área do município de Roque Gonzales. Em 6 de janeiro de 1966 emancipou-se de seu município-mãe, São Luiz Gonzaga.
Porto Xavier localiza-se na região Noroeste do Estado, tendo limite com a República Argentina na divisão pelo rio Uruguai. Possui área de 275Km2 e um porto internacional habilitado para importação e exportação de produtos diversos. O município possui a única destilaria de álcool em atividade no Estado, produzindo combustível para consumo próprio.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Porto Lucena, São Paulo das Missões e Roque Gonzales.

Acesso Rodoviário

BR/RS 472, RS 392

Distâncias

570 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU MUNICIPAL

Rua Marechal Floriano, 295.

RIO COMANDAÍ

A 10km da sede, na divisa com o município de Porto Lucena, possui balneário.

ILHA SÃO FRANCISCO

Local para banho e esqui aquático, a 2 km da sede.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens.

hspace=0 EVENTOS

 Fevereiro

02 - Dia da Padroeira 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Porto Xavier

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3354-0000 - Fax: (55) 3354-1269

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3354-1000 - Fax: (55) 3354-1900
Email:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3354-1234

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3354-1233

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.rotamissoes.com.br

              www.portoxavier.famurs.com.br

              http://www.portoxavier.rs.gov.br

                  http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Jair André, Sergio Marion, M. H.Thomas, Evandro Rohde, Joel Bonotto.

Comentários de Porto Xavier

cidade maravilhosa aonde que vivi 10 anos deixei ai muitos amigos agora não risido mais estou em porto alegre mas acho muita falta dessa cidade...
Por: LUIS MOACIR KNATOF

sinto muitas saudades desta cidade.Do bar do Batista,dos banhos de rio no uruguai, da praça,e dos amigos.Um abraço aos amigos Pedro Paulo Correia e sua esposa Elisabeth(rodoviaria),e a todos desta cidade maravilhosa. Do amigo Fernando(filho do comandante Almeida/fuzileiros navais)
Por: Fernando Braga Santos

sinto muita saudades desta cidade!Gostaria de revela se possivel por fotos .A cidade de Alegre fez um belo album de sua cidade! muito obrigado e um forte abraço(Fernando filho do comandante Altonio de Almeida.
Por: Fernando Braga Santos

ha 6 meses que eu vim embora pra novo hamburgo e ja estou com saudades de porto xavier abracos a todos.
Por: maria da silva e adoilson da silva.

Eu morava em Porto Xavier E vou ir passear mas tenho tios e tias,amigos e amigas de infancia
Por: claudian Roberta Durao Solano

Adoro esta cidade porque vivi toda minha infância com minha vo e meu primo
Por: claudian Roberta Durao Solano

sou filho desta terra tenho muita sudade das festas,dos bailes e dos futebol de final de semana porto xavier tem muita historia grandes pescarias em familha acampamento so dos bagual onde sempre se da um geito de pegar um peixinho um grande abraço pra todos os parentes e conteraneos.
Por: gilmar da veiga martins

Eu nasci nessa cidade maravilhosa tenho muitas lembraças dela ,sempre quando posso estou visitando amigos parentes .
Por: Lóidi

Porto Xavier, é uma cidade muito bonita mas com pouco mais de 11 mil e seissentos e noventa habitantes, seu maiores pontos turisticos é os acampamentos a beira do rio Uruguai todos os anos vem bastante gente se acampar para Porto Xavier ate um dia de domingo apereceu na SBT alguns acampamentos a beira do rio
Por: joao guilherme bratz

baaa.px como chamado a cidade é um local muito gostoso de se passar as ferias uma cidade pequena com na maxima 13 mil habitantes q com seu carisma encanta pessoas da argentina e do paraguai a parte mais bonita de px é o rio uruguai q na beira nas margens dele é muiito fresco e bom de estar
Por: joao guilherme bratz

Vivi quase toda minha vida em P.X.Hoje vivo no extrangeiro,tenho familia e filhos aqui,mas meu desejo e de poder meus pes tocarem o chao de la outra vez.Sinto saudade do cheiro da terra qndo molhada pelas chuvas de verao,cheiro que nunca mais senti desde que sai dai.Sinto saudade dos amigos que la deixei,dos vizinhos com quem compartlhei minhas manhas de mateada,e meus fins de tarde de musicas.Pra mim P.X. e uma cidade mistica,so quem sai dai sabe a importancia e o valor que ela tem...
Por: mariana siqueira

Px é lindo muito legal tem o porto que é lindo , muito bom para se visitar é uma cidade muito calma e tranquila.
Por: Flavia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Xavier

Envie seu comentário sobre Porto Xavier