Macabas

Macabas-BA
banner

Bem-vindo a Macabas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotis em Macabas e muitas outras opes de hospedagem na cidade Macabas. Voc vai encontrar desde camping e chals, at os melhores resorts e pousadas em Macabas.

A cidade de Macabas, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de . A localidade est em uma altitude de 697m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 43.188 habitantes. A rea total de Macabas de 3.050,8km, e sua densidade demogrfica de 14,16hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Macabas-BA 46500-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Macabas

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com o desenvolvimento do município, o curato da primitiva capela passou a ser a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, promoção que se deu pela Lei provincial nº 124, de 19 de maio de 1840.
Essas terras pertenciam ao município de Urubu (Rio Branco, hoje, Paratinga) do qual foi desmembrado em 1832 para se constituir município independente, com o topônimo de Macaúbas, por decreto estadual de 06 de julho 1832, que também elevou a sua sede à categoria de vila. O início do seu funcionamento ocorreu a 23 de setembro de 1833.
A lei estadual nº 1761, de 10 de junho de 1925, concedeu foros de cidade à sede do município, ao qual foi incorporado o território do extinto município de Bom Sucesso (atual Ibitiara). 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

06 de Julho 

Gentílico:

 

macaubense

 

População:

47.067 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical semi-árido 

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro-sul baiano 

Limites:

Paratinga, Boquira, Ibipitanga, Rio do Pires, Caturama, Botuporã, Tanque Novo, Caetité, Igaporã, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

682 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casarão dos Borges  
 
Construído entre o final da década de 1860 e o inicio de 1870 pelo Tenente Lorenço Seixas. Em 1876 era a melhor casa da Vila e foi cogitada a sediar a Câmara Municipal de Vereadores. Foi adquirida pelo coronel Pedro José de Sousa (Pedro Roque) cuja fortuna se juntou a dos Borges Figueiredo pelo casamento de D. Argentina de Sousa Borges com o coronel Francisco Borges de Figueiredo e Filho. 

Capelinha  
 
Construída como ex-voto do coronel Pedro José de Sousa (Pedro Roque) inaugurada em 1906 pelo arcebispo D. Jerônimo Thomé da Silva. 

Antiga Prefeitura
 
Prédio construído pelo Cônego Firmínio Soares com início em 1885 e término em 1995. Serviu como sua residência e após sua morte passou a pertencer ao seu sobrinho Dr. Vital Soares, governador da Bahia, que também aí residiu e posteriormente doado ao Estado com a finalidade de abrigar uma escola. Funcionou como sede provisória do C.E.A.S., Grêmio Literato, Igreja Católica, Prefeitura e hoje funciona como Arquivo Público. 

Barragem do Açude
 
Em 08 de setembro de 1932 teve início a construção da barragem pela Inspetoria Federal Contra a Seca, Órgão do Governo Federal, na localidade denominada Saco Grande. Na obra foram empregados cerca de 2000 pessoas. As mulheres carregavam pedras em balaios de cipó e os homens trabalhavam com carriolas e carros de boi. O trabalho foi todo braçal. Vieram trabalhadores de toda região. Em 1936 a barragem, com cerca de 700 metros de comprimento, estava pronta.
O Lago tem capacidade igual a 20.900.000 m3. O seu Reservatório mede 12.000 m de comprimento por 3000 m de largura e 10 metros de profundidade. Recebe águas do riacho do Sapecado e do Riachão. Finalidade: irrigação. Outros usos: piscicultura. 

Igreja Matriz 
 
Reconstruída entre os anos de 1956 e 1962. O maquinário e o mostrador do relógio da torre frontal da Igreja da Matriz foi inaugurado em 1968. 

Antiga Matriz 

Inácio Alves da Silva em 12 de agosto de 1826 doou as terras para patrimônio de N. Senhora da Conceição, onde é a parte antiga da cidade. Não há registro da data do início da construção da matriz. Em 1862 houve reforma e ampliação da Igreja. A partir de 1956 a Matriz sofreu modificações drásticas, conservando-se pouco além das paredes externas. As obras foram encomendadas pelo padre José Maria Vicente, que tinha acabado de assumir a paróquia, assessorado pelo engenheiro macaubense Airton Borges Domingues.
Do comércio que os seus fundadores mantiveram e desenvolveram resultou que o povoado se ampliasse até a localidade conhecida por Estiva. Já havia, a esse tempo, no arraial de Coité, uma capela erguida em louvor a Nossa Senhora da Conceição que ficou sendo, até hoje, a nossa padroeira.

Serra do Carrapato

Caminhar até o topo da serra, visitar sítios arqueológicos do homem pré-histórico com pinturas rupestres e pequenas grutas onde ainda se encontra restos de cerâmicas e o buraco do Muribeca.

Lagoa Clara

Um dos mais antigos povoados de Macaúbas. Trilhas e Cachoeira; 

Açude
   
Trilhas e cachoeiras, visitar a antiga usina de energia.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho

- O São João de Macaúbas teve sua origem no século XVIII, quando os primeiros portugueses fixaram residência no município e se reunia em torno da fogueira para homenagear o São João e esquentar o frio do mês de junho. A menina escolhia a pessoa favorita para ser sua madrinha o menino o padrinho e pulavam a fogueira na noite do dia 23 de junho, tornando-se afilhados e padrinhos de fogueira, uma tradição que se arrasta até os dias atuais.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MACAÚBAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (77) 3473-1461 / 1462

Sites: http://www.macaubas.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

 

Telefones: (77) 3473-1304 / 2474

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentrios de Macabas

o que eu sinto que a em macaubas falta um curso de guias com existe aqui na chapada e nos guias turisticos de lenois estamos disposto a ajudar voces com cursos e capacitaoes com nones e reconhecimentos. para cidades inicias como voces . espero poder ajudar, pois minha esposa da e pra mim seria uma HONRA poder ajuda-los, para que voces tenham guias capacitados para nos recebe-los no SO JOAO
Por: samuel da Chapada Diamantina Bahia

vivo fora mas, nascei em Macaubas, uma cidade linda boa de se viver, tem varias serras,nascentes planalto e mauita gente acolhedora e tem o melhor so jo do pas, conhea voc tambem e confira!! as. waldir campinas sao paulo.
Por: waldir

eu vive em Macaubas e gosto desta cidade. mais estou em Araatuba- So Paulo
Por: Evandro

Esta cidade maravilhosaaaaaaaaaaaaa!! Sou suspeita em falar, pois nasci l, hoje moro em So Pauo mas sempre vou visita-la. Eu Amo Macabas!
Por: Dorinha

Eu tive o previlgio de conhecer e trabalhar em MACABAS por quase dois anos,com certeza se algum dia eu for transferido para outra cidade ser para Macabas, por que esta cidade maravilhosa e encantadora com pessoas acolhedoras.
Por: JANIO SD PM

Sou nascido no municpio de Macabas, mas estou em So Paulo a 16 anos .Mas quero voltar,Macabas maravilhosa, nossa cidade no tem violncia, os pontos tursticos so timos o povo incomparavel e a gastronomia do melhor tempeiro.
Por: Flavi Jos de Oliveira

conheo macaubas, meu esposo e dai, e a familia dele ainda mora ai. Eu e meus filhos gostamos muito de Macaubas, principalmente das roas, das festas do so joo, quando nas epocas de chuvas com tudo verdinho e show de bola. Adoramos voador, chimangos bolo de arroz na folha de banana e muitas outras guloseimas. Mas o melhor de tudo e o povo honesto, humilde e hospitaleiro. Este ano fomos em Macaubas em fevereiro no carnaval. tinha muitos caretas, aqui em So Paulo ninguem conhece, meus filhos se divertiram muito. Espero se DEUS quiser, voltar logo ai...........
Por: silvia regina da silva souza

a melhor cidade da regio! Suas cachoeiras so lindas, alm de abrigar uma populao muito acolhedora! Ah! E tambm possui o melhor So Joo da Bahia! Adoro Macabas.
Por: Lcia Rego

o que falar de macaubas, uma cidade que as pessoas esto em paz.eu gosto de l.minha mora nela.bjs.
Por: Beatriz Martins Ferreira

No s conheco, como tambem moro em Macabas a melhor cidade do mundo.Um lugar muito bom pra se viver,Amo morar em Macabas, a cidade realmente Maravilhosa e Linda.
Por: judy

moro em so paulo, e amo essa cidade, tenho muita vontade de votar a bahia no so joo , passei o de 2003, e nunca esqueci. bjos
Por: naymara lopes de souza

CIDADE LINDA MUITO SIMPLES E UM POVO DE BOM CORACAO
Por: ALEX MENEZES

Ol pessoal,sou Macabense com muito orgulho,sinto saudades desta terra maravilhosa que ,estou em so paulo h 18 anos e sinto muita vontade de voltar para minha cidade,quem sabe um dia realizarei meu somho. abrao
Por: valter alves de jesus

FIQUEI ENCANTADA COM TANTAS MARAVILHAS QUE EXISTE NO ESTADO DA BAHIA E PRINCIPALMENTE NA REGIO DE MACAUBAS QUE SO TANTAS,SOU DO ESTADO DO PIAUI,MAS MACAUBAS JA MORRA NO MEU CORAO
Por: CELIA DRUMMOND SANTOS

Macaubas e tudo de bom, meu marido e de Macaubas, este ano estive ai, minha sogra e familiares dele ainda moram ai. Sou paulistana, mas amoooooo....Macaubas. meus filhos gostariam muito de morar ai. Quem sabe um dia!!!!!. MACAUBAS E PURA ENERGIA E DIVERSAO! 11/05/2010
Por: silvia regina da silva souza

Boa noite, fui pela primeira vez para trabalhar na Receita Federal da Cidade. Eu e minha famlia gostamos muito, um povo trabalhador, uma cidade bem cuidada, gostei se puder quero morar nesta linda Macabas..temos que enaltecer nossas cidades da Bahia. Que Jesus abenoe a todos moradores. Volto neste dia 24 para trabalhar novamente, um privilgio voltar ! Abraos a todos
Por: LUIZ FERNANDO CAMPOS NEVES

Sou macaubense,com muito orgulho, pois esta cidade a mais acolhedora que conheo, a cidade limpa, o povo educado e sabe conservar o seu patrimnio, por isso tambem um povo inteligente. E o So Joo? esimplesmemte maravilhoso, quer prova? v l e certifique-se. beijos meus conterraneos!
Por: nazare

conheci macaubas em 2004 atraves de uma namorada que conheci aqui em feira de santana no mesmo ano dai ela mim covidor pra passa o sao joao em macaubas foi melhor sao joa da minha vida nunca vou esquecer esses momento que passei ai as pessoas maravilhosa dessa cidade as cachoeiras onde namorei muito o cruseiro aquela vista maravilhosa em fim devo isso tudo a essa pesoa mravilhosa que foi e vai sempre ser o grande amor da minha vida abraos a todos macaubense e breve to ai
Por: jeferson lima da silva

ainda vou vizitar voces,pois meu avo era desta ccidade.ele se chamava.gregorio cavalcante da silva.estou na procura dos meus primos
Por: joao francisco de almeida

legal o site desenvolvido, gostei muito abarao.
Por: Genivaldo francisco de sousa

eit que terra maravilhosa! essa a terra do meu familiares que eu amo.
Por: jessica

Adoro Macabas. Meu sonho um dia voltar para ficar.
Por: nelson bastos de oliveira filho

Amo a cidade de Macabasm, nasci em Macabas e fui criada em Boquira,.. essa cidade simplismente linda amoooooo muitoooooo rsrsrrsrsrs...... e estou com muita saudades pois estou morando em Campinas sp... beijos Macabasssssssss....
Por: Raymara

ola eu sor de macauba s eu estor morando nu estado de s.paulo mais eu pretendo voltar o mais rapido posivel. eu amo esta cidade
Por: lek

S sinto muitas saudades da cidade e de minha filha Ndia Rayanne, que mora perto. Peo a Deus que me d foras porque muita SAUDADE mesmo.
Por: Osvaldo Jos da Silva Sobrinho

J passei as frias ai em macaubas, um local maravilhoso,Cercado de montanhas riachos.nascentes.guas quentes local exsuberantes vale apena visita recomendo quem quer visita.Abs.
Por: Antonio Domingues de Oliveira,

GOSTARIA DE CONHECER ESSA CIDADE VI AS FOTOS E AXEI LINDA, OPORTUNIDADE NAO O Q VAI FALTAR BJSS
Por: JACKY

E uma bela cidade com o seu cato postal a igreija matriz cuja eu e meus irmaos foram batizado e meus pais se casaram. Um grande abraco para o pessoal de contendas.(fernando,tio manoel,tio zequinha, tio lulu, etc.)abracoooooooooooo...
Por: GILVAN SILVA

ja fui em macaubas mais nao tive o prazer de conhecer todas as maravilhas ,quero q mandem fotos para mim sempre q puderem,mara no interior de sp e meu esposo e dai.PARABENS E MELHOR DO Q EU PENSAVA
Por: daiane de cassia carvalho

cidade acolhedora e boa pra se viver, eu adoro macaubas, q saudade eu tenho de macaubas ainda eu volto a morar ai de novo.
Por: lucivan alves pereira

macaubas,minha terra natal amo muito esta cidade,em dezembro nas minhas ferias vou pra l se deus quizer. embu-guau sp abrao a todos Edson s mendes
Por: edson

eu nasci em macaubas so que estou distante dessa cidade, mais tenho a satisfacao de poder visita-la pelo menos de 2 em 2 anos amo de mais essa cidade.
Por: jose

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Macabas
Fundao:
Altitude:
697m
Populao:
43.188 habitantes
rea:
3.050,8km
Densidade Demogrfica:
14,16hab/km
CEP:
46500-000

Envie seu comentrio sobre Macabas