Pirapó

Pirapó-RS
banner

Bem-vindo a Pirapó!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pirapó, informações atualizadas sobre a cidade Pirapó, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pirapó.

A cidade de Pirapó, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 125m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.368 habitantes. A área total de Pirapó é de 274,8km², e sua densidade demográfica é de 12,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirapó-RS é 97885-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirapó

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No período anterior ao século XX, a população era formada por indígenas guaranis pertencentes das Reduções Jesuíticas das Missões e depois por famílias luso-brasileiras que aqui sobreviviam através de uma agropecuária de subsistência. A partir de setembro de 1903, deu-se a fundação da colonização alemã, através de Ernesto Henrique Guilherme Wilhelm Sommer e familiares, os quais viabilizaram a chegada das primeiras doze famílias de colonizadores em 18/05/1904, provenientes da região do Vale do Rio dos Sinos (RS) e a partir daí formou-se a Colônia Sommer, Colônia Pirapó e atualmente apenas Pirapó. A base da economia inicial, até o ano de 1945, dava-se através da intensa exportação, via fluvial, de madeira de lei, de produtos agrícolas e industrializados agripecuários.
Pirapó passou a ser distrito de SLG a partir de 1955 e passou a integrar o mun. de São Nicolau em 23/11/1965, tornando-se distrito deste em 11/11/1980, sendo instalado o município de Pirapó em 1989.
A base da economia atual é a agropecuária, destacando-se a bovinocultura.

Significado do Nome

Em linguagem tupi-guarani significa Salto do Peixe.

Aniversário da Cidade

11 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 392, RS 561

Distâncias

563 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

ARQUITETURA

Existe no município um considerável número de prédios histórico no estilo enxaimel germânico, dos quais dois foram restaurados, conservando a maioria das características originais e o restante do casario ainda está ao natural, incluindo a Igreja em estilo gótico.

ATRATIVOS NATURAIS

Há no município algumas cavernas, nas quais habitavam índios e foragidos estrangeiros e também um balneário natural de grande beleza, localizado há 13 Km da Sede.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!. Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pirapó

hspace=0 E-mail [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3351-1110

Serviço de Informação ao Turista:  Fone: (55) 3351-1110 -  Fax: (55) 3351-1137 / Fone/Fax: (55) 3313-4957
E-mail:
[email protected]
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3351-1112

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3351-1116

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.rotamissoes.com.br

               www.pirapo.famurs.com.br

Comentários de Pirapó

CONHEÇO! E SEMPRE QUE POSSO NAS MINHAS FÉRIAS, VOU PARA PIRAPÓ, POR SER UMA CIDADE BEM CATIVANTE E O SEU POVO SER BEM ACOLHEDOR E O MEU SONHO É UM DIA PODER RESIDIR NESTA CIDADE E FAZER PARTE DESTE POVO. APRECIO MUITO O INTERIOR DO MUNICIPIO E OS RIOS QUE CORTAM AS TERRAS DE PIRAPÓ, SÃO MUITO BELAS E ACOLHEDORAS.
Por: PAULO RENATO VARGAS GODOI

Esta cidade E minha terra natal,nunca a esquecerai hoje estou com 72 anos de idade e me lembro dela como se fosse hoje... queria pedir um favor a voce esta lendo se puder mandar um abraço para minha querida amiga Digna brand se ainda estiver viva obrigado e se puderem retornar a mensagem aradeço.
Por: Irene heck colling

conheço sim Pirapó,sempre passo minhas férias na casa do meus pais que moram no inteior,na linha São Nicolau.morei muito tempo em Pirapó, e quem sabe um dia volto a residir neste lugar de natureza exuberante.
Por: fabio luiz horn klein

Pirapo...carrego esta terra no coraçao, tenho orgulho em dizer que tenho todas minhas raizes ai..muito brinquei por estas terras, vivi e aprendi amar esta terra querida ...pirapo tem tudo de bom!!!
Por: jaqueline teresinha klein

Conheço PIRAPO... MINHA VO ,E MEU VO NASCERAM LA...AS VEZES EU VOU COM MEUS PAIS PARA PASSEAR E VER OS LUGARES ONDE MINHA MAE BRINCAVA QUANDO ERA PEQUENA...TENHO MUITOS PRIMOS AI.. TAMBEM JA NADEI NO MIRIM..A PRAÇA DE LA E MUITO LINDA . A CIDADE E BEM LIMPA ISSO QUER DIZER QUE O PESSOAL DAI E MUITO CULTO.
Por: PAULO ROBERTO KLEIN MELCHIORS

Terra de meus avos! ME criei ouvindo historias deste municipio. hoje eu mesmo posso falar... pirapo e td de bom... rodeios melhor que ja fui..bailes , festas tudo la e muito divertido, as pessoas tratam bem seus visitantes..sem falar que tenho muuuuuitos parentes por ai, cada vez conheço alquem diferente .parabens a adiministraçao pelo desenvolvimento deste querido pago.
Por: princela aline klein

muito legal as fotos.que saudades........vleu. CAXIAS DO SUL
Por: jair simon

QUE SAUDADE DESTA CIDADE,DAS PESSOAS QUE ALI RESIDEM,DA MINHA FAMILIA,SEMPRE QUE POSSO IREI A PIRAPÓ...
Por: NEIMAR BRITZ EGEVARTH

Sou natural de Pirapó, atualmEnte resido em POA, mas sempre que posso dou um chego até lá para matar saudade de amigos e perantes que ainda residem lá AMO MUITO ESTA CIDADE FOI ONDE NASCI E VIVI ATÉ OS 15 ANOS.
Por: Evandro Carlos Stalter Scheuer

Pirapó ,minha querida Pirapó, cidade linda de interior mais lindo que já vi e vivi. Um forte abraço a tdos os meus amigos e familiare e a linda Figueira. Saudades
Por: Isamara Ribeiro

é,uma cidade pequena mas muito tranquila bom de viver pessoas honestas e humildes parece pessoas escolhidas a dedo p/morar lá valeu pirapó muita saudade da minha terra.......
Por: OLI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirapó
Fundação:
1989
Altitude:
125m
População:
3.368 habitantes
Área:
274,8km²
Densidade Demográfica:
12,26hab/km²
CEP:
97885-000

Envie seu comentário sobre Pirapó