Pinhal da Serra

Pinhal da Serra-RS
banner

Bem-vindo a Pinhal da Serra!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pinhal da Serra, informações atualizadas sobre a cidade Pinhal da Serra, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pinhal da Serra.

Informações de Pinhal da Serra

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Rota das Araucárias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro nome deste município foi São José dos Tocos, pela grande quantidade de tocos, principalmente de guamirim, derrubados para a formação do povoado. Em 1920, com a construção da Capela para São José e a grande existência de pinheiros, passou a ser chamada de São José do Pinhais. Em 1938, passa a ser Vila Pinhal da Serra e, em 1996, Município de Pinhal da Serra. Devido a vários movimentos contra a emancipação, a primeira eleição só realizou-se em 2000 e a prefeitura instalada em 1º de janeiro de 2001, com a posse do sr. Antônio Giordano da Costa como o primeiro prefeito.

A origem do nome do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século, quando ainda pertencíamos ao município de Vacaria. O primeiro nome: São José dos Tocos, este nome teve como causa, o desmatamento feito para limpar a área onde deveria ser formado o povoado.
Em 1920, os moradores do então São José dos tocos, juntamente com os moradores da Serra dos Gregórios, se uniram para construir uma capela em honra a São José.

Em Razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência de grande quantidade de pinheiros nesta área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais.

Em 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de PINHAL DA SERRA com o crescimento da população, foi chamado de Vila Pinhal da Serra e hoje, Município de Pinhal da Serra.

Os primeiros colonizadores Os primeiros moradores do Pinhal da Serra e Serra dos Gregórios foram: Antonio Inácio Velho, José Augusto Kuze, Jerônimo Cardoso, Alfredo Gomes, Salustiano Antonio de Oliveira, Vicente Salami, Inácio Francisco dos Santos, Francisco Castilhos, Jorge Pereira da Silva, Anacleto Varela, Otavilino Barbosa, Francisco Varela da Silva, Dorval Paim, Artur de Oliveira, Miguel Batista, João Gasperim, Germano Nora, Altino Duarte Varela, Rolim Paim, Ataídes Vieira, entre outros.

Por volta do ano de 1920, Inacinho Antonio Velho e sua 2ª esposa Josepha doaram um terreno para ser construído a Capela de São José, que hoje é onde se localiza a sede do Município de Pinhal da Serra.
Em 1994, formou-se o Movimento Emancipacionista de Pinhal da Serra, tendo como Presidente da Comissão Emancipacionista Antonio Giordano da Costa.
História da Emancipação do Município O plebiscito O plebiscito realizou-se em 24 de março de 1996 e obteve-se os seguintes resultados: Eleitores inscritos: 2.065 Votaram: 1.050 Não votaram: 1.015 Votos do sim: 939 Votos do não: 75 Votos em branco: 13 Votos nulos: 23 Diferença pró Sim: 864 O movimento Emancipacionista iniciou-se em 1994. Em reunião, no dia 03 de dezembro de 1994, formou-se a Comissão Emancipacionista. O pedido de registro da Comissão Emancipacionista foi protocolado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dia 19 de dezembro de 1994, pelo presidente da Comissão Antonio Giordano da Costa.

A área do município foi formada abrangendo todas as localidades que pertenciam ao 2º Distrito de Esmeralda (Pinhal da Serra) e da área pertencente ao 4º Distrito (Serra dos Gregórios), com uma área total de 436 km2.
A Assembléia Legislativa autorizou a realização do plebiscito em 1995, porém, a Justiça Eleitoral de Vacaria e do estado do Rio Grande do Sul cancelaram o mesmo. A Comissão Emancipacionista recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e, em março de 1996, o TSE anulou a decisão estadual e marcou o plebiscito para o dia 24 de março de 1996, no qual o SIM foi vencedor.
Não conformada com o resultado, a Justiça Eleitoral de Vacaria tentou, sem sucesso, a anulação do plebiscito, pois em 17 de abril de 1996, através da Lei nº 10.748, o município de Pinhal da Serra foi criado, porém foi impedido de participar das eleições gerais de 03 de outubro de 1996, pois a Lei Federal nº 9.100, que normatizou as eleições municipais excluiu os novos municípios, 30 no total, uma vez que determinou que só poderiam realizar eleições, os municípios criados até 31 de dezembro de 1995. Com isso, Pinhal da Serra ficou quatro anos em estado de estagnação.

Neste período, foi criado a, Associação Gaúcha de Apoio aos novos Municípios - AGAM, formada pelos trinta novos municípios que não tiveram direito às eleições em 1996.
A AGAM, através dos deputados federais, encaminhou e obteve a aprovação do Congresso Nacional dois projetos de leis que marcavam eleições extraordinárias nos trinta municípios, contudo, foram vetados pelo presidente da República.

Somente em primeiro de outubro de 2000, Pinhal da Serra teve direito de participar das eleições e eleger sua primeira administração.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Devido a grande existência de pinheiros na região.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 285, RS 456 

Distâncias

326 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

ROTA DAS ARAUCÁRIAS

Os municípios que compõem a Rota tem em comum a cultura deixada pelo tropeirismo no final do século XVIII, onde o Passo do Pontão (em Barracão) era referência para ir a São Paulo. Mas a forte colonização deu-se um século após, com a chegada dos imigrantes italianos, alemães e poloneses provindo da Colônia Velha. Entretanto, eles não impuseram suas tradições, mas sim desenvolveram certas culturas originadas pelos caboclos, como cultivo da mandioca, erva-mate e principalmente, a gastronomia. Assim, a Rota das Araucárias oferece a oportunidade de conhecer belas paisagens, história e cultura riquíssimas, festas populares e romarias, artesanato diferenciado e lugares pitorescos. Municípios participantes: Água Santa,Barracão,Cacique Doble,Caseiros, Coxilha, Esmeralda,Ibiaçá, Ibiraiaras,Lagoa Vermelha,Machadinho,Maximiliano de Almeida,Paim Filho,Pinhal da Serra,Sananduva, Santa Cecília do Sul,Santo Expedito do Sul,São José do Ouro,Tapejara,Tupanci do Sul e Vila Lângaro. Maiores informações na Prefeitura de cada município.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Pinhal da Serra.

hspace=0 [email protected]  

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3354-1377

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3616-2065 - Fax: (54) 3354-1377
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.pinhaldaserra.rs.cnm.org.br

              http://www.panoramio.com/

Comentários de Pinhal da Serra

nasci na serra dos gregorio e me criei no pinhal da serra onde passei os melhores anos da minha infancia.a primeira casa,passando a ponte, a direita quem vem de esmeralda, e a casa dos meus avos, fausto silveira dos santos e ernestina teles correa. tem ainda meus tios e primos.hoje vivo em santana do livramento para onde os ventos me trouxeram, mas nunca esqueci do meu PINHAL DA SERRA.
Por: terezinhasilveira dos santos(malaquias)

Pinhal da Serra, Lugar pacato, muito simples, com muito verde, campos, um lugar onde nem celular não toca por falta de sinal..... uma maravilha que o tempo não mudou, um lugar onde se poder sentir a maior paz do mundo, dormir de portas abertas, tomar banhos de rio e cachoeira, beber água da fonte, fazer fogo de chão, juntar pinhão, fazer sapecada. Um lugar onde todas as pessoas se conhecem e se respeitam. Um lugar para crescer e criar filhos com valores que jamais serão esquecidos. Nada como acordar com neblina, ter tardes de sol quentes e ver um céu taum estrelado a noite que somente lá você ainda pode apreciar. Eu amo aquele lugar.
Por: alexandra costa

Esta é uma cidade maravilhosa o povo deve se orgulhar pela beleza que tem.
Por: ivete flores

Não conheço , mas pretendo conhecer em breve ,tenho um sobrinho que trabalha nessa cidade .Pelo que sei é uma cidade bastante agradavel de se viver
Por: MariaJosé Garcia

Nasci nesse chão maravilhoso, e sinto saudade das caçadas, das pescarias das paçócas de pinhão no café, ouvindo o canto dos passarinho no amanhecer, quado eu ia acavalo no moinho levar o milho p/fazer farinha. Dos torneios de laço, féstas nas capélas e dos fandangos a onde toquei, dancei e namorei. Um dia eu volto e de lá não saio mais!!!!!!
Por: Niles Pereira

Fui professora na escola de Capela de S.Jorge nos anos 1958 e 1959.Passava quase todos os finais de semana em Pinhal.Foram os anos mais felizes da minha vida.Adorava colher pinhão caídos embaixo dos pinheiros.Também,organizávamos cavalgadas até o Rio Pelotas onde se atravessava em uma balsa.Às vezes havia corridas de cavalos em cancha reta.Lá me diverti muito,apesar de ter nascido e me criado na cidade e lá não ter se quer luz elétrica.Há 3 anos atrás voltei lá para matar a saudade.Pouca coisa mudou.Se a estrada fosse asfaltada o progresso de Pinhal da Serra seria diferente.Este lugar de pessoas tão especiais e acolhedoras merece isso.A represa no rio Pelotas é um lugar bonito para ser visitado
Por: irene

Conheço sim e tenho muita saudade desse lugar onde eu nasci. Hoje moro em Brasilia e minah mãe e meus irmãos moram em Porto Alegre, mas estamos programando um passeio em Outubro....Pinhal e Esmeralda.
Por: Vera Lucia Silveira

nasci em Pinhal da serra,hoje moro em Alegrete mas tenho muita saudade,e ainda não encontrei gente hospitaleira,como ai
Por: marlise silveira gasperin

É com grande alegria, me reporto a essa linda e pacata cidade onde nasci e aprendí as primeiras lições. Hoje moro no Rio de Janeiro, mais não esqueço das pessoas as quais conveví e também da paz, tranquilidade e do povo hospitaleiro. Sempre que posso visito meus familiares que residem nesse município. Muita saudade dessa paz! abraços a todos os que tomerem conhecimento dessas poucas palavras. abraços a todos.
Por: genervino bueno dos reis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pinhal da Serra

Envie seu comentário sobre Pinhal da Serra

banner