Pelotas

Pelotas-RS
banner

Bem-vindo a Pelotas!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pelotas, fotos, informações, os principais hotéis de Pelotas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Pelotas, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1830. A localidade está em uma altitude de 17m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 315.415 habitantes. A área total de Pelotas é de 1.647,9km², e sua densidade demográfica é de 191,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pelotas-RS é 96000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma das cidades localizadas mais ao sul do estado do Rio Grande do Sul, Pelotas tem seu clima frio e aconchegante como um grande atrativo para turistas provenientes de todo o estado e de outras partes do País. A distância da cidade até Porto Alegre – a capital do estado – é de aproximadamente 260 quilômetros. Pelotas está localizada muito próxima a Lagoa dos Patos, fato que permitiu sua expansão e a construção de um importante porto para a região.

A economia da cidade de Pelotas gira em torno do agronegócio e do movimentado comércio do município. Pelotas se destaca pela sua grande produção de pêssegos para conserva, sendo a cidade a maior produtora desta fruta no Brasil.

Turismo em Pelotas

Pelotas é uma cidade que recebe diversos turistas por conta do seu frio. A temperatura na cidade não é tão baixa como as temperaturas das cidades da serra gaúcha, mas o frio é intenso, principalmente no inverno, quando a cidade recebe muitas frentes frias vindas da Antártida. Por este motivo, durante o inverno, o número de turistas aumenta bastante na cidade.

Além do frio, os roteiros rurais são outros atrativos importantes para a cidade. As diversas plantações na área rural de Pelotas – área chamada de Colônia pela população – atraem pessoas de todas as regiões do estado. As delícias dos cafés coloniais e da culinária local costumam ser um ponto ainda mais chamativo para quem visita a cidade.

No entanto, o que mais atrai turistas para Pelotas é a sua arquitetura histórica. Construções feitas em várias épocas de períodos históricos na cidade e no estado chamam a atenção dos visitantes. Destaque para a catedral metropolitana de São Francisco de Paula e para o Clube Comercial da cidade. Esse clube possui mais de cem anos de história. A Igreja do Redentor é outro ponto interessante para visitação em Pelotas: a construção é revestida com plantas agarradeiras.

Como chegar

Pelotas possui um aeroporto internacional. A cidade recebe vôos regulares de uma companhia aérea. Para quem vem de carro, os acessos são fáceis e a viagem a partir de Porto Alegre dura aproximadamente três horas e meia.

Informações de Pelotas

 

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

"A PRINCESA DO SUL"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira referência histórica do surgimento do município data de junho de 1758, através da doação que Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos.
Fugindo da invasão espanhola, em 1763, muitos dos habitantes da Vila de Rio Grande buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomáz Luiz Osório.
A eles vieram juntar-se os retirantes da Colônia do Sacramento, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777, cumprindo o tratado de Santo Ildefonso assinado entre os dois países.
Em 1780, o português José Pinto Martins, que abandonara o Ceará em virtude da seca, funda às margens do Arroio Pelotas a primeira Charqueada. A prosperidade do estabelecimento, favorecida pela localização, estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o inicio da cidade de Pelotas.
A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 07 de Julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada, à categoria de Vila em 07 de abril de 1832. Três anos depois o Presidente da Província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, outorgou à Vila os foros de cidade, com o nome de Pelotas, sugestão dada pelo Deputado Francisco Xavier Pereira. O nome originou-se das embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas. 

Significado do Nome 

Seu nome deriva das embarcações de vara de corticeira forradas de couro, que na época eram utilizadas para a travessia de rios e arroios.

Aniversário da Cidade

07 de Julho 

Gentílico:

pelotense

População:

327.778 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Que tal aproveitar o friozinho? É a principal característica desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza local. Atrações irresistíveis. Venha deslumbrar com a opulência da natureza. Opções não faltam.

Clima:

Subtropical úmido com densos nevoeiros de maio a agosto. 

Temperatura Média:

17,6º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município do Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul. 

Limites:

São Lourenço do Sul, Canguçu, Morro Redondo, Capão do Leão, Rio Grande e Lagoa dos Patos

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) / BR-116 / BR-290 (Free Way) / BR-116 

Distâncias:

Da Capital:

252 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Asilo de Mendigos

Estilo neo-renascentista, fundado em 24 de junho de 1894, em terreno doado por Joaquim da Silva Tavares (Barão de Santa Tecla) . Abriga a velhice e também conta ainda com um pensionato para auxiliar na manutenção das despesas. 

Banco do Estado - Antigo Banco Pelotense

Antiga sede do Banco Pelotense, famosa casa bancária fundada em 5 de fevereiro de 1906, ainda no tempo das charqueadas, impulsionou o progresso da região e chegou a alcançar a expressiva soma de 69 agências em todo o Brasil, sendo que 24 no estado. A quebra deste banco tão forte se deve a uma barganha política até hoje para muitos inexplicável. Pelotas com isso sofreu um impacto muito grande na sua economia, encarado como um verdadeiro desastre. O Banco Pelotense chegou a ocupar o terceiro lugar no País. por vinte e poucos anos foi poderosa empresa, marcou época de apogeu econômico na única cidade do interior a possuir um banco genuinamente seu. Foram seus fundadores: Dr. Augusto Assumpção, Eduardo Siqueira, o Barão de Arroio Grande, Cel. Alberto Rosa e Plínio Duarte, com um capital de três mil contos. Houve enorme desgosto pela perda daquele potencial econômico que avançava no tempo e se projetava no espaço nacional. O prédio é em estilo neoclássico. 

Biblioteca Pública Pelotense

Fundada por Joaquim Dias, jornalista português, em 14 de novembro de 1875, é o segundo maior acervo de livros técnicos, didáticos e de ficção do Estado (aproximadamente 100.000 volumes). Possui coleções de todos os jornais editados em Pelotas e região de sua origem.
Realiza A HORA DO CONTO para crianças, sessões de vídeo e mensalmente CONCERTOS PARA A JUVENTUDE. Localiza-se frente a Praça Cel. Pedro Osório. 

Casa onde foi assinada a Paz de 95

Rua XV de Novembro, ao lado do Castelinho do Saber. Havia uma placa na parede que foi recentemente retirada. Lá foi assinada a paz entre marafados e pica-paus porque lá estava um dos chefes, Silva Tavares que parava em casa de parentes quando vinha a Pelotas, estes moravam ã Rua XV de Novembro n.º 810. Pelotas não teve nenhum combate da citada revolução, mas aqui foi criado o 3º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, sob o comando do Tenente Coronel Analecto da Costa Barcelos, do qual era secretário, o Primeiro Tenente João Simões Lopes Neto (o escritor), que mais tarde chega a ser capitão. A paz foi firmada nesta cidade pelos Generais Inocêncio Galvão de Queiroz, por parte do Governo e João Nunes da Silva Tavares, por parte dos revolucionários, 1895.

Casarão da Félix da Cunha 603

Quartel general de Manoel Marques de Souza (futuro Conde de Porto Alegre), 1836, Aquartelou-se durante a Revolução Farroupilha, com dois batalhões, um deles de soldados portugueses. Resistiu durante dias, ameaçado pela fome e sede, e ainda, por ver seu paiol voar pelos ares explodidos pelos tonéis de pólvora dos Farrapos. Entregou-se e foi preso. No sobrado também foi sede da Câmara Municipal, redação do Jornal Diário de Pelotas, Colégio José Seixas, Colégio Salvador, e de seu sucessor Bernardo Taveira Júnior, Colégio do Dr. Braziliano da Costa e Silva, estação telegráfica, sede da União Republicana, sede da Igreja do Redentor, Quartel da Polícia, Prisão de Miguel Barcellos, sede da Sociedade Eutherpe Musical, Clube Carnavalesco Demócrito. Sua fachada conserva-se como primitivamente, apenas ganhou platibanda, pois era de beira de telhado. 

Cascata do Arco-Íris

Local de extraordinária beleza natural com rochas enormes, árvores frondosas e água límpida. Está situado a 58 Km da cidade com acesso pela BR-392, no sentido Canguçu, entrando pela Vila Maciel. Não há infra-estrutura e, para chegar é preciso informações nas casas da região. 

Museu Carlos Ritter

O Museu de Ciências naturais Carlos Ritter é um órgão do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas e está localizado a rua Marechal Deodoro, 823.
O acervo do museu conta com numerosas espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos e pode ser visitado de segundas à sextas-feiras pela manhã das 08:00 às 11:30 e pela tarde das 14:00 às 17:30. A visitação pode ser marcada pelo fone: 0532-259144. 

Passo dos Negros

Situado na costa do canal São Gonçalo - hoje propriedade do Sr. Daltro Irigoyen - pouco tem das características de outrora. É interessante, entretanto, observar o local e lembrar que foi o maior porto escravagista do estado, com seus galpões, os mercados de escravos. Dali saiam comercializados (compra e leilão), para as propriedades. Debret pintou o Passo dos Negros em tela que nos dá idéia do quanto era movimentado e o quanto significou para Pelotas. 

Porto

Apesar de já ter tido dias de apogeu, o porto de Pelotas é o terceiro do Estado. Localiza-se na zona sul da cidade, à margem do canal São Gonçalo, a 11 quilômetros da Lagoa dos Patos. 

Praia do Laranjal

Foi no Laranjal que começou a se desenvolver o povoado de São Francisco de Paula, depois transferido mais para a zona elevada, onde se encontra hoje o centro da cidade. Foi para ali que vieram os primeiros açorianos fugitivos da invasão em Rio Grande pelos espanhóis. plantaram trigo e laranjas; construíram igrejas e engajaram-se ao empresariado das charqueadas. Eram lavouras, vinhedos e pomares. Reses, cavalos e ovelhas, eram a criação que se iniciava. Furtado, Mendonça, Assumpção, Silveira, Osório, são remanescentes daquele tempo. Hoje a praia (terreno aberto em loteamentos pelos proprietários) se transformou num lugar movimentado e aprazível que não diz como foi passado com estâncias e trapiches para o escoamento do trigo. A dez minutos do centro da cidade, constitui-se num ponto turístico preferido no inverno e no verão. 

Túnel de Pedras

Antiga passagem do trem para Canguçu, aberta na rocha, sob o morro de Monte Bonito, tem o comprimento de 300 metros e uma altura aproximada de 10 metros. Passagem desativada para trens, de onde foram retirados os trilhos, é um lugar pitoresco para a visitação, em plena Serra dos Tapes, no Município de Pelotas, Colônia São Manoel. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Projeto Verão- Esporte no Laranjal

Data: 1º de Janeiro a 18 de Fevereiro

Cavalgada Cultural da Casta Doce

Data: Janeiro

Festa de Lemanjá/ Nossa Senhora dos Navegantes

Data: Fevereiro

Cabobu- Os Tambores do Sul Recebem oa Tambores do Mundo

Data: Fevereiro

Encontro Internacional de Pesca

Data: Março

Rodeio Campeiro do CTG Sten. Elio Olimar Rodrigues

Data: Março

Choppfest

Data: Março

Grande Prêmio Princesa do Sul

Data: Março

Torneio Internacional de Tênis

Data: Semana Santa, Abril

Feira Outonal de Gado Leiteiro e Cavalo Crioulo

Data: Abril

Festa de São Jorge

Data: 23 de Abril

Rodeio Região Sul

Data: Abril

Festa dos Pretos Velhos

Data: 13 de Maio

Procissão de Santo Antônio

Data: 11 de Junho

Procissão de Corpus Christi

Data: Junho

Talentos Musicais MPB

Data: Junho

ECUAR- Encontro de Cultura e Arte

Data: Junho

Gincana de Pesca

Data: Julho

Festival Estadual de Trovadores

Data: Julho

Kolonistennfest

Data: Julho

Fenadoce/ Feira Nacional do Doce

Data: Julho

Círio- Canto Interuniversitário Rio- Grandense

Data: Agosto

Espora e Mango da União Gaúcha

Data: Setembro

Semana Farroupilha

Data: 14 a 20 de Setembro

Semeadura da Arte e Cultura Gaúcha

Data: Setembro

Rodeio Estadual da Semana Farroupilha

Data: Setembro

Expo- Feira Agropecuária de Indústria e Comércio

Data: Outubro

Mostra de Música Popular Brasileira

Data: Outubro

Fecriança

Data: Outubro

Maratona Estadual de Pesca

Data: Outubro

Kolonistenfest

Data: Outubro

Pedra Moura da Poesia Gaúcha

Data: Outubro

Feira do Livro

Data: Outubro e Novembro

Kerb e Rekerb

Data: Novembro

Pelota da Canção Nativa

Data: Dezembro 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (53) 3225-7355 - Fax: (53) 3227-2061

Sites: http://www.pelotas.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 3284-4407
E-mail: [email protected]

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
Endereço: Av. Domingos José de Almeida, n°1490
Fone: (53) 3282 1001
Horário de Funcionamento: ter/dom - das 8hs às 18hs

Terminal Rodoviário:

Endereço: Avenida Presidente João Goulart, n°4605
Fone: (53) 3284.6712 / 6700
Horário de Funcionamento: ter/dom das 8hs às 18hs

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO ZULMIRA:

R Anchieta 2002 - Centro
Pelotas, RS | CEP: 96015-420
Telefone: (53) 3225-4144 
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (53) 3225-1322 / 3284-4700 / 3333

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.citybrazil.com.br

www.nutep.adm.ufrgs.br

www.static.flickr.com

www.planetabuggy.on.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Pelotas

Princesa do Sul Saudades desta terra que cultiva suas tradições Minha amada Pelotas
Por: fabiane

Gostaria de saber se em Pelotas,já é oferecido salas de aulas para crianças deficientes,autistas ou com problemas de dificuldade em aprendizado...visto que para estes o atendimento deve ser especial. Aguardo um retorno.A cidade é bonita,desejo que também seja guerreira em outros aspectos. Um abraço.
Por: Laura Vieira.

voce deve conhecer o centro historico de pelotas que fica entorno da praça col.pedro osorio ,com o teatro sete de abril,a biblioteca publica a prefeitura o grande hotel o mercado publico o teatro guarani e os casaroes antigos todos predios no estilo neo classicos ...
Por: marcelo

eu não conheço, mais é meu sonho conheçer dizem que é muuito lindo, pelotas, conheçi um rapaz de pelotas e eu estou namorando, je tinha vontade de conheçer agora mais ainda bjoss obrigada!!
Por: maisa

Eu estive em Pelotas no ano de 1992/1994.Fui a trabalho é claro,mas jamais visitei uma cidade tâo linda como Pelotas!Vivie lá por 03 anos,mas foram anos de muita alegria e prazer.Tive o prazer de conhecer várias cidades entre elas:Pedro Osório,Rio Grande(ilhas dos pescadores)muitas outras que não lembro agora,mas a cidade de Pelotas é especial pra mim.Morei em alguns bairros como;Areal,Obelisco,Grande Fragata,Bairro de Fátima.Frequentei v´rias casas de shows,visitei a casa da Baronesa,bairro do laranjal,a praia do laranjal,resumindo, eu adorei minha estadia em Pelotas.Em breve pretendo voltar lá,com certeza,Pelotas vive no meu coração.
Por: Antonio César Soares de Castro.

Morei em Pelotas mais de 15 anos,adoro essa cidade,pretendo voltar logo amo muito tudo isso.
Por: Janine Vasconcelos Medeiros /SC

Pelotas é uma cidade maravilhosa ,cheia de tradições!
Por: sidney cantilena

Pelotas !A Feira de doces,deixa a cidade mais aconchegante
Por: sidney cantilena

sou natural de pelotas atualmente moro no interior de goias em uma cidade chamada ipora. sou apaixonada por pelotas sempre q posso vejoas fotos da minha cidade linda .nao existe lugar mais lindo q minha cidade de pelotas.
Por: catia de lima leao

temos muitos camping com certesa , na praia , rural, vale apena conhecer .
Por: vilmar benites freitas

Sou natural de Bagé, mas adoro Pelotas, temos uma cultura histórica através dos casarios de uma beleza impar, acredito que Pelotas reúne vários quesitos para se tornar uma ótima cidade turística, cultura, belas paisagens, forte comércio geral, ótimos restaurantes, comidas de várias etnias, belas festas e vida noturna agitada para quem aprecia uma diversão e também belas pousadas nas colônias, além de um dos mais lindos por-do-sol da Lagoa, uma ótima rota turística pela colônia, inclusive contamos com Museu Etnográfico na Colônia Maciel e que deve ser mais divulgada e apreciada e uma rota cultural pelos principais pontos turísticos que vale a pena conhecer , suas charqueadas, museus, teatros, praças e zona portuária que nos contam um passado de muita prosperidade e luxo, por tudo que Pelotas oferece, vale a pena conhecê-la um pouco mais.
Por: Lilian Alves Warnke

Resido na cidade de Pelotas ha mais de 20 anos, sou empresário atuo na área da educação, escola de Idiomas. Considero Pelotas um meio cultural muito forte devido a Presença de Universidades, as quais permitem uma população flutuante com caracteristicas distintas, onde forma a polietnia. Pelotas oferece a orla da logoa dos patos, local de bela morfologia, também permite ao forasteiro, onde me enquadro, sertir-se em casa, boa gastronomia, e sempre uma grande quantidade de jovens, estes que não permitem o nosso envelhecimento precoce quanto as idéias e pensamentos. "Bela Pelotas" - Jô
Por: Jeones Vasconcellos Medeiros

adorei pelotas so vejo pela internet mas ainda vou passear la
Por: daniel

felis aniversario pelotas tchau bjs sou de pelotas rs
Por: tauan santos cardoso

SIM ,CONHEÇO PELOTAS ,MOREI MUITOS ANOS ,ESTUDEI,TRABALHEI,CRIEI MEUS FILHOS E TENHO PARENTES E AMIGOS.ADORO A PRAIA DO LARANJAL,QUERO VENDER UMA CASA E COMPRAR OUTRA LÁ,É MUITO LEGAL!
Por: Angela

Conheço Pelotas nasci la atualmente moro em Goias.Amo minha terra fico emocionada quando vejo algo sobre Pelotas.Nenhum outro lugar e mais bonito que minha terra.
Por: catia de lima leao

nasci em pelotas sai de pelotas quando conpletei meu primeiro aninho hj tenho 19 anos como eu gostaria de voltar a pelotas para conheser minha terrinha melhor....
Por: CAMILA

Nasci nesta bela cidade,as vezes volto a passeio,mesmo hoje morando em Brasília não troco minha cidade natal.
Por: debora beatriz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pelotas
Fundação:
1830
Altitude:
17m
População:
315.415 habitantes
Área:
1.647,9km²
Densidade Demográfica:
191,40hab/km²
CEP:
96000-000

Envie seu comentário sobre Pelotas

banner