Pedras Altas

Pedras Altas-RS
banner

Bem-vindo a Pedras Altas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pedras Altas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pedras Altas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pedras Altas.

Informações de Pedras Altas

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados do século XIX a região era conhecida como Coxilha das Pedras Altas. A denominação foi encontrada em cartas escritas à família, por um oficial Farrapo que estava acampado na localidade com as forças de Bento Gonçalves. A correspondência a qual estava escrita a denominação, foi publicada em um Almanaque de Porto Alegre no final daquele século.
Entretanto, Joaquina de Assis Brasil, em depoimento prestado ao historiador Antônio Dias Vargas, no dia 16 de Fevereiro de 1969, disse-lhe o seguinte: Os engenheiros da estrada de ferro, a procura de local adequado para instalação dos trilhos, descobriram duas pedras enormes, uma apoiada sobre a outra, com altura aproximada de cinco metros. Admirados com a obra da natureza, fizeram um esboço do achado, ao qual deram o nome de Pedras Altas.
Isto, segundo Joaquina, originou o nome da estação férrea. O início da povoação foi proporcionado pelo comendador Manoel Faustino DÁvila, dono da estância Vista Alegre, hoje São Manoel, que em 1898 doou os terrenos de sua propriedade, situada na margem oeste de uma das estradas de acesso à estação férrea (atual rua Visconde de Mauá), à ex-agregados e amigos.

Gentílico

 

Significado do Nome

Pedras Altas herdou seu nome da própria região, devido às pedras existentes a uns três quilômetros da localidade.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Rio-Grandense

Limites

Aceguá, Candiota, Herval e Pinheiro Machado

Acesso Rodoviário

BR 293, RS 608

Distâncias

386 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Castelo da Granja Pedras Altas

Construído por Joaquim Francisco Assis Brasil, é uma das principais atrações turísticas de Pedras Altas, que inclui uma visita dentro da propriedade.
A Granja de Pedras Altas é uma propriedade centenária construída por Joaquim Francisco de Assis Brasil, no início do século XX.
Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu em São Gabriel na Estância São Gonçalo em 1858.

Estação Ferroviária

Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) 
PEDRAS ALTAS
Município de Pedras Altas, RS
Linha Cacequi-Maritima-km 921,705 (1960)   RS-0253
Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedras Altas foi inaugurada em 1884. No início, esta estação é que tinha o nome de Candiota (transferida depois para outra estação). Segundo se conta na região, o nome da estação, que gerou o da cidade, foi dado pelo fato de os engenheiros da ferrovia terem encontrado ali duas pedras muito grandes sobrepostas com cerca de 5 m de altura. A estação foi construída na frente da sede da fazenda de Joaquim Francisco de Assis Brasil, de nome Castelo de Pedras Altas. Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha. O prédio é hoje sede do Centro Administrativo da Prefeitura local. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,IPHAE, 2002; site www.pampasonline.com.br; Revista Refesa, maio-jun 1968; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Poti Campos, 2007).

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pedras Altas.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone (53) 3613-0032

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 248-2680 - Fax: (53) 503-1309

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:        www.pedrasaltas.famurs.com.br

                [email protected] 

                http://www.pedrasaltas.rs.gov.br/

                www.estacoesferroviarias.com.br/

Comentários de Pedras Altas

Conheço Pedras Altas. E la visitei O Castelo de Assis Brasil construido no tempo em que ele foi ministro da agricultura. E la quis mostrar que era possivel estabelecer uma pequenaq propriedade na região que é de predominância dos latifúndios, e provar sua viabilidade através da diversificação de culturas e criações. O castelo foi tombado patrimônio do estado em 2000 e possui toda a estrutura e mobilia conforme estava quando da sua morada. E ainda possui uma das mais conpletas bibliotecas do Brasil no que se refere a area de agricultura e pecuaria, bem como o alcorão a Bíblia sagrada dos mussulmanos que foi escrita em 1523. Espero ter despertado o interesse mas vale a pena
Por: Cesar Antonio Schneider

puxa amo ai vivi muitos anos ai tenho boas lembrança da minha imfancia
Por: tatianeh tavares

Sim já visitei Pedras Altas. Nessa cidade tem médicos muito bons, posso citar o dr. Fernando Medina e o dr. Gabriel de Léllis, esse último como pediatra é ótimo. Sou moradora da cidade vizinha de Herval.
Por: Berenice Nunes Xavier

eu morei em Pedras Altas muitos anos atrás, tenho muita saudades de voltar lá,tenho curiosidade de saber como está agora, moro muito longe, em Cachoeira do Sul,meu sonho é de um dia voltar com meus filhos.
Por: adriana demetrio

sim conheço ? este lugar, é encantador pequeno mas maravilhoso , sua gente é muito ospitaleira e cordial !!! um grande abraço.
Por: adilson o. correa

Pedras Altas é uma cidade Histórica. Onde possui um Sobrado uma verdadeira fortaleza ainda hoje habitada por descendentes da familia. Foi construida pela Barão de Aceguá para cumprir promessa feita a D.Pedro II, quando a sua visita do mesmo à localidade; sendo sua magestade de porte alto, ao contrário dos ali reidentes, teria curvado-se para transpor a porta, tendo o mesmo batido com a cabeça no marco, deixando o proprietário em situação de constrangimento. Foi então construido o " Sobrado" de fronte a antiga moradia cujas ruinas ainda existem.A construção foi concluida em 1876. Está situada a 25 km da cidade de Pedras Altas-rs, a 32 km da cidade de Herval rs. Deixo a minha colaboração para o portal de férias e não deixem de visitar o Sobrado construido para hospedar o Imperador do Brasil D. Pedro II,
Por: João Manoel vieira da Costa

ja morei ai amo esta cidade morro de saudades dos amigos que ai deixei mas um dia vou voltar e comigo levarei meus filhos para que eles connhecam este lugar maravilhoso
Por: jupira rodrigues leite

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedras Altas

Envie seu comentário sobre Pedras Altas