Paverama

Paverama-RS
banner

Bem-vindo a Paverama!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Paverama e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Paverama.

A cidade de Paverama, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 105m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.734 habitantes. A área total de Paverama é de 169,2km², e sua densidade demográfica é de 45,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paverama-RS é 95865-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paverama

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Taquari

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi aproximadamente em 1855 que duas etnias diferentes, a açoriana, partindo de Taquari, e a alemã, vinda de São Leopoldo, encontraram-se em pleno coração florestal do atual Distrito de Paverama. Os pioneiros açorianos estabeleceram-se ao lado sul da estrada principal de Paverama, antigo Travessão Moraes. Divisor de Datas, Títulos e Fazendas, ao passo que os primeiros colonizadores germânicos localizaram-se ao lado norte dessa mesma estrada que dividia a dita localidade a partir de posses, até o Município de Taquari, em Morro Azul. Até os nossos dias estes dois grupos étnicos moram, a bem dizer, um do lado sul e outro do lado norte dessa linha divisória, com pouca ou quase nenhuma penetração, vivendo em perfeita harmonia e construíndo unidos e coesos a grandeza social, econômica e religiosa de Paverama.
Paverama, já em 1912, contava com uma ferraria, dois curtumes, uma selaria, duas sapatarias, uma cervejaria, um médico,três serrarias a vapor,três serrarias a água, várias atafonas, duas olarias, um açougue, duas carpintarias, duas marcenarias, uma pedreira, uma farmácia e doze casas comerciais. Paverama teve seu desenvolvimento com o fruto do trabalho comum de seu povo. Com o passar dos anos, foram-se somando a estrutura existente, sucessivos acontecimentos, que serviam como fator de estímulo para a edificação deste, que se tornaria futuro Município deste Rio Grande do Sul. Em 1921 chegou à Paverama o 1o. automóvel;
Em 1929 foi fundada a Caixa Rural de Paverama; Em 19 de dezembro de 1937, foi inaugurado o Hospital São João; Em 1945 chegavam a Paverama as irmãs da congregação Franciscanas de Nossa Senhora; Em 21 de outubro de 1947 foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para a localidade; Em 1958 Paverama passa a ser 2o. Distrito de Taquari em virtude da emancipação de Bom Retiro do Sul (apesar de oficialmente ser considerada a data de 09 de junho de 1960); Em 16 de novembro de 1961 foi iniciado o fornecimento de energia elétrica através da CEEE;
Em 25 de fevereiro de 1962 foi fundado o sindicato dos trabalhadores rurais; Em setembro de 1986 foi fundado o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Paverama - CONCOPA.
A atividade essencialmente agropecuária modificou-se na localidade com a implantação de uma fábrica de calcados, em- empregando cerca de 300 funcionários,o que criou a necessidade de melhoria da infra-estrutura urbana. Em 1959 Paverama realiza plebiscito, quando da emancipação de Bom Retiro do Sul. No plebiscito saiu vitorioso o SIM porém, por motivos de ordem política, Paverama voltou a pertencer a Taquari. Em 1987 concretizou-se a idéia de emancipação, com a realizacão da consulta plebiscitária em 20 de dezembro de 1987. Através da Lei Estadual n. 8560 de 13 de abril de 1988, é criado o Município de Paverama.

Significado do Nome

A origem da denominação Paverama provém dos vocábulos indígenas Pave-de todos e Retame-rama, terra pátria, a terra de todos.Talvez o significado PAVERAMA seja ou Terra de Todos.

 

Aniversário da Cidade

13 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 386, VRS 335

Distâncias

92 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

ROTA VALES E MONTANHAS

O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: portuguesa, alemã e italiana, com sua rica gastronomia e costumes. Municípios participantes: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Westfália.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Paverama

hspace=0 E-mail [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3761-1044 - Fax: (51) 3761-1001

Serviço de Informação ao Turista: Fone:(51) 3748-1363 / 3761-1044 - Fax: (51)3761-1001
E-mail:
[email protected]
E-mail: [email protected]

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.amturvales.com.br

             www.paverama.famurs.com.br

Comentários de Paverama

Sim moro láh!=)*-* É uma cidade que foi emancipada em 1988 pq pertencia a Taquari... Com muitos morros um ar extontiante.. É uma cidade amadaa! Gnt venha para a Paverama fest de 16 é 19 de abril em paverama..
Por: Janaína Dickel Bilhar

LINDA CIDADE! CALMA,BELO,UM LUGAR QUE ME SINTO FELIZ,FUI LÁ UMA VEZ,,,,ESTOU LOUCO PRA VOLTAR.
Por: ADAIR DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paverama
Fundação:
1989
Altitude:
105m
População:
7.734 habitantes
Área:
169,2km²
Densidade Demográfica:
45,71hab/km²
CEP:
95865-000

Envie seu comentário sobre Paverama