Nova Roma do Sul

Nova Roma do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Nova Roma do Sul!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Nova Roma do Sul, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Nova Roma do Sul. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Nova Roma do Sul para programar a sua viagem.

Informações de Nova Roma do Sul

ROTEIROS DO BRASIL

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros colonizadores do município chegaram em 1880, contabilizando 200 famílias de origem eslava, polonesa, sueca e russa. Alguns anos depois chegaram as primeiras famílias italianas, formando pequenos núcleos de povoação.
Em homenagem à capital italiana, o primeiro nome do município foi Vila Nova Roma. No dia 06 de janeiro de 1899 o Padre Alessandro Pelegrini rezou a primeira missa no local. A primeira Igreja foi construída em 1900, e em 1902 foi criado o curato de Nova Roma, constituído de 362 famílias e 2867 habitantes.
A antiga Vila Nova Roma, que foi 2º Distrito de Antônio Prado, conseguiu sua emancipação no dia 30 de novembro de 1987, e então tornou-se o município de Nova Roma do Sul.

Significado do Nome

 Devido à muitos imigrantes italianos na região, a cidade recebeu esse nome em homenagem à capital da Itália - Roma

Aniversário da Cidade

30 de Novembro

Gentílico:

novaromense

População:

3.520 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Nova Roma do Sul, cidade convidativa ao descanso e ao prazer de apreciar raras belezas. Seu território é formado por vales encantados, misteriosos, onde o silêncio só é quebrado pelo barulho das cascatas, o murmúrio dos rios ou o canto dos pássaros. É um cenário que encanta os turistas que têm o privilégio de visitar um dos mais belos municípios da Serra Gaúcha.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

20ºC

COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: RS-448

Localização:

Nordeste Riograndense - Caxias do Sul

Limites:

Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha, Flores da Cunha e Nova Pádua

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.940 km

-Porto Alegre/RS - 157 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.397 km

-São Paulo/SP - 969 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Nova Roma, junto com outros cinco municípios da região faz parte do “VALES DA SERRA”, tendo como principais atrativos, suas belezas naturais como o Cachoeirão, no Rio das Antas, cascatas, grutas, uma rica flora e fauna, belezas que podem ser observadas através de mirantes. Os rios e vales propiciam a prática de esportes radicais, como o rafting, a tirolesa, o pêndulo e trilhas ecológicas.

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeirão

  -Formações vulcânicas esculpidas pelas águas do Rio das Antas, com corredeiras de aproximadamente 200m de extensão.

-Travessia da Balsa

  -Mágicas travessias pelo Rio da Prata e Rio das Antas, ligando as cidades de Veranópolis e Nova Roma do Sul e as cidades irmãs Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é braçal e pelas belas paisagens que podem ser apreciadas.

-Igreja de São Pedro e São Paulo

  -Com estilo romano, internamente ricamente decorada por afrescos.

-Capela de São José

  -Localizada as margens do Arroio Jararaca e a 200 metros do Rio da Prata, é um patrimônio histórico e cultural.

-Filó da Família Pasucih

  -Esta propriedade procura reviver as antigas reuniões familiares, oferecendo os seguintes serviços: recepção especial, pratos típicos do município, vinhos, gaiteiros, trabalhos manuais, espetáculos de dança e canto Localiza-se na Rua Carlos Leopoldo, em Capela Salete, a 05km da sede do município. Aconte-ce no primeiro ou terceiro sábado de cada mês, mediante reserva antecipada, das 20h às 24h. Maiores informações pelo fone: (54) 3294-1400/3294-1134/3294-1222.

-Trilha Ecológica Fioreze

  -Trilha eco-histórica realizada no interior do município. O percurso apresenta belezas naturais, como a Gruta Fioreze. O início da trilha passa por propriedades rurais cujas construções apresentam traços da arquitetura típica italiana. Após descida por mata nativa, chega-se ao cachoeirão do rio das Antas. Realiza-se na Comunidade Fagundes Varela, a 06km da sede do município, com acesso pela RS 448. A trilha pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, em três horários: das 08h às 14h, das 09h às 15h e das 13h às 18h. Maiores informações pelo fone: (54) 3294-1406 / 3294-1563 / 9973-8843.

-Caminhada

  -Na região serrana do Rio Grande do Sul a Mata Atlântica manifesta sua personalidade gaúcha.
Nas áreas de reserva ecológica, recantos alcançados exclusivamente a pé exibem fauna, flora, rios e formações geológicas especialmente belos.
As caminhadas são orientadas por condutores de ecoturismo conhecedores da região e treinados em prontosocorrismo.
Os níveis de dificuldade vão de fácil, como o passeio a pé, até moderado e difícil, como a prática de condicionamento físico. As atividades podem durar de duas a seis horas.

-Tirolesa

  -Como o Pólo de Aventura Vale Rio das Antas se caracteriza por apresentar grande diversidade de paredões de rocha, cascatas e árvores de elevada altitude, é o ambiente perfeito para a prática da tirolesa.
Atividade esportiva em que se faz a travessia horizontal, por meio de polias, em corda fixa.
Salta-se de uma cascata, árvore ou qualquer outra estrutura natural deslizando em uma corda até a outra ponta. O freio pode ser feito de várias maneiras, como, por exemplo, mergulhando o corpo na água.

-Cascading

  -Atividade baseada numa técnica de montanhismo onde ocorre a descida de cascata ou cachoeira, utilizando as técnicas e os equipamentos de rapel.O que levar: Muda de roupa seca, toalha e repelente. O que vestir: Roupa leve e confortável, calção de banho ou bermuda de cotton, tênis ou sapatilha(neoprene). Local de realização: Cascata dos Prazeres.

-Mountain Bike

  -Pedalar por picadas, trilhas e estradas de terra abertos em diversa épocas, em meio a bosques e riachos, é uma das melhores maneiras de conhecer a Região Uva e Vinho.
Os passeios de Mountain Bike são organizados com opções para todas as idades, dos mais fáceis e moderados aos mais arrojados, como o ciclismo esportivo.

-Ponte de Ferro-Rio das Antas

  -As obras foram iniciadas em 29.11.1928 durante o governo Getúlio Vargas, presidente de Estado. Cerca de 200 homens trabalharam na construção da ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “ponte de ferro”.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Novembro

  -Dia 30 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ROMA DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3294.1005

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (54)3294-1005

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone: (54) 3294-1135

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Telefone: (54) 3294-1200

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://flickr.com.br

-www.novaromadosul.famurs.com.br

-Colaboração: Adriano Maixner

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Nova Roma do Sul

Conheço NovaRoma do Sul,sou natural desta cidade,mas moro em caxias a tres anos. Nova Roma é im ponto turistico muito procurado,é otima para passar o fim de semana e descançar. Dois pontos turisticos que conheco são a gruta do fiorese,localizada em São Luiz eo mirante do fiameti.
Por: Daniela Lodi

Nova Roma do Sul é um lugar fantástico, privilegiado por belezas naturais. E lugar para praticar boas aventuras como rafting, tirolesa, rapel, passeios... Venha conhecer e se encantar!
Por: Odair Paravisi

muito lindas as fotos breve irei vizitalos muita emoção cidade de cristal
Por: ilka mendonça

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Roma do Sul

Envie seu comentário sobre Nova Roma do Sul

banner