Mostardas

Mostardas-RS
banner

Bem-vindo a Mostardas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Mostardas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Mostardas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Mostardas.

A cidade de Mostardas, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 17m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.491 habitantes. A área total de Mostardas é de 1.941,7km², e sua densidade demográfica é de 4,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mostardas-RS é 96270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mostardas

ROTEIROS DO BRASIL

Região Litoral Norte Gaucho

Microrregião Litoral Norte Gaucho

"Terra do Artesanato"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Mostardas, às margens da Lagoa dos Patos, ainda hoje apresenta o casario colonial, herança deixada pelos colonizadores açorianos que lá se instalaram por volta de 1750. Em 1738 já existia um Posto Militar de Vigilância chamado "Guarda das Mustardas". O nome Mustardas permaneceu até o início do século XX, quando passou a ser conhecido como Mostardas.
Sua colonização teve influência do índio, do negro e, predominantemente, do imigrante açoriano que pode ser observada na arquitetura, nas suas ruas estreitas, como também na formação cultural e religiosa e nos usos e costumes de seus habitantes.
No dia 18 de janeiro de 1773 é criada a Freguesia de Mostardas. Posteriormente, torna-se distrito de São José do Norte. Em 26 de dezembro de 1963, o distrito emancipa-se e, em 11 de abril de 1964, são instalados os Poderes Executivo e Legislativo. s. 

Aniversário da Cidade:

26 de Dezembro de 1963

Significado do Nome:

Quanto ao nome Mostardas, não há uma explicação documentada e oficial. Uma das hipóteses sugerem que o município recebeu-o por causa da grande quantidade do vegetal comestível,mostarda, encontrado na região.

Outra hipótese elencada pela historiadora Marisa Oliveira Guedes informa que o nome Mustardas foi dado não pela quantidade de vegetal, que não existe em abundância nos campos, e sim, porque Mustardas eram trincheiras usadas durante as guerras em Portugal, as quais eram cobertas com uma esteira de taquara e junco, camufladas pelo vegetal mostarda, visto que este vegetal não murcha.

Gentílico:

mostardense

População:

12.637 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Encantadora e acolhedora, esta é a definição de pessoas que conheceram a cidade de Mostardas. Cidade calma, mas com um turismo convidativo, deixa saudade em quem visita o lugar. Município localizado em um istmo entre a Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico, no sul do Estado. Venha voce também conhecer e se encantar! 

Clima:

Ameno e úmido

Temperatura Média:

21ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Porto Alegre em direçäo à Viamão e Cidreira, através da RS-040, até Capivari do Sul (90 Km); de Capivari, pela RS-101 até Mostardas (120 Km).

Localização:

O Município está localizado no litoral médio do Estado.

Limites:

Ao Norte com o município de Palmares do Sul, a Leste com o Oceano Atlântico, ao sul com município de Tavares e a oeste com a Laguna dos Patos.

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.177 km

-Porto Alegre/RS - 201 Km

Rio de Janeiro/RJ - 1.634 km

-São Paulo/SP - 1.207 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O litoral oceânico mostardense conta com uma longa extensão de costa, com aproximadamente 120 Km e alguns balneários, os principais são: Praia do Bacupari, Praia da Solidão, Praia de São Simão, Praia do Pai João, Balneário Mostardense e Praia do Coqueiro.

Já o litoral da Lagoa dos Patos com extensão semelhante ao marítimo, encontra-se inexplorado, e em apenas três pontos vem sendo fracamente explorado para o turismo, sendo Caieiras, Arroio do Barquinho e Farol do Cristóvão Pereira, outros pontos com praias isoladas e o Pontal de São Simão continuam completamente esquecidos.

O ecoturismo encontra várias opções com trilhas por matas nativas característica da restinga litorânea, onde encontramos orquídeas, bromélias, curticeiras entre outras várias espécies.

Principais Pontos Turísticos:

-Lagoa dos Barros (Lagoa Azul)

  -localizada no Bacupari 80 Km*
Farol da Solidão – Apresenta torre trancônica, datada de 1929, com 21 metros de altura, cor vermelha e branca, alcance de 13 milhas - 70 Km da sede

-Pedra de Anita (São Simão – Terceiro Distrito)

  -Local onde nasceu Menotti Garibaldi, filho da heroína farroupilha Anita Garibaldi - 18 Km da sede

-Pontal (Correias)

  -É um banco de areia que adentra a Lagoa dos Patos – 30 Km

-Lagoa dos Patos (Caeira)

  -Possibilita esportes náuticos, banhos, caminhadas, cavalgadas, pesca esportiva, acampamentos, etc - 12 Km da sede

-Porto do Barquinho (Caeira)

  -Local onde tem estrutura para ser construído um Porto – 14 Km

-Farol do Cristóvão Pereira (Rincão do Cristóvão Pereira – Segundo Distrito)

  -As margens da Lagoa dos Patos, sua construção quadrangular, datada de 1886, cor branca, 28 metros de altura e alcance geográfico de 13 milhas náuticas. Possibilita caminhadas, banho, pesca esportiva, cavalgadas – distância é de 40 Km

-Balneário Mostardense

  -Apresenta infra-estrutura como bares, restaurantes, salões de baile, posto telefônico, hotel/pousada, posto policial (veraneio), posto de saúde com atendimento médico, banheiros públicos, transporte coletivo – 12 Km da sede

-Parque Nacional da Lagoa do Peixe

  -O Parque se localiza entre o centro e o leste do município. Criado em 1986, com o objetivo de preservar e proteger parte do ecossistema litorâneo, ainda existente. O PARNA da Lagoa do Peixe possui área de 44.600 há, que abriga grande quantidade de aves migratórias e nativas, flora eminentemente de restinga e banhados, dunas móveis e fixas e faixa de praias oceânicas – 20 Km da sede

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é atualmente o maior referencial para aves migratórias do Brasil, e a grande alternativa da região para o desenvolvimento do turismo ecológico.

-Quiosque Municipal

  -Localizado no centro da cidade, como são muitas as artesãs em Mostardas que trabalham com a lã, transformando-a em belíssimas e quentíssimas peças artesanais, esse ponto serve para vender essas peças artesanais.

-Casa de Cultura

  -Situada na rua Independência, 740, foi construída em estilo português do início do século XIX, abriga hoje, acervo histórico e cultural do povo mostardense e suas raízes, além da Biblioteca Municipal Mathias Velho e da Sala Açoriana. A visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 11:30min e das 13h às 16:30min.

-Casario Açoriano

  -Tombada pelo Patrimônio Histórico do Município desde 1989, guarda prédios de arquitetura açoriana do princípio do Século XIX, com seus telhados com “eira e beira” e símbolos religiosos tais como a Santíssima Trindade e a Pomba do Divino Espírito Santo, representadas nas casas do centro. A visitação é feita permanente para observação, caminhadas de descanso, fotografias, bate papo com seus moradores.

-Igreja Matriz São Luiz Rei de França

  -Situada no centro da cidade em frente a Praça Central, foi fundada em 1773, construída em estilo barroco, com altar – mor no mais puro estilo neo – clássico datado em 1817, é uma das cincos igrejas construída neste estilo. A visitação é feita em horários comercial, para observação,fotografias.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Dezembro

  -Dia 26 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSTARDAS


E-mail: [email protected]

Telefones: (51)- 673-1166

Sites: www.mostardas.rs.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Endereço: Rua 15 de Novembro - centro

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

Educação:

Universidades Federais Gaúchas:

FURG, UFPel e UFRGS

HOSPITAIS:

Hospitail São Luiz

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 864 - centro

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-www.mostardas.rs.gov.br

-www.cameraviajante.com.br

-www.baependi.com.br

-www.furg.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Marcelo Gama, pseudônimo do poeta Possidônio Machado.

Comentários de Mostardas

Conheço e amo essa cidade é muuuuuuuuuuuito marrrraaa as fstas bonba e tbm foi ai que eu nasci néh gente!!!! hehehehehehe bjinhos a todosssss
Por: Juliéte Mattos

Meu avô veio de Mostardas, para Taquari, Pedro da Costa Terra, gosto muito da Cidade e quado posso visito parentes distantes, cidade muito ospitaleira em janeiro to indo novamente, abaços a todos.
Por: João Carlos Sulzbach

Mostardas a verdadeira terra nativa e progresiva muito linda e fertil é um paraiso...
Por: Roberto Irajara

Minha cidade que eu amo sou dai,vou falar da minha vó que eu amo muito é a Joaquina Velho.Essa cidade e praias são demais.Esse ano estarei ai
Por: Marcello

SE CONHEÇO NASCI E MOREI LÁ ATÉ O ANO PASSADO AMO MOSTARDAS, MOSTARDAS É TUDO DE BOM SE VC QUER AVENTURA VENHA PRA CÁ... MOSTARDAS QUEM CONHECE Ñ ESQUECE JAMAIS E SEMPRE QUER VOLTAR AMO MOSTARDAS
Por: Juliana Colares de Araujo

Mostardas é uma cidade muito boa de se morar,é bem calma,além de ser muito bonita,eu amoooo muito mostardas!!!!Tem varios locais turisticos,bandas muito boas....
Por: Adriane Mesquita Pereira

É COM GRANDE SATIFAÇÃO Q DEIXO MEU COMENTÁRIO AQUI.ESTIVE EM MOSTARDAS UMA UNICA VZ EM 2007,FUI APENAS A PASSEIO E FOI O SUFICIENTE PARA ME APAIXONAR POR ESATA CIDADE TÃO ENCANTADORA E ACOLHEDORA.AMEI VISITAR OS LUGARES HISTÓRICOS E CAMINHAS PELA CIDADE.INFELIZMENTE NAÕ MAIS TIVE A OPORTUNIDADE DE PODER VOLTAR DEVIDO A PROBLEMAS PESSOAIS,MAS ALMEJO MUITO EM BREVE PODER PARTICIPAR DA CAVALGADA DAS ANITAS,JÁ QUE É UM EVENTO TAÕ IMPORTANTE E POR TAMBEM SER APRECIADORA DE CAVALGADAS COMO BOA MULHER GAUCHA Q SOU.ESAMOS MEU MARIDO E EU TAMBEM ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE IRMOS DEFINITIVAMENTE MORAR LA´...QUEM SABE VAI DAR CERTO. MOSTARDAS É UMA CIDADE QUE AQUELES Q A CONHECEM ,JAMAIS A ESQUECEM....E EU FUI PRIVILEGIADA POR TER A FELICIDADE DE TE-LA CONHECIDO.
Por: lydia maria

Não sou residente na cidade de Mostardas,RS, mas conheço em aproximadamente dez (10)anos, neste período a cidade desenvolveu, no setor madeireira, criação de gado e ovelhas, e construção civil. Ela localiza-se distante em aproximadamente 200 Km da capital Porto Alegre-RS. fica no meio das Lagoas dos Patos e outras lagoas e o Mar,distante 8 Km até o mar, zona sul do Estado. Tendo muitas dunas. Preservam ali o ambiente Natural, aves migratórias oriundas de diversas partes. Possui pousadas e hoteis para os turistas e visitantes usufruir.Dentre os lugares turisticos existe a lagoa do peixe, o Farol da Solidão. Em altitude (nivel do Mar) (oito) 8 metros. Bom para a pesca quando permitido.
Por: Irineu Rudke

Não sou residente na cidade de Mostardas,RS, mas conheço em aproximadamente dez (10)anos, neste período a cidade desenvolveu, no setor madeireira, criação de gado e ovelhas, e construção civil. Ela localiza-se distante em aproximadamente 200 Km da capital Porto Alegre-RS. fica no meio das Lagoas dos Patos e outras lagoas e o Mar,distante 8 Km até o mar, zona sul do Estado. Tendo muitas dunas. Preservam ali o ambiente Natural, aves migratórias oriundas de diversas partes. Possui pousadas e hoteis para os turistas e visitantes usufruir.Dentre os lugares turisticos existe a lagoa do peixe, o Farol da Solidão. Em altitude (nivel do Mar) (oito) 8 metros. Bom para a pesca quando permitido.
Por: Irineu Rudke

Olá!! Sou um mostardense, e digo que Mostardas-RS, tem tudo de bom. Visite os Faróis(Farol de Mostardas,Farol da Solidão,Farol Rincão do Cristovão Pereira e outros). Também tem o belissimo Parque Nacional da Lagoa do Peixe, por isso convido a todos, para visitar Mostardas.
Por: Everton

Mostardas é uma cidade tipica voltada para o turismo, cidade acolhedora, tranquila e onde a cultara do seu povo predomina o tipico Gaucho, com os costumes tradicional o Chimarrão, Churrasco entre outros. "Vale a pena conhecer pois tem tudo de bom".
Por: Ari Lopes Vieira

Sou suspeita de falar sobreMostardas pois nasci nesta cidade a amo muito este lugar, moro em PoA, mas nunca esqueci minha terra, o melhor lugar do mundo para se morar
Por: Hanna Betina Zacca

ESTIVEMOS EM MOSTARDAS,EU E MEU ESPOSO ERMOGILDO,LUGAR QUE ELE TINHA MUITA VONTADE DE CONHECER POR TER SIDO A CIDADE ONDE SEU PAI NASCEU. REALIZAMOS SEU SONHO E NOS ALEGRAMOS COM A CIDADE MUITO HOSPITALEIRA.PRINCIPALMENTE NA POUSADA ONDE FICAMOS.AGRADECEMOS A DEUS POR TER NOS DADO MAIS ESSA BENÇÃO.
Por: leda rodrigues

atoro a cidade tehno muitos amigos e amores ai.neusa . jaguaruna sta catarina.bjooooooooooooo.
Por: neusa de sousa joao

o barco da foto esta ali a poucos anos uns 7 anos a quela prainha se chama praia da qoqueiro
Por: angela araujo

Quero muito conhecer esta cidade, pretendo em dois meses ir para ai.
Por: fernanda machado

Sou Mostardense ou "mostardeiro", não moro aí a 20 anos porém vou sempre no verão, local de beleza ímpar, vale a pena ser visitado e valorizado pelos moradores e turistas.
Por: Geraldo Chaves Alves

Eunasci e me criei aqui em Mostards, amo minha cidade, só não vivo hoje aqui pois me lancei no mundo em busca de horizontes financeiros mais atrativos, mas não esqueço nem um momento minha cidade e, pelo menos 2 ou 3 vezes ao ano venho vizitar minha cidade querida
Por: HANNA ZACCA

eu moro em mostardas e bonita a cidade de mostardas ainda mais as pessoa!
Por: gesrael

uma das melhores lagoas que eu fui até hoje, as dunas sao as coisas mais lindas do mundo ,quando fui para la subia la no fim das dunas e pulava para baixo... muito legal. eu recomendo para todos q nao conhecem , que venham conhecer, pq nao vao se arrepender..
Por: claudiomir krug

minha terra. onde nasci. apesar de nao morar tenho um carinho muito especial por este lugar!!! pena nao ter uma infra estrutura melhor e um bom acesso.pois é um ótimo lugar para quem procura descanso, ótimas comidas e um povo bacana.
Por: auri figueira.

gostaria de saber qual a possilibidade de comprar un terrena nesta praias...praia do pai joão ou praia nova
Por: jose silvano ajala bitencourt

Após um bom planejamento, embarquei no Buggy e comecei o trajeto POA / São José do Norte em 30/12/10. Como estava com tempo entrei na Cidade de Mostardas para conhecer. A Cidade pacata com sua população gentil me forçou a saborear um bom almoço a base de peixe e camarão. O preço razoável. Fui até a Barra da Lagoa do Peixe e realmente o lugar é muito bonito e aindadesbravado, o que o torna mais agradável. A estrada estava boa e já estou programando uma nova ida.
Por: Harald Asmus

Achei mto lindo. Lugar sereno ótimo para descansar e pescar.
Por: rosangela

meu sonho era morar em mostardas consegui em bacopari estou muito feliz estou bem pertoda natureza vleu abracosss
Por: altair gomes

Me crie em MOSTARDAS vim embora p CANOAS faz 9 anos,mas adoro essa cidade, meus pais e meus irmãos moram ai, sempre q posso to ai, A praia é linda,a lagoa tudo é bonito. Pretendo voltar morar la um dia. SAUDADES!!! CLE
Por: Clenir rodrigues silva

Estive em Mostardas e fiquei a 15 anos atraz e me encantei naquela época com a preservação da natureza...
Por: Fátima Vargas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mostardas
Fundação:
1963
Altitude:
17m
População:
9.491 habitantes
Área:
1.941,7km²
Densidade Demográfica:
4,89hab/km²
CEP:
96270-000

Envie seu comentário sobre Mostardas