Minas do Leão

Minas do Leão-RS
banner

Bem-vindo a Minas do Leão!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Minas do Leão e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Minas do Leão.

Informações de Minas do Leão

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Minas do Leão, localizado na região carbonífera do Estado, tem nesse mineral o principal elemento de sua formação o desenvolvimento. Há relatos de que, já no final do século XVIII, um soldado teria notado a presença de carvão mineral na região, fato comprovado posteriormente pelo mineiro inglês James Johnson. Conta a história que, em tempos idos, havia na região, extensas Fazendas.  Mais centemente, e então já pertencendo ao município de São Jerônimo, criado em 31 de Março de 1938, a área passou a ser alvo de sondagens geológicas pela indústria cimenteira e carbonífera. Confirmada a reserva de carvão, deu-se início a sua extração, progressivamente ampliada. Uma das minas se localizava na citada Fazenda do Leão, sendo denominada Mina do Leão. A necessidade de mão-de-obra provocou a vinda de inúmeras famílias, originado a formação de uma pequena vila,chamada Minas do Leão. Mais adiante, com a emancipação política de Butiá,ocorrida em 09 de Outubro de 1963, Minas do Leão se tornou Distrito desse, com crescente aumento populacional, incremento do comércio e diversificação da economia, onde se destaca uma pujante agropecuária. Dispondo de uma razoável estrutura urbana, Minas do Leão passou a buscar sua autonomia político-administrativa, a fim de ter meios para fazer frente as suas crescentes necessidades sociais, o que acaba de se concretizar.

Gentílico

Leonense

Significado do Nome

 

Corria o boato de que os leões atacavam o rebanho, o que fez com que uma das fazendas fosse denominada Fazenda do Leão, fato não cientificamente comprovado.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

23º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

Metropolitana de Porto Alegre

Limites

Butiá, Rio Pardo, São Jerônimo

Acesso Rodoviário

BR 290

Distâncias

83 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Minas do Leão.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3694-1333

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3694-1333
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3694-1739

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.minasdoleao.famurs.com.br

Comentários de Minas do Leão

Morei na cidade de Minas do Leão por 20 anos. Como em qualquer cidade pequena, não tem muitas opções de lazer.Porém, tem o afeto e a simpatia do povo leonense que é incomparável. Minas do Leão é uma cidade aconchegante e tranqüila,ideal para se descansar alguns dias. Sem o corre-corre diário,o estress e a falta de segurança das grandes cidades. Venha você também conhecer este paraíso!!!
Por: Mari Alda Alves de Souza

Eu morei em Minas do Leão muito tempo e hoje moro em Veranopolis na serra gaucha mas quando eu posso vou pra lá vizitar os meus tios.é uma pena que não tem muitos recursos como mais empregos mas é muito bom voltar as raizes.
Por: Marcos Souza

é proximo a butia ,legal a cidade povo muito festeiro,alegre
Por: michela freitas

gosto muito do leao.tenho varios parente lá,ja estudei no getulio.sempre que minha familia pode nos damos uma escapadinha porque lá é muito legal mesmo,mesmo,mesmo,mesmo.,
Por: alexssandro

eu nasci nessa pequena cidade mas é um lugar bom de se morar é uma cidade tranquila. Um bom lugar para se visitar é as minas que tem em nossa cidade e a cidade em si.
Por: Tairine Oliveira da Conceiçao

um lugar muito bonito, com varias atividades. eu recomendo
Por: joao

sinceramente a minha terrinha do coraçao, leonense sempre.....morei durante 18 anos em minas do leão....
Por: raissa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Minas do Leão

Envie seu comentário sobre Minas do Leão

banner