Mata

Mata-RS
banner

Bem-vindo a Mata!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Mata e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Mata.

A cidade de Mata, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 127m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.839 habitantes. A área total de Mata é de 299,7km², e sua densidade demográfica é de 19,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mata-RS é 97410-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mata

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Mata teve como primeiros moradores os indígenas Humaitá, Umbu e Tupi-Guarani. No ano de 1836, o Governo Imperial destinou uma légua de sesmaria de campo a um casal português, vindo de Pernambuco, porto de Portugal, para a criação de gado. Somente em 1976, com a chegada do padre Daniel Cargnin, apreciador dos estudos de Paleontologia, é que a comunidade passou a conscientizar-se do valor científico dos fósseis existentes na região. Ali o visitante poderá apreciar o Jardim Paleobotânico, que é a única reserva delimitada do Brasil que conservam fósseis vegetais com mais de 200 milhões de anos, Triássico Superior em formatos, cores e dimensões diferentes.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 287, RS 532

Distâncias

378 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

MUSEU MUNICIPAL GUIDO BORGOMANERO

Conta com acervo de 2.500 peças de paleontologia, arqueologia, zoologia, minerais, imigrações alemã e italiana. Rua do Comércio, 582 - Fone: (55) 3259-1272 de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado e domingo das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

MUSEU FRAGMENTOS DO TEMPO

Acervo histórico da família Haesbaert e Xavier São José do Louro - Bairro 1º Distrito - Fone: (55) 3259-1374 de segunda a domingo das 8h às 18h.

CASCATA BOA ESPERANÇA

Queda dágua de 40m em meio à mata com exuberantes paredões de pedra, trilhas, cascatas e ponte pencil. Situada na localidade de Boa Esperança. Informações fone: (55) 3259-1272

CASCATA DO BURACO

Situada a 6 Km da sede, na localiade de Sertão. No local há uma queda dagua que passa por dentro de uma pedra, onde se pode contemplar a intensa flora e fauna da região.
 
LAJEADO PORAÍMA

Circunda a cidade - Apresenta pequenas áreas para banho e lazer, de onde se pode avistar a Ponte de Ferro. Travessia de trem com 60m de comprimento, envolto em mata nativa.

JARDIM PALEOBOTÂNICO

Reserva de fósseis naturais com uma área de 36.000 m. As madeiras fossilizadas estão ao natural, no seu lugar de origem. É a única reserva delimitada no Brasil em quantidade de fósseis do gênero. Aberta diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

PRAÇA SANTO BRUGALLI, PRAÇA MARTINIANO DA COSTA E PRAÇA DA MEDIANEIRA

Todas ornamentadas com fósseis, troncos e raízes da era Mezóica Triássico Superior. A Praça Martiniano ostenta um tronco fossilizado pesando aproximadamente 15 toneladas.
 
GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Na encosta do morro, com uma escadaria toda em madeira fossilizada.

PONTE DE VILA CLARA

Instalada sobre o Rio Toropi. A maior ponte férrea em vão livre da América Latina na época de sua construção.

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos. Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Mata

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3259-1122

Serviço deInformação ao Turista: Fone: (55) 3259-1122/1272
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3259-1212

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 9972-4318

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.prefmata.com.br

             www.matatur.com.br

Comentários de Mata

conheco e digo que e melhor lugar para se viver em termos de turismo e cultura.um abraco a todos ai muito sucesso
Por: marcia

Nasci em mata, hoje em porto alegre, recomendo a todos, cidade maravilhosa, deixei bastantes amigos para traz, tenho bastante lembransa de mata,valeu,vagner menezes...
Por: vagner menezes moreira

tive o previlégio de nascer e morar nesta cidade.exelente lugar para curtir umas férias,pasear,caçaretc.Vale apena conhecer.Um verdadeiro paraiso
Por: Geraldo Coelho

a cidade e muito bonita adoro ir no muzeu no jardin botánico etc......
Por: rosana fontana poa

Conheci Mata e ate hoje guardo essa imagem maravilhosa em minha mente. Jamais esquecerei,e pretendo voltar em breve. sempre comento com meus amigos sobre esta natureza tao exuberante e cheia de historias vivas.
Por: maria de fatima martinho da silva costa

AI ME CRIEI AI.VOLTAREI MARAVILHOSA CIDADE SAUDADE DO BANHO NO RIO EMBAIXO DA PONTE DA ESTAÇAO DO TREN
Por: LUIS.FERNANDO.GUEDES

Nasci e me criei em Mata,atualmente moro em Sapiranga,Mata cidade de povo alegre e hospitaleiro ,que cultiva as tradições do do Rio Grande!! recomendo atodos a um dia cohecer.
Por: silvio m pires

OI PESSOAL DE MATA (GOSTO MUITO DESTA CIDADE SEMPRE NAS FERIAS VOU PARA AI ÉS UMA CIDADE MUITO NATIVA E CONSERVA SUAS BELEZAS NATURAIS A PESAR DE MORAR EM PORTO ALEGRE RS MATA É UMA CIDADE BOA DE SE VIVER UM ABRAÇO GRANDE PARA TODOS OS MATENSES
Por: matheus goçalves

mata cidade do coraçao tenho muito orgulho da minha cidade natal , ela esta cada vez mais linda parabens a todos que vivem nela estarei logo ai para ver o grande estoriador braulio .
Por: jaime maeski

NASCI EM MATA.FICO FELIZ QUANDO TENHO ACESSO A ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE PEDAÇO DE CHÃO TÃO QUERIDO.ESTIVE AÍ HÁ MUITOS ANOS E POUCO VI DE AVANÇOS. PRETENDO VOLTAR UM DIA E,QUEM SABE,TER A ALEGRIA DE VER O PROGRESSO.GRANDE ABRAÇO.
Por: rejane de fatima bedin silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mata
Fundação:
1964
Altitude:
127m
População:
5.839 habitantes
Área:
299,7km²
Densidade Demográfica:
19,48hab/km²
CEP:
97410-000

Envie seu comentário sobre Mata