Júlio de Castilhos

Júlio de Castilhos-RS
banner

Bem-vindo a Júlio de Castilhos!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Júlio de Castilhos e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Júlio de Castilhos.

Informações de Júlio de Castilhos

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história começa em 1633, quando a localidade abrigava uma das primeiras  Reduções Jesuíticas do RS. Em 1877 o filho de um grande fazendeiro local fez  doações de terras para a formação do Povo Novo, que em 1880 foi elevado à  Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Povo Novo, mudando de nome 
em 1885, finalmente se tornando município em 1905, com onomeatual de Júlio de Castilhos. 

Júlio de Castilhos é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
É a terra natal de Júlio Prates de Castilhos, advogado, jornalista e político brasileiro.
Segundo o historiador Firmino Costa, nas terras do atual Município de Júlio de  Castilhos, em tempos imemoráveis, vagavam os índios tapes.

No início do Séc. XVII, foram encontrados pelos jesuítas da Companhia de Jesus  que os reuniram e osorganizaram zem uma aldeia: a Redução de Natividade de Nossa Senhora,  fundada em 1633 pelo Pe. 
Pedro Alvarez, que poderia estar localizada dentro dos limites do atual município.
Temendo o ataque dos bandeirantes, que caçavam índios para vendê-los aos  engenhos do norte, em 1638, foi abandonada em uma fuga para além do Rio Uruguai.

Meio século depois, os jesuítas começam a voltar fundando os Sete Povos das  Missões (1660 a 1690) e as grandes estâncias jesuíticas. Duas delas estariam  em terras do atual município: a Estância de São Pedro e a de Santo Antônio, pertencentes ao Povo de São Lourenço. Eram terras do domínio espanhol até 1801, quando houve a Conquista das  Missões pelos portugueses. Começa então o povoamento da região.

Chegam os pioneiros na ocupação das terras do atual município: paulistas e paranaenses. Entre eles, de 1809 a 1811, André Pereira Garcia e Manuel  Moreira Pais.
Em 1812 ou 1813, chega João Vieira de Alvarenga, jovem com cerca de 24 anos,  sua mulher Maria Rosa de Morais e seu primeiro filho, o menino Manoel,  e alguns  escravos,  ocupando  terras devolutas entre os pioneiros citados, cujo título de  Sesmaria ele teria recebido em 1826.
Escolheu o alto da Coxilha do Durasnal, onde hoje é o centro da cidade, ali  estabelecendo seus ranchos 
e mangueira começando a criar gado. O local do rodeio teria sido o da atual praça  que leva seu nome. O local, entre São Martinho e Cruz Alta, era ponto  de  pouso  e  sesteada de  tropeiros de mulas e ele denominou sua  fazenda  de "Boa Vista",  que pode ser considerado como o  primeiro topônimo de Júlio de Castilhos. Com o tempo, o lugar ficou sendo mais conhecido como "o João Vieira".
Em 1834, surgiu o Município de Cruz Alta, desmembrado do de Rio Pardo.  O atual Município de Júlio de Castilhos  ficava em terras  de seu Distrito  de  São  Martinho.
O generoso e bem estimado curitibano João Vieira de Alvarenga, que se  dedicava  mais a carretear, 
levando erva para o Uruguai, deixou que muitos se estabelecessem junto  à sua  fazenda, no desejo de vê-la transformada em um povoado.
Em 1870, procedia-se o traçado e demarcação das ruas e praça da incipiente  povoação que passou a ser conhecida como Povo Novo.
Em 1876, com a emancipação de São Martinho, foi criado o seu 2º Distrito de  Povo Novo.
Em 17 de junho de 1877, Manoel Vieira de Alvarenga que herdou a área do Povo  Novo, por falecimento de seu pai em 1856, faz a doação oficial  de uma  área de  43  hectares que ocupa  grande parte do centro da atual cidade. Essa data pode ser considerada como a de Fundação daCidade de Júlio de  Castilhos.
Em 1885, foi trocada a denominação do lugar para Vila Rica e, em 14 de j ulho de 1891, emancipado de 
São Martinho, passou a constituir o Município de Vila Rica.
De início teve duas Comissões Administrativas composta de cinco pessoas e,  em fins de 1892, foi nomeado o primeiro intendente (prefeito)  provisório,  Gonçalo  Soares da Silva.  Em fins de 1896 houve a Primeira Eleição do  Município,  com a  vitória do Capitão Luiz Gonzaga de Azevedo.
De 1905 em diante, homenageando seu filho mais ilustre, a cidade passou a  denominar-se JÚLIO DE 
CASTILHOS.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 158/392 

Distâncias

349 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

CTG JÚLIO DE CASTILHOS

Com uma área de 33 hectares é um das maiores e bem estruturadas sedes do Estado. Ali é realizado o Rodeio Crioulo Estadual. Informações fone: (55) 3271-1341.

CAPÃO DA CONVENÇÃO

Localizado a 11 km da sede o Monumento à Convenção da Reserva, erguido num capão, onde em 21 de março de 1889 teve lugar a célebre reunião de Júlio de Castilhos com o mais representativo grupo da Propaganda Republicana. O fato se constitui num dos principais acontecimentos políticos do Estado.

MUSEU VILA RICA

História regional e história do município Av. Getúlio Vargas, 23 - Centro - Fone: (55) 3271-1015 das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

CASCATA DO IVAÍ

Diatante 30 km da sede é um dos principais atrativos da região. Está próximo à antiga usina.

ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA

O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 271-1818 - Fax: (55) 271-2004

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3271-1015 - Fax: (55) 3271-1818
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3271-1325

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3271-1626

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.juliocastilhos.famurs.com.br

www.portalcastilhense.hd1.com.br

Comentários de Júlio de Castilhos

sou de julio de castilhos tive la neste feriado de ano novo fazia mais de 20 anos q eu nao ia >mas mudou bastante da ultima vez q tive la principalmente a praça do centro da cidade ta bem cuidada
Por: paulo davi do nascimnto

julio de castilhos,cidade aonde morei,e levo boas lembransas .cidade aonde sonhei meus primeiros projetos e aonde vivi muitas alegrias.julio de castilhos voce estara sempre em meu coracao,e em minhas recordacoes.
Por: michelefarcilli

e uma cidade muito agradavel de se viver .e no interior a natureza e ezuberante,da cidade tem otimos restalrantes,ea noite e diverdida e agidata....nao maro mais em julio ,mas sempre guando posso viajar e para la gue vou....euma cidade gue da cada vez melhor nota100000.....
Por: michelefarcilli

O MUNICIO E PEQUENA, MAS TEM PESSOAS MARAVILHOSAS, COMO MINHA FAMILIA É CLARO E MEUS AMIGOS DE ANOS APESAR NA DISTANCIA QUE A ENTRE NOS, MINHA TERRA E JULIO DE CASTILHOS E MEU CORAÇÃO ESTA AI COM TODOS VCS. UM ABRAÇÃO. PAULA MICHELON- BA
Por: ANA PAULA MICHELON

Soiu natural de Julio de Castilhos... gosto muito da minha cidade natal.Tenho muitas saudades...Estudei na Escola Cenecista, ná época em que o Sr. Elio Salles era presidente da Escola, e a Professora Vera Quevedo era diretora.Tinhamos um grupo de teatro da Escola, e o nosso diretor era o prof. Valcir. Bons tempos aqueles.Sou cunhada do Didi Langone. Moro hoje, em Quinze de Novembro. Um abraço.
Por: lenir correa brenner

julio de castilhos uma cidade bonita e calma,com aspecto de antigas cidades bem conservadas
Por: suelen rodrigues

naci em julio de castilhos..fui feliz tenho saldades dos meus paremtes e amigos.e de passear com as minhas primas e minha tia soni .e uma cidade muito boa tem varios luga para pasear. ainda me lembro das ruas e do barulho do trem.
Por: patricia

naci em julio de castilhos..fui feliz tenho saldades dos meus paremtes e amigos.e de passear com as minhas primas e minha tia soni .e uma cidade muito boa tem varios luga para pasear. ainda me lembro das ruas e do barulho do trem.
Por: patricia

nasci em julio de castilhos em 1956,estou longe mas nunca me esquecerei desta terra bendita,dosmeus amigos que lá deixei, a 30 anos atraz ,mas um dia quero voltar a esta terra, e tentar rever meus parentes e amigos que lá deixei.
Por: vilsoncamargo belmonte

Nasci nesta cidade e não a conheço estou venda pela primeira vez hj e agora aqui, nem meus parentes os Appel eu conheço só meu avo Candido Appel que ja é falecido por foto, mas é bonitinha a cidade
Por: Marli de Fatima

nós que amamos julio de castilhos, devemos a essa cidadezinha as novas boas recordações. devemos divulga-la com fotos maravilhosas que todos nos temos. um grande abraço para meu amigos e minha queridissima familia.
Por: paula

nasci nesta cidade em pinhal grande tenho muita saudade de tudo isso estudei no colegio grupo escolar alberto pasqualini e tbem no ginasio peço a deus que sempre ilumine este lugar onde dei meus primeiros passos
Por: iluci leal teixeira

sou desa cidade desde que nasci hoje estou morando em outro municipio mas comtinuo amando minha cidade e suas belezas naturais eo povo hospitaleiro
Por: diogo correa da silva

tenho saudades e quando posso volto a ti, com amor de seu ilustre e querido filho Luiz salles
Por: Luiz Gustavo salles

Sou nativo desse rincão hoje moro lonje mas a minha alma continua muito castilhense, sempre que posso estou aí junto de todos os amigos, até breve.Rudinei salles, Videira santa catarina
Por: Rudinei salles

Naci, em júlio de Castilhos, Tenho muito orgulho de ser Castlhense. Hoje moro em São Luis MA
Por: jorge volter guilhermano lucas

É muito bom viver nessa localidade eu tive a oportunidade de morar em julio de castilhos apenas 13 anos e gotei.
Por: Carlos Silva

julio, uma cidade sempre armonioza, que deixa muitas saudades
Por: paula

nasci em julio de castilhos tenho saudades.moro hoje no extremo dor g do sul.cidade linda a praça a igreja .quando lembro lagrimas vem. um dia voltarei.
Por: edna aguiar de oliveira

Moro em julio de castilho gosto muito dessa cidade
Por: Jandir da rocha mello

Morei em Júlio de Castilhos quando eu tinha 8 e 9 anos de idade.Estudei na escola Dolores Paulino, morei bem perto da escola,e do orfanato.Ou seja, na rua atrás da escola ,não lembro o nome da rua.Mas lembro bem da casa, da estação ferroviária, dos trens que passavam; tenho boas lembranças! Foi o melhor lugar, e melhor época da minha infância.Gastaria de saber se a casa que morei ainda existe.
Por: josiane paim arnold

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Júlio de Castilhos

Envie seu comentário sobre Júlio de Castilhos

banner