Jaguarão

Jaguarão-RS
banner

Bem-vindo a Jaguarão!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jaguarão, fotos, informações, os principais hotéis de Jaguarão, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jaguarão, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 26m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.989 habitantes. A área total de Jaguarão é de 2.070,9km², e sua densidade demográfica é de 15,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaguarão-RS é 96300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaguarão

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem da povoação está ligada à instalação de um acampamento militar, às margens do Rio Jaguarão, em 1802. Nesta época, os seus campos já eram ocupados por estancieiros para criação de gado. A cidade sempre desempenhou funções estratégicas na política e na defesa da fronteira.
Durante a revolução Farroupilha, a vila desempenhou um papel importante, sendo a primeira Câmara a aderir ao novo governo.
Em 1930, foi inaugurada a ponte Internacional Barão de Mauá, consolidando a ligação Brasil-Uruguai.

Significado do Nome

 

O nome Jaguarão significa Corpo de Leão Marinho com dentes, patas e garras de tigre - Jagura- Ru.

Aniversário da Cidade

Dia 23 de Novembro.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Jaguarão, a meio caminho de Montevidéu e Buenos Aires, conta com o Mercosul como um novo fator de desenvolvimento econômico. Trata-se do menor caminho entre Porto Alegre e as capitais uruguaia e argentina. Na fronteira com o Uruguai, Jaguarão é uma cidade estratégica e um grande centro produtor de arroz.

Mas, em razão da importância de seu patrimônio histórico e cultural, a cidade também quer ser uma atração para turistas que queiram fugir dos roteiros tradicionais e ter um maior contato com o passo histórico do Rio Grande.

Um dos cartões postais da cidade é a sua rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Portas, por ter a mais importante coleção de portas artesanais antigas do Sul do país. É um esplendor arquitetônico, definem as pessoas da cidade.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: BR-116

Localização

Sudeste Rio-grandense

Limites

Arroio Grande, Herval e Rio Branco (Uruguai)

Acesso Rodoviário

BR-116

Distâncias

383 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Jaguarão tem mais de 800 prédios antigos com suas fachadas conservadas. As suas portas, todas trabalhadas e originais, vêm sendo uma atração que tem atraído não apenas brasileiros mas também uruguaios e argentinos.

As ruínas da Enfermaria Militar, o Teatro Esperança (o terceiro do Estado), o Mercado Público e o prédio do antigo Fórum, estão tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

Na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, os altares foram esculpidos a mão. Do Parque Fernando Ribas, no Centro da Pólvora - e onde estão as ruínas da Enfermaria Militar -, há uma vista panorâmica de toda a cidade, do Rio Jaguarão (que delimita a fronteira com o Uruguai) e da vizinha cidade uruguaia de Rio Branco.

As duas cidades são separadas pelo Rio Jaguarão e a comunicação entre elas se dá através da Ponte Internacional Mauá, inaugurada em 1930 e uma das maiores obras da fronteira. Outro ponto turístico de Jaguarão é o Museu Carlos Barbosa.

Principais Pontos Turísticos

IGREJA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Templo católico construido em estilo barroco. A obra foi concluída em 1875. Fone: (53) 3261-1978

MATRIZ DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Estilo gótico, foi concluída em 1909. Rua General Osório, 743. Fone: (53) 3261-1495

MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL

Construido em 1867, em estilo barroco. Rua General Marques, s/nº. Fone: (53) 3261-5100

RUA DAS PORTAS

Situa-se à rua XV de Novembro com casarões que datam do século passado com portas talhadas à mão.

CASA DE CULTURA

Praça Alcides Marques, 89. Fone: (53) 3261-5100, horário comercial.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

Museu para pesquisa. Rua Marechal Deodoro, s/nº. Fone: (53) 3261-1075, horário comercial.

PONTE INTERNACIONAL MAUÁ

Faz a ligação Brasil/Uruguai, inaugurada em 30 de dezembro de 1930.

RUÍNAS DA ENFERMARIA MILITAR

Localizada no Cerro da Pólvora, onde visualiza-se toda a cidade. Fone: (53) 3261-5100

ROTEIRO DE ARQUITETURA

Visita orientada ao Centro Histórico do município que busca reconhecer e valorizar o precioso conjunto arquitetônico do sul do Brasil. A arquitetuta de Jaguarão reflete o apogeu econômico e cultural que se iniciou com atividade pastoril e comecial, integrou o ciclo charqueador, passou para a rizicultura e hoje desperta para o turismo cultural. Num exercício de observação e descoberta, identifica-se a riqueza dos elementos decorativos e dos materiais e técnicas utilizados. São estruturas e detalhes sofisticados que revelam o poder econômico, e o toque pessoal e a habilidade dos antigos construtores. Símbolos materiais que conseguiram preservar sua capacidade de comunicação e representação para muito além de seu tempo. Um patrimônio considerado o mais homogêneo conjunto representativo da arquitetura do ecletismo no sul do Brasil. Informações: (53) 3261-5100 (Secretaria de Turismo e Cultura).

MUSEU CARLOS BARBOSA

Rua 15 de Novembro, 642 (53) 3261-1746 das 14h às 17h.

RIO JAGUARÃO

Localiza-se ao longo da Av. 20 de Setembro, tendo área para shows em suas margens. Completamente navegável, divide Brasil e Uruguai.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Jaguarão.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (53) 3261-2633 - Fax: (53) 3261-1922

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (53) 3261-5100
E-mail: [email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Jaguarão 
End: R. Barbosa Neto, 834 
Fone: (53) 3261-2645 

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3261-1088

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3261-1511

 

Créditos

Informações e fotos : Paulo Renato Jaguarao Silva da Rosa

Sites:     www.jaguarao.famurs.com.br

             www.flickr.com.br

Comentários de Jaguarão

ODE à Ponte Mauá e ao Rio Jaguarão. (Jorge Luís Miranda Abel – 02/10/08) Junto à bela Ponte Mauá, Aviso aos navegantes... Guarda um misterioso jaguar, Um guardião sempre Atento, zelando pela vida do majestoso Rio Jaguarão. Ainda que não acredites, Olha à tardinha, ali pertinho da ponte, vê-se o vulto e os esturros...
Por: Jorge Luís Miranda Abel

Gostaria de ver mais fotos de minha cidade,pois moro a mais de 30 anos fora mas estou sempre falando das belas casas e suas pinturas das lindas portas da ponte e claro em 1º lugar da familia que mora ai.coloquem aquelas casa emais fotos do museu e das igrejas.da capela da vila que a muitos anos estudei.do colegio padre pagliani espito santo e pindorama
Por: glorete victoria

não sou natural de jaguarão, mas gosta da cidade como se fosse,meu marido nasceu em jaguarão por isso conheco se pudesse estaria sempre vissitando.
Por: Ana paula da costa

Vista Aeria Ponte Internacional Mauá ,Antiga estação Ferria, Cine Regente, Antiga Enfermaria
Por: Carmem

Mais de 10 anos fora da minha terra,querida Jaguarão, assim vendo estas lindas fotos mato minha saudades....um abraço a todos meus conterrâneos.....
Por: JOÃO CAETANO

me orgulho muito de Morar numa cidade como jaguarão? é uma cidade calma tranquila para quem gosta de ficar em paz,sem violência,assaltos e entre outras coisas que só quem vive na cidade pode dizer.Muito obrigado pelo espaço!!!!!!!!!
Por: Alisson Borges da Silva

Jaguarão/Granja Bretanhas. Já são 19 anos que moro aqui, essa cidade é realmente muito tranquila, fronteira com Uruguai, com sua Ponte sobre o Rio Jaguarão; ponto ideal para um bom descanso num final de tarde de verão. abraços aos [email protected].
Por: Carlos Wenderroschs Gomes

amo esta cidade.tenho orgulho de ser jaguarense,muita saudade da minha terra.sao jose RS
Por: carlos kk jaguarão

eu amo jaguarão tenho muita saudades desta terra amada adoro a ponte ,a igreja matriz estou e procura de um angulo bom da ponte para pintar e da igreja tenho saudades do clube caxeral lembro de quando meu pai foi presidente adoro esta terra
Por: Maria ines o. de vargas

a cidade é bem peuqena e por isso se torna acolhedora tem ótimos lugares para se visitar sem falar na fronteira que nos possibilita conhecer um pais vizinho tão facilmente ! pretendo voltar jaguarão é um belissimo lugar
Por: esmael

Essa minha cidade é muito linda! A gente que viveu vinte e tantos anos nela, nunca valorizou sua beleza patrimonial. Parabens pelas fotos. Muito bom gosto nas tomadas de angulo e momentos. Sou um grande propagandista da minha cidade. Muitas pessoas ja a visitara por sugestão minha.
Por: Jose Antonio

AMO JAGUARÃO! MORRO DE SAUDADES DA TERRA QUERIDA!!!!!!!
Por: DEBORA EREIAS

Oi eu nasci em jaguarão e vivi até os 18 anos casei vim morar em são leopoldommas visitou seguido a terrinha ,minha familia mora ainda em jaguarão.deixei muitos amigos ,hoje não me comunicando com eles ainda lembro de coisas boas que havia por ex: O cinema ,teatro são coisas boas que eu admirava muito pois nossa cidade tem tantos pontos turistas e por que não esse dois patrimonios. Bem são algumas coisas que eu gostaria que estivesse semdo preservado pois são poucas cidades que tem o previlegio de ter pontos turisticos como esse ia me esquecendo claro o Rio Jaguarão tb e muito importante. Bem agradeço a oportunidade que a casa de Cultura de Jaguarão me deu.Um grande abraço.
Por: magda regina naveira ferreira

Fui criado em Jaguarão e considero uma das melhores cidade do estado para se viver, gostaria que fosse promovido um encontro(evento) que reunisse os jaguarenses que vivem fora da cidade.
Por: Jose Antonio Alves Rossales

Sou natural de Jaguarão, com muita honra neto de Praxedes Ignacio Gomes e Doca Pereira Borges! Adoro esse "torrão natal", parabens aos jaguarenses que podem permanecer ai nesse canto sagrado, às magens do majestoso "Rio Jaguarão".
Por: WILMAR BORGES IGNACIO GOMES

nossa tem 6 anos que sai de jaguarão, nossa é uma cidade maravilhosa para descansar somente,saudadessssss
Por: sandro elias fagundes valle

Sou natural de Jaguarão e há onze anos moro em Glorinha sinto muita saudade dos rodeios que aqui são bem diferentes,das festas do CTG Lanceiros da Querência,do rio , da Ponte,das pessoas que lá são bem mais espontaneas. Vou só de vez em quando pois toda minha família ficou lá,mas ainda quero mostrar aos meus filhos tudo o que aquela terra tem de bom.Amo Jaguarão.
Por: LUCIMARA PINHEIRO SILVA

Visitei Jaguarão há um mês atrás. Para mim, foi uma bela surpresa. Não imaginava uma cidadezinha tão linda e acolhedora. A ponte é lindíssima. Os casarões antigos com suas portas originais fazem o encanto da cidade.Visitamos vários pontos turísticos e ficamos sabendo um pouco da bela história de Jaguarão. Espero voltar a Jaguarão.
Por: lidia maria da silva de oliveira

Na verdade me considero suspeito em tecer estes comentários a respeito da minha amada terra natal.Me considero um dos maiores divulgadores da beleza de minha terra, pois sempre que tenho oportunidade mostro as fotos do casario, da ponte etc... que tenho no meu computador. Visito regularmente pois tenho uma irmã aí, primo, cunhada. Jamais a esquecerei. "JAGUARÃO QUEM TE CONHECEU JAMAIS TE ESQUECERÁ" Abraços
Por: José Antonio Garcia Pinto

Amei a cidade de Jaguarão, fui a uns 4 anos atrás e me apaixonei pela noite da cidade! É muito lindo!!!! A minha familia é natural de Jagurão!!! Pretendo voltar este ano!!!
Por: Ana Loureiro

Amei a cidade!!! A noite é maravilhosa, muito lindo!!! deveriam de divulgar mais!!!
Por: Ana Loureiro

TENHO LEMBRANÇAS MUITO BONITA DESTA CIDADE,CRIANÇA PASSEI MUITO MINHAS FÉRIAS AÍ,POIS MEUS ÂVOS PATERNOS FAMILIA BOM VIVIAM E AINDA ALGUNS VIVEM AINDA,AGORA CASADA DEPOIS DE 16ANOS ESTOU COM MUITA VONTADE DE VOLTAR A VISITAR E LEVAR MEUS FILHOS A CONHECER ESTE LUGAR Q SE TORNOU ESPECIAL PARA MIM.QUEM SABE NO FIM DE ANO VOU ATÉ AI . QUERO DIZER Q ADORO ESTA CIDADE PASSEI MUITO DE MINHAS FÉRIAS AÍ,MEUS ÂVOS PATERNO ERAM DESTA CIDADE A FAMILIA BOM,SEI Q TENHO AINDA TIO,PRIMOS...,AGORA ESTOU PENSANDO EM LEVAR MEUS FILHOS PARA CONHECER ESTÁ Q FOI TÃO IMPORTANTE NA MINHA INFANCIA,FAZ UNS 16 ANOS Q NÃO VOU AÍ MORO EM PORTO ALEGRE.ABRAÇO SE DER CERTO NAS FÉRIAS VOLTAREI
Por: Maria Alice s.Farina

Estive nesta cidade para passear. Gostei muito, pois é uma cidade calma e gostosa para morar e criar filhos. As ruas são largas e limpas isso me chamou a atenção.Diferentes de Porto Alegre.Parabéns pelo policiamento e pela tranquilidade daí.
Por: maria

Amei conhecer Jaguarão. a cidade é tão bonita que parece uma cidade de brinquedo. Suas casas antigas todas preservadas, bem pintadas e cuidadas. É tudo muito alegre! O povo muito hospitaleiro e alimentação é barata. Adorei, Estou me mudando para lá em fevereiro.
Por: Carmen Regina Dorneles Nogueira

Amo essa cidade ,lembro minha infância,as férias todo mes de dezembo!!!Se pudesse moraria nesta cidade tão linda.
Por: denise gibbon correa

Vivi a minha infância e minha juventude, agora faz 31 anos que vivo longe da terrinha, mas toda vez que posso estou lá, adoro nossa arquitetura, nossos casarões são lindos demais, nossa história, indico a todos que visite Jaguarão
Por: julio cezar dutra fernandes

minha cidade linda q amu muito...pena tive de abandoná-la por falta de emprego e de cursos e faculdades...cidade heroica por varios motivos ...amu jaguarão
Por: Liliane

Já morei nesta cidade bonita e aconchegante mas precisamente na vila militar atualmente moro na Bahia e pretendo um dia voltar para passear e matar as saudades.
Por: Carlos Henrique

Durante 6 meses trabalhei na UNIPAMPA , nesta cidade maravilhosa, a história esta presente em cada esquina, o povo é muito hospitaleiro ,fiz grandes amigos e quem sabe um dia o destino me reserva uma volta para lá. Vale apena conhecer este local, vale mesmo...
Por: Maria Catharina Pozzebon

Adorei conhecer Jaguarão! Cidade linda, ponte maravilhosa, as portas mais bonitas do Brasil! Excelente clima e muito bom para comprar! Adoramos demais e sempre que pudermos, voltaremos....
Por: Maria L T Quadrosm

NASCI EM ESTA LINDA CIDADE ATUALMENTE MORO EM ESTEIO RS 30ANOS SOU MORADORA MEUS PAIS E IRMAOS MORAM AI´MINHA FAMILHA TODA E HOJE VEJO COMO ESTA CIDADE CRESCEU PRETENDO IR DIA 10 JULHO ESTAR POR AI´BJS A MUITOS AMIGOS QUE TENHO AI´
Por: rosangela oliveira martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaguarão
Fundação:
1832
Altitude:
26m
População:
31.989 habitantes
Área:
2.070,9km²
Densidade Demográfica:
15,45hab/km²
CEP:
96300-000

Envie seu comentário sobre Jaguarão