Ivoti

Ivoti-RS
banner

Bem-vindo a Ivoti!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ivoti, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ivoti.

A cidade de Ivoti, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 127m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.381 habitantes. A área total de Ivoti é de 65,1km², e sua densidade demográfica é de 220,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ivoti-RS é 93900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ivoti

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Vale do Rio dos Sinos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ivoti foi colonizada en 1828, com a vinda de imigrantes alemães, que se estabeleceram às margens do Arroio Feitoria, local conhecido como Buraco do Diabo. Dali estenderam-se ao longo do Berghanschneis, ou seja, Picada ou Travessão dos Berghan, dando origem ao atual núcleo urbano.
Posteriormente, passou a ser conhecida como Bom Jardim, pela presença de flores nativas existentes no local. Em 1867, este nome oficializado como Terceiro Distrito de São Leopoldo. Em 1855, foi construída, sobre o Arroio Teixeira, a Ponte do Imperador, devido ao grande fluxo de mercadorias que eram produzidas no local e que tinham como destino a capital da província.
Em 1938, Bom Jardim passou a chamar-se Ivoti, palavra derivada da língua tupi-guarani, ipoti-catu, que significa flor.
Em 19 de outubro de 1964, emancipou-se de Estância Velha, que anteriormente pertencia a São Leopoldo.
No ano de 1966, recebeu a primeira leva de imigantes japoneses, no Vale das Palmeiras, que contribuiu para diversificar a produção agrícola e a evolução cultural do município.
A economia baseia-se na produção de hortifrutigranjeiros e indústrias de laticínios e coureiro-calçadistas. Boa parte dos dezesseis mil habitantes conservam os costumes, as danças e a língua de seus antepassados alemães.
Hoje, Ivoti é o município sede da Rota Romântica.

Significado do Nome

Palavra derivada da língua tupi-guarani, ipoti-catu, que significa flor.

Aniversário da Cidade

19 de Outubro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 116 

Distâncias

45 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

COLÔNIA JAPONESA
 
É a maior colônia do Estado. Dentre os cultivos da colônia, detacamos uva nos meses de dezembro a março, o kiwi de abril a julho, além de flores.

CASARIO EM ENXAIMEL
 
Localizadas no Parque da Feitoria, o núcleo de casas em enxaimel é considerado o maior em número original do Brasil. Há uma casa restaurada que possui acervo de peças usadas(móveis e utensílios) nas residências das famílias germânicas.
 
LIVRARIA IPÊ

Possui vários painéis em sua fachada que retratam a história da cidade. Cada painel ilustra uma fase da história local.
 
IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA TRINDADE

Os evangélicos, em 1846, construíram sua primeira igreja em madeira. Em 1870 o templo é reconstruído, em pedras e tijolos. O prédio original foi reformado, passando a servir como salão à comunidade.

SALÃO HOLLER

Edificação em enxaimel, considerada a maior do Estado. Pertencia à família Holler que ali construiu um salão de bailes e uma selaria, que se transformou, mais tarde, em fábrica de calçados.

ANTIGA IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO

Em 1869, foi lançada a pedra fundamental da igreja. Ela serviu à comunidade, mesmo depois de um grande incêndio, ocorrido em 1924. O templo foi tombado pelo Estado em 1986.

IGREJA CATÓLICA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Construída ao lado da antiga igreja, a nova matriz possui traços modernos e uma ampla torre. Foi inaugurada em 1973.

PONTE DO IMPERADOR

Importante obra construída sobre o Arroio Feitoria com recursos enviados pelo Imperador, conserva até hoje seus traços originais de arquitetura e impressiona por sua resistência ao tempo.

BELVEDERE

O local oferece uma vista ampla do casario em enxaimel e também da Ponte do Imperador.

PRAÇA NELDO HOLLER

Localizada na Av. Presidente Lucena, foi remodelada pelo paisagista e arquiteto Burle Marx, adaptando seu estilo a realidade local.

PARQUE FEITORIA

Nesta área há uma mata nativa, paredões de rochas, trilhas ecológicas e um conjunto de cascatas. Sendo que uma delas localiza-se no Arroio Feitoria e das demais nos seus afluentes. Ali também foi construída a primeira Usina Hidrelétrica do Estado, a Usina da Picada 48 Alta.

ROTEIRO TURÍSTICO COLONIAL TEUFELSLOCH - BURACO DO DIABO

Ivoti é um espaço atraente, procurado por muitas pessoas que desejam manter o contato com a natureza próximo dos centros urbanos e visitar o roteiro Buraco do Diabo (Teufelsloch). Este roteiro retrata uma comunidade tipicamente alemã em seu contexto social. *Ponte do Imperador - Importante obra construída sobre o Arroio Feitosa com recursos enviadaos pelo Imperador. Conserva até hoje seus traços originais de arquitetura e impressiona por sua resistência ao tempo. *Núcleo Feitosa Nova - Considerado um monumento histórico, foi tombado pelo Patrimônio Histórico na década de 80. Trata-se de um conjunto de casas em enxaimel, onde o turista poderá conhecer casarios antigos, em um lugar bucólico.

PRAÇA DA EMANCIPAÇÃO

Para a construção da praça, foi adquirida a propriedade de Adolfo Schallenberger, que foi toda reformulada, mantendo-se apenas algumas árvores antigas. É uma homenagem à emancipação política de Ivoti, ocorrida em 1964.
 
hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ivoti

hspace=0 [email protected] www.ivoti.rs.gov.br

hspace=0 fone: (51) 3563-8800 - fax: (51) 3563.1111

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51)3563-3987 - Fax: (51)3563-1111
E-mail:
[email protected]
Homepage: www.ivoti.famurs.com.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - fone: (51) 3563-1092

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: 

Comentários de Ivoti

morei muito pouco en ivoti , mas ja da pra perceber que é uma cidade muito boa de viver ,cidade calma e traquila ..por isso apoio quando uma pessoa qúe ir morar la pq sei q vai ser ben recebida ,,,,....
Por: leticia l.souza

Fomos em Ivoti na festa das flores em out de 2010 e adoramos... gostamos muito dos jardins que encontramos na festa... maravilhosos!!! Fomos muito bem recebidos pela keiti no setor de informações de lá! Sempre que pudermos retornaremos. Abraços e muito obrigada pela recepção. Júlio César & Helenira
Por: Helenira Santos

Conhecendo a cidade gaúcha de Ivoti, por intermédio de uma querida amiga moradora de Novo Hamburgo, foi possível me sentir em casa, seu clima, paisagem, povo e a energia positiva existente no município. Conhecendo a cachaçaria, q para nós seria "alambique", o artesanato rural, as ruinas da matriz de São Pedro de Alcântara, o casal moradores da cidade (Beto e Denise) a filha Julinha, o carinho deste povo, desta cidade, obrigado Ivoti por nos receber de maneira tão agradável, somos de Nova Friburgo/RJ, considerada a Suíça brasileira.
Por: Iveraldo Spitz Dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ivoti
Fundação:
1964
Altitude:
127m
População:
14.381 habitantes
Área:
65,1km²
Densidade Demográfica:
220,91hab/km²
CEP:
93900-000

Envie seu comentário sobre Ivoti