Ilópolis

Ilópolis-RS
banner

Bem-vindo a Ilópolis!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Ilópolis, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Ilópolis. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Ilópolis para programar a sua viagem.

A cidade de Ilópolis, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 683m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.191 habitantes. A área total de Ilópolis é de 115,4km², e sua densidade demográfica é de 36,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ilópolis-RS é 95990-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ilópolis

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Taquari

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ilópolis está localizada a 196 Km da capital, na encosta superior do nordeste, a 780 m acima do nível do mar. A cidade apresenta um clima ameno que não ultrapassa os 27 graus no verão e faz das lareiras e aquecedores as estrelas do inverno, quando o frio chega a 5 graus negativos.
Possui uma área de 125km quadrados, dos quais 63% cobertos de mata nativa, o que faz com que o município seja o mais verde do Estado em área proporcional. Sua população é tipicamente italiana, o que pode ser notado pelos traços na arquitetura, gastronomia, costumes e tradições.
A economia do município é baseada na cultura de erva-mate, fumo, avicultura e milho.

Significado do Nome

Predominam os pinheiros, araucárias e erva-mate, que, por sinal, originou o nome do município ( ILO = erva-mate, POLIS = cidade ).

Aniversário da Cidade

26 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 332, RS 435

Distâncias

192 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

LAGO VERDE

A 600 metros do centro, o lago é cercado de mata nativa e serve para competições de canoagem, motonáutica e outros esportes aquáticos, além de possibilitar o passeio de pedalinho. Possui área de 17,5 hectares de espelho d´agua.Localiza-se na Rua Cons. José Bozzeto, s/n.º.

CASCATA DA BALEIA

Local de acesso regular em meio à mata nativa, com uma queda dágua de 60 metros. Local de beleza exuberante, onde pode-se praticar rappel.

CASCATA SÃO VALENTIM

Apresenta uma queda de 50 metros, oferecendo trilha em meio à mata nativa, cuja dificuldade é de nível médio/difícil. Local próprio para banho e contemplação da fauna e flora. Localizada na Linha São Valentim, a 10Km do centro, RS 332.

CASCATA TUNAS

Localizada na Linha Tunas, a 7 km da cidade, local de difícil acesso, ideal para turismo aventura.
 
TRILHA DO CIPÓ

Distando 8Km da sede do município, a trilha possui nível médio de dificuldade de travessia, cervada por vegetação nativa, predominantemente cipós. A trilha termina em uma cachoeira, onde é possível tomar banho. Localiza-se na Linha São Francisco.

POUSADA DOS URUBUS

Local onde se concentram aproximadamente 600 urubus no final de cada dia, ocupando a copa de três araucárias (um tipo de pinheiro típico da região). Localiza-se na linha São Valentim, a 8Km de distância da sede. Recebe visitantes.

PARQUE DO IBAMA

Localizada na área central da cidade, com acesso pela Rua 07 de Abril, o parque possui 24 hectares. Possui lagos, mata nativa e exótica, uma trilha interpretativa com identificação de 32 espécies, muitas delas em extinção. A trilha é de fácil acesso, própria para estudantes da área de educação ambiental, adeptos ao ecoturismo, e turistas em geral, inclusive terceira idade.

PINHEIRO MILENAR

Árvore com 586 cm de circunferência. Localiza-se na Linha São Valentim, a 8Km da sede do município.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE ERVA-MATE

Local onde o turista conhece todo o processo de cultivo, industrialização e a história da erva-mate. Localiza-se na sede do município, e funciona de segunda a sexta, das 08h às 18h.
 
ROTA VALES E MONTANHAS

O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: portuguesa, alemã e italiana, com sua rica gastronomia e costumes. Municípios participantes: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Westfália.

hspace=0 EVENTOS

 Agosto

16 - Dia de São Roque

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ilópolis

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3774-1322 - Fax: (51) 3774-1334

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3748-1363 / 3774-1300 - Fax: (51) 3774-1334
E-mail:
[email protected]
E-mail: [email protected]

 

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 774-1200

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Endereço: Rua Expedicionários, 745

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.amturvales.com.br

              www.ilopolis.famurs.com.br

              www.ilopolis.rs.gov.br

Comentários de Ilópolis

A cidade é linda calma, até de mais, falta incentivo ao estudo p/*os que querem crescer como pessoas oportunidade de emprego, pois temos apenas ãs ervateiras e mais nada além disso, não resido mais nessa linda cidade , mas como cresci nela conheço e gosto de muitas pessoas que nela moram. Um bom trabalho para todos, se for conhecido meu que ler mando um abraço.
Por: katiaweizenmann

nunca fui na cidade mas meu sonho e ter uma casa ai para morrar e descansar gosto muito da natureza e um lugar lindo continuen preservando tudo isso que Deus criou
Por: elizabete

Adoro esta cidade, as maravilhas me encantam, todas as vezes em quje eu viajo até lá!! O charme das ruas, a organização da lojas, chamam a minha atenção. obrigado pela oportunidade, Nathália
Por: nathália

sou nascido em ilopolis amo essa cidade de coraçao
Por: claudio luis de melo

Eu gostei da praça de Ilópolis é uma das mais lindas do Rio Grande do Sul
Por: Elizete rodrigues da silva

Olá: Ilópolis é minha cidade natal, é linda!!!! Atualmente resido em Curitiba e sempre que posso viajo de férias para lá. É a cidade ideal para recarregar as energias, por que é um lugar muito calmo e se come muito bem.
Por: Maria de Lourdes Baratto do Prado

Cidadepequena mas de coração grande que eu aprendi a amar desde criança meu berço de ouronão moro mais nele mas amo muito tenho muita saudades deste povo amigo. abraços
Por: arlete adriana tomasini

a minha cidade e maravilhosa e muito aconchegante e muito bom morrar aqui o clima tambem e chamativo
Por: marcia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilópolis
Fundação:
1963
Altitude:
683m
População:
4.191 habitantes
Área:
115,4km²
Densidade Demográfica:
36,32hab/km²
CEP:
95990-000

Envie seu comentário sobre Ilópolis