Hulha Negra

Hulha Negra-RS
banner

Bem-vindo a Hulha Negra!

banner

Comece planejando a sua viagem para Hulha Negra utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Hulha Negra e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Hulha Negra.

A cidade de Hulha Negra, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 196m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.690 habitantes. A área total de Hulha Negra é de 1.147,2km², e sua densidade demográfica é de 4,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Hulha Negra-RS é 96460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Hulha Negra

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Campanha

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Hulha Negra, com território na região da campanha do Rio Grande do Sul tinha, no início de 1880, uma atividade econômica voltada para a pecuária, embora grande parte da área fosse própria para a agricultura. Em 1884, ao longo da via férrea que cruzava a região, instalou-se uma estação ferroviária que se transformou em um centro de circulação das atividades comerciais. Em torno desse centro começou a se formar um povoado. O carvão de pedra deixou de ser explorado no final da década e se constitui em um potencial de progresso expressivo. Foi nessa época que surgiram as primeiras conversas a respeito da emancipação. Um grupo liderado por José Macke, Hugo Canto e Francisquino Kloppenburg, entre outros, formou uma Comissão de Emancipação, levando à emancipação de Hulha Negra, em 1965. O documento era assinado pelo então Governador, Ildo Meneghetti, e a eleição para Prefeito e Câmara de Vereadores estava marcada para 06 de marco de 1966.
Entretanto, um mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Bagé, e sumariamente julgado pelos tribunais da época com alegações anti-democráticas anulou o plebiscito e, por conseguinte, a criação do novo Município. O final da década de 60 marcou o início da eletrificação rural, o auge da agricultura, e a criação da primeira escola de primeiro grau completo. Foi no final da década de 80, porém, que o antigo povoado, cuja colonização fora iniciada em 1880, contava com cerca de 600 casas, quase todas de propriedade dos moradores. Também no final dessa década realizou-se o assentamento do colonos, totalizando 500 famílias. 1990 marcou o início da arrancada decisiva para a tão almejada emancipação de Hulha Negra, tendo como líder do movimento o Capitão Hugo Canto. E desta vez, para sempre, Hulha Negra emancipada.

Significado do Nome

O carvão, uma das grandes riquezas do município, inspira o nome de hulha.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 293

Distâncias

371 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Hulha Negra

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (53) 3249-1013

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (53) 3249-1013
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Rua Álvaro Lopes Brasil, 151

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.hulhanegra.famurs.com.br

Comentários de Hulha Negra

A verdadeira tradição gaucha, gente acolhedora, diversidade cultural. É um pouco do que se pode encontrar nesse pedacinho do meu coração. Moro no estado de São Paulo, e o combustível da minha vida se chama Hulha Negra, onde nasci. Visite Hulha Negra e ganhe um abraço carinhoso de vida.
Por: João Reinaldo Moreira Coelho

morrei ai ate 16anos tive uma infancia muito boa nesta vila q virou uma cidade.....tenho grande carinho por ela .....
Por: luis carlos

Meu corpo saiu por ai,fiz minha vida em outros lugares, fui e sou feliz,mas minha alma nunca saiu dai.
Por: flavio marques da silva

Fui nascido e criado de hulha negra participei do plebecito e da passeata em luta a emancipação da cidade,hoje estou residindo na cidade de Rio Grande mas sinto muito orgulho de conquistarmos a emancipação da cidade,embora seja um municipio ainda pequeno e em desenvolvimento tendo muito oque crecer,acredito e espero que a cidade desenvolva-se para oferecer mais empregos para a população e ao mesmo tempo que continue uma cidade calma e tranquila.Apesar de não residir nais na cidade tenho muito orgulho de falar que sou um FILHO DA HULHA.
Por: Alexsandro

conheço hulha negra ja visitei meus parentes são todos dai vivo em são paulo mais um dia vou voltar a visitar a hulha negra e todos os meus familiares queridos que tenho ai um grande beijo e abraço a todos os gaúchos de hulha negra.
Por: elizete noble de quadros

BOA TARDE ME ENCONTRO AQUI EM SAO PAULO MAS ME ORGULHO MUITO DE MINHA TERRINHA UM ABRACAO PARA TODO SOU FILHO DO SEU OSVALDO NOBLE. CONHECIDO COMO ALEMAO AI
Por: JOSE REGINALDO G.NOBLE

Ola , eu nasci ai nesta terra e espero que o progresso e o desenvolmento tenha atigido este cidade de hulha negra abraços.
Por: Roberto Jose Graeff

Hulha eu te adoro eu moro na hulha negra eu estou comcorrendo numa redação sobre a h n só botei cosas boas da hn
Por: barbara de freitas oliveira lopes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Hulha Negra
Fundação:
1993
Altitude:
196m
População:
4.690 habitantes
Área:
1.147,2km²
Densidade Demográfica:
4,09hab/km²
CEP:
96460-000

Envie seu comentário sobre Hulha Negra