Guaporé

Guaporé-RS
banner

Bem-vindo a Guaporé!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Guaporé, informações atualizadas sobre a cidade Guaporé, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Guaporé.

A cidade de Guaporé, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1903. A localidade está em uma altitude de 478m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.095 habitantes. A área total de Guaporé é de 312,7km², e sua densidade demográfica é de 64,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaporé-RS é 99200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaporé

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1892, foi criada a colônia de Guaporé, em terras pertencentes aos municípios de Lajeado e Passo Fundo. O nome provavelmente é originário do guarani, sendo discutivel seu significado (provavelmente vale deserto ou talvez rio encachoeirado).
O diretor da colônia, engenheiro José Montauri de Aguiar Leitão, designou o engenheiro Vespasiano Correa à incumbência de demarcar as terras e loteá-las. Foram demarcados 5000 lotes, de medida variável entre 25 e 30 hectares. Logo chegaram migrantes provindos das primeiras colônias italianas do estado (principalmente Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Veranópolis), de modo que em 1896 a colônia contava com 7.000 habitantes, em sua maioria italianos, incluindo alguns alemães, poloneses, russos e austríacos.
Em 1897, foi criada a Paróquia Santo Antônio, pertencente à diocese de Porto Alegre, sendo o primeiro pároco o Pe. Antônio Pertile. Em 1900, a colônia possuía 13.727 habitantes. Com o desenvolvimento e a prosperidade, o município foi criado em 11 de dezembro de 1903, tendo como primeiro intendente o engenheiro Vespasiano Correa.
Em 1910, Guaporé possuía 30 mil habitantes, com 170 prédios e 1020 moradores no centro, fornecido de praça, telégrafo, correio e a primitiva Igreja Matriz. Seus principais produtos agrícolas eram arroz, feijão, milho, soja, laranja e uva. Contava com 82 casas de negócios e algumas indústrias, destacando-se na produção de aguardente, banha, vinho, ovos e queijo.


Significado do Nome

Seu nome significa, na língua indígena, Vale Deserto.

Aniversário da Cidade

Dia 11 de Dezembro.

Gentílico

Guaporense.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Localiza-se à nordeste do estado, na Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul.

Limites

Norte: Serafina Corrêa e União da Serra; sul: Dois Lajeados; leste:Nova BassanoVista Alegre do PrataFagundes Varela; oeste: Itapuca,Arvorezinha e Anta Gorda

Acesso Rodoviário

RS 129, RS 441

 

Distâncias

 

199 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE GUAPORÉ

Objetos da colonização: arte sacra, indumentária, ferramentas épicas, mobiliário, objetos de cozinha (o mais antigo de 1742), artesanato, documentos pessoais, fotografias e objetos históricos do município, joalheria, pipas, equipamentos industriais, peças de fundição, bancada de trabalho, banco de ourives. Av. Alberto Pasqualini, 931 - Centro (54) 3443-4880 de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, ou mediante agendamento

CRISTO DE GUAPORÉ

Monumento histórico e o segundo atrativo mais visitado. Localizado na montanha mais alta do município, a 741m, o monumento tem 13m de altura e está ostentado num pedestal de 7m. Do topo do morro se tem a mais bela visita panorâmica da cidade. Na Seta-Feira Santa, se realiza o maior evento religioso de Guaporé, a Via Sacra do Morro, onde milhares de fiéis se reúnem, em procissão, ao longo dos 2.600m de trajeto para chegar ao topo do morro, dramatizam as 14 estações da Via Sacra.

CASA DA CULTURA

Inaugurada em 2001, oferece exposições e eventos em um belo e amplo espaço destinado à cultura. Aberta a visitação em horário comercial.
Fones: (54) 3443-5030 / 3443-5810

CAPELA DO INTERIOR

Linha quinta Santo Antônio. Construída na década de 30, em madeira de pinheiro brasileiro.
 
IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO

Construída em estilo Gótico no ano de 1946, com painéis do artista guaporense Emílio Zanon.
Aberta á visitação das 9h Às 19h, de segunda a sexta.
Fone: (54) 3443-1510
 
GRUTA DE LOURDES

Conhecida também como a Gruta dos Padres, localiza-se no Seminário de São Carlos. Acesso de chão batido, podendo se chegar de carro. Possui uma leve queda dágua sobre a entrada da gruta.

AUTODROMO INTERNACIONAL E KARTÓDROMO DE GUAPORÉ

Sua capacidade é para 90 mil espectadores, com 3.080m de pista de asfalto. Possui infra-estrutura de apoio, com calendário de provas durante todo o ano. A sua área também abriga um Parque de Rodeios, local para campings e mini-zoo. Localiza-se na Av. Sílvio Sanson, a 4km da sede do município, com acesso pela RS 129. Está aberto diariamente para visitação, funcionando somente em época de provas. Maiores informações pelo fone:(54) 3443-1110
 
ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

hspace=0 EVENTOS

  • Via Sacra
  • Fórmula Truck
  • Semana da Família Guaporense
  • Semana Farroupilha
  • Desfile 7 de setembro
  • Festa de Santo Antônio
  • Mostra Guaporé
  • Romaria de Nossa Senhora da Saúde
  • Festa dos Caminhoneiros
  • Café colonial
  • Expoverão
 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Guaporé

hspace=0 [email protected] - (54) 3443-4430

hspace=0 Fone: (54) 3443-130 - Fax: (54) 3443-1216

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3443-1302 - Fax: (54) 3443-1216
E-mail:[email protected]
Email: [email protected]
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3443-1377

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3443-1352

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.serragaucha.com.br

             www.guapore-rs.com.br

             http://flickr.com.br

Foto colaboração: PC Ribeiro, Ivânia Trento, Mila Búrigo.

 

Comentários de Guaporé

cidade maravilhosa dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddona do meu coração cidade aqual nasci
Por: anarjana prestes da rosa

Não só conheço Guaporé como também amo esta minha cidade de nascimento e de coração! Lugar onde se encontram meus familiares vivos e os que já se foram também! Cidade bela , cidade maravilhosa ,que um dia ei de voltar. AMO-TE GUAPORÉ!!!! Estou longe de ti , de corpo a exatos vinte anos , mas sempre junto de alma , para todo o sempre.( Cristo , autodromo , rios ,os habitantes , que gente maravilhosa , que hospitalidade )Tudo de bom!
Por: Geovana da Costa

adorei conheçer Guapré,estiva na cidade pra comprar,folheados(jóias)e lngeri,achei a cidade maravilhosaaaa.... amooo a serra gaúcha,é tudo muito lindo,e a paisagem é relachante e inspiradora!!! o rs é priveligiado por ter a serra gaúcha,e guaporé é abençoado po fazer parte dessa região!!! bjoss!! vanessa lorenzoni!!
Por: vanessa

Conheço Guaporé,tenho parentes,conhecidos,já morei por um tempo nessa querida cidade e tenho muita vontade de voltar, mesmo que seja por um tempo para curtir esse ar maravilhoso sempre fresco (para se respirar)mesmo no verão, as caminhadas no autódromo,passeios na praça, etc...inverno lindo,amanhecer com ar de europa.Bárbaro!Pessoas simpáticas sempre bem arrumadas,capreichosas...comércio legal tudo muito gostoso.Não lembro de coisas ruins em Guaporé... Lembra aquela musica que fala de céu azul,Guaporé...Saudades! Parabens cidade bonita! Sou gaúcha...estou fora a muitos anos mas amo o meu pampa!
Por: MICC

cidade maravilhosa.adoro as colonias em especial a que era de meus avos.cidade cheia de acolchego.cinto saudades de quando ia para especial mente de uma pessoa.parabens guapore.aquele abraso.
Por: maria aldina mantese costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaporé
Fundação:
1903
Altitude:
478m
População:
20.095 habitantes
Área:
312,7km²
Densidade Demográfica:
64,26hab/km²
CEP:
99200-000

Envie seu comentário sobre Guaporé

banner