Guaíba

Guaíba-RS
banner

Bem-vindo a Guaíba!

banner

Comece planejando a sua viagem para Guaíba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Guaíba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Guaíba.

A cidade de Guaíba, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1926. A localidade está em uma altitude de 23m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 92.224 habitantes. A área total de Guaíba é de 377,2km², e sua densidade demográfica é de 244,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaíba-RS é 92500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaíba

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Porto Alegre e Delta do Jacuí

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A origem histórica de Guaíba remonta ao ano de 1790, quando foi concedida sesmaria a Antônio Ferreira Leitão. Logo após, foi construída a sede da fazenda, ainda hoje existente. Este núcleo originário, chamado Fazenda Pedras Brancas, passa a pertencer a José Gomes de Vasconcellos Jardim. O cenário composto pela casa de Gomes Jardim e o Cipreste Histórico - hoje patrimônio gaúcho - serviu a um dos momentos importantes da Revolução Farroupilha, pois foi onde os líderes farrapos planejaram a tomada da Capital da Província. Em 1864, a sesmaria foi transformada em Distrito de Porto Alegre. Mais tarde, em 1857, recebeu o título de Freguesia de Pedras Brancas, sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento. A partir de então, ocorreu um desenvolvimento cada vez maior, já baseado na economia agro-pastoril. No início do séc. XX, a cidade já tinha características e vida própria, com intensa atividade econômica e social, o que provocou, em 14 de outubro de 1926, a sua emancipação. Desta época em diante, Pedras Brancas foi batizada com o mesmo nome do lago que a margeia: Guaíba.

Significado do Nome:

Nome do lago que a margeia: Guaíba.

Aniversário da Cidade:

14 de Outubro

Gentílico:

guaibense

População:

95.230 habitantes - cens0 IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Passear pela orla do Rio Guaíba, à noitinha, é o maior espetáculo desse povo trabalhador e tradicional de Guaíba.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Limites:

Acesso Rodoviário:

Rodovias: BR-116 e RS-703

Distâncias:

Da Capital:

27 km

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-IGREJA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

-CIPRESTE FARROUPILHA

  -Localizado na Praça Gomes Jardim, abrigou os farrapos, quando reuniam-se para traçar estratégias referentes à Revolução. No local encontram-se o busto e os restos mortais de Gomes Jardim.No centro da cidade.

-MARCO FARROUPILHA

  -Localizado na Praia da Alegria, marca o local de onde as tropas farroupilhas partiram para tomar Porto Alegre, a 4km da sede do município.

-BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DARCY AZAMBUJA

  -Biblioteca aberta à visitação, pesquisa e emprétimo de livros. Possui um acervo de aproximadamente 1700 livros.

-IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ

  -Rua República, 516 - Alegria, a 4km da sede do município. Funciona diariamente.

-PARQUE DE RODEIOS DO CTG GOMES JARDIM

  -É o maior CTG do município, onde realizam-se grandes festas campeiras e rodeios. Localiza-se a 5km da sede do município.

-MUSEU MUNICIPAL CARLOS NOBRE

  -Rua 7 de Setembro, 460 - Centro Fone: (51)3480-1255 ramal 209 das 8h30min às 17h30min.

-CAMINHO FARROUPILHA

  -A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil. 

-PRAIA DA ALEGRIA

  -Esta é a maior e mais movimentada praia de Guaíba e local onde acontecem os maiores eventos do município. Distante 4km da sede do município.

-PRAIA DA FLORIDA

  -Totalmente arborizada, faz divisa com a Laguna dos Patos, localiza-se ao sul do município, à 6km da sede.

-PARQUE MUNICIPAL RUY COELHO GONÇALVES

  -Com mini-zoológico, galpão para festas, pista de atletismo, play-ground, campo de futebol, quadra poliesportiva, ginásio para eventos e galpão de floricultura. É totalmente arborizado. Localiza-se na Rua 20 de Setembro, s/nº, no centro da cidade. Aberto diariamente. Informações pelo fone: (51) 3480-1255 ramal 200.

-PARQUE DA JUVENTUDE

  -Possui campo de futebol, quadra poliesportiva, playground, pista de skate e patins e rampa para caiaque. Localiza-se na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, no centro da cidade.

-PARQUE DE EXPOSIÇÕES VASCO ALVES PEREIRA

  -São realizados remates de animais aos sábados.Localiza-se a 5km da sede do município, na Rua Santa Maria, s/nº. Funciona de sexta à domingo, das 17h às 23h.

-CANOAGEM

  -Aulas de canoagem, passeios turísticos de caiaque até lugares históricos como a Ilha das Pedras Brancas, competições de canoagem e locação de caiaque são oferecidos no Parque da Juventude, à beira do Lago Guaíba.

-ESPORTES AQUÁTICOS E NÁUTICOS

  -Esportes como vôlei de praia e futebol têm lugar garantido nas praias de Guaíba, onde são realizadas etapas do Circuito Gaúcho de Águas abertas, Triathlon Klabin, campeonatos de jet-sky.

-CASA DE GOMES JARDIM

  -Foi a sede da Estância de Antônio Ferreira Leitão (1793). No ciclo Farroupilha era moradia de José Gomes de Vasconcellos Jardim (primeiro presidente da República Riograndense) e sua esposa Isabel leonor Ferreira Leitão. Esta casa foi leito de morte de Bento Gonçalves da Silva em 1847. A Herma de Gomes Jardim é um monumento doado em 1920 pela cidade de Porto Alegre em homenagem a José Gomes de Vasconcellos Jardim, onde hoje encontram-se seus restos mortais. A Cipreste Farroupilha, é uma árvore tricentenária símbolo oficial de Guaíba. Soba sua sombra, os líderes farrapos arquitetaram os planos da Revolução.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Outubro

  -Dia 14 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍBA

E-mail:  www.guaiba.rs.gov.br/

Telefones: (51) 3480-1255

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone:  (51) 3491-1888

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO NOTAS:

E-mail:

Telefones: 

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites Informações e Fotos: 

-cnm.org.br

-http://www.citybrazil.com.br

-http://pt.wikipedia.org/wiki

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guaíba

o lugar q eu mais feliz em toda a minha vida....morei 20 anos aí....
Por: edite garcia

Olá pessoal sou natural de guaiba essa cidadezinha gostosa e aconchegante,atualmente estou residindo na Bahia vim a trabalho mas em todas as férias e sempre que dá estou nessa cidade que deixei amigos e parentes queridos...um grande abraço a todos
Por: Junior

cidade maravilhosa berço de minhas origens e das minhas mais belas rtecordaçoes um dia voltarei a morar em guaiba terra e guaiba
Por: maruan jose abechaim

Eu e minha familia adoramos visitar o caisinho no verão e depois passear pela orla do cais em Guaiba.
Por: ELOI LAUFER

Sou morador desta cidade bela tenho muito orgulho de minha terra!pois povo lutador terra dos REVOLUCIONARIOS FARRAPOS?
Por: jeferson

Morei 22 anos nessa bela cidade,não resido mais nela,mas tenho muitas saudades e recordações.Um dia eu volto pra lá!Como diz o refrão:"Terra é Guaíba!"
Por: Valério

um dos meus maiores sonhos é conhecer essa cidade linda.. meu amor mora aí...
Por: alessndra

Nasci e moro em Guaíba ! Já estive em varios lugares,SP,Rio,Minas,Coritiba,Santa Catarina, e não troco Guaíba pois amo este chão principalmente o rio guaiba !
Por: Paulo Roberto

quando eu conheci guaiba achei esta cidade maravilhosa ja visitei ja fiquei com um garoto muito bacana dai por isso admiro tanto esta cidade
Por: ana paula guterres

estive passando um tempo ai na cidade e me apaixonei a bera como dizem os morador é um lugar lindo muito agradavel tb é a pizzaria do senhor Ricardo que vista linda passei muitas noites maravilhasa la vale a pena conhece cidade guaiba rs linda
Por: R cássia

Hoje está fazendo 1 ano que vim morar em Guaíba, estou muito feliz, a cidade é bonita. O povo muito alegre e receptivo. Bom lugar para se viver... Espero que eu fique aqui por uns bons anos...
Por: Karin Tavares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaíba
Fundação:
1926
Altitude:
23m
População:
92.224 habitantes
Área:
377,2km²
Densidade Demográfica:
244,50hab/km²
CEP:
92500-000

Envie seu comentário sobre Guaíba

banner