Gravataí

Gravataí-RS
banner

Bem-vindo a Gravataí!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Gravataí e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Gravataí.

A cidade de Gravataí, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1880. A localidade está em uma altitude de 26m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 223.011 habitantes. A área total de Gravataí é de 478,8km², e sua densidade demográfica é de 465,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gravataí-RS é 94000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Na região metropolitana de Porto Alegre fica o sexto município de maior população do Rio Grande do Sul: Gravataí, com pouco mais de 255 mil habitantes, de acordo com a contagem feita em 2010. O IDH é elevado e a vegetação predominante é a mata atlântica. Para quem vai ao Rio Grande do Sul a passeio, a cidade é uma ótima opção para passar uns dias.

O Pampas Safari é um dos passeios mais procurados em Gravataí, onde é possível ver bem de pertinho vários animais muito interessantes, como o pavão, cervo e diversos outros. O cenário é bonito e bem agradável, excelente para apreciar com a família toda em um belo dia de sol.

Para quem gosta de natureza, a Cascatinha Mato Fino é um local excelente. Além das quedas d’água bem refrescantes formando piscinas naturais, o parque tem uma excelente infraestrutura, que inclui churrasqueiras e restaurante para quem pretende passar o dia todo. Excelente para reunir familiares e amigos e aproveitar algumas horas relaxantes e descontraídas.

O Sítio do Beto é um dos locais mais conhecido de Gravataí, por ter ingressos a preços bem acessíveis e ser um lugar apropriado para confraternizações. É uma área de lazer com várias piscinas com toboágua e perfeita para um bom piquenique.

Quem gosta de opções culturais, Gravataí também tem um excelente ponto turístico, é o Museu Municipal Agostinho Martha, que armazena as principais memórias da cidade. Esse é um município importante para a trajetória do Rio Grande do Sul, portanto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a sua história.

Se você quer relaxar e se divertir ao mesmo tempo, separe um dia para conhecer a Prainha de Morungava, com uma área verde bem bacana, uma grande piscina natural, restaurantes, balanço para as crianças brincarem, quiosques, churrasqueiras e muito mais. É um local seguro de lazer.

E, se você quer fazer umas comprinhas antes de voltar para casa, em meio ao tom bucólico da cidade é possível conhecer o Shopping Gravataí, com uma ótima praça de alimentação e várias opções de lojas.

A cidade tem opções de lazer para todas as idades e estilos. Aproveite!

Informações de Gravataí

Roteiros do Brasil

Microrregião Porto Alegre e Delta do

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Gravataí começa oficialmente em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, no entanto, o contexto de sua introdução na História do Rio Grande do Sul, é um pouco anterior a esta data e não podemos ignorá-lo. Como a Coroa Portuguesa estava expandindo seus domínios ao sul do continente americano, costumava povoá-lo concedendo cartas de sesmarias a quem já habitava estas terras. Foi o caso de Pedro Gonçalves Sandoval, natural de Lima, no Peru, que recebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão, hoje Viamão. Ainda na mesma época, o capitão João Lourenço Veloso também recebia autorização de posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximo ao morro ltacolomi. Parte destas terras seria comprada pela coroa portuguesa para assentamento da então Aldeia dos Anjos. Era o primeiro arranchamento da aldeia, transferido posteriormente para as atuais terras centrais de Gravataí. A fundação da Aldeia dos Anjos está inserida no ambiente de disputa ibérica pela posse do território ao sul da América.
Portugal e Espanha, desde tempos pré-coloniais, abancavam um no território de outro. Chegavam assim, ao Tratado de Madrid, de 1750, estipulando que Portugal devolveria a Colônia de Sacramento, fundada em território espanhol em troca dos Sete Povos das Missões, mais a nordeste. Para ocupar a região trocada, os portugueses trariam colonos do arquipélago dos Açores, conjunto de nove ilhas no meio do Oceano Atlântico, que estava superpovoado. O Tratado não se efetivou, pois os índios que habitavam os Sete Povos, negavam-se a sair de suas terras, ocorrendo a Guerra Guaranítica.
Em conseqüência desse conflito, milhares de guaranis fugiram para o território português, concentrando-se nas imediações do Rio Pardo, atual Santa Maria. Deste contingente de refugiados, cerca de mil índios guaranis foram trazidos pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do Rio Gravataí, em 1762, iniciando o povoamento da emergente Aldeia dos Anjos. Portanto, a Aldeia já existia de fato antes de sua fundação oficial. Coma confusão gerada na região missioneira, os colonos açorianos foram ocupando outras áreas Vale do Rio Jacuí, litoral norte e o Vale do Rio Gravataí. As primeiras concessões de terras em território gravataiense, por açorianos, datam de 1772. A Aldeia dos Anjos teria seu período de apogeu a partir de 1772, com a chegada de José Marcelino de Figueiredo, Governador da Província de São Pedro, que urbanizou o aldeamento, construindo escolas, olarias e moinhos. Em 1795, foi desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão e, em 1806, elevada à categoria de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre. Outra data significativa para os destinos da antiga Aldeia dos Anjos, foi 1880, pela Lei de 11 de junho, emancipando-se de Porto Alegre, ganhando a condição de Vila, passando a chamar-se, Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. As últimas décadas do século XIX, registraram um significativo desenvolvimento para a cidade, sobretudo, a partir do cultivo da mandioca, sendo inclusive a farinha, exportada para outras partes do país e também para o exterior, através do Passo das Canoas. A farinha de mandioca garantiu desenvolvimento econômico para o município até a primeira metade do século XX. Na década de 30, assumiria o governo do município o Dr. José Loureiro da Silva, configurando nova fase desenvolvimentista para Gravataí. Entre as suas principais realizações, estão à implantação do sistema de energia elétrica na cidade, o alargamento e calçamento das primeiras ruas, a construção da faixa ligando Gravataí a Porto Alegre, e o projeto urbanístico atual do centro da cidade.
Novo marco na História municipal viria nas décadas de 60 e 70, com a instalação das primeiras indústrias e a criação do Distrito Industrial e construção da FREE-WAY, com acesso à Gravataí.
Outra grande conquista para o município, foi a instalação do Complexo Industrial da General Motors, uma das indústrias mais bem estruturadas do mundo. O anúncio da sua instalação foi feito dia 17.03.1997, data que ficará como marco de desenvolvimento do município, visto que esta grande empresa veio juntar-se ao Parque Industrial de grande porte e ao comércio bastante desenvolvido da cidade. Gravataí já se encontra numa situação privilegiada como um dos maiores e mais importante municípios da Região Metropolitana. 

Significado do Nome

O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy que significa Rio (Y) dos Gravatás.

 

Aniversário da Cidade

08 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, Gravataí destaca-se no cenário econômico combinando crescimento e ampliação da qualidade de vida. Servida por três estradas estaduais e uma federal* está localizada no coração do Mercosul, a 22 quilômetros de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Cosmopolita ao mesmo tempo em que mantém a paisagem bucólica das pequenas aldeias onde os cidadãos se conhecem pelo nome, Gravataí consegue crescer sem deixar de lado os valores sociais que dão esteio aos grandes pólos de desenvolvimento. Atraídas pela qualificada mão-de-obra grandes empresas têm optado por instalar aqui seus modernos parques industriais. Além de forte vocação industrial, com destaque ao pólo automotivo, os setores do comércio e serviços têm crescido oferecendo opções de compras aos moradores.

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-118

Localização

Município da Microrregião Delta do Jacuí do Estado do Rio Grande do Sul.

Limites

Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Taquara

Acesso Rodoviário

BR 290, RS 118, RS 030, RS 020

 

Distâncias

 

22 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Atrativos Culturais

Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos

O prédio começou a ser construído em 1772, em estilo barroco português. Aberta diariamente das 8h às 19h e localizada na Rua Cônego Pedro Vagner, 717, no Centro Informações pelo fone: (51) 3488-1738.

Colégio Dom Feliciano

Primeira escola particular do município. Mantido pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria, o Colégio possui um arco que liga a escola de um prédio ao outro, sobre a av. José Loureiro da Silva. o nome é uma homenagem ao Bispo Dom feliciano, primeiro Bispo do estado e décimo brasileiro. Hoje na Praça que leva seu nome há um monumento em sua homenagem.
 
Prédio da Prefeitura Municipal

A sede da prefeitura, construída em estilo eclético, guarda características do neoclássico e do moderno. Adquirido em 1894 para a instalação da intendência municipal, o prédio foi reformado em 1996. Endereço: Av. José Loureiro da sSlva, 1350/Centro.
 
Capela Santa Cruz

Construída para abrigar uma cruz, feita pelos índios, a capela era local de adoração e preces dos habitantes do povoado de Gravataí. Em 1909 a capela estava em ruínas, e com donativos da comunidade foi iniciada a sua reconstrução, concluída em 1944. Endereço: Rua Otávio Chiavaro, 40/Centro.
 
Museu Municipal Agostinho Martha

Seu acervo é composto por peças que contam a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí, destacando-se a moenda de cana, o tear manual, bem como todo o complexo artesanal da tecelagem. O Museu possui uma sala com móveis da região dos Açores, em Portugal. No local também está o Arquivo Histórico Municipal. Na terceira quarta-feira de cada mês, ocorre o Sarau no Museu. Endereço: Av. José Loureiro da Silva, 1360/Centro. Informações: (51) 3484-2733
 
Casarão dos Fonseca

Conhecido também como Solar das Magnólias, foi conhecido em 1877, e possui características da arquitetura colonial portuguesa, trazida pelos colonos açorianos. Em estilo sobrado, na arquitetura do casarão destacam-se o telhado, feito de telha canoa com beiradas, e as janelas em estilo guilhotina. O local está em estudo para restauração e será a futura sede da Casa dos Açores do RS. Endereço: Rua Adolfo Inácio Barcelos, esquina com a Rua Bernardino Fonseca/Centro
 
Casarão dos Bina

Em estilo português datado de 1882, o casarão faz parte de uma propriedade rural com cerca de 40 hectares, denominada Sítio do Sobrado. O porão da casa abrigou uma senzala com grande número de escravos. Atualmente abriga a Fundação Municipal do Meio Ambiente. Na última sexta-feira de cada mês ocorre o Seresta no Casarão. Endereço: Rodovia RS 030, km 32.

Atrativos Naturais 

Parque Ambiental

Situa-se no centro da cidade, possuindo uma área de 29 mil m², abrigando diversas espécies de fauna e flora. Localiza-se na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, s/nº, entre as paradas 79 e 80.

Pampa Safari

Parque de 320 hectares aberto à visitação motorizada, com passeio entre as diversas espécies animais criadas em liberdade. Possui área de lazer, museu ao ar livre. Visitações aos sábados e domingos, das 09h30min às l7horas. Endereço: RS 020, Km 11, nº 5680. Informações pelo fone: (51) 3488-1824.

Morro Itacolomi

Localizado na região da Serra Geral, tendo acesso pela RS 20, parada 84. O Morro Itacolomi é um dos marcos da cidade de Gravataí, constando inclusive no brasão da cidade. Endereço: acesso através da RS 020 (parada 84). Informações (51) 9682-6123/9905-4526.
 
Prainha de Morungava

Situada na parada 96 da RS 20, é uma bela área de lazer e camping, possui campo de futebol, mesas, churrasqueiras, lago com pedalinho, trenzinho, lancheria. Funciona de terças a domingos. Informações pelo fone: (51) 3486-1074.
 
Fazenda do Tio Pedro - Centro de Lazer

Local com piscinas, canchas de esportes, churrasqueiras, restaurante e lancheria panorâmicos.Funciona de terça à domingo, acesso pela parada 96 da RS 20.Informações pelo fone: (51) 9979-7173 e 3365-3498.
 
Cascatinha Morungava

Formada por duas cascatas. O local possui infra-estrutura com lancheria, restaurante, churrasqueiras ebanheiros. Funciona diariamente das 8h às 19h. Localiza-se na Estrada da Cascata, 1800, com acesso pela parada 101 da RS 20. Informações pelo telefone: (51) 9982-9771.
 
Rio Gravataí

É a principal alavanca do desenvolvimento da região. Seu manancial abastece uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. suas águas são utilizadas na indústria, nas lavouras, na criação de gado e nas atividades de lazer e recreação. No século XIX, o rio transportava a farinha de mandioca produzida na cidade para Porto Alegre, através do Passo da Canoas.

hspace=0 EVENTOS

Paixão do Senhor

Data: 25 de Março

Corpus Christi

Data: Móvel

Dia da Padroeira

Data: 02 de Agosto

Dia de Finados

Data: 02 de Novembro

Aniversário da Cidade

Data: 08 de abril

Emancipação

Data: 11 de Abril de 1880 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal Gravataí.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3488-5161 - (51) 3484-8500

 

hspace=0 220 Volts

hspace=0 Correios
R. Aapio Gomes, 1518- Centro
Tel: (51)-3484-2060

 

 

 

 

hspace=0 Hospital Dom João Becker
Endereço: Rua Dr. José Loureiro da Silva, 1561
Fone: (51) 3484-1515
Horário de Recepção: 24h
 
Pronto Atendimento 24 Horas
Endereço: Rua Dr. Luiz Bastosdo Prado, s/nº

 

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 748
Fone: (51) 3484-3775
Horário de Recepção: das 6h às 20h

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.turismo.rs.gov.br

         www.gravatai.rs.gov.br

         www.cmgravatai.rs.gov.br

         www.terragaucha.com.br

         www.wcams.com.br

         www.ondehospedar.com.br

         www.flickr.com.br

Comentários de Gravataí

Bom dia,nunca fui a está cidade,mas sonho em conhece-la,conheci uma garota atravez de um chat,a mesma mora ai,foi assim que fiquei sabendo da existencia desta cidade tão bela,pois desde então pesquiso a respeito,pois é a unica forma que tenho pra matar a saudade,não consigo esquece-la,está enrraizada em meu coraçao,quero atravez deste encontrar alguem que possa me ajudar a encontra-la,se houver algum voluntário,entre em contato,por favor,é muito importante pra mim,grato.
Por: GILBERTO

Parabéns! Adorei o site e já comentei e indiquei aos meus colegas da Universidade - ULBRA / GRAVATAÍ.
Por: Beatriz Santos

Nasci em Porto Alegre; moro há 8 anos em Gravataí. Apesar de ser a sexta maior cidade do Estado, mantém ainda características de cidade pequena: é um lugar tranquilo, o trânsito não é intenso e o Centro possui todos os recursos básicos para um cidadão (hospital, escolas, bancos, muitas lojas, clínicas, além de três praças para lazer e descanso). A cidade ainda fornece inúmeras oportunidades de trabalho: seu parque industrial é um dos maiores do Estado. A via principal (Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira) tem grande variedade de estabelecimentos comerciais. As escolas são ótimas: a educação é referência no país inteiro. A grande zona rural traz paisagens lindíssimas, com seus morros e fazendas. Vale a pena viver em Gravataí, mesmo com suas qualidades tão pouco divulgadas.
Por: Jackson Felipe Reis

Gilberto... me passa mais detalhes sobre ela....talvez possa te dar alguma informação.....vivi toda minha vida em Gravataí... me manda algumas informações...quem sabe eu posso te ajudar....abraço!!!
Por: Rodrigo Aldabe

quero mais informações sobre a cidade pois estou pensando em me estabelecer na cidade. emprego? escolas ? Faculdade? casas pra compra? negocios ? lazer? qtos km de PoA obrigado
Por: thiago

Estive à trabalho na cidade ano passado durante 12 dias e a achei muito linda e receptiva. Adorei tudo: o clima, as pessoas, a forma como fui recebida.Quando eu for novamente no RS, gostaria de voltar em Gravataí para rever as pessoas que me receberam tão bem.
Por: Luana

cidade de gravatai é muita bonita muita com muitos pontos turisticos .Pessoas maravilhosas espero conhecer molhor esta cidade um abraço para essa cidade maravilhosa
Por: silvio junior de souza amaro

Adoro essa cidade ,onde nasci e me criei!!!! centro .morungava ,gm parada 70, parque dos anjos.
Por: SINFRA

Conheci Gravataí e adorei cidade muitos lugares interesantes e impresionantes ... Morei lá e amei uma das cidades mais adoradas que conheci . se vc um dia tiver oprtunidades de ir nao perca vc nao vai se arrepender
Por: Nubia

Moro em Gravataí desde que nasci, amo esta cidade e sei que existem muitas riquezas culturais não exploradas...
Por: Luciana Trindade da Silva

Sem dúvida nenhuma o que há de melhor em Gravataí é a minha gente. O abraço, o sorriso, o chimarrão com meu pai, as tardes quentes na chácara, o frio que nunca passa... saudades... No interior de São Paulo as boas lembranças me acompanham...
Por: Cleusa Peixoto de Vargas

A minha terra querida que saudades que sinto de ti, ai eu nasci e cresci agora longe estou de ti mas se o bom velho la de cima me ajudar eu volto a pisar neste lindo chao eu te amo garvatai!!!
Por: grazieli giacomelli constante

Não conheço + quero conheçer achei linda a cidade.Conheço dois amigos meus que moram aí. Adorei as fotos da cidade muito bem cuidada a cidade está de parabéns.
Por: ingrid

A CIDADE GRAVATAI. E UMA CIDADE DE MAIS HABITANTES GRAVATAI E DUMAS MELHORES CIDADES QUE TEM PRA MORAR.
Por: SANTIAGO MARTINS LODEIRO

A CIDADE GRAVATAI.E DE MAIS HABITANTES QUE TEM A CIDADE GRAVATAI E DUMAS MELHORES CIDADES PRA SE MORAR.
Por: SANTIAGO MARTINS LODEIRO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gravataí
Fundação:
1880
Altitude:
26m
População:
223.011 habitantes
Área:
478,8km²
Densidade Demográfica:
465,77hab/km²
CEP:
94000-000

Envie seu comentário sobre Gravataí