Gramado Xavier

Gramado Xavier-RS
banner

Bem-vindo a Gramado Xavier!

banner

As melhores pousadas em Gramado Xavier podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Gramado Xavier, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 463m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.833 habitantes. A área total de Gramado Xavier é de 216,6km², e sua densidade demográfica é de 17,70hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gramado Xavier-RS é 96875-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Gramado Xavier

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O contingente populacional que migrou ao povoado que veio a dar origem ao Município de Gramado Xavier era constituído, basicamente, de elementos de ascendência italiana. Eles vieram para essa região dentro do contexto das migracões internas ocorridas no início deste século, embora na região já vivesse uma pequena população de lusos, denominados pelos italianos de nacionais. No Rio Grande do Sul a imigracão italiana, iniciada em 1875, se deu na Encosta Superior Nordeste, onde, de acordo com a legislação vigente à época, foram organizados núcleos coloniais nas terras devolutas do Império. A imigração alemã, ocorrida anteriormente, havia se expandido pelos vales da Depressão Central, deixando a encosta superior desabitada. Ao imigrante italiano restou ocupar a parte alta, já no início do Planalto Médio, o que não significa necessariamente uma preferência atávica, mas uma mera contingência. A região italiana logo deu sinais de esgotamento (superpovoação e insuficiência de terras), forçando a saída dos filhos dos imigrantes para novas áreas. Foi nesse processo que vieram colonizadores italianos para a região que hoje constitui Gramado Xavier. Antes da chegada desse contingente, as terras pertenciam a família Schmidt, entre outras, e eram ocupadas por posseiros, como Custódio Xavier e a família Brito, que se dedicavam a extração de erva-mate, conforme relata o historiador Pe. Arthur Rabuske. Restaram dificuldades: falta de infra-estrutura, acessos rodoviários e fatores outros que pudessem dinamizar a economia. Essa etapa Gramado Xavier pretende superar através da autonomia político-administrativa alcançada pela emancipação de Santa Cruz do Sul.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical.

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 412, RS 422

Distâncias

204 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Gramado Xavier.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3713-3477 - Fax: (51) 3713-3336

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3713-3477
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Avenida Santa Cruz, s/nº

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.gramadoxavier.famurs.com.br

Comentários de Gramado Xavier

Os melhores anos de minha vida vivi neste paraiso chamado Gramado Xavier. Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo. O ar, ainda é puro, as matas exalam o perfume da natureza, enfim ainda quero fazer um filme neste lugar abençoado, por Deus e pela Tradição Gaúcha. Um grande abraço aos meus amores que por lá vivem, meus primos, tia queridos, amigos, um dia por lá estarei.
Por: Beatriz Regina Krug Colombelli

Eu moro lá! É uma maravilha! As montanhas rodeadas pela neblina de manhã é fantástico! A escola estadual daqui sem comparação!
Por: amanda

a cidade é pequena, e as pessoas são muito receptivas, há varios´pontos turisticos entre elas lindas cascatas e belas trilhas parair tanto de jeep, moto ou pé. Varios pontos de descida de rapel.
Por: luciano

Hoje moro na Europa, mas quando criança estive em Gramado Xavier no R.S, pouco lembro, mas foi bom ver as fotos. Um abraço a todos dai.
Por: Nilcea Butzke

visitei, amei,me apaixonei por Gramado Xavier... depois descobri que sou natural da cidade e não de Boqueirão como constava. então soube porque tanto amor pelo local. agora pretendo adquirir uma area rural pela visinhança .. tem tudo de bom ........
Por: leomar ferreira soares

Gramado Xavier é uma cidade com muitas belezas naturais, desde as matas verdes, as cachoeiras exuberantes e as trilhas para fazer um belo passeio a cavalo ou mesmo a pé. o povo também é muito hospitaleiro e festivo, bailes animados acontecem por lá.
Por: SILVIA POZZEBON

conheci gramado xavier em 02/04/11 gostei muito voltarei em breve
Por: MARCO AURELIO NUNES VIEIRA

conheci gramado xavier em 02/04/11 gostei muito ja estou com saudades
Por: MARCO AURELIO NUNES VIEIRA

Hoje moro em Porto Alegre, mas nasci em Gramado Xavier, estive la em dezembro 2010, como fazia muitos anos, fiquei encantada com a transformação de minha terra natal depois da emancipação. Paisagens muito verde a praça da igreja uma graça ruas e casas lindas uma beleza ,pretendemos voltar mais vezes , parabéns a todos , um abraço
Por: Ilda Groff Pozzebon

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gramado Xavier
Fundação:
1993
Altitude:
463m
População:
3.833 habitantes
Área:
216,6km²
Densidade Demográfica:
17,70hab/km²
CEP:
96875-000

Envie seu comentário sobre Gramado Xavier

banner