Garruchos

Garruchos-RS
banner

Bem-vindo a Garruchos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Garruchos, fotos, informações, os principais hotéis de Garruchos, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Garruchos, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 69m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.617 habitantes. A área total de Garruchos é de 830,9km², e sua densidade demográfica é de 4,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Garruchos-RS é 97690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Garruchos

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

Paraíso dos Dourados 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta do ano de 1600 o Rio Grande do Sul era habitado por diversas tribos de índios. Com a chegada dos jesuítas em 1626, foi fundada, na margem direita do Rio Piratini, afluente da margem esquerda do Rio Uruguai, a Missão Jesuítica de São Nicolau, a primeira povoação fundada no Rio Grande do Sul. A partir desse fato, começaram a chegar à região os brancos civilizados, não só os que acompanhavam os jesuítas, mas também as missões oficiais que vinham de Buenos Aires, a cujo governo estavam subordinadas as Missões Jesuíticas, uma vez que estavam à serviço da Coroa Espanhola.
Com a permanência dos jesuítas no Rio Grande do Sul e o aumento das reduções que chegaram a 18, vieram também o gado vacum e o cavalar e isto despertou o interesse dos Bandeirantes paulistas que levavam os índios para os escravagistas e caçavam o gado para lhes tirar o couro para uso próprio, a carne para seu consumo e o sebo para vender no comércio internacional da época. Devido aos freqüentes ataques aos Bandeirantes, as Reduções Jesuíticas foram se transferindo para a margem direita do Rio Uruguai já que os Bandeirantes não transpunham esse rio e assim os jesuítas ficavam a salvo de seus ataques.
Nessas retiradas, muitos índios não acompanhavam os Jesuítas e se dispersavam pelos matos. Passado algum tempo da retirada das Missões Jesuíticas para a banda ocidental do Rio Uruguai, os Bandeirantes encontraram novos interesses com a descoberta de ouro no Brasil Central, mais precisamente em Minas Gerais, como conseqüência, desinteressaram-se pelos ataques ao sul.
Estes fatos, isto é, a fuga dos jesuítas e dos índios, a descoberta do ouro em Minas Gerais e o desinteresse dos Bandeirantes pelas missões, fez com que o gado vacum aumentasse muito na região missioneira e os cavalos também. Com isso os jesuítas e os índios, que ainda os acompanhavam, voltaram e fundaram os Sete Povos das Missões, começando por São Francisco de Borja (São Borja), que foi o primeiro dos Sete Povos das Missões, fundado em 1682.
Dos índios que não quiseram acompanhar os jesuítas na fuga para a banda ocidental do Rio Uruguai, ficou uma tribo que costumava desafiar os Bandeirantes nos seus ataques, que estabeleceram as suas malocas nas margens esquerda e direita do Rio Uruguai, a cerca de 50 km abaixo da foz do Rio Piratini, afluente do mesmo rio.
Assim, quando os Bandeirantes atacavam na margem esquerda eles fugiam para a maloca da margem direita. Quando os Bandeirantes se retiravam, eles voltavam à margem esquerda.
Ali deixavam aqueles índios os seus vestígios, as suas habilidades e o seu nome que deu origem ao gaúcho brasileiro.
Nessa época surgiram os instrumentos de caça, tanto ao gado vacum quanto ao cavalar. Tais instrumentos eram o laço feito do couro do próprio gado vacum, as boleadeiras e a garrucha que era uma lâmina em forma de meia-lua, presa na ponta de uma vara de madeira e que era usada para desgarronar os animais, especialmente do gado vacum destinado ao próprio consumo.
Esta Garrucha foi inventada pelos próprios garruchos, por isso levou o nome deles e não deve ser confundida com a garrucha, arma de fogo, que ali não existia nessa época...
O grande interesse dos índios pela margem esquerda do rio Uruguai era a abundância de gado e caça, já que, devido à pressão dos Bandeirantes, a região estava quase vazia, tanto de brancos quanto de índios, pois estes eram muito disputados pelos escravagistas e por isso se ocultavam nas matas. Com o desinteresse dos Bandeirantes pela região devido a descoberta de ouro em Minas Gerais, aumentou muito o rebanho dos pampas.
Diziam os primitivos garruchenses que as lembranças das refregas de outros tempos estão gravadas nas pedras que enfeitam o povoado. São lembranças das lutas dos bravos índios que deixaram suas marcas de um lado e de outro do Velho Rio.


Significado do Nome

Existência abundante do peixe Dourado, muito procurado para pesca artesanal e esportiva, junto ao Rio Uruguai e as belezas naturais.

Aniversário da Cidade

20 de Março 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura e Pecuária

Clima

Subtropical

Temperatura Média

17,8° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Rio-Grandense

Limites

Norte: República Argentina
Sul: Município de São Borja
Leste: Municípios de São Nicolau e Santo Antonio das Missões
Oeste: República da Argentina

Acesso Rodoviário

BR 285, RS 561

Distâncias

627 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Rio Uruguai

É um rio brasileiro que nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico, indo desaguar na bacia hidrográfica do Prata. É um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil.

Museu Municipal

Rua Ramão Adão Gonçalves de Souza das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

hspace=0 EVENTOS

 Fevereiro

- Procissão fluvial da Nossa Senhora dos Navegantes.

- Baile municipal, escolha da Rainha e Rei Momo do carnava, Carnaval de rua e Bailes Carnavalescos.

 Março

- Comemorações ao aniversário do Municípío.

- Torneio de Pesca ao Dourado.

 Agosto

- Concurso de Dança Folclórica Gaúcha e Refrifest – Festa do Refrigerante (Organizados pelo Grupo de Danças Folclica SARANDEIO).

 Setembro

- Comemorações da Semana Farroupilha. Abertura, Bailes, Torneio de Truco, Intensa atividade nos Piquetes de Tradições gaúcha e desfile dos Cavalareanos.

 Dezembro

– Comemorações a Semana da Padroeira do Município, Nossa Senhora Imaculada Conceição, com abertura, shows, feiras, olimpíadas estudantis, rodeio crioulo e baile municipal.

- Natal para todos.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Garruchos.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3613-7238

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3363-1240 - Fax: (55) 3363-1299
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0 Correio - Fone: (55) 3613-7257
De 2ª a 6ª, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00hs
Local: Quiosque praça Getúlio Vargas

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.garruchos.rs.gov.br

             www.wikipédia.com.br

Comentários de Garruchos

Adorei a cidade apesar de ser pequena,é interessante.Curitiba/PR
Por: ROSELI SANTIAGO

Conheço, ja morei e acho uma terra muito hospitaleira, gosto dai porque as raizes mais profundas do tradicionalismo estão plantadas neste chão. Só valorizamos mesmo quando saimos...Pena que as forças das circunstancias me trouxeram para bem longe. Um abraço....
Por: Marla

Muito linda as fótos da cidade bem elabodas as fótos dos eventos>..mas gostaria de saber se existem pousadas ou uma hospedaria para quem quer passar um final de semana ou uns dias...Desde ja obrigada!!!!
Por: LUCIR HELENA M. DE OLIVEIRA

Apartir de 1999 com a chegada da Conversora de Garabi,Garruchos começou a ganhar destaque no cenário mundial.Em 2001 ela passou a ser administrada com interesse aos seus municipes onde houve uma grande transformação,na saúde,transporte,educação,habitação e pavimentão.Poriço digo a todos que vale a pena visitar a cidade de Garruchos,pois é um lugar muito acolhedor.
Por: Nei Edgar Pires Oliveira

Sou natural de Garruchos,com muito orgulho!Gostaria de ver essa cidade crescer!
Por: Vera Amaro

gosto de garruchos pois e aminha terra natal euma cidade prospera de basiante desenvolvimento eopovo dese rincao e ospitaleiro
Por: fidelcinoreis

ACHO ESSA CIDADE MARAVILHOSA,JA MOREI AI QUANDO CRIANÇA E PARTE DA MINHA ADOLESCENCIA. VOCES TEM MUITAS COISAS BOAS QUE LEMBRO ATE HOJE PRINCIPALMENTE DOS CARNAVAIS.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: jane

Conheçemos,fizemos amigos ai,adoromos o pessoal desta cidade. zacarias e suely mogi mirim-sp
Por: zacarias nunes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Garruchos
Fundação:
1993
Altitude:
69m
População:
3.617 habitantes
Área:
830,9km²
Densidade Demográfica:
4,35hab/km²
CEP:
97690-000

Envie seu comentário sobre Garruchos